Olá, faz mais ou menos 1 ano que nao sinto vontade de fazer absolutamente nada, tipo limpar casa, lavar

10 respostas
Olá, faz mais ou menos 1 ano que nao sinto vontade de fazer absolutamente nada, tipo limpar casa, lavar louça, fazer comida, tenho muitos medos, estresse quase insuportável. Alguém me ajuda com o que devo fazer? O que pode ser? Por favor
Você relata alguns sintomas comuns aos transtornos de humor, os mais comuns são Depressão e Ansiedade. É importante marcar consulta com médico especialista no assunto para realizar uma avaliação completa dos seus sintomas, pois existem tratamentos muito bons para esses quadros. Jovens devem procurar o Psiquiatra, que avaliará a necessidade de tratamento com medicamentos e provavelmente indicará medidas não farmacológicas, como Terapia - cognitivo comportamental / análise. Nos idosos esses casos podem ser tratados também pelo Geriatra, ou em conjunto.
Não demore para procurar ajuda, pois a melhora na qualidade de vida é notável em um curto período de tempo.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tudo que foi relatado está relacionado a um quadro depressivo, aconselho passar com um psiquiatra e paralelamente com um psicólogo(psicoterapia) , é de fundamental importância.
Boa sorte.
Boa tarde. Estes sintomas devem ser relatados a um médico psiquiatra e a um psicólogo. Sendo imprescindível aliar os dois tratamentos. Compreendo que agora qualquer ação pode tornar-se insuportável ou mesmo angustiante, mas esforce-se e procure ajuda de profissionais. Você verá como seu quadro psíquico irá melhorar. Um passo você ja deu: questionar-se. Não se deixe abater e procure ajuda. Abraços!
Apesar de estes sintomas serem frequentemente causados por depressão, existem muitos outros transtornos que podem levar a estes sintomas, desde esquizofrenia, problemas hormonais, traços de personalidade, doenças cerebrais. Por vezes, pode até ser uma reação normal a circunstâncias de vida desfavoráveis.

Não é possível nem é permitido orientar você por um site. Deve procurar um(a) psiquiatra e fazer uma consulta para avaliar corretamente seu problema e indicar o tratamento adequado.
Olá! É necessário relatar esses sintomas a um médico psiquiatra para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento mais eficaz. Nesse caso, recomendo que procure também um profissional de psicologia para iniciar uma psicoterapia psicanalítica (análise) ou psicoterapia.
Falar das suas questões cotidianas e passadas pode fazer com que você entenda o porque que esses sintomas como medo, estresse, desânimo e falta de energia estão causando tanto desconforto. Colocar esses desconfortos em palavras vai te permitir compreender todos eles e aprender a lidar quando eles surgirem, consequentemente você terá uma melhora psíquica significativa. O primeiro passo você deu que foi reconhecer e assumir o que está desconfortável, o próximo passo é procurar ajuda para aliviar esses sintomas! Espero ter contribuído! Abraços!
Sugiro que busques ajuda para identificar e entender o que está acionando esse desânimo! Podes estar com humor deprimido, o que faz com que te sintas desmotivada, bem como com algum transtorno de ansiedade ou desregulação emocional, o que resulta em
medo e na sensação de estar estressada diante das situações cotidiana! É bem importante avaliar os sintomas e iniciar um atendimento clínico! A psicoterapia cognitivo-comportamental tem auxiliado e apresentado bons resultados no tratamento de situações como a que estas vivenciando!
Não é possível te dá uma resposta assertiva sem antes conhecer detalhadamente o seu caso. Entretanto, sugiro avaliação com um psiquiatra e psicólogo. Pois, os sintomas mencionados estão relacionados a quadros depressivos e ansiosos.
Mais de um ano com esses sintomas é mais do que o necessário para que se busque ajuda. Ao usar o significante ''quase insuportável'" fica perceptível o quão angustiada você deve estar, e deve ser difícil mesmo fazer suas atividades com esse sofrimento interno todo. Procure um psiquiatra e um psicólogo e/ou psicanalista. Talvez lhe seja indicada uma medicação para amenizar esses sintomas mas não deixe de acompanhar com um psicólogo e buscar com ele a fonte dessa angústia, o motivo real dos seus medos.
Esteja certa de que o que você sente não é inevitável e, melhor, tem tratamento efetivo. Você precisa procurar o seu médico para uma avaliação detalhada e tratamento/encaminhamento para especialista.
A disposição!
Olá. Seus sintomas são bem característicos de depressão, entretanto o ideal é buscar ajuda profissional para um diagnóstico correto do caso. Buscando a ajuda certa, você com certeza começará a ter melhoras nesse quadro! Boa sorte

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.