O objetivo do psicologo(a) e mudar a forma de pensar do paciente ou tem nada ver ?

41 respostas
O objetivo do psicologo(a) e mudar a forma de pensar do paciente ou tem nada ver ?
Ótima questão! Na teoria cognitiva, entendemos que não é o fato que determina o que sentimos, mas o que interpretamos desse fato. Por exemplo: se eu for fazer uma prova e pensar "não vai dar certo, não estudei", vou ter o sentimento de medo, ansiedade. Mas se eu pensar que "vai dar certo, estudei e estou preparado", terei um sentimento de felicidade, confiança. A prova ainda é o fato, mas o que mudou foi a maneira de pensar sobre ele. Então nesse teoria, eu não diria que é o objetivo, mas um mecanismo de mudança que usamos para atingir os objetivos. E falando em objetivo, dentro do processo terapêutico sempre irão existir diversos objetivos, esses serão definidos entre psicólogo e paciente, o trabalho sempre é feito em conjunto e as decisões também serão tomadas assim. Fico a disposição para outras dúvidas.

O objetivo do psicólogo pode variar de acordo com o caso específico e as necessidades do paciente. Em geral, o objetivo geral do psicólogo é ajudar o paciente a alcançar um melhor equilíbrio emocional e comportamental e melhorar sua qualidade de vida.

Alterar a forma de pensar do paciente pode ser um aspecto importante do tratamento, especialmente quando os pensamentos disfuncionais estão contribuindo para problemas emocionais e comportamentais.
Na verdade, de forma bem genérica, o objetivo do psicólogo é ajudar o paciente a entender melhor o que pensa e sente e caso o paciente queira mudar, a mudança é decisão do próprio paciente!
Bem bacana essa pergunta. É importante que o objetivo não seja do psicólogo sabe?! Porque estamos falando da sua vida, não é algo simples que a gente pode presumir que vai ter uma resposta melhor do que a que você já tem, contudo, juntos, você com suas vivências e eu com o conhecimento técnico-científico da Psicologia, podemos criar estratégias inteligentes únicas para o seu caso. Então meu onjetivo não vai ser mudar como você pensa, mas construir com você uma nova forma de pensar, por exemplo
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá. Todos os colegas falaram muito bem só queria acrescentar que o psicólogo nunca muda nada, ele aponta comportamentos, emoções e sentimento que podem estar atrapalhando a sua vida, e quem decide mudar para ter uma vida mais plena é o paciente.
Claro que existe um trabalho terapêutico e muito cuidadoso para que isso aconteça.
Essa pergunta é ótima. Para a psicanálise, tratamos de reescrever histórias e dores psíquicas a partir de um tratamento pela fala. Isto é, ao falar e ao se escutar é possível ressignificar sofrimentos e conflitos que causam dores, angústias e até mesmo realidades muito duras.
Quem muda algo em terapia, é o próprio paciente, em vista dos assuntos abordados em sessão. Portanto, a terapia em si, não é tanto o que ocorre em sessão. Mas sim, o que o paciente faz após a sessão.
Nós psicólogos, direcionamos o caminho, pontuamos a fala que julgamos relevante ao caso, acolhemos, respeitamos, e damos vazão para que o inconsciente do paciente encontre a melhor trilha para resolução de seus anseios, questionamentos, conflitos, angustias e reflexões.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 100
A palavra Psicoterapia vem da união de "Psico" (mente) e "Terapia" (tratamento). É o tratamento dos problemas da mente e das emoções.
É um processo que envolve a escuta clínica especializada, feita por um Psicólogo. O objetivo é promover autoconhecimento e tratar as questões emocionais, mentais e conflitos internos do ser humano. As sessões normalmente são semanais, baseadas em conversas entre o terapeuta e o paciente - ou pacientes, já que a terapia pode ser tanto individual quanto para casais, grupos ou famílias.
O psicoterapeuta ampara, acolhe, acompanha e utiliza abordagens que levam o paciente a reconhecer, compreender e ressignificar suas emoções, identificando padrões de pensamento que levam ao sofrimento emocional aos comportamentos inadequados.
Os motivos que levam à busca pela psicoterapia são muito diversos, como quadros de ansiedade, dificuldades emocionais, problemas em relacionamentos, perdas (como luto ou separação), questões ligadas à sexualidade, entre outros.
A psicoterapia pode também ser parte importante do tratamento de problemas psiquiátricos, como depressão, transtornos de pânico, dependência química, esquizofrenia, entre outros - muitas vezes com a participação de um médico psiquiatra.
Psicoterapia envolve método, técnica e conhecimento. É muito mais do que desabafar com amigos sobre seus problemas. O Psicólogo tem a formação necessária para conduzir um tratamento propriamente dito, que leve à melhora da saúde mental e emocional.
Existem várias abordagens e técnicas psicoterápicas. Todas são efetivas e respeitadas. Por ser um processo único para cada pessoa, não se pode determinar um prazo para o seu término. Afinal, cada um tem o seu próprio ritmo e reações.
Procure sempre um profissional qualificado, com formação em Psicologia e com a devida habilitação legal no Conselho Regional de Psicologia.
Venha começar esta jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal. Será um prazer acompanhar você nesse processo, que desfaz nós e tece saúde emocional, para sua vida ser mais plena e feliz. Conte comigo!
Boa pergunta! Imagine que a nossa mente é como se fosse uma máquina de calcular sem as teclas de 'subtrair' e de 'dividir'. Ela soma e multiplica abstrações sobre tudo o que é observado, escutado e pensado por você. Infelizmente a mente não dá tréguas e ela está fazendo o que foi programada para fazer desde os nossos ancestrais, recordar experiências e prever situações com objetivo de te preservar.

Mas existe solução! Já que é muito difícil controlar pensamentos ou elimina-los, é possível, por meio da atenção plena (Mindfullness), aprender a observá-los e abrir espaço para novas maneiras de lidar com eles. Quando a gente aprende que pensamentos são apenas palavras em 'nossa cabeça', a gente não mais precisa acreditar neles 100% ou dar muito importância ao seu conteúdo. Isso traz maior liberdade pois o poder que estes pensamentos exercem sobre a sua experiência é reduzido.

Por exemplo, imagine uma situação muito importante para você. Uma entrevista de emprego, uma conversa com alguém que você quer namorar, etc. Nestas situações a sua 'mente' vai lhe dizer um montão de coisas: "Você não tá preparado(a)"; "Não vai dar certo"; "É melhor adiar e me preparar mais"; etc. Neste caso, você pode observar essas histórias que a sua 'mente' contaria para você e dizer 'mente': "Olha, eu sei que você quer me proteger mas se eu seguir o que você está me dizendo eu não vou realizar aquilo que é importante para mim". Percebe? Os pensamentos difíceis continuaram neste exemplo, mas não foram suficientes para impedir que a pessoa fizesse aquilo que é importante e significativo para ela.

Espero ter contribuído!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Em geral, o objetivo do psicólogo é ajudar o paciente a lidar com as questões do cotidiano e da vida. O Psicólogo pode apontar comportamentos, emoções e sentimentos que estejam atrapalhando o seu desenvolvimento saudável, elabora o manejo psicoterapêutico para que o desenvolvimento, novos comportamentos e sentimentos aconteçam.
É um processo de autoconhecimento e mudança, sempre com foco em saúde.

Fico a sua disposição!
Excelente pergunta! Em última instância, o objetivo do Psicólogo é trazer mais felicidade para os seus pacientes e para atingir esse objetivo, é necessário fazer uma profunda reflexão dos acontecimentos da vida, aspectos sociais, econômicos e até espirituais. Também avalia a dinâmica psicológica das interações do mundo interno e externo de cada indivíduo e algumas dessas análises podem requerer mudanças significativas. Mas dito tudo isso, posso dizer que, apesar de as vezes ser do desejo do Psicólogo que você mude a forma de pensar sobre alguns pontos, o objetivo nunca será forçar você a mudar sua forma de ser, apenas apresentamos outras visões e expandimos a forma que você entende as coisas. Inclusive, a forma de pensar dos pacientes também ensina os profissionais sabia?

Desejo tudo de bom, um abraço!
Excelente questão! De modo geral o objetivo do psicólogo é investigar e consequentemente apresentar ao paciente uma análise do que lhe é trazido nas sessões, sempre voltado à promoção de saúde do paciente. Dentro disso, pode-se chegar em momentos na terapia que é apresentado ao paciente comportamentos disfuncionais e que não o estejam levando à um estado de saúde mental que o mesmo deseja, daí vai do paciente querer mudar ou não e com isso enfrentar as dores e alegrias que sua escolha o levar.
Olá, tudo bem?

É um excelente pergunta! Na verdade, o objetivo específico do psicólogo pode variar, a depender da abordagem utilizada, do caso, do paciente, dentre outras variáveis. No entanto, pode-se dizer que o psicólogo trabalha a fim de fazer com que o paciente tenha visões e perspectivas mais amplas em relação ao problema/situação enfrentado, ajudando-o a encontrar um ponto de equilíbrio emocional e comportamental diante de tais situações. Mas isso pode variar, a depender da abordagem.
No que concerne às abordagens cognitivas, porém, pode-se dizer que existe o objetivo de fazer com que o paciente perceba se seus pensamentos são funcionais/adequados, e a pensar em novas maneiras de enxergar o mundo.
Outras abordagens focam mais na interpretação e na análise daquilo que o paciente leva à sessão, mas independente disso, o objetivo principal é um amadurecimento emocional, a fim de promover a saúde do paciente.

Espero ter esclarecido suas dúvidas, estou à disposição.

Abraço.
Boa noite, O psicólogo tem como propósito fazer a pessoa compreender a si mesma e os problemas que a cercam. Além disso, pode fazer a pessoa refletir quais aspectos de sua vida que precisam melhorar, segundo sua queixa inicial e outras que podem surgir durante o processo psicoterapêutico.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 110
Olá, como você pode perceber existem várias maneiras de se explicar a psicoterapia, dependendo de cada profissional e abordagem, de cada caso e do objetivo de cada paciente.
Acredito que num processo de terapia, a dupla vai trabalhar junta investigando como o paciente se relaciona com o mundo, as pessoas e consigo mesmo, explorando outras possibilidades de interpretar e entender os fatos e permitindo então novas maneiras de pensar e agir, se isso fizer sentido pra você e seus objetivos em terapia.
Importante salientar que cabe ao psicólogo estimular essa investigação e reflexão, mas quem decide e efetiva a mudança é o paciente.
Se juntos percebermos que a maneira de você pensar está te trazendo sofrimento e te afastando dos teus objetivos, e conseguirmos analisar a situação de outros pontos de vista e construir outras possibilidades de pensamento que façam sentido para você, então podemos dizer que o objetivo é mudar a sua forma de pensar.
Olá! Um dos objetivos do processo terapêutico é levar o indivíduo ao autoconhecimento. De forma que este sim, possa tomar suas próprias decisões e refletir sobre todos os cenários que envolvem sua vida. A fim de, equilibrar aquilo que possa estar causando desconforto.

Olá! Na minha opinião o objetivo do terapeuta não é mudar a forma que o paciente pensa e sim ajudá-lo a observar como se relaciona com os pensamentos e sentimentos. Por exemplo, quando você pensa algo difícil, como você reage? Você deixa de fazer algo importante para você? No decorrer do processo psicoterapêutico, terapeuta e cliente vão caminhar juntos, ser uma parceria ativa, um vínculo seguro, que possa promover e facilitar a identificação dos objetivos terapêuticos alinhados com a construção de uma vida que vale a pena viver.
Primeiro, o tratamento psicoterápico é trabalhar seu autoconhecimento. A sessão é do paciente, portanto o psicologo não tem objetivos ali, quem tem é o próprio paciente, o psicólogo através da fala do paciente "chama atenção" para seu próprio discurso. Portanto, o psicologo trabalha com o que o paciente traz na sessão, e não, nosso intuito NÃO É MUDAR A CABEÇA DO PACIENTE, e sim abrir a mente dele para que ele possa pensar sobre tudo.
Olá! Primeiramente a terapia é para ajudar no autoconhecimento e autodesenvolvimento. O intuito não é mudar a forma de pensar e sim entender essa forma, entender os sentimentos e ações. Isso ajuda a elaborar o que está gerando angustias e incômodos. Espero ter ajudado.
Olá!! O objetivo do trabalho do psicólogo(a) vai além de simplesmente mudar a forma de pensar do paciente. O processo terapêutico busca auxiliar o paciente a desenvolver uma maior consciência sobre si mesmo, a identificar e entender suas emoções, pensamentos e comportamentos, e a encontrar formas mais saudáveis e eficazes de lidar com suas dificuldades e desafios. Embora a mudança de pensamentos seja muitas vezes um aspecto importante da terapia, é apenas uma das várias ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar o paciente a alcançar seus objetivos de saúde mental. O foco do trabalho depende da abordagem terapêutica utilizada e das necessidades específicas do paciente.
Olá!
Na terapia cognitivo comportamental nós partimos do princípio que, mudando a forma de pensar, muda-se o comportamento .
A mudança nos pensamentos é para pensamentos mais funcionais, realistas e condizentes com a realidade.
Acredito que, quando o paciente procura a psicoterapia, ele já está em busca de mudanças, mas possui receio nesta transformação. O pensamento é um importante alicerce para a forma como sentimentos e também como nos comportamos; se existe disfuncionalidade nestes resultados; então sim, propor a mudança de comportamento é um caminho.
A decisão pela mudança é sempre do paciente. O papel do terapeuta, de forma simplista, é identificar o quanto os caminhos podem estar equivocados, e o quanto os prejuízos podem estar levando ao adoecimento. Mudar estes padrões é sempre uma escolha livre do paciente.
Olá, de certa forma sim, porém a mudança não é uma imposição, é o resultado do processo, a proposta é ajudar o cliente a ter clareza, entende a função do pensamento, consequentemente haverá mudanças.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Boa pergunta. Na verdade o objetivo do psicólogo é promover saúde mental, e uma das ferramentas utilizadas é a mudança de pensamento, além da mudança comportamental, avaliação da qualidade das relações, pratica de atividade física, alimentação, entre outros aspectos.
A proposta da psicoterapia é ajudar a pessoa a se desenvolver, se conhecer e está forte para fazer escolhas conscientes.
O objetivo do trabalho de um psicólogo é ajudar o paciente a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo e de seus padrões de pensamento e comportamento. Isso inclui explorar as crenças e valores que podem estar contribuindo para problemas emocionais ou comportamentais, bem como identificar padrões de pensamento negativos ou distorcidos que possam estar prejudicando o bem-estar do paciente.

No entanto, é importante esclarecer que o trabalho do psicólogo não é simplesmente mudar a forma de pensar do paciente. O objetivo da terapia é ajudar o paciente a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com os desafios da vida de maneira mais eficaz e saudável. Isso pode incluir a identificação e substituição de padrões de pensamento negativos por pensamentos mais realistas e adaptativos, mas também pode incluir o desenvolvimento de habilidades sociais, resolução de problemas e auto-regulação emocional.
Abraços.
Não diria ‘mudar’ como objetivo principal, mas, sim, oferecer novas perspectivas e ferramentas para lidar com o que se passa. A mudança não é uma imposição, mas sim resultado e consequência desse processo. Espero ter ajudado!
O papel do psicólogo é acolher você, sua dor e buscar te ajudar da melhor maneira possível. O processo terapêutico é um lugar seguro e livre de julgamentos e nós trabalharemos como uma equipe para encontrar o melhor caminho para percorrer esse processo que exige tempo e comprometimento. Assim, remete o indivíduo a si, estimulando-o a reconhecer sua impessoalidade e a questionar-se no sentido de encontrar suas próprias respostas para as questões apresentadas pela vida. É importante destacar que o objetivo da psicoterapia não é enquadrar o paciente em padrões morais ou em modelos teóricos, mas compreender as possibilidades singulares de existir, assim como ele as experimenta em suas relações com as pessoas e aquilo o que lhe vêm ao encontro no mundo; a fim de permitir que o paciente possa dar significado às suas vivências e criar autonomia para a resolução dos seus problemas e fazer escolhas através das suas potencialidades.
O objetivo do psicólogo(a) não é necessariamente mudar a forma de pensar do paciente, mas sim ajudá-lo a compreender seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de uma maneira mais saudável e funcional.

O papel do psicólogo(a) é fornecer um ambiente seguro e confidencial para que o paciente possa explorar seus problemas e desafios, e ajudá-lo a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com eles de forma mais eficaz. Em vez de impor uma forma de pensar específica, o psicólogo(a) pode ajudar o paciente a examinar e avaliar suas crenças e perspectivas existentes, e identificar possíveis áreas para crescimento e mudança.

No entanto, em algumas abordagens psicoterapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, o objetivo é identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais que estão contribuindo para o sofrimento emocional do paciente. Mas mesmo nessas abordagens, o objetivo não é simplesmente impor uma forma de pensar "correta" ao paciente, mas sim ajudá-lo a encontrar maneiras mais realistas e adaptativas de interpretar e lidar com situações difíceis.
Oi! Bem importante sua pergunta! O objetivo pode variar de acordo com a demanda de cada pessoa, entretanto, de modo geral, os objetivos do psicólogo são acolher o sofrimento da pessoa e ajudá-la a enxergar novas possibilidades diante de uma situação pela qual ela está passando. Além disso, o psicólogo também pode contribuir para que a pessoa reconheça e lide de maneira mais saudável com suas emoções e também para seu autoconhecimento. Essencial ressaltar que a autonomia da pessoa deve sempre ser respeitada, não sendo o psicólogo responsável por "ditar" o que ela deve ou não fazer. Abraços!
Olá, tudo bem? Na maneira como você diz a impressão que dá é que o psicólogo "coloca propositalmente" ideias na cabeça do cliente. Bem na verdade o que mais associamos na psicoterapia é o alívio de sofrimento que o indivíduo esteja passando na maioria das vezes, podendo ser algo desde muito leve a algo mais grave. Nas sessões o que é discutido pode levar para vários caminhos, muitas interpretações e ideias que podem auxiliar junto do paciente na sua melhora, contudo atitudes e mudanças no pensamento do indivíduo no seu dia a dia é algo que é praticado pela própria pessoa. Diria que dificilmente a pessoa que tem uma boa experiência em psicoterapia e não sairá dela com algumas mudanças, mas somos mais coadjuvantes nessa mudanças o ator principal sempre será o paciente. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Mudar a forma de pensar é um dos efeitos da psicoterapia e a psicoterapia tem como objetivos o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.
Olá!
Como vai?

Sua pergunta é muito interessante, confesso, principalmente quando se considera que ainda existe muito desconhecimento e misticismo a respeito da profissão, ainda mais quando aplicada à prática.

A intenção do(a) profissional de Psicologia é facilitar o desenvolvimento de uma relação saudável e funcional da pessoa que é atendida para consigo mesma. Não envolve, necessariamente, modificar a forma de pensar e/ou as referências que ela carrega, mas, sim, permitir que aborde e explore novas maneiras de enxergar suas próprias experiências, de modo que consiga compreender com maior aprofundamento o sentido pessoal que atribuiu a cada uma delas, para, então, lhes conferir um novo entendimento, agora, mais de acordo com suas próprias necessidades, bem como seu atual contexto de vida.

Em resumo, trata-se de permitir que a pessoa possa conhecer-se melhor a si mesma, sem as limitações das autocríticas e preconceitos adquiridos, para, então, encontrar-se em paz consigo e poder fazer escolhas mais próximas aos seus desejos e necessidades particulares.
Olá, o objetivo de profissionais da psicologia é ajudar e fazer com que o paciente realize reflexões para compreender melhor seus pensamentos, emoções, comportamentos e relações com a intenção, se o paciente estiver disponível, de promover mudanças e melhorar sua saúde mental.
É um trabalho colaborativo e o objetivo é o paciente ter uma perspectiva de um olhar diferente da mesma situação que é relatada em psicoterapia e não mudar a forma de pensar de ninguém.
Boa tarde Tudo bem?
Bom questionamento, o objetivo do profissional da psicologia é compreender, colher o paciente, e a partir de suas questões emocionais o profissional avaliar como estão os pensamentos disfuncionais, bem como comportamentos que estão causando prejuízos na vida do paciente, e construir junto com ele, novas formas de enfrentar suas dificuldades, junto com suas dores emocionais. Acredito que não seja "mudar" o pensamento de acordo com o q o psicólogo "acha", mas uma "construção" em conjunta com o paciente, de acordo com que ele consiga e pelos seus próprios desejos, se não acabaria sendo uma forma normalizante e imperativa a terapia. E não é, o objetivo é que a pessoa seja lvre de pensamentos e comportamentos que a aprisionavam e não permitiam que o paciente pensasse de formas mais livre e sem tantas formas viciantes e padronizadas de repetições, que muitas vezes, nem se percebe a repetir, nem se questiona. Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco a disposição. @leticiafernandespsi
Olá! Excelente pergunta! Em linhas gerais o objetivo do psicólogo será apoiar ao paciente a encontrar as respostas para as suas próprias questões. Essas questões serão representadas através das nossas emoções, histórias, desejos, sentimentos, etc. Portanto, nós não vamos mudar nada e nem ninguém, porém vamos apoiar nesse processo de redescoberta da vida que passa por entender a essência, desejos, emoções e que cada um tenha condições emocionais para atuar como protagonista da sua própria história.
Na minha visão, a beleza da psicoterapia está na amplitude de possibilidades que ela traz para cada um que experimenta esse processo. Para uns, será uma oportunidade de autoconhecimento e para outros será a oportunidade de ressurgir a partir de outra visão de mundo.
Fico à disposição.
Abraço.
A psicoterapia é uma ferramenta de profundo crescimento e desenvolvimento pessoal. O objetivo das sessões é buscar, junto ao cliente, um aprimoramento e desenvolvimento de novos comportamentos baseados em situações vividas. Assim, por meio do processo, o cliente toma mais consciência a respeito de seus sentimentos, emoções e sensações, passando a usufruir de todo o seu potencial. Benefícios- Aumentar a gestão emocional, passando a possuir maior facilidade para lidar com emoções e pensamentos difíceis, ampliando a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades impostas pela vida. ​Sendo assim, o cliente aprende a resolver os problemas com maior autonomia e assertividade, fortalecendo habilidades interpessoais, como empatia e comunicação. Desenvolver seu autoconhecimento (ao tomar consciência dos obstáculos que o impedem de crescer e dos recursos e suportes que possui para superá-los, a pessoa chega mais perto de alcançar seu máximo potencial).

Olá, boa tarde. Acredito que o objetivo do psicólogo não é mudar a forma do paciente pensar e sim, ampliar sua perspectiva sobre a sua vida. Fortalecendo o paciente para que ele tenha auto suporte.
A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. Guiada por um profissional da Psicologia devidamente capacitado, a terapia envolve a examinação e obtenção de insights sobre as escolhas de vida e as dificuldades enfrentadas por indivíduos, casais ou famílias.
Vai depender muito da demanda do paciente e a visão que ele tem sobre ela. A mudança, no caso do objetivo mais saudável da abordagem analítica, seria sempre visando se identificar cada vez mais com o que sente como sua essência. É o que chamamos de "individuação".
Olá, como vai? O objetivo do psicólogo é tentar compreender junto com o paciente sobre os conteúdos (que geram sofrimento e angústia) que ele traz para as sessões, de modo que possam ser ressignificados pela fala, pela interpretação, ajudando o paciente a lidar melhor com suas emoções e sentimentos.