Namoro á 5 anos, já terminamos a relação uma vez e voltamos. Devido a estresse de trabalho, acho

13 respostas
Namoro á 5 anos, já terminamos a relação uma vez e voltamos. Devido a estresse de trabalho, acho que o foco tem sido isso e me esqueci do namoro. Ele diz que não me ama mais como amava e quer terminar a relação. Terapia de casal pode ajudar a deixar as coisas claras? Pra "nós"? Antes de tomar decisã
Os relacionamentos amorosos são os que tem a probabilidade de nos causar as emoções mais intensas (positivas ou negativas) pois ressoam justamente as emoções mais importantes e marcantes que já
vivenciamos: as das relações primárias, com mãe e pai (ou criadores) e que, por isso, dizem respeito à nossa autoestima e às nossas maiores dores ou alegrias... A força dessa frase revela a intensidade com que ela está sendo afetada pelo que está havendo entre vocês, mesmo que, para você, possa parecer que a situação não justifique tanta emotividade. A questão é que os relacionamentos amorosos tem o poder de nos ativar emocionalmente, ativando traumas passados e multiplicando emoções que nos "cegam", deixando-nos à margem da força do inconsciente e portanto, às vezes, fazendo-nos agir "sem o poder da razão". Essas frases e reações exacerbadas são sintomas dessas ativações, que devem ser tratadas em terapia individual. Caso ela não aceite, busque uma para poder ajudá-lo a lidar com isso. Abs

Sem dúvida, o terapeuta vai ouvir o casal, pontuará o que pode tá pegando, oferecerá possibilidades para vocês continuarem de uma forma harmoniosa, mostrará a vocês que é possível prosseguir (se for possível de fato ) sem rancor, ofensas e incompreensões. A terapia de casal é fundamental para que haja esclarecimento e compreensão da parte de ambos.
Sim, pode ajudar muito! Porque vocês vão conseguir dialogar na presença de um mediador que enxergará as influências inconscientes que se encontra entre o casal, prejudicando a relação. Além disso, vocês terão um tempo, um espaço e uma pessoa para cuidar do relacionamento. A terapia ajudará a tomar a decisão em manter a relação ou terminar de forma bem mais consciente e convicta.
Além de ajudar cada um a aprender com a experiência e desenvolver a capacidade de se relacionar de forma mais saudável,
Um abraço.
Olá, tudo bem?
No processo da terapia de casal, você e seu namorado poderão compreender melhor os sentimentos e sensações que o outro estão vivendo e juntos definirem como é a melhor forma de proceder e definir um caminho. as decisões passam a ser tomadas juntos de forma congruente e mais saudável para ambos.
Abraços.
Eu já acompanhei casais que se separaram e outros que reconstruíram a relação depois de viverem situações parecidas com a sua. A terapia de casal ajudaria muito a esclarecer o que cada um está sentindo. A escuta de um psicólogo irá proporcionar uma melhor compreensão do momento que estão vivendo. Desta forma poderão decidir sobre o assunto com mais clareza e segurança, evitando sofrimentos excessivos ou desnecessários. O essencial é que os dois estejam disponíveis e interessados em ingressar nesse processo. Seja qual for a decisão, será tomada da maneira mais consciente possível e a reconstrução da relação ou da vida individual será melhor elaborada e mais tranquila.
De uma forma geral, e esse fato é compreensível, o casal procura a terapia quando a situação conjugal está além do suportável. Não porque existam diferenças sérias ou porque o diálogo esteja insustentável. Muitas vezes a terapia se faz necessária e o resultado pode ser bastante favorável. No entanto frequentar um terapeuta de casal não representa dizer que, ainda que existam divergências, o convívio será diferente à partir de então. Muitos casais procuram o terapeuta de casal porque precisam de uma testemunha. Alguém isento de julgamento e interferências para expor o conflito. E muitas vezes para provar que a separação é difícil, mas irremediável.
Olá! :) Para que a terapia de casal possa se mostrar eficiente, é importante que ambos queiram fazê-la. Deve ser um decisão em conjunto. Ocorre com certa frequência que apenas um lado quer, e aí, a experiência terapêutica pode ser bastante desgastante. Avalie com seu parceiro o quanto que ele está disponível para entrar em uma terapia de casal. Caso sim, aí com certeza, esta poderá ser uma ótima experiência terapêutica para vocês dois.
Nosso processo evolutivo é decorrente da desconstrução de uma natureza que entra em processo de declínio por outra mais amadurecida, compatível com a realidade da nossa posição na curva existencial.
O relacionamento amoroso (namoro e casamento), por ser um episódio na curva da existência, constitui uma ferramenta para essa metamorfose. Costumeiramente iniciado pela paixão ( estado afetivo de média intensidade e média duração), cada um irá projetar no outro seu ideal masculino ou feminino, estabelecendo-se um estado de encantamento.
A substituição da busca da ilusão pela admiração é um rito de passagem da fase de amor romântico para o amor de ação que irá requerer um novo grau de maturidade, com necessária revisão no nosso sistema de crenças.
A terapia de casal é uma ferramenta eficiente para ajudar os cônjuges a realizar este rito de passagem, contribuindo para o progresso individual e conjugal.
Olá! Sim, a terapia de casal ajuda cada um dos parceiros a falar de seus sentimentos, mágoas e expectativas com o relacionamento. Tendo a escuta do profissional e as colocações que são feitas, com certeza, as questões do casal e de cada um ficam mais claras e as decisões mais fundamentadas. Muitos casais conseguem se acertar, outros podem decidir por se separar, conseguindo muitas vezes, fazer isto de forma a menos traumática possível. A decisão de procurar um psicólogo ou psicanalista deve ser dos dois em busca de uma melhor compreensão do que está acontecendo com o casal. Um abraço, Deborah
A realidade é que todo casal tem problemas. Fato. Mas se não encarada com maturidade se tornará insustentável.
A terapia de casal abre um espaço para uma comunicação reflexiva e portanto de uma maior probabilidade assertiva.
O papel do profissional da psicologia é intermediar esse diálogo ampliando a visão de ambos já que por estarem sob fortes emoções talvez possam não enxergar a melhor solução.
Um grande abraço.
A terapia de casal pode ajudar a nomear melhor as dificuldades com que o casal se depara, assim como clarear pontos que restam obscuros ou inconscientes na dinâmica conjugal, abrindo novos caminhos para as questões enfrentadas.
Olá! Como já mencionado pelos colegas acima, na terapia de casal, com auxílio do psicólogo, cada um poderá identificar e expressar seus sentimentos, mágoas, expectativas, desejos e medos. Nesse processo, o casal conseguirá descobrir os limites, os pontos positivos e os que devem ser melhorados. Após se compreenderem, poderão, com auxilio do psicólogo, tomar a melhor decisão quanto ao relacionamento se irão permanecer juntos ou não, como também poderão ter consciência de como construir um relacionamento saudável e feliz.
Olá
Sim com certeza, a terapia de casal poderá a ajudar a clarear os sentimentos e conflitos envolvidos na relação de vocês. Porém, não se esqueça que o compromisso com a terapia envolve dedicação de tempo, energia psíquica e custos financeiros. Se vocês estiveram dispostos ainda a investir no relacionamento, valerá a pena.
Boa sorte