O que e depressão afinal? Vocês poderiam me explicar melhor?

43 respostas
O que e depressão afinal? Vocês poderiam me explicar melhor?
Olá
A depressão, do ponto de vista psicanalítico, a morte do objeto bom.
Quando perdemos algo, seja um emprego, um relacionamento, uma pessoa querida, ou até nossa ideia de potência, aquilo morre fora de nós. Se temos aquilo que perdemos representado psiquicamente dentro de nós, aquilo apesar de perdido ainda existe em mim, e assim não deprimo, pois consigo preservar o objeto bom.
Quando houve alguma falha na internalização do objeto, ou seja na simbolização, aquilo já não existe em mim, então quando eu perco externamente perco também internamente, e assim iniciam os sintomas de vazio, tristeza, desânimo.
Quando persistentes podem até desequilibrar quimicamente o organismo e assim se faz necessário o uso de medicação.

Vou exemplificar melhor como se dá o processo de simbolização que é o que garante uma estrutura consistente e mais segura e rica, é menos provável de deprimir, ou seja, sentirá tristeza mas sua estrutura não se abalará.

Quando a criança nasce a mãe (ou qualquer cuidador) existe fora dela, e quando a mãe sai de perto ela fica desesperada porque de início ela depende da mãe para sobreviver.
Quando a me sai para trabalhar, tomar banho ou fazer qualquer coisa ela precisa imaginar a mãe, para sobreviver e não morrer de terror. Aos poucos com o movimento presença-ausência da mãe, a mãe além de existir no mundo externo começa a existir dentro da criança e assim este bebê internaliza seu primeiro objeto bom.
Se há falhas neste processo (ou nos próximos seguintes) de internalização de objeto bom e símbolo a estrutura psíquica se torna mais frágil.

Espero ter ajudado.
Se precisar estou a disposição.
Fique bem.

Olá. A depressão é "um estado de humor" rebaixado, onde muitas vezes deixa pessoa de certa forma prostrada , sem desejos e onde tudo perde o sentido. Existe também uma depressão por "excessos", onde o humor fica irritadiço aparecendo também a falta do desejo entre outras coisas. Aconselho a buscar ajuda de um profissional, para uma melhor avaliação, porém o mais importante é se sentir melhor, sem pensar na nomenclatura "depressão" e cuidar das emoções, para melhor qualidade de vida.
Oi, como vai?
Podemos ver a depressão por vários ângulos.
Como um estado de humor, como algo que não vai bem, devido algum gatilho, até mesmo como uma comorbidade.
Porém se olharmos como um todo, é a falta de energia vital.
Não sentimos prazer de viver a ponto de muitas vezes buscamos qualquer saída para acabar com essa dor.
A falta dessa energia vital vai minado todo nosso ser e para sairmos dessa dor, temos que ir em busca do prazer em viver.
Como?
É aí que está, existem muitas técnicas.
É necessário uma investigação de qual técnica funcionará melhor para a pessoa que está em depressão.
A depressão é um estado de desinvestimento nas coisas da vida, as coisas não atraem, não empolgam com facilidade. O deprimido fica mais introvertido, com a energia mais reservada nesse momento, seja por uma desilusão, ou algo que cria essa dificuldade de investir nas coisas da vida: trabalho, estudo, relacionamento, etc.
Se você juntar todas as respostas aqui postadas, você já terá uma resposta bastante precisa para sua pergunta, se eu puder adicionar algo mais para ajudar é que em alguns quadros clínicos mais complexos como Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno Ansioso-depressivo, Transtorno Maníaco-depressivo e Esquizofrenia, a Depressão aparece como um dos estágios desses transtornos, o que pode causar uma certa confusão acerca do diagnóstico, posto que se você avalia o paciente durante o momento depressivo, tende a enxergar apenas o que está sintomático no momento, ou seja, a depressão. Por isso, adotamos alguns critérios de diferenciação, entre eles, o mais proeminente é a persistência dos sintomas depressivos por mais de dois anos. Como os colegas explicaram anteriormente, o Transtorno Depressivo é algo constituinte do sujeito, sendo assim, nos casos de Transtorno Depressivo, usualmente, o paciente passa grande parte da vida envolto pelos sintomas depressivos, que se acentuam a cada perda que sofrem (afinal, um dos principais fatores que originam esse quadro é a pouca ou inexistente capacidade de fazer o processo de luto).
olá, em certos momentos a pessoa, pode se sentir com menos motivação aos seus afazeres, e tal mudança passar de forma não percebida de maneira a se acostumar ao baixo rendimento nas tarefas desenvolvidas, a forma de se agradar, e mesmo o entusiasmo em práticas que renderiam boas lembranças podem ser facilmente desconsideradas em sobrepor por atividades menos complexa como ficar em casa na frente da tv.
Olá!
A depressão é uma doença multifatorial que afeta muito a qualidade de vida da pessoa. Ela traz sintomas físicos e mentais e prejudica também a convivência social da pessoa, que possui uma certa tendência a se isolar. Por ser uma doença, a depressão precisa ser vista com seriedade e existem diversos tratamentos que podem ser realizados. Entre eles, temos a psicoterapia, medicação e um direcionamento para mudança de hábitos diários.
Boa tarde
Depressão é uma doença bastante complexa e que ainda necessita de muitos estudos para ser compreendida de uma forma mais ampla. Nesse sentido, ela pode variar de pessoa para pessoa e, assim, apresentar manifestações que, somente pelo seu conjunto, é possível um profissional realizar um diagnóstico correto, prescrever a medicação adequada e conduzir uma psicoterapia mais eficaz. Para isso, o paciente precisa falar detalhadamente sobre o que está sentido ou pensando, contar sua história de vida e ir encontrando os enlaces com os sintomas apresentados. Cuide-se. Abraços
Olá! Como vai?
Depressão é um quadro diagnosticável a partir dos seus sintomas como duração, alterações no humor, estados de ânimo, relação entre causa e efeito (luto, morte...), enfim. É diagnosticada por um profissional por meio de avaliação psicológica com aplicação de testes, documentos, protocolos de observação, escalas, entrevistas... Importante saber que há tratamento para o quadro e que auxílio profissional pode auxiliar sobremaneira.
Há quem ache que depressão e tristeza são a mesma coisa. Porém, a TRISTEZA é apenas um dos sintoma da depressão.

Alguns dos sintomas são:
Auto desvalorização
Apatia (sentimento de falta de sentimento)
Tristeza profunda e prolongada
Ver o mundo preto e branco
Preguiça, falta de energia, cansaço
Pensamentos suicidas
Sentimento de culpa
Alterações de sono e apetite
Entre outros ...

Além disso vale ressaltar que existem vários tipos de transtornos depressivos (transtorno depressivo maior, depresaão pós parto, distimia ...). E além dos tipos, existem graus (leve, moderado e grave).

A depressão é uma doença e deve ser tratada como tal. Pois em casos graves podem trazer até pensamentos de morte.

Procure ajuda profissional (psicólogo e/,ou psiquiatra), você não precisa passar por isso sozinho(a).
Olá. Depressão é uma doença psíquica caracterizada pela tristeza,desânimo, perda de interesse ,diminuição da libido e rebaixamento da auto estima. O grau desses sintomas é variável. Muitas vezes está acompanhada por sintomas tb físicos( sintomas psicossomáticos). É necessário acompanhamento psicoterapêutico em casos de depressão , e por vezes também uma avaliação e acompanhamento com psiquiatra que prescreverá a medicação apropriada quando o quadro de depressão for de maior gravidade.
Olá,
A depressão está ligado |á perda de algo, seja um ente querido ou qualquer outro "objeto" amado. É normal passar pelo luto e ele pode ou não ser bem sucessido e se esse luto não ocorre der uma forma "saudável" o sujeito vai ficando cada vez mais entristecido ao ponto de não conseguir realizar suas atividades diárias, nesse ponto, já não é mais tristeza, é um estado de desanimo e desesperança muito grandes que acaba impedindo o sujeito de levar sua vida a frente.

Teremos muitos pontos de vistas diferentes entre os profissionais, acerca deste assunto.
A depressão é um distúrbio afetivo, no sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
Abaixo temos alguns sintomas:

• falta de vontade e indecisão;
• sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
• pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte. A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
• humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;
• desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
• diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
• desinteresse, falta de motivação e apatia;
• interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e seu mundo;
• dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
• diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
• perda ou aumento do apetite e do peso;
• insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo);
• dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade a muito tempo! No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si (ansiedade, estresse, etc).
Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego, perda de um ente querido, fim de um relacionamento amoroso, pandemia, gravidez, parto ou situações traumáticas são causas frequentes de depressão, mas as situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa também pode levar à essa patologia.

Diferentes tipos de depressão:

Depressão maior:
A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. Ela é caracterizada pelo surgimento de um ou vários acontecimentos que geralmente deram início na adolescência ou já na idade adulta. A pessoa que sofre deste tipo de depressão, pode experimentar fases de humor normal intercalada com fases depressivas que podem durar semanas, meses ou anos.

Distimia:
Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. É um tipo de depressão chamada de unipolar e afeta o funcionamento normal e o bem-estar da pessoa.

Sua característica principal é que a pessoa não necessariamente experimenta uma forte tristeza, mas com frequência há um sentimento de falta de propósito e motivação, como se nada mais importasse.

Depressão ansiosa:
Este é outro tipo de depressão que está presente em um número significativo de pessoas. Sua principal característica é que mistura e altera estados de depressão com estados de ansiedade. Os sintomas são muito semelhantes aos que ocorrem nos outros tipos de depressão já citados.

Depressão Psicótica:
A depressão psicótica é um tipo de depressão que pode ser vinculada à depressão maior por incluir algum tipo de psicose. Ao contrário de outros tipos de depressão, ela se caracteriza pela presença de sintomas psicóticos.

Depressão pós-parto:
a depressão pós-parto teoricamente é caracterizada por ocorrer após o trabalho de parto. Mas, estudos mais recentes comprovam que a depressão pós-parto começa durante a gestação. Este tipo de depressão pode acontecer até um ano depois do parto, embora seja comum nos primeiros três meses.

Desculpa o textão! Espero ter ajudado a diminuir as tuas dúvidas. Beijão!
A depressão, segundo Christian Dunker, não é um desequilíbrio afetivo exatamente novo. Manifestações psíquicas análogas ao estado depressivo se fizeram sentir na Antiguidade. Hipócrates - tido como o pai da medicina - usava o termo bílis negra ou melancolia para pacientes com uma tristeza profunda, uma paralisia diante da vida. Durante a Idade Média, foi uma afecção recorrente nos mosteiros. Vários casos de monges que perdiam a vontade de viver. Era denominada "acídia". Em nosso tempo - com os desafios das sociedades modernas (pressão no trabalho, exigência de felicidade em família, insegurança social, misoginia, homofobia, transfobia, racismo, fetichização da mercadoria/consumismo, desemprego, subemprego, desalento) -, os casos de depressão aumentaram sensivelmente. Daí o consumo - às vezes indiscriminado - de Rivotril. Baixa estima, sensação de desamparo, ideação suicida, insônia, raiva, nervosismo, choro, imobilismo, em suma, são estes alguns dos sintomas da depressão. Não havendo quaisquer problemas pisiquiátricos, o paciente ou a paciente necessita de ajuda profissional, leia-se, um psicanalista. Apenas uma longa travessia por sua constituição enquanto sujeito, revelará as possíveis causas da depressão.
A depressão é um sentimento de tristeza e/ou diminuição do interesse ou prazer em realizar atividades que se torna um transtorno quando for suficientemente intenso, a ponto de afetar o desempenho de funções.
É possível que ele surja depois de uma perda ou de outro acontecimento triste, mas é desproporcional em relação ao acontecimento e se prolonga por mais tempo do que seria normal.
Como todo transtorno, faz-se necessário tratar, através de uma ajuda profissional.
O que lhe impede de se realizar, de vivenciar suas relações e a expressão de seu potencial pleno.
A depressão é segundo o DSM-5, considerada um transtorno depressivo (TD) com variações nas manifestações, sendo estas do tipo: maior; bipolar I e II; devido a outra condição médica; induzido por substâncias ou medicamentos ou o tipo persistente (distimia). A mais grave, o transtorno depressivo maior (TDM), é caracterizado ‘por episódios de humor deprimido ou interesse ou prazer diminuido que duram, no mínimo, duas semanas e que são acompanhados por sintomas associados característicos (alterações de sono, apetite ou nível de atividade; fadiga; dificuldade em se concentrar; sentimentos de desvalia ou culpa excessiva; ideação ou comportamento suicida)’, somente podendo ser diagnosticado como diferencial dos demais transtornos citados.

Os sintomas relacionam-se a: sentimento de fracasso, tristeza, pessimismo, culpa, punição, ideias suicidas, entre outros. Sendo que as causas podem ser diversas.

Além disso, de acordo com David Zimerman, há também um grande número de "depressões subclínicas", que são aqueles estados depressivos que não se manifestam de forma evidente, como por exemplo, um estado de continuada apatia; assim como, manifestações de forma equivalente, como a "hipocondria", alcoolismo, transtornos alimentares, etc.

Para Winnicott, a depressão, por mais intolerável que seja, é sinônimo de saúde porque revela que a unidade da personalidade foi alcançada. Porém não deixa de ser compreendida como pertencente à psicopatologia, pois tem caráter de doença devido aos processos inconscientes, à culpa e ao elemento destrutivo inerente ao amor; podendo ser severa, incapacitante e até durar a vida inteira.
O mal estar e desconforto decorrem da dificuldade de aceitar os sentimentos de seu mundo interno. Embora os reconheça, não os tolera.

O diagnóstico é feito de forma clínica através do relato trazido pelo paciente, assim como o tratamento que poderá ser proporcionado pelo tratamento psicoterapêutico que envolve além das técnicas próprias do setting terapêutico, interpretações da fala do paciente e simbolização dos conteúdos trazidos, o vínculo terapêutico.

Por fim, também há casos em que se faz necessário a intervenção medicamentosa além do tratamento com o psicoterapeuta, assim, o tratamento se faz de forma multidisciplinar com o acompanhamento também psiquiátrico.

1. First MB. Manual de diagnóstico diferencial do DSM-5. Artmed, 2015.

2. Zimerman, D. (2004), Manual de Técnica Psicanalítica, Editora Artmed, Porto Alegre.

3. Moraes AARE. Depressão na obra de Winnicott. DWW editorial (2014).
Olá! Observando as respostas dos meus caros colegas, vejo informações com bastante precisão. Sendo assim, reforçando, segundo DSM 5 a depressão é caracterizada por perda de interesse, prejudicando significadamente o dia a dia. As causas possíveis incluem combinações de origens biológicas, psicológicas e sociais de angustia.
Depressão é uma doença psíquica que pode trazer prejuízos na esfera física, social e principalmente emocional. O tratamento é com psicólogo e diante de sua avaliação, se necessário acompanhamento médico especializado( psiquiatra) para inserir medicação e ter o tratamento em conjunto.
Incapacidade emocional e física de fazer atividades simples, perda de esperança e pessimismo.
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior ou depressão clínica) é um transtorno de humor comum, mas grave. Causa sintomas graves que afetam como você se sente, pensa e lida com as atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar.
Para ser diagnosticado com depressão, os sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas.
Existem diferentes tipos de depressão, alguns dos quais se desenvolvem devido a circunstâncias específicas.
Olá, depressão é quando você não se deixa afetar por nada e não tem desejo por nada. Portanto, para a psicanálise, o tratamento para a depressão é compreender todas as angústias envolvidas nesse sintoma e resgatar o desejo por algo. E isso é feito nas sessões de psicoterapia psicanalítica e para tanto estou à disposição!
Ei, tudo bem? A depressão pode acontecer por diversas situações e/ou acontecimentos na vida dos sujeitos de qualquer idade e fases de vida. Quando se perde algo que gosta muito ou que se tem, por exemplo, um trabalho que te da uma vida confortável, ou termino de namoro ou falecimento de alguém. São essas situações ou outras diversas que afetam o sujeito de uma forma que ele perde o interesse e desejo pela vida cotidiana. Dessa forma, para a psicanálise, o acompanhamento nesses casos se dá pela escuta do que angustia e entristece, na tentativa de fazer com que o paciente volte a ter desejos e prazeres na convivência em sociedade e pelas atividades do dia a dia.
A depressão é um distúrbio emocional comum que afeta a maneira como uma pessoa se sente, pensa e se comporta. Ela é caracterizada por sentimentos de tristeza, desesperança e falta de interesse nas coisas que costumavam ser divertidas. Algumas outras características comuns da depressão incluem: alterações no apetite e no peso, alterações no sono, dificuldade para se concentrar ou tomar decisões, fadiga ou perda de energia, sensação de culpa ou baixa autoestima, pensamentos de morte ou ideação suicida.
A depressão pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo fatores biológicos, genéticos, ambientais e psicológicos. Pode ser tratada com terapia, medicamentos ou uma combinação dos dois. A terapia como a psicanálise, pode ajudar a identificar e lidar com os pensamentos e sentimentos que contribuem para a depressão, enquanto os medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. É importante lembrar que a depressão é uma condição comum e tratável, por isso, é importante que você busque ajuda de profissionais capacitados para te auxiliar. Caso seja sua vontade na busca pelo cuidado, estou à disposição.
Olá!
Quando o indivíduo é acometido de uma tristeza que perdura por semanas, acompanhada da falta de vontade de realizar tarefas, desde as mais simples as mais complexas, trazendo prejuízos na área social e profissional, pode ser um sinal de depressão.

Pode vir acompanhada de diversos sintomas como: fadiga, sono exagerado, insônia, apetite desregulado, culpa, desesperança, angústia, pensamentos suicidas e outros que variam de pessoa pra pessoa.

Embora seja um problema grave, a depressão tem tratamento.
O paciente deve ser acompanhado por um psiquiatra que poderá prescrever algum medicamento para amenizar os sintomas, porém as sessões de análise realizadas por um psicanalista competente irão te ajudar a entender as possíveis causas da depressão.
Os/as colegas já referiram muito bem, mas sua pergunta me fez lembrar um antigo texto de Rubem Alves - um escritor e psicanalista mineiro de que gosto muito - que talvez possa ajudar:

"Fui terapeuta por vários anos. Ouvi os sofrimentos de muitas pessoas, cada um de um jeito. Mas por detrás de todas as queixas havia um único desejo: alegria. Quem tem alegria está em paz com o Universo, sente que a vida faz sentido.
Norman Brown observou que perdemos a alegria por haver perdido a simplicidade de viver que há nos animais. Minha cadela Lola está sempre alegre por quase nada. Sei disso porque ela sorri à toa. Sorri com o rabo.

Mas, de vez em quando, por razões que não se entende bem, a luz da alegria se apaga. O mundo inteiro fica sombrio e pesado. Vem a tristeza. As linhas do rosto ficam verticais, dominadas pelas forças do peso que fazem afundar. Os sentidos se tornam indiferentes a tudo. O mundo se torna uma pasta pegajosa e escura. É a depressão." (R. Alves).

A palavra pode ser uma das saídas para a depressão.
Fico a sua disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 180
A depressão é um transtorno mental que afeta o humor, o pensamento, o comportamento e o bem-estar geral das pessoas. É caracterizada por uma combinação de sintomas, incluindo tristeza profunda, falta de energia, perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis, dificuldade para concentração, alterações no apetite e no sono, sensação de culpa ou baixa autoestima, pensamentos suicidas e outros sintomas físicos e emocionais.

A depressão é uma doença muito comum que pode afetar pessoas de todas as idades e de todas as raças, gêneros e etnias. Embora as causas exatas da depressão ainda não estejam completamente compreendidas, acredita-se que sejam resultado de uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, eventos estressantes da vida, mudanças hormonais e fatores biológicos.

O tratamento da depressão geralmente envolve a combinação de medicamentos e terapia. A terapia pode incluir a terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental ou a terapia interpessoal, entre outras abordagens. Algumas pessoas também podem se beneficobrir mais úteis ao participar de grupos de apoio ou programas de reabilitação. O importante é buscar ajuda profissional e trabalhar com um profissional qualificado para encontrar a melhor abordagem para o seu caso individual.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Boa noite! A depressão padê ser descarreada por diversos motivo, como trauma de infância, uma separação, uma perda, desemprego são diversos fatores, mas se você esta passando por esse momento o melhor fazer e uma terapia para ver oque dezecadiou essa depressão! Me chono Vilma Melo, psicanalista clinica e estarei aqui a sua disposição. Um abraço fica bem
Olá! Para acrescentar uma resposta bem prática para vc, além do que os colegas já responderam.

A depressão não é frescura. Ela é uma doença muito singular, que se manifesta de diferentes formas.

Ela pode aparecer como uma tristeza persistente e sem causa, pode ser um euforia desmedida, pode vir acompanhada de outras doenças (ansiedade, inflamações e etc). Atinge pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais.

Se não for tratada, ela vai piorando a condição física e mental da pessoa.

A boa notícia é que ela pode ser tratada e o tratamento evoluiu muito, com medicação e terapia.

Busque ajuda. Faça terapia. É possível cuidar, melhorar os sintomas e a qualidade de vida.
A depressão é uma doença crônica e recorrente, caracterizada por mudança de humor, como tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. Alguns sinais de depressão são: tristeza profunda sem motivo aparente; perda de prazer em atividades que antes eram prazerosas, cansaço e falta de energia como sono extremo e vontade de se isolar; dificuldade em tomada de decisão etc... A depressão requer ajuda de um profissional, muitas vezes o tratamento se dá por terapia com psicólogo ou psicanalista em conjunto com a psiquiatria. Tenha atenção aos sinais, saúde mental é coisa séria! Fique bem!
A primeira vez que se ouviu falar sobre melancolia, foi por volta de IV a.C quando Hipócrates, o pai da Medicina juntou as palavras "mélas" (negro) e "cholé" (bílis), seu significado é "bílis negra". O pai da Medicina, definiu a doença como um conjunto de sintomas de tristeza profunda, olhar fixo e perda de apetite. Muitos séculos depois, Sigmund Freud definiu a melancolia como um luto sem perda, ou seja, todos os sentimentos oriundos do luto, mas sem que algo realmente tenha acontecido. Nos dias de hoje, a melancolia é tratada como um transtorno de humor que pode vir em forma de depressão.
É quando você não está vivendo a vida que veio viver neste mundo, está sustentando um personagem que não é seu. A depressão é como se fosse um 'gps' tentando te mostrar o seu verdadeiro caminho. Escute-a! Abraço
A depressão é um transtorno de saúde mental que afeta a maneira como uma pessoa pensa, sente e age. É mais do que apenas se sentir triste ou desanimado de vez em quando, como todos nós fazemos. A depressão é uma condição médica legítima e pode ser debilitante. Os sintomas da depressão podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Tristeza persistente ou sensação de vazio.
Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram apreciadas.
Mudanças no apetite e peso.
Dificuldade para dormir (insônia) ou excesso de sono (hipersonia).
Fadiga ou perda de energia.
Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva.
Dificuldade de concentração e tomada de decisões.
Pensamentos de morte ou suicídio.
Esses sintomas podem ser duradouros e interferir significativamente na vida cotidiana. A depressão pode ser desencadeada por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, desequilíbrios químicos no cérebro, situações de estresse, trauma e outros. É importante buscar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando a depressão. Tratamentos eficazes estão disponíveis, incluindo a terapia e, em alguns casos, medicação. A terapia pode ajudar a identificar as causas subjacentes da depressão, desenvolver estratégias de enfrentamento e fornecer apoio emocional. Lembre-se de que a depressão é uma condição tratável, e buscar ajuda é um passo importante para a recuperação. Se você tiver mais perguntas ou precisar de informações adicionais, estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 230
A depressão é um transtorno mental que afeta quase 10% da população mundial e caracteriza-se por sentimentos constantes de tristeza profunda, apatia, perda de interesse em atividades antes prazerosas por um período considerável de tempo – no mínimo duas semanas. É uma doença séria que precisa de tratamento, pois afeta consideravelmente a vida social e profissional do indivíduo, prejudicando suas relações e capacidade para o desenvolvimento de tarefas simples. Além disso, a depressão pode ajudar a desencadear ou potencializar outros problemas de saúde de ordem física, agravando ainda mais o quadro geral. Os problemas de sono estão diretamente ligados à depressão, seja pelo seu excesso ou a falta dele e essa atividade é essencial para a manutenção das atividades diárias do organismo.
Há basicamente dois tipos de depressão. Uma delas coincide com o que se chamava estado de melancolia, e pode ser descrito como um desligamento psicótico da realidade caracterizado por total apatia, ausência completa de prazer, indiferença à dor, delírios mais ou menos organizados de autorrecriminação e eventualmente catatonia. É raríssima. Trata-se da melancolia clássica e da depressão propriamente dita. Normalmente, ela não é sensível à terapia psicológica, mas pode ser bem responsiva à medicamentosa. O outro tipo agrega a miríade de estados de abatimento decorrentes do que pode ser chamado a situação vital da pessoa. Quando se diz que a depressão vem aumentando, a referência é ao segundo tipo, e tal aumento decorre da precarização da existência decorrente do avanço da civilização e da moral modernas. Avanço este que pode ser subsumido pela famosa sentença: “tudo o que é sólido se desmancha no ar”, e que, trocando em miúdos, significa que o reconhecimento simbólico e institutos correlatos vêm desaparecendo. É hoje dificílimo realizar-se no casamento, no trabalho, ou em qualquer função propriamente simbólica, já que os diversos papeis que cada qual pode vir a ocupar pautam-se pelo critério único da produção de valor. A própria família extingue-se, e com ela a possibilidade de se transmitir os elementos básicos que permitiriam a alguém realizar-se por meio do reconhecimento do outro. O resultado é que as pessoas deprimem-se. A depressão nesta segunda acepção pode até ser definida como o estado que decorre de se ter aberto mão da própria realização. Um indício forte é que a terapia, que tem por objetivo permitir ser retomada a caminhada de uma tal realização, suprime a depressão. É enganoso e falso afirmar sem mais que ela é uma doença. Apenas a melancolia propriamente dita poderia ser chamada assim, e com prudência.
A depressão é um transtorno mental comum caracterizado por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança, falta de interesse ou prazer em atividades diárias. Esses sentimentos podem afetar significativamente o funcionamento diário e o bem-estar emocional de uma pessoa. Vale ressaltar que a depressão não é simplesmente uma tristeza temporária, mas uma condição médica séria que requer atenção e tratamento adequados.
Uma covardia moral frente ao paradoxo do desejo (favor não confundir com melancolia propriamente dita).
Depressão é justamente quando o sujeito se acovarda frente ao seu desejo, dele abrindo mão. Podemos dizer que o sujeito fica inibido, furtando-se ao próprio desejo e, consequentemente, a sua determinação inconsciente. A depressão é, portanto, uma reação que recusa aquilo que vem do inconsciente, não querendo saber daquilo que o determina.
Olá!
A depressão é uma condição que afeta tanto a mente quanto o corpo. Ela pode fazer com que você se sinta triste, desanimado e sem energia na maior parte do tempo. Além disso, pode dificultar o prazer nas atividades que antes eram gratificantes. Pode afetar seu sono, apetite e concentração, e até mesmo prejudicar seus relacionamentos e desempenho no trabalho ou na escola. É importante entender que a depressão não é apenas uma questão de "ficar triste", mas sim uma condição médica que pode exigir tratamento adequado, que pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. Se você está se sentindo assim, saiba que não está sozinho e que há ajuda disponível para você.
Olá, Na perspectiva psicanalítica, a depressão é entendida como um distúrbio psicológico complexo que pode ter raízes em conflitos inconscientes não resolvidos, traumas emocionais, perdas significativas ou dificuldades na elaboração de emoções dolorosas. Ela pode se manifestar através de sintomas como desânimo, falta de prazer nas atividades cotidianas, sentimentos de desesperança, culpa e autocrítica excessiva. Na psicanálise, o tratamento geralmente envolve explorar e compreender as origens inconscientes desses sentimentos, promovendo insights e elaboração emocional para aliviar o sofrimento.
A depressão é uma forma bem atual de sofrimento. Conforme vivemos e como está montada nossa cultura, adoecemos! Assim, depressão antes de tudo é um sintoma, um sinto-mal, um substituto. É uma condição atualíssima, pois a sociedade nos impôe o tempo todo padrões, temos que ser "super-homens" ou "mulheres maravilhas" para viver conforme um "grande Outro capitalista e insano, por vezes obsessivo" dita as regras e nos pressiona. É sofrer De-pressão! É preciso romper com as verdades inconscientes que nos habita, verdades que são de um outro. Há uma questão química cerebral que pode existir e por isso ou por conta do grau da depressão, o uso de antidepressivos é fundamental, além da indispensável psicoterapia.
A depressão é frequentemente vista como uma manifestação de conflitos internos não resolvidos e de dificuldades em lidar com emoções dolorosas, muitas vezes relacionadas a experiências passadas.
Na psicoterapia busca entender os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que contribuem para a depressão, explorando a história pessoal, seus relacionamentos e experiências de vida.
Em vez de simplesmente tratar os sintomas,
Na psicoterapia visa explorar as raízes profundas da depressão para promover uma compreensão mais profunda de si mesmo e uma resolução duradoura dos problemas emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 90