Estou passabdo por muita instabilidase de humor e desenvolvi um medo voltar a trabalhar um pessimism

55 respostas
Estou passabdo por muita instabilidase de humor e desenvolvi um medo voltar a trabalhar um pessimism9 de q não sei fazer nada tudo vai dar errado meio q travei e sempre fui competente e boa no q fazia agora tenho medo de tudo.
Olá, bom dia!
De imediato o que recomendo é que você busque a ajuda profissional, uma análise ou psicoterapia, para que você tenha a possibilidade de falar sobre está instabilidade de humor que, no seu caso, desembocou neste medo com relação ao trabalho e insegurança. É provável que tais mudanças no seu comportamento tenham relação com um conjunto de histórias e vivências em sua vida. Com o auxílio d@ profissional você terá um espaço de escuta, e a possibilidade de elaboração e construção de um saber sobre estes sintomas que tanto lhe incomodam, permitindo a possibilidade de mudanças acerca destes comportamentos. Abçs!

Olá! A instabilidade emocional e o medo são o seu convite para o autoconhecimento neste momento. A psicoterapia é um dos métodos eficazes para te acompanhar neste processo. Minha recomendação é que você possa buscar ajuda de um profissional que lhe transmita confiança para te acompanhar nesta experiência. Além disso, é importante também você realizar uma consulta com psiquiatra ou neurologista para uma avaliação e verificar a necessidade de suporte com alguma medicação neste início de tratamento. Um abraço.
O retorno ao trabalho presencial vem produzindo muitos quadros de ansiedade e insegurança atualmente. A busca por uma terapia neste momento pode contribuir para trazer de volta sua tranquilidade em relação às suas competências.
Parece que esse seu medo tem raízes mais profundas (aparentemente, algo que vem de você mesma), por esse motivo, e pela possibilidade do mesmo medo te trazer prejuízos maiores na sua vida, eu recomendo iniciar urgentemente uma terapia com um profissional de sua confiança.
Olá! É importante procurar por ajuda psicológica para te ajudar a compreender melhor essas dificuldades que está passando e como elas estão afetando seu dia a dia. Tanto o psicólogo quanto um psiquiatra podem te auxiliar em um encaminhamento e te ajudar a melhorar sua saúde mental. Só não deixe de procurar ajuda, ok?
Talvez pensar sobre o que será que pode ter ocorrido para você se sentir assim.
Algum acontecimento, alguma lembrança?
Falar sobre tudo isso, te fará compreneder melhor os acontecimentos.
Iniciar sua terapia seria interessante, pode ser difícil no inicio e em alguns pontos do processo, mas também poderá te mostrar diferentes perpectivas e modos de pensar sobre o assunto.
Um abraço.
Seria interessante lembrar-se de como fazia as coisas e dava conta do que precisava para desenrolar competências. Você tem um saber fazer com a vida e com as coisas. Ademais, seria importante rememorar e trazer os momentos alegres que lhe fizeram tão bem. É interessante que os movimentos de expansão e retração aumentam na direção que retroalimentamos de expectativas e .parceria. Vai melhorar! Caso necessite de algo estarei disponível. Abraço.
Olá! Imagino que essa situação deve representar sensações muito ruins em você. Não deixe de buscar ajuda profissional, pois o acompanhamento terapêutico pode te auxiliar para conseguir validar suas conquistas e se sentir melhor.
Essa mudança pode até ser sentida por você como repentina 'sempre fui assim e agora tô desse jeito', mas mudanças extremas assim são consequências de toda uma história vivida. Talvez seja o momento de pensar como está seu atual trabalho e sua relação com ele. Abraço!
Como os colegas disseram, as causas dos sintomas no presente sempre tem raízes mais antigas. É preciso que essas origens sejam investigadas para que possam ser tratadas. Busque auxílio de um psicólogo.
Esta instabilidade de humor já é um sinal de alerta em relação à sua saúde emocional (porquê ocorreu, o que você tem vivenciado, há quanto tempo vem guardando estes sentimentos, etc.), há muitas coisas por de trás de um problema emocional. Talvez este medo tenha sido acionado por algum estímulo externo e disparado alguma emoção inconsciente. Seria importantíssimo e necessário a ajuda de um profissional para você se aprofundar nestas questões, o autoconhecimento é imprescindível.

Olá! É importante observar os motivos que levaram a essa instabilidade de humor e medo, pois isso é algo muito único. A psicoterapia ou análise poderia te ajudar a se aprofundar nessas questões para uma maior compreensão. Alguns questionamentos que podem ser feitos são: o que significa ser competente e boa para você? Desde quando vem se sentindo dessa forma? Esses sentimentos aparecem somente ao que se refere ao trabalho?
Olá! Imagino que esteja tudo muito diferente na sua vida e que você não esteja acostumada com as reações que você está tendo. Parece que você antes se sentia confiante e que agora você se sente com medo das situações. Portanto, está predominando uma visão negativa de você mesma.
Às vezes enfrentamos sentimentos e emoções das quais não gostamos, e passamos a não gostar de nós mesmos nos sentindo assim. É importante que você possa fazer novamente amizade consigo mesma, e que possa lentamente recuperar a sua confiança em você. Para isso, ajuda você se compreender melhor e ter alguém que te acolha do jeito que você está neste momento.
Espero ter ajudado!
O medo é a paralisia.
E a vida acontece no movimento.
Seria muito importante que você pudesse investigar, em um ambiente seguro é confiável, junto ao profissional de qualidade, quais as raizes do que te palatização e que te amedronta, para aos poucos ir se libertando e podendo viver uma vida mais digna e plena de novo.
Vale lembrar que os sintomas que você traz foram muito comuns durante o contexto da pandemia. A situação vivida nos últimos dois anos, nos fez encarar de sentimentos de fragilidade e impotência.
Mas nada se desencadeia sem uma raiz. Cuide de suas bases para que você se sustente com consistente.
Se cuide e fique bem.
Precisando estou a disposição.
Olá! Espero que esteja bem.
O medo é paralisante e é preciso descobrir maneiras de como colocar sua vida em movimento novamente! Acredito que incialmente uma intervenção terapêutica pode auxiliá-la(o). Depois, se necessário, para complementar o uso de uma medicação.
Estou à disposição para conversarmos melhor! E também para agendar uma sessão.
Espero que fique bem logo!
Abraços,
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 130
O medo é angustiante e paralisa, procurar ajuda terapêutica o mais breve que puder diminui o seu sofrimento. Falar sobre suas questões é muito importante para tentar entender quais foram ou são os gatilhos que provocaram esses sintomas em você.
Parte do trabalho em uma psicanálise vai ser botar teu desejo em movimento... no momento, quem sabe, vai ser importante falar, falar até desenrolar o que está te travando, sem deixar de levar em conta nosso contexto social, viu?
Olá! É importante observar em que momento essas mudanças começaram. Muitas pessoas estão sofrendo bastante com o retorno das atividades após o isolamento provocado pela pandemia. Seria interessante que você pudesse se dar um tempo e espaço pra falar sobre esses medos, isso que lhe faz duvidar da sua competência e "travar", mas de todo modo, vai levar um tempo para nos acostumarmos novamente com a nova rotina, que está muito diferente do que era considerado "normal" antes. Me coloco à disposição para essa escuta. Abs
Diante do quadro pandêmico e com a possibilidade de home office, muitas pessoas encontraram uma forma mais segura de relacionar-se com o ambiente!

O retorno ao trabalho presencial pode desencadear diversos processos e quadros de ansiedade, insegurança, medo.

Sugiro que busque por um profissional de saúde mental, pois neste momento será fundamental para que você possa trabalhar seus medos e angústias e possa voltar em sua rotina com mais segurança e tranquilidade mental.
Um dos maiores objetivos de todo processo psicoterapêutico é diminuir o quanto possível o nível de sofrimento. Isso se consegue por meio do trabalho em busca da ampliação do autoconhecimento. Quanto mais conhecemos nossas potências e também os pontos em que temos fragilidades, melhor podemos administrar nossas vidas com leveza e tranquilidade. É por isso que aderir a um tratamento de psicoterapia é tão benéfico e importante.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
A impressão que tenho é que não se trata de medo. Segundo Freud, o medo surge a partir de um objeto definido. Você fez referência ao trabalho, mas na sequência disse ter "medo de tudo". Uma hipótese - a ser testada na clínica - é se você não está sofrendo de angústia. Uma das perspectivas freudianas é que angústia é uma reação em face a um objeto desconhecido. Talvez, você não tenha realmente clareza da procedência de seu mal-estar psíquico. Quiçá, o significante "trabalho" esconda outras questões. Apenas a doutrina da escuta poderá elucidar este estranhamento. Estou à disposição para lhe ajudar. Boa sorte!
Olá, boa tarde.
De 2020 até aqui temos observado um aumento exponencial de medos, inseguranças e fobias. De imediato eu recomendo fortemente a terapia para avaliação e acompanhamento.
Fico à disposição
Grande abraço
Olá
Quando você diz do medo de retornar ao trabalho é importante avaliar o que aconteceu neste período que ficou sem trabalhar. A instabilidade de humor pode atrapalhar esse retorno, assim como o pessimismo e o medo, os pensamentos negativos. Podem estar associados a uma depressão, o que necessita de uma avaliação. Entendo que neste momento você precisa de ajuda profissional. Busque tratamento psicológico que irá lhe ajudar para essas questões e retomada de sua rotina.
Se não conseguir remunerar psicólogo e psiquiatra, tem serviço público e voluntário, boa sorte.
Antes de mais nada busque um atendimento medico psiquiátrico, para que através das medicações voce possa segurar e trabalhar melhor suas emoções, pensamentos e sentimentos.
Faça concomitantemente um acompanhamento com um psicanalista ou um psicólogo, só assim voce terá ferramentas para eliciar seus recursos internos para trabalhar com seus conflitos.
Podemos oferecer uma terapia de aceitação. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. Posso te ajudar a descobrir o que pode impulsionar novas visão de mundo após algum trauma que sofreu. Fale conosco!
Olá! A terapia irá auxilia bastante. O importante é busca um terapeuta capacitado e especialista no assunto! Entre em contato, vamos conversar!
Buscar respostas na análise, te ajudará muito a entender as causas desses sintomas.
Se encontrar um profissional seja ele Psicanalista/Psicólogo, penso que nas primeiras sessões de análise, você conseguirá sentir-se melhor.
É um caminho que poderá ser longo, mas terá a gratificação de estar mais tranquila para entender seu próprio percurso.
Conte comigo se precisar!
Olá! Penso que seria muito relevante buscar ajuda de um profissional, psicanalista/psicólogo que poderá te conduzir ao encontro da raiz do problema. Como alguns profissionais já disseram, isso te proporcionará um bem estar logo nas primeiras sessões de análise.
Estou a sua disposição!
Olá.
A dificuldade no retorno ao trabalho tem sido mais frequente do que muitos imaginam. A pandemia já está bastante controlada – salvo casos cada vez mais claros, como o da ausência da assunção das doses recomendadas da vacina – o que faz com que alguns pensem que já superamos tudo e que a vida deve voltar a sua “velocidade normal”. Sabemos, no entanto, que não é bem assim. Estamos em um momento em que percebemos de modo cada vez mais claro os diversos prejuízos e consequências físicas e psíquicas desse tempo tão duro que vivemos. Sugeriria que você discutisse mais sobre o assunto com um especialista para pensar soluções mais adequadas ao seu caso e decidir melhor sobre os próximos passos.
Fico a sua disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 180
Isso pode ser sinal de um transtorno de ansiedade ou depressão. É importante procurar ajuda profissional para avaliar sua situação e encontrar o melhor tratamento para você. A terapia psicológica, incluindo a terapia cognitivo-comportamental, pode ser muito útil para tratar esses tipos de problemas emocionais. É importante encontrar um terapeuta que você se sinta à vontade para trabalhar com ele e com o qual você possa construir uma relação terapêutica confiante e positiva.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A instabilidade de humor e o medo de não ser competente são sintomas comuns de ansiedade e/ou depressão. É importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para tratar esses sintomas. Eles podem ajudá-lo a identificar as causas subjacentes e trabalhar com você em um plano de tratamento personalizado. Não hesite em procurar ajuda.
Falta de concentração, Esquecimento, Ansiedade, Depressão, Irritabilidade, Mudança repentina de humor, Cansaço, Falta de produtividade, Baixo Desempenho, Preocupação em não conseguir ser com sempre foi.
O estresse ocupacional acaba surgindo de uma desigualdade entre as demandas existentes no trabalho e a habilidade ou possibilidade do trabalhador em enfrentá-las.
Olhar com responsabilidade para a realidade nos capacita a encontrar formas de manejo, afim de melhorar a qualidade de vida e consequentemente uma produtividade eficaz.
Não se pode afirmar com certeza as causas, sem uma processo mais profundo de análise, mas procurar orientação e ajuda de profissionais que possam de fato lhe auxiliar é fundamental.
Espero que fique bem e se precisar, estou a disposição.
Abraços
Olá, sinto muito por atravessar esse período. O medo é uma emoção básica que nos remete simbolicamente a várias experiências da nossa infância, ainda que aparentemente não esteja associado ao que está ocorrendo na sua vida agora. Vale a pena refletir quem me dizia que eu não sabia fazer as coisas e que tudo ia dar errado? Qual meu primeiro contato com esse funcionamento? Existem modelos de acompanhamento terapêutico e/ou de terapia breve que podem te apoiar nesse momento. Também é um convite para auto-afirmação da sua identidade. Espero que encontre recursos para esse momento. Abraços, A.X.B.
Boa boite! Diante as descrições que vivê e descreve, seria ótimo fazer uma consulta para tentar contornar essa situação! Nesse monto em que estas se sentindo, tenho certeza que te ajudaria muito. Passamos por momentos difíceis, e sem alguma jura pode se tornar anda mais difícil, por isso estamos a que para superar as dificuldades e traumas, um abraço.
Realmente depois da pandemias , o retorno ao trabalho presencial vem produzindo muitos quadros de ansiedade e insegurança atualmente.
Te aconselho a procurar por ajuda psicológica para ajudar a compreender melhor essas dificuldades que está passando e como elas estão afetando seu dia a dia.
Procure um psiquiatra pode te auxiliar e encaminhar para a terapia se necessário .
A sua saúde mental é muito importante
Olá! O ambiente profissional pode ser muito desafiador e desgastante. Vc não precisa passar por isso sozinha. Busque ajuda. Vc encontrará um espaço seguro para ser ouvida e poderá desenvolver mais clareza sobre as questões que te angustiam e assim, buscar soluções. Faça terapia!
Olá!
No seu caso, é importante a ajuda de um profissional. Talvez você esteja tendo uma visão de si disfuncional devido algum tipo de pressão psicológica? Com a ajuda de um profissional, você pode conseguir acessar esse conteúdo negativo e ressignificar esse pensamento, que é auto destrutivo.
Faça terapia!
A volta ao trabalho presencialmente, após a pandemia, tem gerado muita ansiedade e medos para muitas pessoas. É importante procurar um profissional que a acompanhe e ajude nesse retorno, pois conseguirá conhecer o motivo e a causa desses sentimentos. Procure ajuda para uma melhor qualidade de vida.
Olá, espero que fique bem. Que medo de crescer é esse? Vamos cuidar dessa criança ferida e amedrontada aí? A vida é para frente, não dá pra parar e recuar. Vamos sair daqui melhor do que entramos, essa é a proposta da nossa existência. Posso ajudar se assim o desejar.
Bom dia, a primeira coisa é saber quando procurar uma ajuda profissional, não sei já é seu caso. Porém existem várias hipóteses no seu caso que uma análise mais profunda levando em consideração sua história poderiam ajudar. Pode ser que você realmente não queira voltar para o seu trabalho, por não gostar ou para não ter que enfrentar alguém que também trabalha lá ou o medo de ser rejeitada por você não se achar perfeita por ter tido um momento de fragilidade emocional. Acho que sempre temos direito de escolha, mas antes de tomar uma decisão procure o real motivo. Força, enfrentar os medos é melhor quando o assumimos, quando o encaramos. Abraço.
Olá!!! Obrigado pela sua pergunta!!!! Você tem que falar com alguém, expor esses sentimentos que estão sendo produzidos por vc na medida em que a saída da rotina desestabilizou-a. Você é competente, não há nada que diga o contrário em sua escrita. Portanto, a formação do par analítico te recuperará e te trará condições de combater e reviver o que era e o que queria ser!!! Está tudo muito próximo de ser resolvido!!! Um abraço e se cuide!!!
Muito difícil lutar contra nossos medos. Como você está percebendo, eles se tornam limites para você viver plenamente sua vida profissional e pessoal. Importante conversar com um terapeuta para ir mais a fundo nas raízes desses medos e então conseguir afastá-os.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online

Sinto muito ouvir que você está passando por essa instabilidade de humor e medo em relação ao trabalho. É compreensível sentir-se assim, e é importante reconhecer esses sentimentos para buscar apoio e soluções.

Lembre-se de que é normal ter altos e baixos emocionais em diferentes fases da vida. Se você está enfrentando dificuldades atualmente, é fundamental cuidar de si mesmo e procurar maneiras de lidar com essas emoções. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Busque apoio: Converse com pessoas de confiança, como amigos, familiares ou um profissional de saúde mental. Compartilhar seus sentimentos e preocupações pode ajudar a aliviar o peso emocional que você está carregando.

Identifique suas habilidades: Lembre-se de todas as coisas positivas que você já conquistou no trabalho. Liste suas habilidades e realizações passadas para reforçar sua confiança. Reconhecer suas capacidades pode ajudar a superar o medo de não saber fazer nada.

Estabeleça metas realistas: Divida suas tarefas em etapas menores e defina metas realistas. Concentre-se em alcançar pequenos objetivos a cada dia, o que ajudará a reconstruir sua confiança gradualmente.

Pratique o autocuidado: Dedique tempo para cuidar de si mesmo. Isso inclui descansar adequadamente, ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios físicos e reservar momentos para atividades prazerosas. O autocuidado pode ajudar a melhorar seu estado de espírito e aumentar sua resiliência emocional.

Aprenda com os desafios: Encare as dificuldades como oportunidades de crescimento. Cada desafio pode ser uma chance de aprender algo novo e desenvolver novas habilidades. Lembre-se de que é normal cometer erros e que isso faz parte do processo de aprendizado.

Considere procurar ajuda profissional: Se esses sentimentos persistirem e interferirem significativamente em sua qualidade de vida, pode ser útil procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem oferecer um suporte especializado e orientação para lidar com seus medos e inseguranças.

Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. É importante ser gentil consigo mesmo e permitir-se tempo para se recuperar emocionalmente. Com o apoio certo e as estratégias adequadas, é possível superar essas dificuldades e retomar sua confiança e competência no trabalho.

bju....psicanalista LILIANE ,.

Lendo o seu relato, noto que você menciona um sentimento de pessimismo e insegurança em relação às suas habilidades, o qual parece estar gerando um bloqueio em sua vida profissional e pessoal.

Como psicanalista, entendo que a ansiedade e o medo são emoções comuns em momentos de transição e mudança, principalmente quando se trata de uma área de nossa vida que nos é tão importante como a carreira. Mas também é importante reconhecer que esses sentimentos podem estar revelando outras questões inconscientes, que talvez precisem ser exploradas em sessões mais aprofundadas de terapia.

Um processo de psicanálise pode ajudá-lo a identificar quais são essas questões, bem como as possíveis origens psicológicas dos seus medos e inseguranças. A partir daí, será possível trabalhar em conjunto para reconstruir sua autoconfiança e recuperar sua capacidade de enfrentar desafios.

Lembre-se de que a psicanálise é uma abordagem que valoriza o autoconhecimento e o diálogo em um ambiente seguro e acolhedor, em que você se sentirá livre para expressar seus pensamentos e emoções sem julgamentos. Sendo assim, espero que você considere buscar ajuda profissional e iniciar um processo de psicanálise para lidar com essas questões e recuperar sua estabilidade emocional.
Sinto muito ouvir que você está passando por esse momento desafiador. As oscilações de humor e o medo de voltar ao trabalho são situações que podem afetar significativamente a sua qualidade de vida e autoestima. É importante lembrar que você não está sozinho nessa experiência. A instabilidade de humor e o medo são problemas que podem ser abordados com ajuda profissional. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pode trabalhar com você para explorar as razões por trás desses sentimentos e ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais eficaz. Lembre-se de que as pessoas enfrentam desafios e momentos difíceis em suas vidas, e buscar ajuda é um passo corajoso na direção do autocuidado. Com o apoio adequado, é possível recuperar a autoconfiança e lidar com esses medos e preocupações. Estou aqui para ouvir e apoiar você, e incentivo você a considerar a busca de ajuda profissional para trabalhar nas questões que está enfrentando. Se precisar de orientações sobre como encontrar um profissional de saúde mental, estou à disposição para fornecer informações.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 230
E já pensou em iniciar sua psicanálise para investigar e tratar de tudo isso clinicamente com um psicanalista...?

Trabalhar sobre o medo que te paralisa e experimentar mover seus desejos, de forma que se já confortável é um importante passo. Contudo, é preciso ter ferramentas emocionais, ou seja, descobrir mais sobre este medos e o lugar das descobertas é em análise.
Nossa mente é muito poderosa! Que bom que hoje a psicanalise abre possibilidades além da terapia tradicional, técnicas breves e eficazes para se trabalhar o medo por exemplo. Procure um profissional que te cause uma boa empatia e segurança. A terapia é o melhor caminho para nos livrarmos de sentimentos que não conseguimos seguir em frente! Confie que tudo da certo
Imagino a sua angústia diante dessa situação, é provável que essa instabilidade de humor tenha relação com experiências e lembranças vividas na sua vida. Pode ser que esse medo tenha sido acionado por algum estímulo externo, alguma emoção inconsciente que será necessário investigar. A psicoterapia é importante pra você nesse momento. Só um aprofundamento nessas questões para entender o que está acontecendo com você. Estou a disposição
Olá! Obrigado pela sinceridade do seu relato diante de emoções que exigem uma atenção maior. Para isso, recomendo que buque uma ajuda profissional, uma análise, terapia. Junto a esse(a) profissional, em um espaço adequado e seguro, será possível uma investigação e elaboração melhor sobre essa instabilidade de humor, medo, pessimismo, sua relação com a volta ao trabalho. Procure ajuda, agende uma sessão.
Sinto muito pelo que vem passando. Enfrentarr uma instabilidade de humor significativa e desenvolver um sentimento de medo em relação ao trabalho e às próprias competências pode ser incrivelmente desafiador. Essas experiências podem ser indicativas de um estado de ansiedade, depressão ou estresse elevado, especialmente se representam uma mudança notável em relação ao seu funcionamento anterior. Aqui estão algumas estratégias que você pode considerar para enfrentar esses sentimentos e trabalhar em direção a uma recuperação:

Reconhecimento dos Sentimentos: O primeiro passo é reconhecer e validar seus sentimentos. Entender que o medo, a ansiedade e o pessimismo são respostas emocionais a certas situações ou pensamentos pode ajudá-lo a começar a desmistificá-los e a tratá-los como partes de uma experiência que pode ser gerenciada e modificada.

Busca por Apoio Profissional: Considerando a intensidade e o impacto desses sentimentos em sua vida, buscar o suporte de um profissional de saúde mental pode ser crucial. Terapeutas, psicólogos ou psiquiatras podem oferecer uma avaliação compreensiva e trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento personalizado. Isso pode incluir terapia, estratégias de manejo do estresse, e, se necessário, intervenção medicamentosa.

Desenvolvimento de Habilidades de Enfrentamento: A terapia pode ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com a ansiedade e o medo. Isso pode incluir técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, além de estratégias cognitivas para desafiar e alterar padrões de pensamento negativos.

Reconstrução Gradual da Confiança: Começar com pequenos projetos ou tarefas pode ajudar a reconstruir sua confiança em suas habilidades. Definir objetivos pequenos e alcançáveis permite que você experimente sucesso, o que pode ser gradualmente expandido à medida que sua confiança aumenta.

Gerenciamento do Estresse e do Autocuidado: Adotar práticas regulares de autocuidado pode melhorar significativamente sua capacidade de lidar com o estresse. Isso pode incluir atividades físicas, hobbies que trazem alegria, práticas de relaxamento, e garantir um sono adequado e nutrição.

Exploração das Origens do Medo e do Pessimismo: A terapia pode ajudar a explorar e entender as raízes desses sentimentos. Muitas vezes, o medo e o pessimismo estão ligados a experiências passadas, padrões de pensamento, ou crenças sobre si mesmo e suas capacidades. Compreender esses fatores subjacentes pode fornecer insights valiosos para superá-los.

Estabelecimento de Rotinas: Estabelecer rotinas diárias pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando uma sensação de previsibilidade e controle. Isso pode ser especialmente útil se você estiver se preparando para retornar ao trabalho.

Conexão Social: Manter conexões sociais pode fornecer apoio emocional significativo. Compartilhar suas experiências com amigos, familiares ou grupos de apoio pode oferecer perspectivas úteis e diminuir a sensação de isolamento.

Flexibilidade e Paciência: Reconheça que a recuperação e o progresso podem não ser lineares. Haverá altos e baixos, e ser flexível e paciente consigo mesmo é crucial.

Lembre-se, você já identificou uma qualidade importante sobre si mesmo: a competência e a capacidade de ser bom no que faz. Isso significa que você tem um fundamento sólido sobre o qual pode reconstruir sua confiança e encontrar o caminho de volta à sua própria resiliência e força. Este processo pode exigir tempo e esforço, mas com o apoio adequado e as estratégias certas, é possível recuperar o sentido de competência e segurança em suas habilidades e no trabalho.
É importante reconhecer a coragem que você tem em compartilhar esses sentimentos, pois isso é o primeiro passo para buscar apoio e cuidado. Sua experiência reflete a complexidade e a importância da saúde mental, um aspecto fundamental de nosso bem-estar geral. Sugiro que peça ajuda profissional nesse momento desafiador. Estou aqui para oferecer apoio e orientação, e juntos podemos encontrar caminhos para enfrentar esses desafios e redescobrir sua confiança e competência.
Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a explorar as causas subjacentes de sua instabilidade de humor e medo de retornar ao trabalho. Eles podem trabalhar com você para desenvolver estratégias de enfrentamento eficazes e ajudá-lo a reconstruir sua autoestima e confiança em suas habilidades.
A Psicanalise vai te ajudar a entender porque deste comportamento
A psicanálise busca acessar conteúdos reprimidos ou inconscientes que podem estar contribuindo para sintomas psicológicos, padrões de comportamento disfuncionais ou conflitos internos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100