Há uns 2 anos tive problema de ansiedade, tomei escitalopram 10mg durante 6 meses e melhorei. Esse a

33 respostas
Há uns 2 anos tive problema de ansiedade, tomei escitalopram 10mg durante 6 meses e melhorei. Esse ano depois q tive covid, voltei a apresentar forte ansiedade. Há 2 meses o médico receitou escitalopram 15mg, senti uma grande melhora mas sinto uns sintomas como uma dorzinha no peito (às vezes lado esquerdo, as vezes direito), quando sinto isso desencadeia minha ansiedade, fico com medo de ter infarto, avc... Já fiz eletro, ecocardiograma e está tudo normal com o coração. Pode ser psicologico? Precisaria aumentar a medicação? (não queria).
Bom dia, tudo bem? O remédio para ansiedade é super importante em alguns casos, mas talvez seja interessante tu buscares psicoterapia para entender o quais tuas crenças, pensamentos e gatilhos te levam a ter ansiedade e quais são as estratégias possíveis para amenizar o quadro. Qualquer dúvida, me coloco a disposição

Olá!
Como você disse, seus exames aparentam tudo normal organicamente, então é muito provável que seja sim algo de fator psicológico, inclusive por ser algo que também desencadeia sua ansiedade, segundo o seu relato. É muito importante que você possa realizar um acompanhamento psicoterápico para trabalhar mais profundamente o que está por trás dessa ansiedade, com um profissional de sua confiança e de forma individualizada.
Sobre o aumento da medicação, isso precisa ser conversado e acompanhado com um psiquiatra também de sua confiança, com quem você pode conversar e ter um melhor posicionamento sobre.
Bom dia! É importante nesse caso que se mantenha o uso do medicamento. De acordo com o seu relato seria legal fazer um acompanhamento psicoterapêutico, pois medos, gatilhos e até mesmo dificuldades de relacionamento (sejam questões pontuais ou frequentes) não são resolvidas com remédio. Qualquer dúvida estou a disposição!
Olá, bom dia. Como seus exames estão em dia e não apontam problema, então seria interessante buscar um psicólogo para fazer um tratamento junto com o médico psiquiatra. A combinação do tratamento farmacológico junto com a psicoterapia pode ser bastante eficaz no seu caso. Espero ter ajudado, um abraço.
Inúmeros estudos científicos recentes tem apontado que o estresse decorrente da pandemia tem afetado a saúde mental da população. Por um lado tem se observado o aumento de sintomas psiquiátricos (ou a reapresentação se sintomas que estavam em remissão) em pacientes que já apresentavam tais condições, e por outro o surgimento de sintomas em pacientes sem histórico de transtornos mentais prévios.
Isso possivelmente ocorre em decorrência do medo, que é um componente adaptativo, que envolve diversos processos biológicos de preparação para uma resposta a eventos potencialmente ameaçadores, são estes processos que permitem uma resposta adaptativa. Contudo, quando extrapola o perigo real, o medo torna-se nocivo, sendo um componente-chave para o desenvolvimento de diversos transtornos psiquiátricos. Diante de situações estressantes (como pandemias), o medo aumenta os níveis de ansiedade e estresse tanto em indivíduos saudáveis ​​quanto naqueles com doenças psiquiátricas preexistentes , já que a incerteza estimula este processo de preparação para o perigo de forma constante.
Escrevi um artigo sobre este tema que está publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria (está na primeira página do site a direita), acho que pode te ajudar a entender este processo.
Obviamente tu precisa de uma avaliação para que os gatilhos sejam identificados e o tratamento seja direcionado. Fico a disposição
A ansiedade é um sentimento normal na vida de todos nós. Em um nível controlado, ela é considerada saudável — o medo nos ajuda a evitar comportamentos impulsivos, por exemplo. Entretanto, quando entra em um nível preocupante, é hora de contar psiquiatra e também psicólogo afim de identificar a raiz do problema. Em qualquer tratamento a medicação funciona como um paliativo no tratamento, o ideal e que você faça acompanhamento psicológico para lidar melhor com a ansiedade
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 80
Olá! Já que você realizou exames e foi descartada a hipótese de desordem fisiológica, seria interessante procurar ajuda psicológica a fim de investigar as causas dessa ansiedade e assim planejar um tratamento adequado. Boa sorte.
É comum que pessoas com ansiedade tenham esse tipo de medo. Interpretam um sintoma corporal de origem psicogenica como sendo sinal de algum problema fisico, o que aumenta ainda mais a ansiedade. Acredito que a psicoterapia pode te ajudar a reconhecer os sintomas de ansiedade e lhe ensinar técnicas para se livrar dessa sensação ruim. O tratamento da ansiedade tem melhor resultado quando se junta a medicação a psicoterapia. Pesquise uma estrategia que se chama acalme-se (tem no youtube) vai ajudar muito quando sentir-se dessa forma. Abraço
Boa tarde!!! Busque ajuda do Psicólogo para um acompanhamento das emoções, dos pensamentos e dos sentimentos associados à ansiedade. Desde já me coloco à disposição.
OLA, PRECISA DE ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO. O REMEDIO NAO SEGURA POR MUITO TEMPO.
Sugiro que você busque acompanhamento psicoterápico a fim de melhor ser orientada sobre precisar ou não manter medicações e dosagens. Estou disponível para esclarecimentos e dúvidas.
Olá, como estamos estamos lidando com uma doença nova, não sabemos se essas "dorzinhas" podem ser algum tipo de sequela da covid. É bom examinar. Mas se estiver tudo bem, pode ser sim sinal de ansiedade. E antes de aumentar a medicação, é possível tentar outras alternativas que te proporcionem bem estar, relaxamento, como técnicas de respiração, meditação, jardinagem, caminhar ao ar livre. Nosso corpo e nossa mente precisam se reequilibrar e a natureza auxilia esse processo de forma natural.
Na maioria das vezes, quando uma pessoa passa por um momento de ansiedade forte, todo o acontecimento fica registrado. Posteriormente qualquer alteração que a pessoa perceba, que, mesmo que não consciente, ligue àquele momento passado, a ansiedade é gerada novamente, até mesmo pelo medo de passar por aquilo de novo.
Sugiro, antes de alteração de dosagem de medicamento, fazer uma sessão psicológica para entender realmente o que está acontecendo com você, e, posteriormente, saber se o acompanhamento psicológico já poderá te ajudar, ou será necessário um ajuste do medicamento.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 160
Ao que tudo indica, parece ser um quadro de ansiedade mesmo e a psicoterapia pode te ajudar muito a entender as reações do seu corpo e em como você poderá lidar melhor com tudo o que lhe acontece.
Em alguns casos, o medicamento é realmente importante e associando-se à psicoterapia aumenta-se os índices de resposta positiva.
Estou à disposição para o que for preciso!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá. Conforme disseram alguns colegas, como você já realizou exames cardiológicos, pode haver aspectos psicológicos importantes envolvidos em seus sintomas. De fato, a psicoterapia aliada ao uso de medicamentos, é muito efetiva para o tratamento da ansiedade. Com a evolução do processo psicoterapêutico, muitas vezes é possível ir diminuindo a medicação. A psicoterapia ou psicanálise ajudaria a compreender a razão destes sintomas, que pode estar relacionada a aspectos inconscientes. A psicanálise faz o trajeto de volta a estes aspectos que podem estar por trás do que você vem sentindo.
Eu trabalho com a problemática da ansiedade desde 2002. Estudei o tema no meu mestrado em neurociências e no doutorado em Psicanálise, realizados na USP. Foram pesquisas sobre tratamentos bastante efetivos para lidar com a problemática. Estou à disposição para qualquer esclarecimento!
O medicamento tem por objetivo amenizar o sintoma da crise de ansiedade porem ele não vai tratar a causa dessa ansiedade, isso é feito com a terapia, por isso é muito importante também o acompanhamento com o psicólogo no tratamento.
Já a dor no peito desencadeada pela ansiedade se dá pois acabamos respirando de forma errada e forçamos mais a área do peito ao invés do abdômen e com isso acaba gerando essa dor
A sua ANSIEDADE reacendeu.
Além da medicação que está te ajudando, através de uma terapia, poderá alcançar melhores níveis de conforto e quiçá com mecanismos estratégicos, ficar cada vez mais confortável!
O direcionamento é a psicoterapia, associada a medicação, para que esta passe a ser temporária. .
Fazer um Check up, verificar todas as suas taxas, acompanhar sua saúde física, ajuda sim , ao emocional.
Procure o quanto antes.
A PANDEMIA, desencadeou ainda mais os níveis de MEDO.
A terapia, fará com que mantenha seu equilíbrio e que em breve, desmame de medicação.
Garantidamente, será o melhor caminho.
Sobre a dosagem do medicamento você pode conversar com seu médico a respeito, mas o que você está sentindo pode ser melhor compreendido em terapia.

Se quiser conversar, pode me chamar!
Forte abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicólogo - conversa inicial - R$ 90
O fármaco mais eficiente é a fala. Venha para eu lhe escutar!
Olá! Além de usar medicação, você tem feito também o acompanhamento com um Psicólogo? A medicação é muito útil mas o tratamento com o Psicólogo é fundamental nesses casos. A terapia pode, inclusive, contribuir para a redução do tempo de uso da medicação. A psicoterapia aliada ao uso de medicamentos é o que tem trazido melhores resultados. O trabalho do Psiquiatra complementa muito bem o trabalho do Psicólogo. Você pode unir os dois tratamentos. Quanto mais acesso você tiver a recursos para lidar com a sua ansiedade, mais rapidamente você irá se fortalecer e recuperar a sua vida. É possível ter qualidade de vida, mesmo com ansiedade. Não esquece, ta? Cuide-se bem!
Olá, bom dia. A ansiedade, em casos moderados a graves, deve ser tratada com um tratamento multidisciplinar: psiquiatra (que trata dos sintomas físicos com medicamentos) e psicólogo (que trata da parte emocional). Visto que você já está medicamentada. Busque agora a ajuda de um psicólogo. Explicando: A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Olá! A medicação é importante e tem seu papel no tratamento. Porém, a medicação não ensina novos padrões de pensamentos, novos comportamentos e muito menos ressignificar suas feridas.
Costumo dizer que tomar antidepressivos e não fazer terapia é como tapar o sol com a peneira. Nem todas as dores são curadas com remédios. Procure um psicólogo e dê início a terapia para trabalhar as causas emocionais que estão desencadeando sua ansiedade. Será um prazer te ajudar. Abraço!
Olá
Acredito que você esteja bem medicado, inclusive você mesmo relata que sentiu melhoras.
Em relação aos sintomas que restaram, você pode tentar controlar com meditação. E caso não consiga resultados satisfatórios, procure um/a psicólogo/a.
Boa sorte
Olá!
Como já foi eliminado problemas orgânicos, provavelmente a causa é psicológica. Procure um profissional da psicologia, a medicação sozinha não é eficiente, entender a raiz da sua ansiedade é essencial e a fala é o melhor remédio. Um abraço.
Boa noite! Procure antes um médico para avaliar precisamente tudo o que está acontecendo com vc, e em seguida busque um psicólogo, pois existem questões importantes aí que só o psicólogo vai poder te ajudar.
Olá, o remédio é bem importante para alguns casos de ansiedade. Então é importante que Você busque por um psicólogo, para lhe ajudar a entender isso e a melhorar sua qualidade de vida, durante o seu acolhimento você aprende algumas técnicas para auxiliar na sua melhora e diminuir a ansiedade, você pode usar estas técnicas no seu dia a dia lhe deixando mais calma e tranquila. Qualquer coisa, fico a disposição. Um bom dia para você.
Para maior efetividade de seu tratamento, talvez seja indicado um trabalho de PSICOTERAPIA. A medicação te ajudará aliviando o seus sintomas e através do trabalho de psicoterapia você vai entender o que te causou ansiedade, para à partir daí, você criar recursos de enfrentamento para que consiga viver de uma maneira mais autônoma lá na frente, aprendendo a lidar com tudo isso que te causa ansiedade.
Pode ser psicólogico, sensações como de ansiedade podem causar dores físicas! Mas precisaria passar por uma avaliação! Como você disse que não há interesse em aumentar o uso da medicação, te recomendo buscar outras estratégias de cuidado, como os atendimentos psicológicos. Esse trabalho pode te auxiliar emocionalmente e te ajudar a criar meios de enfrentar esses momentos de pico de ansiedade! Estou à disposição, grande abraço!
Bom dia, a medicação é importante para ajudar a conter os sintomas aversivos, contudo a ajuda Psicológica ajuda também a entender que eventos ou o que está desencadeando a ansiedade, sugiro que busque ajuda de um profissional
Olá. Você citou fatos muito importantes...mas o que me chamou a atenção foi que no quadro Pandemia, sua ansiedade , aumentou, ou seja, me parece que reapareceu com mais intensidade. Portanto o uso de medicação em primeira instância que se faz nesse momento necessária. Porém, como se sabe, a medicação pode sim amenizar, porém não vai a causa, que devem ser existenciais...Te faria algumas perguntas...você já se considerava ansioso de uma certa forma antes da pandemia? porém, digamos a sua ansiedade reascendeu, aumentou? Parece-me que isso você já percebeu...então a necessidade de uma psicoterapia, para ver suas emoções, entendê-las e resignificá-las. Um outro fato ligado ao futuro o que você espera, seus medos, suas expectativas, seus relacionamentos, próximos como você os sente agora...quase em um momento pós pandemia... Estou a disposição.
Olá, tudo bem?
A ansiedade pode se apresentar de diferentes formas e
intensidades, em diversos momentos da vida, e
determinadas situações que se apresentam, podem
contribuir para um novo desencadeamento dos seus
sintomas.
A situação de estar infectada com o vírus da Covid-19
pôde ter causado esses sintomas de ansiedade sim.
Quando você pergunta sobre se esses sintomas podem
ser psicológicos, é possível dizer que a tensão e o estresse
causados pelo medo da presença da doença pode ter
contribuído para o seu surgimento.
É importante, então, procurar um profissional da
Psicologia, que, através das psicoterapias, poderá te
ajudar a compreender o seu contexto, e investigar as reais
causas dos sintomas, assim como, te ajudará no
enfrentamento da ansiedade nas diversas situações do dia
a dia.
Quem dirá se há a necessidade de continuar com a
medicação, é apenas o seu médico psiquiatra, que irá
avaliar o seu caso e prescrever, ou não, em conformidade
com ele.
Espero ter ajudado,
Estou à disposição.
Abraço.
oii
O corpo fala, e quando algumas questões emocionais são negligenciadas, é muito comum sentirmos sintomas físicos que estão relacionados ao estado psicológico mesmo. Sugiro sim procurar por acompanhamento psicológico, que pode ser muito útil na sua situação! Além de claro continuar o seu tratamento medicamentoso.
Me coloco à disposição, sou a Letícia e sou psicóloga. abrço
Pode ser psicológico sim. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para avaliar. Converse com o médico que te receitou a medicação e informe do que está sentindo para entender se precisa de ajuste na dose ou não. Abraço