meu filho tem boas notas na escola,porém as professoras reclamam que ele se distrai muito em sala de

22 respostas
meu filho tem boas notas na escola,porém as professoras reclamam que ele se distrai muito em sala de aulas.Ele tem déficit de atenção?
Uma criança inquieta ou mais distraída não necessariamente apresenta déficit de atenção.
A primeira coisa que você deve se perguntar, com base na sua observação e no apontamento dos professores, é se esse perfil acarreta em problemas funcionais e/ou sociais à criança e, portanto, gera a ela algum tipo de sofrimento.
Tendo feito isso, sugiro que consulte um profissional especializado para que o mesmo possa realizar um diagnóstico adequado da criança.
Vale destacar, ainda, que desatenção/agitação na infância são expressões comuns frente as vivências emocionais mais intensas e/ou difíceis, bem como sintomas de outras psicopatologias que acometem essa faixa etária

Como psicopedagoga, vou resumir assim: Ele aprende?
Então a escola pode administrar isto. Ele com certeza deve conversar com os colegas, fazer rápido as atividades...É ativo. Isto sempre teve e sempre terá neste nosso sistema de escola. Um bom professor de educação física pode no pátio da escola fazer várias atividades de recreação visando o controle inibitório de movimentos exagerados em crianças, brincadeiras de memorização ( que necessitará a atenção ) etc. Uma boa escola é um mundo social que favorece o desenvolvimento da criança. Nem tudo é patologia. Quando a escola indica é porque observou esta criança no conjunto com seu grupo de iguais. Aí outros terapeutas devem sim ser consultados com urgência.
Complementando a fala da colega, temos duas hipóteses:
1¹ - Tem aquela criança que não esta interessada em estudar. Não sei a idade dele, mas a criança esta em desenvolvimento e seus pais são os modelos a seguir, ou seja, se não recebe o incentivo dos pais sobre a importância de estudo. Ele certamente não saberá.
2¹ É a criança portadora do transtorno de atenção.
Certamente é aconselhável buscar ajuda de um profissional.
A dica é você ajuda-lo, procure olhar seu caderno quando chegar em casa,
cobre as tarefas e estipule um horário pra faze-la e não deixe porto de algo que ele possa distrair. Por exemplo na sala com a televisão ligada, ou em frente a um computador
Olá, se o seu filho tem boas notas, ele não tem déficit de atenção. Afinal, ele conseguiu manter a atenção o tempo suficiente para aprender o conteúdo e para preencher as atividades que produziram as notas.
Se ele se distrai na classe o problema é outro. Talvez ele seja mais rápido que os colegas ou as atividades propostas pelas professoras sejam pouco interessantes para ele.
Me parece que este problema esteja mais sob responsabilidade da escola do que ssob a sua responsabilidade e do seu filho.
Olá mãe!
Interessante que ele tem bons resultados! Isso comprova que ele não tem dificuldade de aprendizagem. Porque as características que envolve o TDAH interfere na capacidade de aprendizagem. Estudar é uma dinâmica que "dói" de modo figurativo. Quem gosta de estudar nessa fase com tantos estímulos mais "interessantes"? Eu sugiro que você esclareça com a professora dele o que exatamente acontece em sala. Se ele consegue completar as tarefas sem dificuldades. Enquanto tempo ele consegue desenvolver. O que está por trás dessa dinâmica? Peça esse relatório para as professoras e logo busque um profissional para uma orientação. Espero poder ter contribuído.
Para saber se a criança tem déficit de atenção, é necessário uma avaliação neuropsicopedagógica e / ou neuropsicológica. Não é possível diagnosticar sem fazer os testes, que são validados cientificamente para dar ou descartar um diagnóstico. Muitos fatores podem estar ligados à desatenção: desinteresse, dificuldade de aprendizagem, fatores emocionais, timidez, dificuldades de socialização, enfim, nem toda criança desatenta tem Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Os testes te ajudarão a definir a real dificuldade e se constatada, a partir de um laudo a escola precisa elaborar um plano de aprendizagem diferenciado que favoreça o seu filho.
Olá. Se ele tem boas notas e se distrai nas aulas, pode ser que o conteúdo das mesmas não seja tão interessante para ele, talvez valha a pena ver se ele se interessa por questões mais desafiadoras. Como ele se comporta em outros contextos? Mais importante do que um diagnóstico, é pensar para que ele serve. Seu filho é feliz? Tem amigos? Faz outras atividades além da escola? Ele se interessa por algo próprio a ele (sem ter de responder a uma obrigação)? Creio que averiguar esse tipo de situação pode ser mais interessante!
Boa Tarde,
Sou psicóloga especialista em atendimento de crianças, e em formação em neuropsicologia.
Em relação ao seu filho é preciso observar se essa desatenção ocorre em outros ambientes fora da escola, como por exemplo em casa, socialmente, e como já foi exposto, toda criança tem um grau de desatenção e inquietação, é necessário observar também a intensidade desse sintoma, como por exemplo se com bastante intensidade ele não consegue prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido, parece não estar ouvindo quando dirige a palavra a ele, perde coisas necessárias para suas atividades, mexe com as mãos ou pés ou não consegue ficar parado, entre outros sintomas. Seria interessante você procurar um profissional da saúde, psicóloga ou médico, para avaliar esses comportamentos.
Não necessariamente, mas é preciso investigar a atenção, memória, controle inibitório, impulsividade e o QI para entender quais mecanismos ele usa para tirar notas boas e ser distraído. Precisa entender até que ponto ele se distrai, como é a rotina, alimentação e sono. Um fator muito importante também é o emocional. Se não está afetando o cotidiano dele, não vejo problema. Caso esteja refletindo em outras áreas da vida (como convivência familiar), é necessário fazer uma avaliação.
O Déficit de Atenção é um diagnóstico sério e que possui uma série de sintomas para além da agitação percebida pelos professores. As perguntas mais importantes que devem ser feitas ao receber esse apontamento da escola é a seguinte: A criança apresenta esse comportamento anormalmente agitado em outros ambientes além da escola? A criança consegue criar laços de amizade com os coleguinhas e participar de brincadeiras e atividades sem interromper as mesmas precocemente? A criança está conseguindo absorver os aprendizados da escola e está aprendendo? É somente em uma ou duas aulas/professores que a criança age assim?
Essas perguntas são importantes porque somente com base nelas você conseguirá descobrir se este comportamento acarreta problemas para a criança. Em outras palavras: É preciso entender se a criança sofre por isso ou é prejudicada significativamente (por exemplo: não consegue aprender, ou não tem amigos porque não consegue parar pra brincar, etc).
Caso você esteja preocupada com o problema e deseje, é indicado procurar uma psicóloga de sua cidade para fazer uma avaliação psicodiagnóstica para o caso, que resultará em um diagnóstico diferencial e, com ele, você terá acesso a todas as informações de como agir caso seu filho possua TDAH.
Olá!! O fato da criança ter boas notas, já é uma referência muito positiva, pois mostra que ele consegue absorver novos conhecimentos e tem correspondido às expectativas de desenvolvimento do conhecimento. Quanto a questão comportamental em sala de aula, precisa ser mais investigada. Cada criança tem sua forma específica de aprendizagem. é preciso conhecê-lo mais e estruturar um diagnóstico. Só assim será possível entender as reais razões da dispersão dele em sala de aula. Procure um apoio profissional de psicólogo ou psicopedagogo.
Olá! A desatenção é o fator principal no quadro de TDAH, porém há outras questões a serem observadas, por exemplo se essa falta de atenção acontece em outros lugares, em casa, com os amigos.....Mas o diagnóstico é mais amplo e requer uma avaliação com psicólogo, neuro......Há outros quadros onde também é observada a falta de atenção, seja por um fator emocional que esteja deixando a criança preocupada por exemplo, até um quadro de processamento auditivo, depressão, enfim, importante uma avaliação profissional.
Abraço
Boa tarde, é difícil dizer se tem deficit de atenção assim rapidamente sem conhecer a criança mas se ele tem boas notas e alcança os resultados esperado não se pode falar de deficit de atenção, pode ser que seja mais uma forma de hiperatividade que precisa ser canalizada a seu favor já que ele alcança bons resultados. Coloque ele em alguma atividade física tipo judo, jujitsu para descarregar um pouco de energia e aprender a focar a atenção. Espero ter ajudado um pouco.
Olá. Vale avaliar se esta colocação da professora é algo que você escuta com recorrência durante os anos letivos e se esta falta de atenção, dificuldade de organização e impulsividade também são percebidos em outros ambientes, além da escola. Para tirar a dúvida e ter o diagnóstico você pode recorrer ao psicólogo, médico psiquiatra ou neurologista
Uma avaliação com testagem psicológica pode distinguir se a distração se trata de uma questão emocional ou neurológica para encaminhar apoio na situação.
Ola!Precisa procurar profissional e ter informações precisas. Talvez esta desatenta por alguma situação ou evento .Sugiro avaliação psicológica que é um conjunto de técnica e procedimentos que tem objetivo de verificar determinada características psicológicas de uma pessoa.
Espero ter ajudado!
Não é possível fazer um diagnóstico sem uma consulta prévia. Observar a criança e o quanto ela pode não estar tendo espaço para agir como uma criança se faz importante. Assim como os adultos, há crianças com mais energia para a ação, e isso pode ser muito bom para ela criar, produzir, realizar coisas em sua vida! Algumas crianças têm mais necessidade de movimento do que outras... ter tempo para correr, brincar antes de sentar-se numa sala de aula logo que acorda pode ser um alternativa.
Não se deve rotular como défcit de atenção apenas a falta de interesse por modelos de aprendizados escolares que nem sempre são estimulantes... há pessoas muito inteligentes, que por aprender rápido, se desinteressam pelo ritmo tradicional de ensino. Uma consulta com um bom profissional, atento a isso pode ser de grande ajuda!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, não necessariamente. Talvez possa ser uma distração ou desinteresse. Porém o mais indicado é procurar um neuropsicólogo para avaliação psicológica. Um abraço.
Olá seria interessante procurar um profissional para uma avaliação mais precisa, pois não necessariamente uma criança inquieta terá déficit.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (sigla – TDAH) é uma doença pode acontecer nas crianças, adolescentes e adultos, que geralmente começa a dar sintomas nas crianças, costuma melhorar quando o indivíduo fica adulto, ou pode se perpetuar em graus variados, comprometendo o desempenho profissional, familiar e afetivo dessas pessoas durante toda sua vida. Basicamente são dois espectros de sintomas principais da doença, que merecem um detalhamento e explicações separadas: o déficit de atenção-distração-desatenção, e a hiperatividade-impulsividade. Sugiro procurar um especialista para ser realizado uma entrevista/anamnese no setting terapêutico. Aproveito para ressaltar que cada ser humano é único e singular.
Distração e falta de atenção em sala de aula podem ser comuns em crianças e não necessariamente indicam um diagnóstico de déficit de atenção. É importante observar outros comportamentos e sintomas que seu filho pode apresentar, como dificuldade em seguir instruções, esquecimento constante, impulsividade, entre outros.

É recomendado que você agende uma consulta com um profissional especializado, como um médico ou psicólogo, para que possam avaliar seu filho de forma mais completa. Essa avaliação pode incluir testes e questionários específicos que podem ajudar a identificar as condições subjacentes da atenção. Se um diagnóstico de déficit de atenção for feito, existem tratamentos e estratégias que podem ajudar a lidar com os sintomas, ajudando a melhorar o foco e a concentração em atividades cotidianas.
Não necessariamente, pode ser, inclusive, que ele não tenha nenhum transtorno. É preciso uma investigação mais detalhada por profissionais capacitados. Abraço.