Olá primeiramente me desculpem pelos erros gramáticos , ultimamente sentindo muito medo ao sair de c

33 respostas
Olá primeiramente me desculpem pelos erros gramáticos , ultimamente sentindo muito medo ao sair de casar e estudar . Sinto um medo constante que me impede de agir é de seguir em frente . Vivo me comparando as outras pessoas , e como a vida delas são interessantes, as vezes tenho pensamentos depreciativos . Eu tento praticar meditação mais não estou sentindo resultado , as vezes sempre tento controlar o que falo e penso . As vezes espero muito das outras pessoas e acabo me chateando
Olá! Acredito que suas questões necessitem de mais profundidade para serem analisadas e discutidas. Busque um psicólogo, pode ser importante.

Olá! É recomendável que você se aprofunde no autoconhecimento e estar acompanhado de algum profissional pode facilitar o seu processo. A meditação simplesmente como mais uma prática ou tarefa incluída na sua rotina não lhe trará muitos benefícios. É necessário a compreensão do seu real significado e utilidade, caso contrário a mente se apropria desta experiência e a transforma em mais um mecanismo de controle contra si mesmo. Um abraço.
Olá! Parece que o medo está te paralisando... Não é fácil controlar e mudar os pensamentos sozinho. Por isso é importante a psicoterapia. A nossa mente pode produzir pensamentos que não são verdadeiros, gerando o medo, ansiedade e vários outros sintomas e sentimentos. Questione esses pensamentos, tente encontrar evidências que são reais. Se não tiver evidências descarte-os. Na psicoterapia obterá o autoconhecimento, identificando os pensamentos que geram gatilhos do seu medo, aprendendo técnicas para modificar e controlar os pensamentos, reduzindo o medo e a ansiedade. Procure ajuda.
Olá!

Todos esses sintomas são indicativos da necessidade de compreender-se melhor e encontrar meios para lidar de forma mais assertiva com suas questões pessoais e no relacionamento com outras pessoas.

Não deixe de procurar ajuda profissional de um psicólogo para ampliar o autoconhecimento e melhorar a sua qualidade de vida!

Me coloco a disposição!
Abraços.
Sim, o medo nos paralisa, busque ajuda profissional para que você consiga lidar com suas emoções e fazer uma avaliação sobre possível transtorno psíquico. Com a pandemia muitas pessoas desenvolveram sintomas como o seu, não demore busque ajuda assim que possível, se precisar estamos aqui para ajudar!!
Sentir medo nunca foi algo agradável!
É preciso entender que o medo é uma emoção natural e necessária. Só que, quando é muito intenso e incapacitante desencadeia um sofrimento maior.
Em terapia você conseguirá entender a função do medo e suas reações no corpo e mente. Diferenciar medo e ansiedade e aprender estratégias simples e eficazes que te ajudarão a acolher a emoção, e não deixá-la no controle da sua vida. Com esse aprendizado você poderá viver de forma bem mais leve.
Olá! O mais importante nesse momento não são os seus erros gramáticos, caso eles existam, mas como Você está se sentindo. É preciso identificar as possíveis crenças limitantes e de desvalor que estão impedindo você de acreditar no seu potencial e de se ver como realmente é, sem precisar se comparar como outro. E que fatos vivenciados te levaram a esse sentimento. A psicoterapia é um caminho que poderá lhe ajudar a encontrar respostas para que possa elaborar. A meditação é uma aliada importante, mas somente ela não resolverá esses conflitos psíquicos.
Olá! Por mais que a sensação de medo não seja agradável, é necessário entender que é um sentimento pertinente a todos os seres humanos, pois ele é mais um mecanismo de defesa que nos mantém vivos. O problema é quando o medo nos paralisa e começa a trazer prejuízos à nossa vida, que é o que parece estar acontecendo com você.
A comparação com o outro pode ser um caminho muito perigoso, pois cada um tem sua história de vida. Olhe para a sua história com o carinho que com certeza ela merece.
Técnicas de meditação para alívio dos sintomas são válidas se bem usadas. Se possível procure um profissional que te ajude a entender a raiz de tais sentimentos.
Pensar sobre o que espera de si, sobre como esta a sua vida, seria um bom começo. Muito mais significativo do que se "basear" pelo desejo do outro é descobrir o seu verdadeiro desejo, aquilo que parte realmente de você.
esse pode ser um bom momento para iniciar seu processo de terapia.
Olá, pela sua descrição, seria interessante iniciar um processo terapêutico. Com ele, consiguirás lidar melhor com suas emoções - inclusive o medo- e traçar objetivos terapêuticos rumo a melhora. Bem como, no seu processo de autoconhecimento desvendar, se achar necessário, as causas de suas desregulações emocionais.
Procure ajuda. Cuida! ;)
Ao dispor.
concordo com a resposta da maioria, nesse caso, são questões muito pessoas, que devem te impedir de prosseguir nos seus objetivos e por isso uma psicoterapia deve ser buscada para lhe auxiliar com essas descobertas...
Bom dia! Pelo seu relato, senti que o medo que está lhe impedindo de seguir em frente pode vir de uma sensação de "ser insuficiente" para fazer o que quer fazer, quando você compara a sua realidade com a de outras pessoas. É interessante refletir se o que você sabe da vida das outras pessoas não é apenas um recorte da realidade delas. Então, se for apenas uma parte, isso comprovaria a existência de momentos interessantes que elas vivem, mas não necessariamente de toda uma vida interessante. O que seria uma vida interessante pra você? Você disse também que espera muito das outras pessoas. Como têm sido suas relações? O que você sente que está dando, mas não está recebendo de volta das pessoas? Há muitas questões que você pode aprofundar através de reflexão e, se puder e desejar, da psicoterapia. Estou à disposição se quiser tirar alguma dúvida ou iniciar um processo terapêutico.
Qual é a diferença entre paranoia e preocupação?
Como dito, todas as pessoas experimentam momentos de paranoia. Elas vêm uma notícia na TV sobre um assalto na vizinhança e ficam com medo de serem as próximas vítimas, então passam a olhar mais vezes por cima do ombro e checar se há indivíduos estranhos no bairro antes de sair de casa.

Essa é uma resposta natural a algo que demanda algo tipo de cuidado, como, por exemplo, evitar um assalto. Em outras palavras, é uma preocupação compreensível com algo que pode acontecer.

Após alguns dias ou semanas sem novas notícias de violência na vizinhança, as pessoas começam a relaxar e, embora mantenham um certo grau de atenção, não deixam de viver as suas vidas. A lembrança da notícia desaparece dos seus pensamentos, retornando somente quando alguém menciona o ocorrido.
Já o excesso de preocupação com o futuro se transforma em paranoia. A pessoa paranoica vive pensando no “e se…?”. E se eu sair de casa e algo ruim me acontecer? E se eu for assaltado ou sequestrado? E se alguém que eu amo se ferir? Como consequência disso, ela começa a sabotar a própria vida na tentativa de evitar essas situações.
Por isso, é importante identificar quando você está se preocupando demais com questões que não pode controlar e, acima de tudo, com acontecimentos improváveis.

Não importa o quanto nos preparamos e nos cuidamos, às vezes situações ruins acontecem. É claro que devemos estar sempre alertas para evitar o perigo, especialmente quando estamos em um local desconhecido ou pouco movimentado.

Aquele conhecido conselho de mãe “não dê sorte ao azar” é válido em várias situações do dia a dia. Se você pode estacionar em um local seguro, mesmo pagando para isso, por que deixar o carro em um ponto escuro e distante do seu destino? Dependendo da situação, essa decisão pode aumentar as chances de um roubo.

Porém, não podemos deixar de viver somente porque existe a possibilidade de algo ruim nos acontecer. É melhor se concentrar em experimentar a alegria em todos os momentos da sua vida em vez de evitar vivências e recusar oportunidades.

Olá! Seria interessante olhar de forma mais profunda a forma como o medo vem agindo na sua vida. O medo geralmente é algo paralisante, falar sobre ele é um processo importante para visualização de sua origem, levando em conta tanto questões conscientes quanto inconscientes. O auxílio do trabalho de um psicanalista seria importante no seu caso.
Olá! A autoestima está tão judiada que você já começa seu texto pedindo desculpas... sem antes saber como vai escrever, e como se não pudesse arrumar o que estiver em desacordo. A cobrança de perfeição anda muito grande por aí? Esse medo que faz você pedir desculpas antes de começar, é o mesmo que te "amarra" dentro de casa... Viver é arriscar-se, o tempo todo. Por outro lado lhe dá a oportunidade de se conhecer melhor, e você poderá ver do que é capaz. Topa o desafio do autoconhecimento? Até mais!
Olá, você já fez acompanhamento com um psicólogo?
A psicoterapia pode te ajudar em todas essas questões apresentadas na sua pergunta.
Aproveito para deixar uma reflexão... quando você se compara ao outro você está olhando o palco ou os bastidores? Muitas vezes ao nos compararmos com o outro acabamos comparando o nosso bastidor com o palco dele, logo nos sentimos mal, como se "a grama do vizinho fosse mais verde".
Seria interessante você buscar a psicoterapia, pois o autoconhecimento te ajudaria a lidar com teus pensamentos e os significados atribuídos as situações.

Você vai aprender ferramentas de como lidar com tudo isso!
Olá! É interessante que procure um acompanhamento com psicólogo para que você possa entender melhor a origem de seus medos e ansiedade. O acompanhamento profissional também pode te auxiliar a lidar melhor com alguns pensamentos que paralisam e te ajudar a ter comportamentos que você gostaria de realizar. A meditação é um ótimo recurso para alívio de ansiedade mas apenas ela provavelmente não seja suficiente para que você lide com essa tensão.
Olá.
Sugiro que busque um profissional psicólogo para que seja feita uma avaliação psicológica do seu quadro bem como o encaminhamento de tratamento adequado.
Olá, bom dentro do que você descreveu, me parece que é um medo generalizado de realmente expor-se para o outro genuinamente como você é. Isso pode te dar uma sensação de desconexão da vida e de você mesma.

Muitas vezes em casos assim, o individuo tem muita dificuldade de ter uma comunicação clara com o outro, prejudicando assim seus relacionamentos interpessoais. Caso isso esteja acontecendo a ponto de você deixar de realizar coisas que gostaria e prejudicando sua qualidade de vida, procure ajuda, se tiver alguma dúvida fico a disposição, abraço.
O sentimento de medo muito acentuado pode paralisar uma pessoa. A meditação é um procedimento muito interessante, mas pelo que você escreveu não esta sendo suficiente para você se sentir tranquilo. Procure um profissional psicologo para você poder entender melhor o que realmente anda acontecendo em sua vida. Estou a disposição.
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Olá! Os nossos comportamentos e as nossas emoções são influenciados diretamente pela forma como interpretamos as situações que estamos vivendo. Por isso, o caminho para que você se sinta mais autoconfiante e com maior bem-estar é você conseguir identificar o que está por trás dos suas emoções. A psicoterapia é uma ótima opção para te ajudar nessa descoberta!
Olá! O medo é um estado emocional natural e que sentimos várias vezes durante a vida, perante uma situação que nos traz algum risco. Ele, muitas vezes, nos salva e nos alerta. O problema é quando se torna patológico e impede a pessoa de realizar atividades do dia-a-dia. Me parece que isso está acontecendo com você. Sugiro buscar um psicólogo e iniciar a psicoterapia, para entender o que está acontecendo e buscar soluções saudáveis para lidar com o problema, retomando o controle da sua vida. Melhoras!
Olá talvez investir em autoconhecimento seja um caminho, entender quais as crenças fortalece esse comportamento, repensar essa sua estratégia de controle das suas emoções, recomendo procurar ajuda de um profissional habilitado.
Olá! Nossos medos e inseguranças podem ser tão grandes que podem chegar a nos paralisar. E então, vem a dificuldade de agir e de seguir em frente, como você disse. Quando as emoções ficam tão intensas que nos sentimos paralisadas, pode ser o momento de procurar por ajuda profissional.
Olá, como vai? É extremamente importante que você reflita sobre a origem destes sintomas, a psicoterapia pode te ajudar neste processo. Não é comum o medo te atrapalhar a ponto de não conseguir cumprir com seus compromissos. Você não precisa passar por isso só, busque ajuda de um profissional de saúde mental. Espero que fique bem, um forte abraço.
Olá, tudo bem?

Pelo seu relato, parece que você está passando por um momento de bloqueio, onde suas emoções podem impedir que você aja diante das situações e da vida. Na maioria das vezes, esses bloqueios surgem por crenças nucleares disfuncionais e limitantes, que foram construídas ao longo da vida acerca de você, do outro e do mundo. Como você relatou, faz muitas comparações com os outros, e essa atitude pode contribuir para que você sinta medo de agir, te paralisando.
É importante que você procure um profissional da Psicologia, para que, através das psicoterapias, sejam trabalhadas essas crenças que te impedem de agir.
Nas sessões, serão investigadas, também, o seu contexto e a sua história de vida, para compreender de onde e como esses pensamentos foram construídos.
Procure ajuda!

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Se você tiver interesse em se desenvover por completo, é simples, basta procurar uma psicoterapia e psiquiatria.
Olá! Sinto muito que esteja enfrentando esses desafios. É normal sentir medo e insegurança às vezes, mas quando esses sentimentos começam a atrapalhar suas atividades diárias, é importante procurar ajuda.

Uma opção é considerar buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem ajudá-lo a entender e lidar com seus medos e inseguranças, além de fornecer técnicas de gerenciamento de ansiedade e autoestima.

Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem sua própria jornada e não faz sentido se comparar com os outros. Cada um tem suas próprias lutas e desafios. É importante valorizar suas próprias realizações e não diminuir suas próprias conquistas.

Em relação à meditação, pode levar algum tempo e prática para ver resultados. Tente não se preocupar tanto com o resultado imediato e em vez disso se concentrar em estar presente no momento e em sua respiração.

Também é importante ter expectativas realistas em relação aos outros. Cada um tem suas próprias limitações e nem sempre pode atender às nossas expectativas. Tente se concentrar nas coisas positivas em suas relações com os outros e praticar a compaixão e a empatia.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que você possa encontrar a ajuda e o apoio que precisa. Lembre-se de que você é valioso e merece se sentir bem consigo mesmo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Encontrar soluções para nossos problemas emocionais exige que a gente invista nosso tempo e dinheiro para olhar para as questões e entender o que está acontecendo. Busque acompanhamento psicológico, tenho confiança que vai te ajudar. Abraço.
Ola bom dia. Primeiramente obrigada por compartilhar aqui o que tem sentido, isto mostra que deseja se sentir melhor e se cuidar. Lendo seu relato, observo uma ansiedade importante, que tem te gerado medo e te paralisado. É muito importante que procure um psicologo para entender melhor as causas, e trabalhar para que tenha autoconhecimento e habilidades para lidar com situações que te desafiam. Lembre-se pensamentos não são fatos, e muitas vezes um pensamento ansioso vem distorcido, de forma negativa. Cuide de você. Um abraço @psiluanamarys
Olá, como está?
Me parece que existe alguma relação entre as comparações com outras pessoas e esse medo de sair de casa e estudar, parece ser um ponto de partida interessante para uma terapia, pois parece estar te deixando com muita angústia de algumas coisas ainda não ditas, elaboradas e muitas vezes imaginadas, mesmo que de maneira depreciativa. Algumas palavras e ações em sua vida tem significados muito importantes, controlar, esperar, comparar, pode ser muito angustiante sentir isso tudo e não elaborar, falar e pensar sobre essas questões em sua vida.
Procure um(a) psicólogo(a) que você se sinta bem, consiga construir uma relação terapêutica interessante e aprofunde em suas questões, um consultório terapêutico é um ótimo lugar para falar mais sobre você.
Espero ter ajudado em algo, até mais.