o meu marido tem diabetes tipo 2, e ele está muito magro e fraco, posso incluir na alimentação dele

9 respostas
o meu marido tem diabetes tipo 2, e ele está muito magro e fraco, posso incluir na alimentação dele sardinha frita?
Olá prezada. Incluir um alimento específico como a sardinha frita não vai melhorar o estado de saúde dele e até pode pior, pois frituras podem aumentar o colesterol e o triglicérides. O que você precisa fazer urgentemente é levar seu marido a um Nutricionista, pois diabetes é.uma doença crônica seria e precisa ser tratada com medicamentos, alimentação equilibrada e adequada para ele além de exercícios físicos! Receitas de internet ou dicas sobre um alimento não irão tratar da doença nem reverter o quadro clínico dele atual! Nutricionista urgente!e coloco a disposição no que puder ajudar, mas não demore pra buscar orientação! Boa sorte e melhoras pra ele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A sardinha é um execlente alimento, porém o ideal é não consumir frita. No caso específico de seu esposo, se está com perda de peso e se sentindo fraco, significa que precisa de acompanhamento nutricional adequado, o que além da medicação, é fundamental no tratamento da pessoa com Diabetes. Sugiro que procure um Nutricionista Clinico, que poderá dar as orientações e prescrições necessárias, de acordo com as necessidades específicas dele. Se for o caso, estou à disposição.
Olá, tudo bem?
Para manter o controle adequado do diabetes é muito importante que vocês procurem um acompanhamento com um nutricionista, para que seja feita uma avaliação nutricional completa e seja elaborado um plano alimentar individualizado visando o controle dos níveis de açúcar no sangue e alterações como hipoglicemia ou a hiperglicemia. É importante que a dieta para diabéticos seja variada, composta por alimentos naturais, ricos em fibras e bem fracionada ao longo do dia. Além disso, é importante regular o consumo de alimentos que contenham gordura, já que há risco da pessoa desenvolver doenças cardíacas, além da diabetes. A prática de exercícios físicos é um grande aliado para o tratamento do diabetes e proporciona melhor qualidade de vida.
Espero ter ajudado e me coloco à disposição para conversarmos.
Olá! Seria muito importante entender todo o contexto do seu marido para responder adequadamente a sua pergunta! Primeiramente diria que não! não, pela sardinha, mas pelo modo de preparo não seria interessante o consumo devido a quantidade de gordura presente! Essa gordura em excesso pode auxiliar na questão da dislipidemia se ele já tem alteração, ácido úrico e também toda a questão cardiovascular, "obstrução de artérias e veias"! Discutir com um profissional nutricionista que possa te ajudar as melhoras escolhas para melhor resposta no estado nutricional do seu marido seria muito importante.
Olá. A fritura não é indicada nesse caso. Seria interessante que o seu marido fosse fazer um tratamento com uma Nutricionista Funcional. Plano alimentar equilibrado e personalizado. Precisando estarei a disposição.
Olá,
a sardinha por mais que seja um peixe com alto teor de ômega 3 (que tem ação antioxidante e anti-inflamatória) nesta forma de apresentação que deseja fazer, frita, acaba mudando o tipo desse ácido graxo e sendo uma fonte de gordura com ação inflamatória, não sendo indicado para um paciente com DM2 que já é uma doença com origem inflamatória. Além disso, nenhum alimento sozinho vai mudar este estado nutricional do seu marido. É necessário uma consulta nutricional personalizada para entender as reais necessidades calórias e nutricionais dele para que se monte um plano personalizado e com alimentos variados e no aporte de macro e micronutrientes que seu marido esteja necessitando neste momento.
Espero te ajudado!
O óleo vai ter ação inflamatória e a fritura deve ser evitada na prevenção de doenças, ainda mais quando já tem uma diabetes.
Procure gorduras com ação antiinflatória como o ômega 3 para o seu esposo. A sardinha tem só que ao fritar perde a ação anti-inflamatória.
O que seu marido precisa é você evitar fritura até para não evoluir para doenças cardiovasculares.
Opte por proteínas grelhadas, ao forno, emsopados
Espero ter ajudado
Oiii. A sardinha é fantástica para a saúde. Mas, porque ao invés de frita, você não faz ela em forma de patê ou num molho com macarrão? Bj.
Ola
A fritura fara com que a sardinha perca parte de suas propriedades nutricionais e para minimizar os danos, opte por óleos como o óleo de coco, manteiga ou banha de porco. Contrate um bom nutricionista funcional e espero que fique bem.

Especialistas

Fernanda Ribeiro

Fernanda Ribeiro

Nutricionista

São Paulo

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Ana Beatriz Rocha

Ana Beatriz Rocha

Nutricionista

Santos

Lívia Gabriela de Siqueira Nunes

Lívia Gabriela de Siqueira Nunes

Nutricionista

Caruaru

Sabrina Da Silva

Sabrina Da Silva

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 268 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.