Minha situação atual... Tenho um filho de 7 anos que estuda em uma boa escola, faz aula de jiu jitsu

23 respostas
Minha situação atual... Tenho um filho de 7 anos que estuda em uma boa escola, faz aula de jiu jitsu e inglês. Em casa ele não gosta nem um pouco de brincar sozinho... sente sempre necessidade de ter alguém com ele. Ele está demorando muito para copiar coisas em sala não presta atenção.ComoSaber Pq?
A descrição de seu filho corresponde à grande maioria de crianças dessa idade. Se a intensidade dos comportamentos descritos os qualificam como problemas pode ser avaliado - principalmente nessa idade - pelo seu desempenho escolar e pela observação da professora. Caso a escola já tenha comunicado à você que é algo a ser trabalhado, a avaliação com um psicólogo é o mais indicado.

Primeiramente escute o seu filho o que ele tem a dizer sobre o que você pensa que é uma questão ou problema. Escute e ouça o que ele diz a respeito. O fato de não querer brincar sozinho não significa necessáriamente um problema é possível que goste de estar com algum coleguinha que é saudável. Essa demora que você fala é muito discrepante em relação a média da turma? É copiar de um quadro? As vezes, há casos em que crianças possa ter até mesmo alguma dificuldade relacionada a visão o que pode gerar algum desinteresse. As tarefas escolares, bem como atividades extras nessa idade, talvez, possam estar sobrecarregando o mesmo. É preciso que se respeite o ritmo de cada criança.
Vamos por parte. O fato dele não querer brincar sozinho e ter necessidade de estar com alguém não tem relação alguma com ele demorar a copiar as atividades escolares. Crianças não gostam de brincar sozinhas, quando isso ocorre é exceção. Brincar normalmente exige a presença de uma outra criança para que a brincadeira seja mais prazerosa. Talvez ele esteja, do jeitinho dele, querendo te pedir um pouco mais de sua atenção. Sobre demorar a copiar as tarefas em sala, entenda que cada criança tem seu ritmo. A área do cérebro responsável pelo controle da atenção, do raciocínio e do comportamento é o lobo frontal e essa é a última área a amadurecer completamente.Isso significa que para uma criança é difícil conseguir concentrar-se em uma atividade por um longo período, daí a morosidade ao copiar as atividades em sala. Converse com a professora a respeito dessa situação e o quanto isso está atrapalhando seu desenvolvimento em sala. Se necessário, busque ajuda profissional.
Quantos anos tem o seu filho? Ele é filho único? Há quanto tempo ele estuda nesta escola? Desde quando ele apresenta estes comportamentos? É preciso fazer uma entrevista mais abrangente para começar a entender o todo o cenário que se apresenta. Sugiro procurar a escola e procurar saber mais detalhes, antes de procurar um psicólogo para averiguar a questão.
Esse comportamento de não prestar atenção na sala de aula e demorar a copiar os deveres pode ter várias causas, poderia começar investigando tendo uma conversa com ele, se está com alguma dificuldade na escola, com as disciplinas, com o método da escola, uma comparação com anos anteriores pode ajudar a descobrir o que está acontecendo. Verificar se está tudo certo também em relação a visão, se está enxergando bem, problemas oftalmológicos podem causar dificuldades de concentração e copiar do quadro. Quanto a necessidade de brincar com outras crianças, é uma atitude normal na idade dele. Uma avaliação psicológica pode ser um caminho para te ajudar a entender o que está acontecendo.
Olá boa tarde. É importante que vc converse com seu filho e tente manter com ele uma relação de confiança. Observar, acompanhar tanto na escola, quanto em casa é primordial nessa fase. Se o seu desempenho escolar estiver tendo baixo rendimento é importante saber com os professores como ele se comporta em sala de aula, o momento em que vc percebeu essa mudança. Tendo em vista essas observações procure um profissional que possa fazer uma avaliação sobre déficit de atenção caso vc note que é uma questão de base neurológica.
Olá, bom dia.
Penso que, nesse contexto, o mais importante é você poder conversar com seu filho e entender qual a necessidade mais profunda dentro da necessidade de não estar sozinho em casa. Qual a necessidade que existe dentro da necessidade de não ficar sozinho? Você mãe, tem alguma ideia/imagina o que poderia ser?
Sobre a dificuldade com as cópias da escola, me parece algo natural. Cada um tem seu tempo. De todo modo, entender um pouco mais do contexto dele e das necessidades me parece importante.
Caso faça sentido, procure uma terapia de família a fim de cuidarem juntos do que pode estar acontecendo.
Olá, vejo em sua descrição que seu filho é bem estimulado, tanto na escola, como nas atividades extras. É sempre bom conversar com a criança sobre todas as atividades que está inserida, pois assim você terá conexão e também saberá se está do agrado da criança, se está com alguma dificuldade, se está sabendo administrar todas de uma forma saudável. Observo que o comportamento dele mudou, pois você escreveu "ele está demorando", então quer dizer que ele o fazia bem. Antes de qualquer especialista ser procurado, cabe um entendimento seu sobre a situação, sendo assim, uma conversa empática com seu filho. Procure saber o que mudou, quais são as necessidades dele, se você pode ajudar nesta melhora. Caso não obtenha resposta ou veja que vai além de suas possibilidades de ajuda, procure um psicólogo para nortear a situação, pois ele saberá discernir se o tratamento precisa ser contínuo com ele ou com outro especialista. Já a necessidade de ter alguém pra brincar, faz parte da faixa etária e mostra o quanto gosta de relações sociais, não se preocupe. Espero ter contribuído. Abraços
Olá, como alguns especialistas já inteiraram, o fato de ele não brincar sozinho não se constitui um sintoma ou algo problemático. A respeito da dificuldade escolar é normal a criança, principalmente na idade de alfabetização, ter dificuldades, por não estar acostumada com a rotina escolar. Para você ter uma noção, de acordo com pesquisas, as escolas são as maiores responsáveis por encaminhamento de crianças a profissionais de saúde mental, e muitas vezes começa-se a medicar essa criança com psicotrópicos que podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da criança, e em muitos casos o problema não é a criança e sim a didática do professor ou a falta desta.
Converse com seu filho, e o escute para entender mais profundamente o problema, por menor que a criança seja ela sempre terá o que falar, se você achar necessário leve-a a um psicologo para fazer questionamentos mais profundos e entender melhor as circunstâncias dessa dificuldade. Espero ter ajudado, qualquer questão estou à disposição.
Pelo que você refere, seu filho esta com dificuldades que podem ser por inúmeras razoes, tanto emocionais , quanto cognitivas e ate ambientais (pode estar cansado e por isso mais desatento as aulas, pode estar inseguro por alguma razão e por isso requerendo sempre a presença de alguém...) Porem para saber ao certo e preciso leva-lo a um psicologo, que buscara mais informações sobre seu filho e com isso poderá, junto com a família, ajuda-lo.
É de extrema importância um olhar de um profissional qualificado. Um Psicólogo fará uma entrevista clínica e um acompanhamento que visa trabalhar o funcionamento, comportamento, emoções e interações sociais do seu filho. E fará os encaminhamentos necessários para que outros profissionais contribuam para o processo.
Boa tarde!! Ele é filho único?? Se for é normal ele não querer brincar sozinho. Em relação a demorar em copiar, tem que ser feito um psicodiagnóstico, para saber o que pode estar ocorrendo. E o fato da atenção, pode estar relacionado em querer interagir o tempo todo com os amigos, pq sabe que indo para casa não terá ninguém para brincar. São apenas hipóteses, necessário mesmo, fazer a primeira entrevista com os pais ou só com a mãe e na sequência o psicodiagnóstico.
Olá, o fato dele não querer brincar sozinho e ter necessidade de estar com alguém na grande maioria das vezes é normal para criança da idade dele.
Com relação a ele demorar a copiar as atividades escolares pode haver varias variáveis, o ambiente escolar a metodologia aplicada ou até algo cognitivo ou neurológico que precisa ser avaliado. Sugiro que procure um psicologo para que possa realizar uma avaliação mais aprofundada dessas possíveis variáveis.
Oi querida, percebo como natural a sua ansiedade em relação a estas questões que você apresentou. Atualmente vivemos em um mundo de muitas pressões por padronizações e cumprimento de prazos e etapas pré definidas para o desenvolvimento humano. Mas não podemos nos esquecer de de que cada um tem o seu tempo e que é muito importante respeitá-lo com amor.
Levando este fato em consideração, vou dar algumas dicas sobre estas duas dificuldades que você listou:
Sobre brincar sozinho tem uma prática bem interessante que pode ser realizada, vou tentar descrevê-la aqui para lhe ajudar:
- Primeiramente, estabeleça uma rotina com seu filho e inclua nela um horário para brincar junto com você.
- Nos primeiros dias, brinque junto com seu filho, dando atenção plena, sem distrações com celulares ou outras atividades. Terminada a brincadeira ensine a guardar os brinquedos. Esta é a fase em que ele aprende a brincar, a suar a criatividade e principalmente é a fase em que ele se nutre da sua presença.
- Nos dias seguintes, após um período inicial de nutrição da sua presença, avise ao seu filho que irá se afastar um pouco (para fazer alguma atividade na cozinha por exemplo) e que volta logo. Volte antes de ele te chamar.
- Ao longo dos dias vá aumentando esse tempo de distanciamento. Sempre cuidando para que ele esteja nutrido da sua presença inicial e estimule para que ele vá entendendo que você estará disponível. Antes de se afastar, avise e diga que ele pode chamá-la quando precisar.
Obs: Não existe um tempo certo para cada uma dessas etapas, você irá sentir de acordo com percepção da tranquilidade do seu filho e da sua segurança.

Com essa prática, ele aprende a ter autonomia para brincar e entende que a mãe está em casa e disponível para quando ele precisa, mas que ele pode brincar sozinho sem riscos e aproveitando sua criatividade.

Em relação à atenção e demora para copiar a matéria na escola, acompanhe junto com a professora, pois pode ser normal da idade. Se estiver muito fora dos padrões, mesmo após ser respeitado o tempo de cada um, e atrapalhando todo o grupo, sugiro procurar um profissional para uma avaliação.

Espero ter ajudado... Abraços
Uma visita ao psicoterapeuta seria o primeiro passo e o mais ideal, pois somente essas informações é um pouco difícil de responder.
Podem ter vários fatores que possam estar aplicados nessa dificuldade de se relacionar com o outro e dificuldade na escola.

Separe um momento, sente com ele e converse de uma forma mais dinâmica e divertida, sobre escola, amigos para tentar ver o que está acontecendo.
Bom dia, a descrição que você faz do seu filho não mostra nada fora dos comportamentos normais de uma criança de 7 anos; é normal que ele goste de brincar em companhia quem gosta de ficar sozinhos? Veja um pouco essa pandemia, os adultos também estão rejeitando o estar só, imagine uma criança!! A respeito da dificuldade de copiar do quadro, leve-o a um oftalmologista para tirar a duvida se tem problema de visão, é importante que os pais passem mais tempo com ele para perceber o real problema, mas se já fazem isso procure ajuda de uma psicologa, ela saberá diagnosticar o que está acontecendo com ele. Atenção a não criar rótulos a redor dele.
Procure um psicólogo / psicopedagogo, com certeza encontrará a ajuda necessária.
Ola!
Sua preocupação nos mostra que você já esteja encontrando dificuldades em lidar com esta situação.
Sugiro a você que procure um psicólogo, relate a dinâmica de sua família, ou seja, como funciona cada coisa, com qual frequência, quem são os membros da família que vivem com você e etc.
Tenho certeza que logo terá respostas importantes para ajudá-la em seu dia a dia.
Sugiro que você busque conversar com um profissional para a compreensão melhor da situação, antes de buscar uma psicoterapia para ele. Bjs
Olá. Agradeço por compartilhar conosco a sua pergunta. As dificuldades em termos emocionais e de aprendizagem de uma criança podem ser desencadeadas por muitos fatores, de modo que se torna difícil te trazer uma orientação mais precisa somente com as informações que você nos trouxe. Minhas recomendação é que você procure a escola de seu filho para uma conversa com a equipe pedagógica e professores. Peça a eles uma avaliação de como tem se dado o desenvolvimento de seu filho em termos de aprendizado e interações com colegas e equipe da escola. Havendo uma alteração muito significativa nesse aspecto sugiro buscar por acompanhamento de um profissional de psicologia que tenha experiência no trabalho com crianças. Esse profissional terá condições de fazer uma avaliação mais detalhada e propor um acompanhamento adequado ao caso. Um abraço!
Não vejo nada anormal, faz parte da idade. Não querer ficar sozinho o tempo todo poderá exigir muito do seu tempo, por isso vá ensinando a brincar também sozinho, a fazer suas tarefas sozinho. Vai lhe dar um pouco de trabalho mas faz parte de mãe e ou pai.
Olá Que bom que estás atenta ao teu filho. Como teu relato é curto, os sinais que traz podem ter ou não relação entre si. Algumas situações podem ter a ver com o ambiente e outras com a singularidade do teu filho. Acredito que se tu procurar ter sessões com um profissional da psicologia vá aos poucos entendendo teu filho!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá. Investigando, sendo que a melhor pessoa para te dar as respostas que procura é seu filho. Converse com ele, entenda o que ele está pensando e sentindo, converse com professores e, se necessário, busque ajuda profissional de psicólogo. Abraço.