Estou tendo problemas com a minha família em relação a minha sexualidade, sofro bullying em casa e

32 respostas
Estou tendo problemas com a minha família em relação a minha sexualidade, sofro bullying em casa e todos achan me que eu mereço. Com isso, sinto vontade de sumir, não consigo viver minha vida e já pensei em me matar. Que tipo de ajuda procuro?
Olá,

Pelo seu relato, está passando por diversas dificuldades relacionadas ao apoio familiar a respeito de sua escolha sexual. A primeira coisa que sugiro é fazer parte de algum grupo de apoio a orientação sexual e homossexualidade. Está precisando se fortalecer e uma das maneiras é encontrar apoio social e um grupo que trabalhe diretamente com isto pode lhe ajudar a lidar não somente com questões de sexualidade mas tb com as dificuldades que vem enfrentando em casa. Não pense em suicidio pois há solução e quando superar este obstáculo verá que a vida vale a pena e esta dificuldade que está passando agora só vai te fazer uma pessoa mais forte ainda. Um psicólogo pode ajudar sim mas precisa muito mais que isto: participar de grupo e fazer amizades para que possa ter apoio e compreensão diário. Procure fóruns, grupos de apoio na internet, pessoas maduras e de confiança que possam lhe ajudar. Não fique sozinho. Um psicólogo pode te dar um apoio e orientação neste sentido tb. Boa sorte

É interessante que você procure ajuda de um profissional de psicologia, para que ele lhe ajude a trabalhar essas questões que lhe angustiam e lhe trazem transtornos e prejuízos em sua vida, buscando melhorar sua auto-estima, sua auto-aceitação e auto-segurança, para que, assim você consiga seguir sua orientação sexual e enfrentar as contrariedades da melhor forma possível.
Como as colegas comentaram acima, o primeiro passo é você buscar uma ajuda independentemente da abordagem. Quando tais pensamentos chegam a causar uma vontade de partir rumo ao suicídio, como parece ser seu caso, a necessidade de uma investigação mais profunda sobre os problemas que te atravessam podem vir a gerar uma melhora significativa nas formas como você lida com essas pessoas e situações que te causam mal estar.
Olá! É necessário, neste momento, que você busque a ajuda de um psicólogo, com urgência, para trabalhar questões relacionadas à sua sexualidade e também como lidar com sua família. Essa vontade de sumir provavelmente está relacionada à angustia que você vivencia atualmente. Boa sorte!
Acredito que o profissional mais adequado para ajuda-lo é o psicólogo. Me parece que vc tem algumas questões importantes a serem trabalhadas. Um profissional de psicologia pode ajudá- lo a entender essas questões e regsignifica-las
Antes de tudo, me parece que você está sofrendo, tendo sua qualidade de vida diminuida, assim como sua auto-estima. É importante que procure um profisisonal da psicologia, pois este pode ajudá-lo a lidar com este momento, trabalhando as questões citadas.
Seria interessante que você procurasse ajuda de um psicólogo para que diante do processo terapêutico você possa encontra meios de lidar com toda esta situação que está vivendo. Para que sua autoestima seja trabalhada também e você possa encontrar uma saída para este problema sem que tenha que sumir, mas sim que sua identidade esteja em evidência.
Imagino o quão difícil deve estar sendo para você essa situação e o que posso te dizer é que sempre existem alternativas aos nossos problemas mas muitas vezes não conseguimos enxergá-las por estarmos imersos nele.

Neste caso você poderia avaliar a possibilidade de ser acompanhado por um psicólogo para, exatamente, conseguir enxergar novas formas de reagir a isto tudo que não seja essa de "sumir", por exemplo.

Não desista de lutar por você mas para isso seja honesto em reconhecer quando não conseguir mais sozinho e buscar essa ajuda neste momento.

Espero ter te ajudado!

Abraços.
Sugiro que busque urgentemente ajuda profissional. Questões de sexualidade humana são bastante abordadas por psicólogos e certamente poderá encontrar ajuda em um tratamento psicológico. Neste processo poderá fazer grandes descobertas e melhorar sua autoconfiança. Sua família e a possibilidade de aceitação de suas escolhas deverá ser conquistada no momento em que estiver certo do que realmente deseja e de como conduzirá sua vida.
Caro leitor, a melhor forma de lidar com a situação é em primeiro lugar ter amor próprio, assim você terá mais facilidade para lidar com os conflitos. Procurar um sexólogo para lhe ajudar quanto a sua orientação sexual e as angustias que paralisa ou impossibilita de ter uma vida plena, pode dar um novo significado no seu existir.
Em linhas gerais concordo com todos os colegas acima e considero imprescindível a busca de ajuda profissional. Gostaria de evidenciar mais dois pontos. O primeiro é que a família, principalmente a nuclear, deve dar alvo da terapia. E o segundo ponto, pensar em morrer, é um desejo bem típico de quem quer por fim à vida que está levando, ou seja, deseja levar outra vida. Assim, não veja como desesperador ou fim do caminho, mas como uma mensagem do inconsciente em busca de um novo jeito de viver. Vá em busca de um profissional e juntos acharão uma saída.
Forte e carinhoso abraço.
Olá!
Se as suas relações familiares e sociais não lhes têm favorecido, não desista, não se desanime, persista em se ajudar pois para toda dificuldade existe uma solução, e o seu sucesso e você quem faz aprendendo a se ajudar. Sendo assim
Sugiro que você procure um psicólogo em sua cidade, e trabalhe sua autoestima.
Um abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão. Psicóloga / Neuropsicológa / Psicoterapeuta de Casal e Família.
Acredito que uma terapia de família poderá em primeira instância ajudar a todos neste contexto. Não descartando o seu processo individual evolutivo. Faça uma avaliação e busque apoio e orientação para tido o grupo familiar.
Olá, aparentemente uma dinâmica familiar complicada. Não se sentir aceito pela própria família é um sofrimento imensurável. Não desista nunca de legitimar quem você é verdadeiramente. Busque apoio emocional em grupos de ajuda e psicoterapia. Não desanime, apesar de toda essa discriminação vivida saiba que questões ligadas a gênero e sexualidade tem sofrido mudanças profundas e necessárias. Muitos estudos voltamos para essa questão e a divulgação séria e responsável do tema corroboram para a desmistificação do mesmo. Se fortaleça e siga sua vida. Atenciosamente.
No meu entendimento, a terapia sistêmica seria bastante interessante, pois trabalharia com a família. Você necessita de um acompanhamento psicológico, individual, para melhor enfrentar essas demonstrações de intolerância à sua opção. Contudo, a família também precisa de um amparo nesse sentido.
Um psicólogo é o profissional que poderá fazer essas orientações e intervenções, buscando o ajustamento emocional e comportamental.
E se for necessário, fará inclusive, o encaminhamento para compensação medicamentosa se houver a ideação suicida em intensidade importante.
Boa sorte e forte abraço
A resposta direta é PROCURE AJUDA EM TODAS AS FONTES DISPONÍVEIS. EXISTEM MULTIPLAS. Esta resposta eu dei para meu filho quando o percebi enfrentando dificuldades graves. Existe ajuda PSICOTERAPEUTICA, ajuda espiritual sadia, ajuda médica...etc Busque conhecer as contribuiçoes da TERAPIA chamada LOGOTERAPIA. Leia os livros de Viktor Frankl sobre o prazer de viver. Aprenda a neutralizar o bullying. Corrija seus pensamentos negativos que levam voce a nao ver as multiplas portas que existem para resolver seus assuntos. Falando sobre contribuiçoes de uma espiritualidade sadia leia o texto sagrado que no qual Deus diz: COLOCO DIANTE DE TI DOIS CAMINHOS. O DA VIDA E O DA MORTE. ESCOLHE A VIDA PARA QUE VIVAS E SEJAS FELIZ E NAO O DA MORTE. Fale com um sacerdote sabio para encontrar este belo texto. Pare de dar poder para pessoas que nao sabem amar voce. Nao ligue para o que elas pensam, falam ou fazem.
Olá, de acordo com seu relato, você precisa de um psicoterapeuta, pois é o profissional mais indicado para lhe ajudar a lidar com a falta de apoio familiar e orientar a encontrar possibilidades de se fortalecer e enfrentar a situação em que vive.
A psicoterapia pode auxiliar no fortalecimento da autoestima, a lidar com as emoções e sentimentos decorrentes de situações de bullying e ser o suporte necessário para que possa encontrar um modo novo de enfrentar essa situação.
Atenciosamente, Ana Carolina
Olá!
É importante que procure um psicoterapeuta que irá lhe ajudar nesta caminhada. Este profissional poderá fazer um diagnóstico e caso haja necessidade fará um encaminhamento a um psiquiatra. O tratamento em conjunto irá lhe ajudar a atravessar esse período turbulento de sua vida, lhe ajudando a enfrentar suas escolhas.

Boa sorte!
Você deve procurar um psicólogo inicialmente que irá te ouvir sem juízo de valores e te apoiar e fortalecer para conseguir viver sua vida conforme seu direito como ser humano . Entender como deve se posicionar diante de sua familia , independente da aceitacao deles, e diante da vida.
O acompanhamento com um psicólogo, é recomendado pois será um espaço onde poderá parar para refletir sobre os mais diversos conflitos ..

Atenciosamente .
Entendo e acolho seu sofrimento, acredito que fale pela maioria dos colegas acima quando digo isso. Falando em acolhimento, certamente um Psicólogo será uma otima opção para isso, em um primeiro momento.

Você é um ser humano e merece ser respeitado dentro das suas convicções, mas o mais importante é entender como você mesmo se enxerga no mundo, e essa seria a segunda etapa desse processo.

Em uma terceira etapa, precisamos entender que não podemos modificar a forma como as pessoas agem e pensam, mas podemos dentro de nós, ressignificar como recebemos as informações e como as processamos, de uma forma a podermos ter o maximo de qualidade de vida possível.
A psicoterapia sistêmica ajudará você e sua família a encontrarem formas de ouvir autênticamente, de empatizar, respeitar e conviver mais harmonicamente.
Ninguém merece sofrer bullyng! e para que você também concorde com isso precisa se aceitar, se auto conhecer e se fortalecer para agir de maneira segura dentro de sua familia fazendo-os entender que seu valor esta em suas atitudes e caráter e não em sua sexualidade. Procure um psicólogo que possa te ajudar neste percurso.
Todos tem potencial inexplorado!
A Psicologia pode lhe auxiliar por instrumentos, estratégias e metodologias que favoreçam a compreensão do seu modo de ser, pensar e capacidade para desenvolver potenciais. Assim como te auxiliar a compreender os sofrimentos atuais e a desenvolver melhores maneiras de agir. Atenciosamente, Aline M. S. De Coster.
Infelizmente, ainda hoje, a sexualidade ainda é um tema permeado por tabus e muitos preconceitos. Embora você não tenha sido muito claro em relação "ao quê" realmente sua família não aceita, está muito claro o seu sofrimento e necessidade de buscar apoio. Sugiro, portanto, que busque o auxílio de um profissional com formação na área da sexualidade humana.
A psicoterapia pode te ajudar a ter um maior autoconhecimento, melhorando sua auto-estima e seu auto-suporte, e ampliando seus recursos para lidar com as adversidades. Dessa forma, você pode se sentir mais seguro e melhorar seus relacionamentos. É um espaço de escuta, acolhimento e sem julgamentos.
Seu relato é muito breve, mas mesmo assim você deixa claro a existência de um grande conflito. Você precisa urgentemente de ajuda. Essa ajuda será para você saber se impor quanto a sua identidade sexual . Acredito que, sua família também terá que fazer algumas sessões.
Procure fazer uma boa psicoterapia individual e evite confrontos familiares. Busque a sua independência financeira e emocional. Procure fazer atividade física regularmente e procure atividades que te deêm prazer, satisfação. Abraço e boa semana!
Infelizmente, mesmo com os aparentes avanços contra o preconceito e a discriminação, a sexualidade que não corresponde ao padrão heterossexual hegemônico historicamente construído e estabelecido (heteronormatividade) é relacionada pelo imaginário coletivo como doença, perversão ou até a falha de caráter (sem mencionar também questões religiosas). Este fato faz com que indivíduos homossexuais vivam com culpa, vergonha, angústia, sofrimento, isolamento, agressões frequentes e tendências à depressão e até mesmo à pensamentos suicidas. Além de enfrentar o preconceito do mundo, o homossexual enfrenta a discriminação em seu próprio núcleo familiar. Infelizmente continuam sendo casos frequentes. O mais indicado seria você procurar ajuda de um profissional para trabalhar sobre estas questões, sobre sua orientação sexual e sobre os conflitos com sua família. Se possível estude e se informe sobre a homossexualidade, isso ajudará a entender melhor o que se passa com você e com os ao seu redor.
Olá, as coisas estão difíceis... o amparo emocional não vem. Críticas e agressões são constantes em seus dias... entenda q pensamentos ruins todos temos. Mas quando achar q as coisas estão saindo do controle. Busque ficar perto de alguém. Perceba q é um momento da vida e não toda a sua vida. Vc já começou a buscar esclarecimento para seus conflitos. Muitos colegas tb pensaram com vc como enfrentar e superar este momento de desespero. Digo para continuar buscado. Encontre respostas e amigos. Lugares de promoção de saúde mental. Parceiros de identidade. Procure boas referências e pensadores que possam te inspirar. Espero tb ter contribuído. Abs, Betânia.
Olá,
Que bom que você está buscado a melhor resposta para cuidar de você nesse momento difícil. Este já é o primeiro passo.
Eu indico um psicólogo que tenha especialização em Terapia Familiar ou Terapia Sistêmica, pois, levando em consideração que as suas questões têm causas familiares, será necessário se aprofundar neste tema.
Além disso, é importante que você se sinta a vontade e sinta segurança neste profissional, só assim o tratamento funcionará.
Suicídio é a escolha na falta de qualquer outra alternativa, e tenha certeza: existem várias alternativas! Assumir uma escolha diferente daquela que seus pais desejam é sempre difícil, pois você terá que lidar com a decepção, rejeição e até hostilidade deles. Mas, além disso poder ser superado por eles com a sua decisão, pode ser uma oportunidade para você ter uma vida muito mais autêntica e feliz! Terapia sempre é uma boa opção.