Não gostar de abraçar os pais e falar sobre minha vida com eles é normal?

33 respostas
Não gostar de abraçar os pais e falar sobre minha vida com eles é normal?
Olá! O que você relata precisa ser entendido de forma mais profunda, entender de que forma essa relação com seus pais se apresentam pra você, além de avaliar o que significa demonstrar afeto(abraçar) tendo em vista sua personalidade e as especificidades de cada relação.
Um processo de psicoterapia poderia ser muito útil para que você fizesse contato com isso. Esse contato favoreceria não só o seu autoconhecimento, mas também a compreensão das singularidades das suas relações.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Com carinho
Vanessa Masson

Oi. Espero que esteja tudo bem. Não existe certo ou errado em relação a como vc gosta de estar, fazer e falar com seus pais, mesmo que eles não gostem e reclamem. Pense em que vc quer fazer para que sua vida valha a pena ser vivida em relação a vc e seus pais? Isso é muito mais importante e interessante. Mas para isso, vc tem que reconhecer suas emoções, a dos seus pais e saber analisar, por isso indico procurar um profissional especializado (psicólogo) para te ajudar nessa caminhada. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Você tem direito de abraçar e se abrir com quem você quiser. O fato de serem seus pais não torna isso "obrigatório". Entretanto, se você elaborou essa pergunta, pode ser que isso te incomode. Se você acha que essa dificuldade de contato afetivo com eles é derivado de um conflito que te causa sofrimento, pode ser interessante procurar uma psicoterapia para falar sobre isso com alguém diferente deles.
Esta resposta afetiva pode ser algo característico da sua personalidade. Se esse movimento não lhe apresentar nenhum incômodo, não há problema. Agora, caso você perceba que este comportamento esteja impactando ou acarretando algum prejuízo, principalmente na construção e manutenção das relações sociais fora do ambiente familiar, aí sim, seria oportuno buscar por um profissional para iniciar um processo terapêutico. Espero ter contribuído de alguma forma.
Abraçar os pais é algo espontâneo quando você também recebeu abraços e beijos deles durante a infância e adolescência. A gente aprende com os pais a sermos afetivos e a demonstrar afeto. Porém, durante a adolescência(você não mencionou sua idade), é mais difícil que isso aconteça porque é uma fase em que o adolescente procura um afastamento dos pais como forma de se auto-afirmar. Mas isso passa!
Olá, como vai? Espero que esteja bem! Olha todos nós acabamos se tornando quem somos com base em nossas experiências na infância e adolescência. Tudo que passamos, ouvimos, vemos e vivenciamos contribui para quem a gente se torna; Por tanto provavelmente esse seu comportamento seja fruto de como se moldou o relacionamento com seus pais, provavelmente uma pessoa que não goste de tanta proximidade com seus pais tenha sido uma criança ou adolescente que foi muito cobrada ou criticada, mas não se exaspere! Não é sua culpa que sinta isto, são padrões de comportamentos que vão sendo reforçados com o tempo, nada como a boa e velha terapia para nos ensinar como lidar com nosso jeitinho de ser.
Já trabalhei questões assim na clínica e o que mais vi foi uma dificuldade de toque na fase adulta refletindo dificuldades de receber carinho na infância. Não sei se foi o seu caso, mas lhe convido a refletir sobre isso... As vezes não recebemos porque eles não tiveram para nos dar. Isso não quer dizer que devemos fazer o mesmo com eles e demais.

Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Olá! A questão de como nos relacionamos com os outros não pode ser simplesmente encantada como algo normal ou patológico. Tudo depende de como é a relação. Mas se não abraçar seus pais e falar da sua vida te incomoda, isso passa a ser uma questão para você e que merece atenção. De qualquer modo, sua pergunta aponta para um incômodo e este sim merece atenção. Pois se vc gostaria de fazer diferente e não consegue é possível compreender os sentidos de se portar assim para poder fazer diferente ou, ao menos, aceitar o modo como tem vivido a relação com seus pais. Espero ter te ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico - R$ 200
Fiquei com uma impressão que você esteja sentindo algo em relação a não conseguir demonstrar essas coisas com eles, um desconforto. Acho que esse desconforto merece atenção e cuidado. Você não precisa ter esses comportamentos com eles, se não quiser. As pessoas gostam muito de colocar como a gente deveria se sentir né?! mas a verdade é que a gente se sente como se sente e tudo que podemos fazer é tentar cuidar disso de forma responsável. Você querendo ou não ter esse contato com eles, eu creio que seja importante a gente olhar pra esse provável desconforto que ta sendo gerado em você e ver o que podemos fazer para que você pode fazer para viver em paz e desfrutar da sua vida e das suas relações daqui pra frente. Qualquer coisa, me manda uma mensagem no perfil que a gente pode conversar melhor, tenho umas ideias interessantes que gostaria de discutir contigo
Oiê!! Depende muito de como é sua relação com seus pais, e como você se sente. Tem relações que são mais distantes, onde não é usual ter abraços e revelação de coisas mais pessoas. Tem relações que isso não acontece e causa sofrimento, porque é algo que a pessoa deseja que aconteça... Caso seja algo que te incomoda, psicoterapia pode ser uma boa alternativa para ajudar na melhora de relações.
Boa noite como vai? o fato de você não se sentir a vontade de abraçar e se abrir com seus pais não considerado "anormal" o que precisa ser investigado é se você sente-se a vontade de agir assim. Em geral a nossa tendência no que se refere a demonstração de afeto é de certa forma repetir o que aprendemos nas nossas experiências emocionais quando criança. Busque ajuda para entender melhor isso, boa sorte!
Olá, boa tarde e ou boa noite. Entendo que temos conflitos e eles geram comportamentos, o ato de não abraçar, pode estar associado à alguns sentimentos, ainda não acessados e compreendidos. Assim, gerando um sentimento de desconfiança e descontamento. Podendo gerar outros conflitos no ambiente social, prolongando a desconfiança de si mesmo e formar um conflito mental, de indiferença e pobreza de memórias afetivas. A psicoterapia pode te auxiliar a reencontrar recursos íntimos para recomeçar uma nova maneira de se relacionar, sem medos e mais enfrentamentos, na forma de se comunicar. Fico a disposição e tenha a certeza que vc já esta indo a busca de entendimentos, que já é, um passo importante. Entender que estamos em constante mudanças. Forte Abraço
Olá, o certo e o errado estão dentro de você e é você quem vai descobrir a sua melhor forma de lidar com seus pais, bem como, com as outras pessoas. Em todo o caso, estou à disposição para sessões de psicanálise!
Depende de como isso o afeta, seria importante ter mais detalhes para orientar melhor, mas a depender da sua idade pode ser uma fase normal, geralmente o sofrimento vem da cobrança desse afeto ou falas negativas sobre seu comportamento. Passa a ser um problema se você sentir falta dos seus pais mas não consegue se aproximar, se eles não o procuram e você se sentir só, se aconteceu algo que afetou essa relação, há inúmeras possibilidades, mas para ter ajuda mesmo seria interessante falar com um profissional de forma mais profunda.
Olá, tudo bem? A forma como os filhos se relacionam com os pais é consequência das questões anteriores que vivenciaram, por isso, essa resposta é muito subjetiva e só você pode responder. Se é normal ou não depende de cada um, e acho que mais importante é ainda você pensar se faz sentido para você a relação de vocês acontecer desta forma? Se isso te incomoda? Se você deseja investigar melhor esta questão, sente que este não é um assunto bem resolvido, te oriento a buscar auxilio de um psicólogo/psicanalista para que este possa contribuir melhor dentro do ambiente terapêutico esse assunto junto com você. Boa sorte no teu processo. Fico à disposição.
Não é COMUM, é melhor você fazer psicoterapia.
Olá, boa tarde! É preciso que seja entendido mais profundamente a questão e avaliar o que significa a demonstração de afeto para você. Este comportamento pode ser algo característico da sua personalidade; no entanto, penso que se você elaborou essa pergunta, pode ser que esteja te incomodando. Caso seja isso que esteja acontecendo, penso que é aconselhável que busque um profissional terapêutico.
No processo terapêutico, pode ser investigado desde quando essa relação com seus pais se apresenta para você, se é só com eles que você não consegue demonstrar afeto, indo além do que foi colocado como informação, podendo conhecer a história da sua família, saber quando foi percebido, se ocorreu algo, para que possamos entender como e se pode estar influenciando nessa sua queixa.
Um sintoma deve ser visto como algo positivo, pois este denuncia algo que não está bem.
As emoções não ditas, adoecem.
Espero ter contribuído de alguma forma.
Olá! Acredito que existam muitas coisas a serem pensadas na sua pergunta. Por exemplo, desde quando você se sente assim com eles, como é a sua relação com eles, o que significa abraçar para você, como eles respondem quando você conta da sua vida?
Existem fases do desenvolvimento, especialmente na adolescência, que esse comportamento é bastante comum, pois faz parte do processo de crescimento e separação. Mas se isso está incomodando você, vale a pena buscar uma psicoterapia pra te ajudar a explorar essas questões.
Olá, possivelmente deve haver muitas coisas envolvidas nesse comportamento.
O principal fator é de que o que seria "normal" para você e como foi sua relação com seus pais até os dias de hoje. Vale muito a pena buscar ajuda psicológica para que você possa entender melhor o que te acontece internamente.
Olá! Bom dia! Você gostaria de conversar e abraçar os seus pais? Você acha que te faria bem? Essas perguntas são mais importantes do que "ser normal" ou não. Caso queira, você tem um trabalho, e pode dar errado. Boa sorte.
Depende com qual "normal" você está comparando. Dentro de uma família suficientemente saudável, onde respeito, segurança, afeto, autonomia e limites são valorizados, poderíamos pensar que não seria normal. Mas como a grande maioria das famílias não é assim, caberia questionar o porquê tais características são difíceis e/ou incômodas para você. Não num sentido de se é normal ou não, mas por qual objetivo e finalidade isso acontece.
Boa noite,

Em primeiro lugar seria interessante você se questionar o que é "normal para você" e desde que momento sua relação é assim com seus pais? Uma outra questão importante é você se perguntar quais motivos te levariam a não abraçar e conversar com eles, para depois ser possível você refletir se é possível ou não fazer diferente.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! Acredito que esse sensação deve fazer sentido dentro da sua história de vida. Para sentimentos e emoções não existe certo e errado ou normal e anormal! Somos humanos e sentimos coisas. Um processo psicoterapêutico pode lhe ajudar a olhar com mais profundidade - por meio de perguntas e recursos - para o que se passa dentro da sua pele quando você se relaciona com os seus pais ou com outras pessoas e te auxiliar a identificar de qual modo você quer interagir com eles. Abraço!
Olá, tudo bem? Quando se tratam de relações humanas é difícil nomear o que seriam relações normais. Relações são dinâmicas e você pode desenvolver diferentes tipos de sentimentos e emoções em uma mesma relação - o que não significa que uma relação seja qualificada como integralmente boa ou ruim. Seria super interessante que você pudesse trabalhar isso em análise, descrever sobre essa relação que você constrói com os seus pais, o que o abraço e a afeto representa para você, quais os limites que você estabelece dentro da relação, quais as inseguranças que ela provoca e vários outros questionamentos acerca disso. Isso possibilitaria que você tivesse mais consciência de seu lugar nessa relação, bem como a análise seria um espaço seguro para falar sobre os seus pais também! Colocar em palavras, inclusive, pode auxiliá-la a aliviar as angústias que as relações podem ocasionar! Me coloco a disposição caso tenha outras dúvidas, abraços!
É preciso entender a situação com mais cautela. Contudo, não existe parâmetro que diga o que é normal ou não na sua forma de se relacionar. Porém, se isso te incomoda, mesmo não sendo patológico, precisa de atenção de um profissional. Isso porque você pode expandir essa forma de se relacionar em outras relações futuramente.
Sobre o fato de ser com os seus pais, não necessariamente há um problema por serem eles. Você pode não querer partilhar por não haver espaço de escuta, e pode não querer expressar-se emocionalmente, por não ter aprendido padrões afetivos com estas figuras. Lembrando que, se existe um anseio pela mudança, o profissional pode te ajudar a modificar estes padrões.
Olá. É normal sim, só abraçamos e nos abrimos com quem nos sentimentos confortáveis, portanto se os seus pais não te fornecem isso é natural que você não queira fazer. Porém é preciso avaliar: porque isso ocorre? como é a relação com os pais? isso traz algum prejuízo?
É comum que as pessoas tenham diferentes formas de se relacionar com os pais e compartilhar informações sobre suas vidas. Algumas pessoas sentem mais conforto em manter uma certa distância emocional em relação aos pais, enquanto outras têm mais facilidade em compartilhar detalhes sobre suas vidas. Isso pode ser influenciado por diversos fatores, como personalidade, cultura, experiências passadas e dinâmica familiar. No entanto, é importante lembrar que a comunicação e o contato afetivo com os pais podem ser importantes para o desenvolvimento de relações saudáveis e para o bem-estar emocional. Se você está enfrentando dificuldades em se comunicar ou se relacionar com seus pais de forma satisfatória, pode ser útil buscar ajuda profissional, como terapia familiar ou individual, para entender melhor esses padrões de comportamento e encontrar formas mais saudáveis de se relacionar com seus entes queridos.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Acredito que observar essa questão pelo parâmetro do que é normal ou anormal seria injusto com você e sua história de vida. Me parece que sua pergunta pode envolver aspectos mais profundos e me faz pensar em alguns questionamentos: você gostaria que essa situação fosse diferente? Ela está te trazendo sofrimento e angústia? Como seu relacionamento com seus pais foi construído ao longo da vida? Abraço e conversa são formas que eles entendem de expressar afeto? Você demonstra afeto por eles? Como? Não demonstra? Está tudo bem com isso? A partir delas, é possível ter um norte de como você está se sentindo diante dessa situação. Caso queira aprofundá-las e esteja sofrendo com isso, a psicoterapia pode ser um espaço interessante para você. Espero que esteja bem, abraços!
Oi! como voce está hoje?
Primeiro , que bom que voce veio até aqui para entender mais sobre voce mesmo, isso já demonstra uma preocupação consigo mesmo, né?
Segundo que só o fato de não conseguir abraçar os pais não quer dize que voce seja "anomal", pois isso é apenas uma condição.

Nesse caso é importante avaliar todo o contexto da situação. Saber como é a relação de vcs, se isso te incomoda, ou incomoda eles? como vc lida?
Oq é demonstração de afeto para vc?
há quanto tempo você tem sentido tudo isso? Eles te cobram ou vc que se cobra por issso?? e o que mais? Pelo seu relato posso perceber a angústia. Seria interessante procurar ajuda psicológica para te ajudar a entender de onde estão vindo esses sentimentos e também te ajudar a elaborar o que está acontecendo. A nossa vida subjetiva é muito ampla e não dá paa fazermos diagnóstico assim. Mas entenda que vc não é anormal, ñao!
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
É comum não ter vontade de abraçar ou de conversar com os pais se eles também não fazem isso com você ou se vocês não tem uma boa relação. Abraço.
Olá, sim é bem normal. Isso varia de pessoa para pessoa. O que precisa ser levado em consideração são suas características de personalidade, diante das experiências, expectativas e vivências e partir disso ficar tranquila.
Pode ser útil procurar ajuda e receber orientações e sugestões para melhorar sua preocupação.
Boa tarde. Primeiro é importante entender, o que você considera normal e porque não seria normal?
Ola boa tarde. Espero que esteja bem. Bom, não existe certo ou errado. Relação e intimidade são construídas com o tempo e com investimento. Precisamos olhar para sua historia e de qual forma foi construída a relação entre vocês, assim como qual investimento foi colocado nesta relação, além do quanto isto interfere para você, como se sente, que acredito que sinta desconfortável, pois tem te causado inquietações. Sugiro que procure uma psicologa que sinta-se acolhida e que se identifique para explorar melhor estas questões. Me coloco a disposição para te acompanhar. Um abraço @psiluanamarys