O que eu faço com um filho com depressão e que não quer tratamento? E que tem medo de comer ou bebe

34 respostas
O que eu faço com um filho com depressão e que não quer tratamento?
E que tem medo de comer ou beber tudo que faço?
Não sei mais o que fazer me ajudem por favor
Olá, qual a idade do seu filho? Ele foi diagnosticado com depressão por um psiquiatra? Ele está fazendo o uso das medicações? A psicoterapia irá ajudá-lo a entender melhor a rejeição e tbm encontrar as causas dos elementos que desenvolveram o transtorno depressivo. Converse com ele sobre a importância disto e marque uma sessão com um psicólogo.

Olá procure ajuda de um profissional que possa lhe orienta como apoiar seu filho, se cuide para que você seja suporte para ele.
Olá! Existe alguém que ele seja mais próximo ou que ele não tenha essa desconfiança? Talvez outro familiar ou amigo, para que converse com ele sobre a importância do tratamento. Precisa ser investigado se ele não querer comer ou beber coisas que você preparada é devido à relação de vocês ou sobre algum problema maior de desconfiança ou em relação a comida. Isso tudo precisa ser avaliado por um profissional, um tratamento em conjunto com um psicólogo e um psiquiatra. Infelizmente, forçá-lo a fazer o tratamento quando ele não quer só vai prejudicar mais ainda sua relação com ele, e o tratamento também não será eficaz.
O medo de comer e beber o que você faz tem alguma justificativa? Ele fala, o por quê desse medo? Sobre o tratamento, forçar a fazer poderá trazer muita resistência. Sugiro se possível a você buscar apoio com um psicólogo(a) para saber como abordar esse assunto, e aos poucos propiciar a diminuição dessa relutância dele para o tratamento. Abraço!
Olá, saber aqui qual a idade de seu filho seria importante, quanto menor ele for mais os pais são responsáveis por ele, caso esteja na adolescência essa fase de transição é mais complicada, mas mesmo assim sendo menor de idade os pais são responsáveis por ele, procure ajuda especializada para você nesse momento para poder se orientada de forma adequada por um psicólogo. Coragem. Forte abraço.
É importante cuidar de quem cuida. Sugiro buscar um atendimento para ti mesma(o) caso ainda não esteja em terapia. Um abraço.
Primeiramente procure auxílio de um profissional. Alguns pontos importantes a serem contextualizados é qual a idade dele, desde quando está assim, como é a relação de vocês, se esses comportamentos são exclusivos com você ou também com outras pessoas, se ele já esteve em algum tratamento anterior, etc.
Olá! Como ele não quer ajuda profissional, sugiro que você procure um profissional para obter orientações de como ajudar o seu filho.
Olá! Espero que estejas bem! Diagnosticar alguem sem que a pessoa esteja em tratamento é complicado pois a chance de erro é enorme. O que você pode fazer é buscar grupos de orientação a familiares em Centros de Atenção Psicossocial, pois nesses grupos profissionais especializados irão ajudá-la a encontrar formas de auxiliar seu filho lhe possibilitando o tratamento adequado.
Olá! A rejeição ou não aceitação de ajuda para uma situação que vem causando prejuízo ou desconforto dificulta muito. Sugiro buscar ajuda para você, com auxilio você terá mais informações e melhores ferramentas para ajudar seu filho. A psicoterapia é uma ferramenta para ajudar a entender e lidar com situações de angustia e sofrimento.
Olá! Infelizmente, nesse momento voce nao conseguir[a obrigar seu filho a fazer tratamento... pois de nada adiantaria. O tratamento é feito com o conssentimento do paciente, pois ele precisa entender e querer melhorar. Ninguem conseguirá acessar a mente dele, para faze lo entender o que esta acontecendo e como deve agir... por isso, de nada adiantará seu esforço. Terá que vir dele... e nao de voce. Acredito que quando ele comecar a perceber que está mais perdendo do que ganhando com esse disturbio, ele ira procurar ajuda.
Olá, primeiramente não force, só vai piorar, mas sugiro que vc procure ajuda com um psicólogo/a para avaliar juntos a situação, a idade do seu filho, porque tanto medo, se já foi diagnosticado com a depressão, se toma medicação, isso tudo tem que ser avaliado por um proficional, para depois traçar um caminho. Espero ter te ajudado. Abç
O aconselhável é procurar um psiquiatra para diagnosticar a Depressão. Com isso, o medico vai explicar referente ao tratamento medicamentoso e o porque da importância de fazer terapia. Na meu Instagram eu tenho um e-book gratuito explicando sobre a depressão feminina, pode ser que o ajude a dar o primeiro passo sobre o tratamento.
Acredito ser muito importante você buscar apoio psicológico para entender melhor este quadro. Um transtorno depressivo pode ter muitos nuances preocupantes, mas também pode se tratar de algum outro transtorno... como teu filho é resistente, busque ao menos uma entrevista com um profissional para você relatar com mais profundidade o que acontece, e poder receber uma orientação adequada... em alguns quadros, forçar pode atrapalhar. Porém, em outros, pode ser fundamental forçar um tratamento para que não aconteçam agravos...
Tente convencê-lo da importância do tratamento psicológico e psiquiátrico para a qualidade de vida dele... O acolha e se disponha a ir à consulta com ele...
Olá! Imagino o quanto você esteja sofrendo ao ver o seu filho adoecido. Nem sempre a pessoa que está precisando de ajuda reconhece tal necessidade e aceita tal ajuda.
Comece buscando acompanhamento profissional para você, assim você poderá trabalhar nas sessões formas de ajudar o seu filho, como também trabalhar seus próprios sentimentos relacionados ao adoecimento do seu filho.
Olá, força-lo a fazer o tratamento poderá trazer muita resistência, por isso sugiro que procure ajuda de um profissional que possa lhe orientar e explicar a importância. Sugiro também que busque acompanhamento profissional para você, trabalhando nas sessões como ajudar seu filho e seus próprios sentimentos diante a situação. Estou a disposição!
ola! sugiro que busque atendimento psicoterápico primeiro para vc, nesse atendimento vc sera orientado(a) como lidar com a situação.
O acolhimento do sofrimento dele é essencial. Respeitando o momento e o querer dele acima de tudo. Escute mais do que fale... Pode ser um bom começo. Me coloco a disposição caso ele aceite conversar com alguém.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá! Sugiro que você busque apoio com um Psicólogo para lidar melhor com a situação referente ao seu filho e para que aos poucos consiga que ele faça um tratamento com Psicólogo e Psiquiatra. Um abraço!
Olá, tudo bem?! O seu filho recebeu o diagnóstico de algum médico ou vocês que desconfiam dessa patologia?! Existe alguém do meio em comum de vocês que transmita a ele tranquilidade e segurança? Pois essa pessoa pode ser a indicada a conversar com ele sobre os benefícios de se cuidar e procurar ajuda. Para ele é muito importante um acompanhamento multidisciplinar, psiquiatra e psicólogo. Lembre-se que você precisa estar bem para auxiliá-lo nessa caminhada, sendo um suporte. Até mais! Fique bem!!
Realmente não adianta forçar a ninguém fazer terapia, mas, pode tentar novas possibilidades de mostrar o quanto é importante se cuidar, inclusive cuidando de se mesmo. Procure ajudar psicológica para desenvolver habilidades de manejo da doença instalada no seu filho, não raro adoece toda a família. Trabalho com PSICODRAMA uma espécie de teatro terapia. É um treinamento em busca de desenvolver ou aperfeiçoar habilidades espontâneas e criativas no sujeito.
Bom não podemos obriga-lo a fazer psicoterapia, tente conversar acolhe-lo e mostrar que pode confiar em você.
Acho que seria importante você também procurar um psicólogo(a) para poder conseguir lidar e tentar entender essas questões e outras pessoais, se você já não faz .
Olá!
Sei que está passando por momento triste em ver seu filho rejeitando ajuda, mas diante do que relata, será inútil obrigá-lo a iniciar à acompanhamento psicológico pois é preciso haver compromisso do paciente com ele e seu desenvolvimento terapêutico. Sugiro que procure ajuda terapêutica para você, e então, irá lidar melhor com a recusa do seu filho e poder ajudá-lo aceitar ajuda profissional.
Olá! Qual a idade do seu filho? Ele foi diagnosticado por um profissional? Dependendo do caso, existe atendimento domiciliar que pode te auxiliar, no entanto, é preciso o seu caso passar por uma avaliação para uma melhor orientação.
Olá, como vai? Sinto muito pela situação, é importante que se possível outras pessoas próximas tentem sensibilizá-lo sobre a importância do cuidado. Além disso, torna-se necessário que o diagnóstico seja confirmado por um médico psiquiatra e então ser iniciado também acompanhamento psicológico. Hoje em dia, além do atendimento no consultório de algum psicólogo, também existe a possibilidade do atendimento online e domiciliar, caso ele aceite ajuda. Um grande abraço!
Olá mãe! Espero que estejam bem. Entendo seu dilema, ele precisa ir a terapia mas você não consegue convencê-lo. Tente conversar abertamente sobre o que é a terapia, o que vai acontecer quando ele chegar no lugar que será atendido, onde você ficará, quanto tempo demorará... Crianças muitas vezes precisam do cronograma do acontecimento novo futuro para se reorganizarem e absorverem que essa mudança é positiva para ele. Tente manter a calma e responda todas suas perguntas, ele precisa saber que estará tudo bem nessa ida ao consultório. Caso também não conseguir dessa forma, você pode mostrar vídeos ou histórias sobre isso. Estou aqui se precisar!
Sugiro que procure atendimento psicológico para você. Vai te ajudar a lidar com essa questão. Tentar levá-lo sem ele querer não vai funcionar, só vai frustrar você. Espero ter ajudado.
Faça ao menos uma consulta de orientação para saber como proceder.
Lidar com um filho com depressão e que se recusa a buscar tratamento pode ser um desafio emocionalmente desgastante. É importante lembrar que a depressão é uma doença real e que o seu filho precisa de ajuda profissional para superá-la.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Seja um ouvinte atento: Tente conversar com seu filho e ouvir o que ele tem a dizer sobre o que está passando. Esteja presente e mostre que você se importa com ele. Isso pode ajudar a criar um senso de conexão e segurança, que pode ser importante para ajudá-lo a se abrir.

Tente encorajar a terapia: Explique a importância de procurar ajuda profissional para lidar com a depressão e encoraje seu filho a falar com um médico, psicólogo ou terapeuta. Ofereça-se para acompanhá-lo nas consultas ou ajudá-lo a encontrar um profissional que ele goste.

Incentive atividades saudáveis: Ajude seu filho a criar uma rotina diária saudável, incluindo exercícios físicos, alimentação balanceada e uma boa higiene do sono. Essas atividades podem ajudar a melhorar o humor e a reduzir os sintomas da depressão.

Procure ajuda para si mesmo: Cuidar de um filho com depressão pode ser muito estressante e desgastante. Procure ajuda para si mesmo, conversando com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.

Considere um tratamento de internação: Em casos extremos, pode ser necessário considerar um tratamento de internação para ajudar a tratar a depressão do seu filho. Um médico ou psiquiatra pode ajudar a avaliar se esta é uma opção viável.

Lembre-se de que a depressão é uma doença real, e que pode ser tratada com ajuda profissional. Seu filho pode precisar de tempo e paciência para superar a depressão, mas o mais importante é que você esteja presente e apoie-o em sua jornada de recuperação.
oI! Como vc está hoje? Primeiro que eu sinto pelo que está ocorrendo com seu filho.
É importante ouvir, acolher e validar o sentimento da pessoa, sem emitir críticas ou julgar o comportamento dela. Na sequência, você pode incentivá-la e ajudá-la a procurar auxílio profissional especializado. É importante notar que essa tentativa de auxílio pode ser desgastante e frustrante para você, que também deve cuidar dos próprios sentimentos para que o seu envolvimento seja saudável. Sei que é difícil mas em muitos momentos a única solução está com a pessoa né? o que voce pode faezr é acolher. A pessoa tem que querer ser ajudada.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Olá. Penso que nessa situação é importante que você seja uma boa companhia para seu filho, estando com ele, ouvindo e acolhendo os sentimentos dele.Acredito que uma consulta sua com psicólogo também vá te ajudar a se orientar em como lidar com essa situação. Abraço.
Ola como vai? Imagino como deve estar sendo desafiador lidar com esta situação, ainda mais querendo ajudá-lo e ele resistente. Qual a idade dele? Ele sendo menor é responsabilidade sua a decisão, se não é importante um diálogo para que ele possa expressar seus medos e seus sentimentos, assim você pode acolhe-lo e incentivar quanto ao tratamento, ou juntos trabalhar possibilidades para que ele se sinta melhor. Sugiro que procure um profissional da psicologia que possa te orientar neste processo, pois para o tratamento dele é importante ele desejar realizar para uma eficácia maior. Espero que tudo fique bem. Me coloco a disposição para te acompanhar neste processo, um abraço
Lamento muito ouvir sobre a situação delicada que você está enfrentando com seu filho. É crucial abordar essa situação com cuidado, compreensão e suporte. Mesmo que seu filho não queira buscar tratamento, é importante consultar um profissional para avaliação e orientações adequadas.