Faço terapias com um psicólogo para tratar traumas de infância, mas me apaixonei pelo meu psicólogo.

28 respostas
Faço terapias com um psicólogo para tratar traumas de infância, mas me apaixonei pelo meu psicólogo. Parei com as terapias porque achei que isso iria resolver o que eu estava sentindo. Passei a ter crises terrível de ansiedades e pânico. O que posso fazer a partir de agora, volto para as terapias e converso com o meu psicólogo ou preciso da mais um tempo?
De qualquer forma você irá precisar de um psicólogo e possivelmente psiquiatra para tratar das crises de ansiedade e pânico que você passou a ter. E aí você precisará decidir se deseja retomar a terapia com o psicólogo antigo ou procurar um novo. De ambas as formas creio ser de suma importância falar a respeito desse sentimento de enamoramento que você teve em relação a esse psicólogo.

Olá, seja bem vindo (a) a plataforma, em primeiro lugar gostaria de te dizer que não é sua culpa sentir paixão pelo seu/sua terapeuta, isto é algo comum e que pode acontecer chamado de transferência, você está transferindo para seu/sua terapeuta a figura ideal que busca ou que faça sentido em sua analise. Se você sente que não vai mudar a sua percepção sobre sua jornada na terapia você pode consultar-se com essa pessoa com quem já vem se consultando, mas se sente raiva, constrangimento ou qualquer coisa que o/a profissional faça te atrapalhe então busque outra pessoa para te atender. E só frisando você não está apaixonado (a) por seu psicólogo (a) como pessoa e sim pela figura de proteção que essa pessoa apresenta pra você!
Como enfatizou o colega anteriormente, está acontecendo um processo de transferência, é natural que isso ocorra com seu terapeuta, ele deve lidar com grande profissionalismo e muita ética, essa relação você deve discutir com ele, não tenha medo de lidar com esses sentimentos, continue com sua terapia, você vai ficar bem. Sucesso para você em seu tratamento.
Bom dia! Isso pode ocorrer no processo de psicoterapia. Muitas vezes o terapeuta é a única figura na vida de alguém que fornece compreensão e acolhimento, e pode ocorrer essa confusão. Você pode dividir essa informação com o seu terapeuta. A terapia é um espaço para falar sobre seus sentimentos e seus incômodos, e falar sobre isso pode trazer alívio. Caso ambos percebam que esse sentimento está atrapalhando o processo, ele pode te encaminhar para outro profissional. Espero ter ajudado!
Os e as colegas já explicaram, mas quero enfatizar: apaixonar-se pel@ psicoterapeuta é normal e útil, pois a paixão é considerada uma defesa, uma resistência. Em outras palavras, a sua mente escolheu a saída mais fácil nesta relação com o seu psicoterapeuta. A tarefa agora é tratar destes seus sentimentos na abstinência, ou seja, não pode realizar a paixão no sentido da satisfação, pois este seria justamente a resistência e a psicoterapia não aconteceria. O trabalho é viver os sentimentos e entendê-los, fazê-los praticáveis no dia-a-dia, sacar as satisfações pequenas e multiples. É isto que dá força. A paixão pode ficar para outro parceiro.
Olá!
Pelo que você relatou, se apaixonou pelo terapeuta e em seguida decidiu não continuar com as sessões. Em um primeiro momento é importante refletir se você dá conta de voltar com o mesmo profissional. Se você perceber que não está preparada, procure outro profissional de confiança para continuar seu processo terapêutico, pois é de suma importância para cuidar de sua saúde mental, devido às crises que vem acontecendo.
Olá. Sua questão é muito importante.
De fato, os afetos têm um papel fundamental no setting terapêutico. Eles são considerados uma forma de comunicação inconsciente do paciente para o terapeuta e uma forma de expressar o mundo interno do paciente.
Além disso, é importante considerar que o amor pelo terapeuta é um fenômeno comum e natural no processo de terapia, conhecido como "transferência". No caso do amor pelo terapeuta, a transferência pode expressar um desejo de segurança, conforto, proteção ou aceitação emocional que o paciente nunca recebeu de outras pessoas significativas em sua vida.
Certo, mas o que fazer com o amor pelo terapeuta? A ideia básica é que o setting terapêutico permita que você explore os sentimentos envolvidos na transferência e entenda como eles podem estar relacionados a experiências passadas. Isso pode envolver a exploração da relação do paciente com figuras significativas em sua vida, como pais, irmãos, amigos ou parceiros românticos, e como essas relações podem estar influenciando a transferência.
Como uma relação envolve duas pessoas pelo menos, é importante que o terapeuta te ajude a reconhecer e expressar seus sentimentos de uma forma mais saudável, encorajando que você expresse suas emoções abertamente, em vez de reprimi-las ou negá-las, o que pode levar a uma maior compreensão de si mesmo e uma maior capacidade de se relacionar com os outros.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa tarde, tudo bem?
Você deve voltar para terapia com o seu psicólogo e deve falar sobre isso com ele. Pode ter certeza que essa questão será uma peça chave para o seu tratamento. Grande abraço
Os colegas acima já explicaram, mas não deixe de procurar o seu Psicólogo (ele sabe tratar sobre a paixão que vc sente por ele) e um Psiquiatra para tratar das crises que apareceram.
Olá! Que bom que você está buscando ajuda! Acredito que você tenha duas opções. A primeira: Marcar uma sessão com esse psicólogo que estava te atendendo e explicar o que você sente em relação a ele e os sintomas que vem apresentando. Ele poderá continuar te atendendo, se avaliar que isso é possível, ou irá te encaminhar para outro profissional.
A segunda: VocÊ procura outro profissional, explica o que aconteceu com seu antigo psicólogo e recomeça o processo de psicoterapia, para tratar a sintomatologia a qual você refere.
Espero que fique bem!
Aconselho voltar a terapia, porem com outro profissional para que não haja confusão de afetos.
É compreensível que você possa ter desenvolvido sentimentos pelo seu terapeuta, especialmente se ele foi uma pessoa de apoio durante um período difícil da sua vida. No entanto, é importante entender que o relacionamento entre paciente e terapeuta é um relacionamento profissional e ético, e os limites precisam ser mantidos para que o processo terapêutico seja efetivo.

Ao retomar a terapia, é importante que você discuta seus sentimentos com seu terapeuta de forma aberta e honesta. Ele pode ajudá-lo a entender o que está acontecendo e orientá-lo sobre como lidar com seus sentimentos e emoções.

Também é importante lembrar que as crises de ansiedade e pânico que você está experimentando podem estar relacionadas aos traumas que você está tratando em terapia, e é importante continuar com o tratamento para trabalhar nesses problemas e superá-los.

Portanto, a minha recomendação é que você volte para as terapias com seu psicólogo ou procure outro profissional para ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e emoções, bem como para continuar o processo de cura dos traumas de infância.
Tente voltar e falar tudo, se ele não resolver, procure outro.
Se apaixonar pelo psicólogo não é evento raro e o profissional deve saber lidar com isso. Se você optar por falar para ele (a), pode ser um momento difícil mas também positivamente transformador para você, no seu processo terapeutico/analítico.
É importante que você procure ajuda profissional para lidar com essas crises de ansiedade e pânico. Se você sente que pode conversar com o seu psicólogo sobre o que está sentindo, então é importante que você volte para as terapias. Se você acha que não consegue lidar com essa situação, então é importante que você procure outro profissional para ajudá-lo. É importante que você busque ajuda para lidar com essas crises de ansiedade e pânico, pois elas podem afetar sua saúde mental e emocional.
Talvez você tenha se apaixonado pela posição que ele ocupava em sua vida, não exatamente pela pessoa dele. Acredito que ele sendo um profissional capaz, ele conseguirá lidar com essa situação de forma que não atrapalhe o caminhar do tratamento. No entanto, se você acha inviável o seguimento das sessões, sugiro que procure um outro profissional.
Olá, bom dia. Isso é algo que realmente pode ocorrer em uma terapia, já que é um lugar que muitas vezes nos sentimos acolhidos e o psicólogo uma pessoa que está ali presente com você naquele momento para te ouvir, entender e olhar para você de uma maneira aberta, sem julgamentos.
Você teve um motivo para parar a terapia, mas talvez seja importante observar se é algo que está fazendo sentido para você no momento. Você sente-se bem para voltar a fazer terapia com o mesmo psicólogo? Talvez possa ser muito bom vocês conversarem a respeito para entenderem como lidar com a situação, mas se você não se sentir confortável, uma opção pode ser você procurar outra pessoa para uma nova psicoterapia. Digo isso porque, pelo que você está trazendo, parece haver a necessidade de voltar para fazer uma psicoterapia. Espero ter ajudado.
Olá!!
Se você se sentir confortável em falar sobre tudo isso com seu psicólogo antigo, vocês podem trabalhar em sessão sobre esses sentimentos que desenvolveu por ele e dar continuidade no processo terapêutico entendendo seus padrões de comportamento. A psicoterapia não deixa de ser uma interação social e vocês podem usar disso para olhar para muitas coisas importantes do seu processo. Mas não deixe de fazer psicoterapia, nem que seja com outro profissional, caso você decida não retomar com o psicólogo anterior.
Ola, saiba que se apaixonar pelo terapeuta não é algo raro. Se vocês tinham uma boa relação e de confiança, seria interessante você conseguir falar tudo isso pra ele. Seria importante para teu processo terapêutico Abraço!
Olá! Interessante referir que buscou a terapia para tratar "traumas de infância" e se apaixonou pelo terapeuta. Importante refletir em que lugar dos seus traumas você o colocou? Sugiro que siga com seu terapeuta e que leve essa questão para o setting terapêutico. Considero rica essa experiência, pois ela poderá levá-lo a compreender as consequências dessas vivências traumáticas. Fico à sua disposição.
É muito importante que você procure um profissional da Psicologia para entender o porquê disso ter acontecido, é com o psicólogo que muitas vezes "reproduzimos" algumas coisas, e entender isso lhe ajudará a lhe entender melhor.
Quanto às crises, se estiverem lhe prejudicando e não conseguir mais controlar, é bastante recomendado a avaliação psiquiátrica.
Ola, tudo bem?

Voce passou a ter panico e ansiedade porque rompeu com algo sem olhar para esse algo, achando que isso fosse ajudar !

Mas a ideia da terapia é o oposto disso. Para podermos elaborar, se faz necessario olhar!

Nao é curioso nos sentirmos apaixonados pela figura do nossao terapeuta, mesmo nao sabendo quem ele é para além das nossas sessoes? Isso acontece porque tendemos a colocar nossos terapeutas em alguns lugares subjetivos, de acordo com nossos desejos e fantasias. Portanto, sentir-se apaixonado é mais comum do que parece. Se voce sentia que estava sendo bem escutada pelo terapeuta por quem se apaixonou, vale a pena retomar suas sessoes e levar isso a ele. Se ele for um bom terapeuta, saberá trabalhar esse apaixonamento com voce!

Mas se nao se sente confortavel voltar com ele, tente uma outra escuta! Mas nao deixe de levar esse tema para qie ele possa ser trabalhado !

Um abraco!
Você vai precisar retornar a terapia para trabalhar seus traumas e dificuldades. Sobre retornar a terapia com esse profissional você precisa pensar se falar sobre isso vai te ajudar ou causar mais ansiedade, caso falar com ele só aumente sua ansiedade e atrapalhe seu processo de terapia recomendo você procurar outro profissional.
É importante lembrar que o relacionamento terapêutico é uma relação profissional e, como tal, os limites devem ser respeitados. A atração pelo terapeuta é uma situação comum, chamada de transferência, mas é importante que você converse sobre isso em uma sessão com o seu terapeuta para entender melhor o que está acontecendo.

Se você acha que a atração está prejudicando o seu processo terapêutico, pode ser útil voltar às terapias e conversar abertamente com o seu terapeuta sobre esses sentimentos. O terapeuta poderá ajudá-la a navegar de forma saudável o que você está sentindo, lidando com os seus traumas de infância e desenvolvendo maneiras mais saudáveis ​​de lidar com a ansiedade e o pânico.

Se você preferir, também pode procurar outro terapeuta para continuar o seu tratamento. O mais importante neste momento é cuidar da sua saúde mental e fazer tudo o que for necessário para se sentir melhor.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 170
Olá! É provável que tenha acontecido alguma transferência erótico por seu Psicólogo. Eu não sei qual a abordagem ele utiliza, porém, de qualquer forma, tente levar isso para a Terapia. Vocês podem fazer um trabalho importante se esse sentimento for bem trabalhado nas sessões.
Você pode retornar ao psicólogo que estava te atendendo e falar sobre seus sentimentos ou pode começar novo processo terapeutico, não necessariamente você precisa dar um tempo. Abraço
Olá! Com seu relato entendo que dar continuidade ao trabalho será de grande valia para você. Você se sente preparada para expor ao profissional o seu sentimento? Avalie sua disposição em retomar com o profissional e se perceber que não ficará segura em expor, inicie um novo processo. Desejo que você faça uma boa escolha e mantenha seu autocuidado.
Olá, Imagino que essa situação deva estar lhe trazendo muita angustia. Acredito que seria importante você retomar o seu processo e conversar com o seu terapeuta sobre isso. Dependendo da situação pode ser importante retomar o processo com ele ou ele vai encaminhar você para uma outra pessoa competente. O que não da é pra você continuar sofrendo e sem atendimento. É comum e esperado que algumas vezes o paciente se apaixone pelo terapeuta. Chama-se transferencia amorosa. Caso você não se sinta a vontade de falar com ele de forma alguma procure um outro profissional para te ajudar.