Olá, tenho sintomas de ansiedade e tenho sentido pontadas na pele, como se fossem gotas de água cain

41 respostas
Olá, tenho sintomas de ansiedade e tenho sentido pontadas na pele, como se fossem gotas de água caindo, isso é normal?
 Isabel de Abreu Costa
Psicólogo
Fortaleza
Te recomendo realizar exames de rotina para verificar se não seria algo de ordem biológica, e também buscar tratamento psicológico para entender sua ansiedade e questões que a envolvem. Se precisar de algo, estou a disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Alessandra Souza
Psicólogo
São Paulo
Olá... é difícil classificarmos a palavra normal...Pq o que pode ser normal pra mim, talvez não seja pra vc, e vice-versa.
Mas, a ansiedade por si só já é algo que você precisa tratar.
Você mencionou outro sintoma, então, agenda uma consulta o quanto antes.
A ansiedade, pode sim levar a outros quadros quando não tratada corretamente.
Um abraço e tudo de bom pra vc!!!



 Rafaelle Mac Lincks
Psicólogo
Cotia
Olá. Boa tarde. Primeiramente você precisa consultar um médico, realizar exames de rotina, para descartar que esse sintoma não seja alguma doença física. Em seguida é importante você procurar um psicólogo para tratar a sua ansiedade. Nos momentos de ansiedade podem surgir sintomas físicos, é importante ficar atento aos sinais do seu corpo. Estou a disposição para qualquer dúvida.
 Ana Carolina F. Pacini Gomes
Psicólogo
Santo André
Como as colegas já destacaram, descarte qualquer problema físico antes de considerar as pontadas como mais um sintoma de Ansiedade, o que não te impede de em paralelo procurar Psicólogo para que no processo terapêutico você aprenda compreenda a função da Ansiedade nas nossas vidas e aprenda a lidar com ela de uma maneira saudável.
Olá! Essas "pontadas na pele como se fossem gotas de água caindo" me parecem uma espécie de sensação que pode ser a maneira como você percebe um sintoma de ansiedade, como o formigamento por exemplo. Precisaria observar melhor com a ajuda de um profissional psicólogo, médico... Quais outros sintomas que sente e percebe que reconhece como sendo de ansiedade? De qualquer forma, seu breve relato evidencia sua preocupação e apreensão quanto à sua saúde física e emocional, ao mesmo tempo em que parece estar resistente em buscar ajuda. Embora ter feito esta pergunta aqui já seja um passo nesse sentido. Acredito que ficaria mais aliviado e seguro conversando com uma psicóloga (o).
Olá! Há duas avaliações necessárias aqui, psicoterápica e dermatológica. Se há sintomas de ansiedade, há estresse elevado, o que também muda a bioquímica do corpo. É possível, a partir de uma avaliação detalhada, isolar e tratar pontos-chave, os quais desencadeiam e/ou contribuem para este sofrimento. Quebrando determinados ciclos, os sintomas regridem.
 Edison Caraviello
Psicólogo
São Paulo
A ansiedade em grau acima do normal pode promover sensações específicas e diferentes em cada tipo de pessoa .

A psicoterapia pode colaborar no controle da ansiedade e consequentemente na suspensão destes sintomas provenientes da ansiedade.

Na Neurometria Funcional o paciente tem a possibilidade de treinar o controle de ansiedade através de um treinamento computadorizado funcional.
Olá! Te aconselho a ir à um clínico geral para fazer exames e descartar a causa orgânica. Caso seja descartada a causa orgânica, procure uma psicóloga. Desde já me ponho à disposição . Espero ter ajudado.
Gratidão
Dra. Rosemeire Garófolo
Psicólogo, Psicanalista
Campinas
Olá, bom dia! Esse sintoma pode ser a somatização de algum conflito psicológico. A somatização ocorre quando existe uma tensão interna e ela é descarregada no corpo sob a forma de sintoma físico, mas a origem é emocional. A própria ansiedade que menciona pode ser um indicativo da existência desse conflito. Procure a ajuda de um psicólogo para entender o que está acontecendo contigo. Um forte abraço!
Olá! O legal seria você fazer alguns exames médicos para verificar a hipótese de doença física. Os sintomas da ansiedade são bastante diversos e comuns a outras condições, o que pode causar certa confusão na hora do diagnóstico. Paralelamente sugiro também que você faça Psicoterapia para se aprofundar nas questões geradoras da ansiedade. Quando você entender quais são os gatilhos, ficará mais fácil desenvolver estratégias para lidar com ela de maneira assertiva. Busque um Psicólogo. Você se beneficiará muito. Cuide-se bem!
Olá, “ normal” é muito relativo, antes de mais nada procure um médico e descarte qualquer alteração orgânica, após isso procure um Psicólogo para que possa elaborar melhor suas questões e atenuar sua ansiedade.
 Deive Brasil Silva
Psicólogo
Recife
ola, boa noite! como ja falado por alguns colegas e dificil dar algum parecer assim...no entanto crises de pânico podem desencadear uma serie de sintomas fisiológico em vários órgaos, inclusive coração e estômago, mas seria interessante, ver antes com um clinico, para descartar se a razão nao é fisiológica.
Olá, boa tarde. A ansiedade pode causar diversos sintomas físicos, cada corpo reage de uma forma diferente e particular. Primeiramente, você deve buscar um médico para uma consulta/ avaliação do seu corpo fisiológico. Descartando ou não causas orgânicas, busque uma ajuda psicológica para tratar da sua ansiedade. O psicólogo trata das causas emocionais e o médico das causas orgânicas. Espero ter ajudado, fique bem.
 Maria de Fátima Ferreira Peret
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
A ansiedade é normal até certo ponto. Muitas pessoas conseguem lidar bem com a ansiedade e o estresse até certo ponto, mas é preciso ficar atento aos sinais de que pode estar fazendo mal à saúde, principalmente quando afeta o corpo. Dermatites podem aflorar e piorar para muitas pessoas quando em situações de estresse e ansiedade. Importante buscar a ajuda especializada para um bom diagnóstico. Importante não se automedicar e nem tampouco fazer uso abusivo de álcool como forma de se anestesiar e ocultar os problemas. Coloco-me à disposição naquilo que precisar.
 Gabriel Bernardi
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Olá. É importante ver a constância e a intensidade desse sintoma e se não há outros envolvidos. O ideal também seria fazer um exame médico de rotina para verificar se é algo orgânico. Na verdade, essa separação entre biológico e mental não é tão divisível assim. Tem pessoas que desenvolvem úlceras por causa de estresse excessivo com o trabalho, por exemplo. Quando chega nesse estado, é preciso consultar tanto um médico quanto um psicólogo. No seu caso, não sabendo exatamente tudo que se passa, recomendo por precaução optar por ambos profissionais. Abraço!
Dra. Aldenize Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
O estado de saude mental afeta muito o fisico, portanto recomendo que realize exame medico de rotina para identificar ou descartar alguma evidência física e acompanhamento com psicólogo para o tratamento da ansiedade.
 Angela Rabello
Psicanalista, Psicólogo
Salvador
Não sei se é normal. Só posso dizer lhe escutando.
Abraços
 Jéssica Sampaio
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia!
É preciso entender melhor o que pode estar em torno disso. A ansiedade pode gerar diversos sintomas físicos, por isso recomendo procurar um psicólogo para que possa trabalhar essa ansiedade, mas também procure um médico para verificar se essa sensação pode ser algo de ordem fisiológica.
 Pedro Felipe Marques Santos
Psicólogo
Brasília
Olá! Seria interessante realizar exames de rotina, além de procurar um psicólogo para investigar essa questão. Boa sorte!
 Carla de Carvalho
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá, o conceito do que é normal e o que é patológico é bastante tênue, visto que como somos seres únicos e singulares, aquilo que pode ser normal em uma pessoa, pode não ser para outra, ou seja, são muitas questões envolvidas. O que posso sugerir é que você procure um psicólogo da sua confiança e juntos possam esclarecer se é algo psicológico ou se precisa de uma consulta com o dermatologista.
Espero ter ajudado.
A ansiedade é um fenômeno psíquico que traz muitas manifestações corpóreas também, ou seja, é comum pacientes relatarem formigamentos e sensibilidades na pele. No entanto, é importante considerar uma avaliação médica também, para que as questões físicas sejam descartadas.Assim, cuidar das questões emocionais é fundamental porque você já relata sintomas de ansiedade, e paralelo um atendimento médico. Eu fico a disposição para orientações on-line, caso seja necessário. desde já grata, por compartilhar sua história!
A ansiedade é normal até certo ponto. Muitas pessoas conseguem lidar bem com a ansiedade e o estresse até certo ponto, mas é preciso ficar atento aos sinais de que pode estar fazendo mal à saúde, principalmente quando afeta o corpo.
Uma sugestão seria realizar alguns exames, e acompanhamento psicológico.
 Pricila Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Primeiramente é importante uma avaliação com médico para descartar qualquer problema físico. Sendo descartado sugiro que procure um Psicólogo. Talvez o melhor caminho seja iniciar um processo terapêutico e investigar a fundo o que está desencadeando sua ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar a compreender de maneira mais profunda e te ajudar aprender a lidar com sua ansiedade. Procure ajuda de um Psicólogo para trabalhar essas questões. Fica posto meu convite. Abraço!
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! É necessário investigar todo contexto. Sugiro uma avaliação médica e psicológica. Um abraço
 Sarah Simões
Psicólogo
Brasília
Olá, em muitos momentos podemos nos perceber ansiosos. Para identificarmos se é uma ansiedade considerada normal ou patológica é preciso descrevermos quais sintomas estão sendo apresentados, qual a frequência e intensidade desses sintomas, como também, em quais contextos eles aparecem.
Após isso é possível traçar estratégias de forma a amenizar esses sintomas.
Também é importante manter o check up em dia para descartar outros adoecimentos.
Importante descartar as hipóteses orgânicas, porém sintomas como estes são muito frequentes em casos de ansiedade. Minha sugestão é faça psicoterapia para que consiga viver com a ansiedade de uma maneira mais leve.
 Ricardo Alexandre Ribeiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! As crises de ansiedade podem gerar diversos sintomas. É recomendável você buscar auxílio médico para os sintomas da pele e iniciar um processo de autoconhecimento com psicoterapia para lidar com as crises de ansiedade. Um abraço.
Dra. Fernanda Ataide
Psicólogo
São Paulo
Busque ajuda de um especialista. Os sintomas da ansiedade são sempre muito singulares!
A alta ansiedade pode desencadear vários sintomas físicos. Procure um médico para descartar problemas orgânicos. Em contrapartida, faça psicoterapia para amenizar os outros sintomas aos quais você se refere. Um abraço e fique bem!
Olá, tudo bem?

A ansiedade pode levar ao surgimento de muitos sintomas, das mais diferentes formas, sejam eles manifestados pelas emoções ou sensações. Mas é importante que busque realizar exames médicos para saber se existe alguma alteração fisiológica que esteja causando essas alterações, e assim, busque também, um psicólogo, para que as emoções sejam investigadas e trabalhadas dentro do seu contexto.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
 Letícia Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro

Boa noite! Sim, pode ocorrer. Desconsiderando que você possa ter algum problema de saúde física, isso é possível devido a somatizacao. O ser humano se cobra a todo momento a agir ou a pensar de determinada forma, trazendo a ansiedade a tona. Quando se menos espera aqueles pensamentos automáticos viraram uma grande bola de neve que juntando ao stress da vida diária, trabalho, estudo, filhos, família, fica aparentando a impossibilidade de sair daquele cenário. Recomendo quee você busque um psicólogo que se identifique, para que juntos possam vasculhar questões que estão trazendo esse seu estado de exaustão mental pela ansiedade.
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
***e caso sinta vontade e confortável, esse é meu instagram profissional, e lá eu posto conteúdos relacionados a saude mental: @psi.leticiaaa***
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Não é normal, no sentido de que tipicamente não ficamos sentindo pontadas na pele, entretanto é comum termos sensações físicas por alguma questão emocional. Minha orientação é fazer uma sessão com psicólogo para poder explorar mais sua situação e entender melhor o que está acontecendo. Abraço
 André Luiz Almeida
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Sinto muito que você esteja passando por isso. Os sintomas que você descreve, como sensação de pontadas na pele, podem estar relacionados à ansiedade. A ansiedade pode causar uma série de reações físicas, incluindo formigamentos, picadas ou sensações de "agulhadas" na pele, que são muitas vezes chamadas de parestesias. Essas sensações podem ocorrer devido à resposta do corpo ao estresse, que afeta o sistema nervoso e a circulação sanguínea.

Além disso, a ansiedade pode desencadear uma ativação do sistema nervoso autônomo, o que pode resultar em sintomas como esses, além de tensão muscular, aumento da frequência cardíaca e outros sinais físicos de alerta.

No entanto, como esses sintomas também podem ser causados por outros fatores, como problemas neurológicos, circulatórios ou dermatológicos, é importante conversar com um médico para uma avaliação mais detalhada, especialmente se os sintomas persistirem ou se intensificarem.

Se você está lidando com a ansiedade, técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, mindfulness e, principalmente, procurar apoio psicológico, podem ajudar a controlar esses sintomas.
 Luana Ferreira Peixoto
Psicólogo
Palmital
Olá.
Os sintomas físicos como as pontadas na pele ou a sensação de que algo está "pingando" ou tocando a nossa pele são manifestações relativamente comuns, principalmente quando o nosso sistema nervoso está em um estado de hiperatividade, comum em momentos de ansiedade intensa ou prolongada.
Para lidar com isso, sugiro técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, elas podem ajudar a "acalmar" o sistema nervoso e reduzir essas sensações.
Sugiro também procura uma medico para descartar outras questões para te deixar mais aliviada(o) e caso ainda não faça terapia, seria interessante começar a fazer para te ajudar a lidar com a ansiedade e saber como essas sessões surgem.
 Marcella Fleuri
Psicólogo
São Paulo
Olá! A sensação de pontadas na pele, como se fossem gotas de água caindo, pode ser bastante desconfortável, e entendo sua preocupação. Esse tipo de sensação pode, de fato, estar relacionado com ansiedade, mas é importante entender o que está acontecendo no seu corpo para poder lidar com isso de forma mais eficaz.

Possíveis Causas para a Sensação de Pontadas na Pele
Sensações Somáticas Relacionadas à Ansiedade: A ansiedade pode gerar uma série de sintomas físicos, como tensão muscular, alterações na respiração, sensação de formigamento ou pontadas na pele, e outros sintomas somáticos. Esses sintomas ocorrem devido à forma como o corpo reage ao estresse e ao medo. Quando estamos ansiosos, o sistema nervoso autônomo (responsável por funções automáticas do corpo, como batimento cardíaco e respiração) pode ser ativado, gerando sensações incomuns na pele, como formigamento, arrepios ou pontadas.

O corpo pode estar, de alguma forma, "sobrecarregado" com os efeitos da ansiedade, e essas sensações podem ser uma resposta do sistema nervoso.

Hiperventilação: Quando estamos ansiosos, a respiração tende a ficar mais rápida e superficial, o que pode levar à hiperventilação (respirar mais rápido e com menos profundidade). Isso pode provocar sintomas como tontura, formigamento nas extremidades e até a sensação de pequenas pontadas na pele. A hiperventilação afeta o equilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, o que pode gerar essas sensações estranhas.

Tensão Muscular: A ansiedade também pode causar uma tensão muscular significativa. Essa tensão pode afetar diversas partes do corpo, incluindo a pele, gerando sensações desconfortáveis, como pontadas ou desconforto localizado. O stress contínuo pode levar o corpo a se contrair de forma involuntária, o que pode ser sentido como essas "pontadas" que você descreveu.

Alterações no Sistema Nervoso: O sistema nervoso central pode reagir a altos níveis de estresse ou ansiedade de maneiras inesperadas. Em algumas pessoas, esse estresse pode provocar sensações físicas que se manifestam como "picadas" ou formigamento, que podem ser temporárias, mas bastante incômodas.

Quando Devo Me Preocupar?
Embora essa sensação de pontadas possa estar relacionada à ansiedade, é importante ficar atenta a alguns sinais. Se as pontadas na pele forem acompanhadas de outros sintomas, como:

Dor no peito.
Dificuldade para respirar.
Tontura extrema.
Alterações no ritmo cardíaco (como sensação de taquicardia).
Dormência em áreas específicas (como mãos ou pés).
Esses sintomas podem indicar algo mais sério, como um problema cardíaco ou nervoso, e você deve procurar um médico imediatamente para avaliação. Embora o estresse e a ansiedade possam causar uma série de sintomas físicos, é sempre bom garantir que não haja outra condição envolvida.

O Que Você Pode Fazer para Melhorar?
Práticas de Relaxamento: Técnicas de respiração profunda, meditação e mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade e aliviar os sintomas físicos, como as pontadas na pele. A prática de respiração lenta e controlada ajuda a normalizar o ritmo respiratório e reduz os efeitos da hiperventilação.

Exercício de respiração profunda: Respire profundamente pelo nariz, segurando a respiração por 4 segundos e soltando lentamente pela boca. Repita por 5 a 10 minutos.
Exercício Físico: O exercício regular pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, o movimento físico pode liberar substâncias químicas no cérebro, chamadas endorfinas, que ajudam a melhorar o humor e a sensação de bem-estar.

Técnicas de Mindfulness: A prática de mindfulness (atenção plena) pode ajudar a diminuir o foco nos sintomas físicos e permitir que você se concentre mais no momento presente. Ao fazer isso, você pode reduzir a ansiedade e aliviar os sintomas somáticos.

Redução do Estresse: Tente identificar fontes de estresse e encontrar maneiras de gerenciá-las, seja por meio de uma agenda mais equilibrada, apoio social ou outras estratégias de enfrentamento.

Consulta com Profissional de Saúde: Se você não conseguir controlar os sintomas ou se os sintomas forem recorrentes, é recomendável buscar o apoio de um psicólogo ou psiquiatra. Um psicólogo pode ajudar a entender melhor as causas da sua ansiedade e oferecer terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é eficaz para tratar a ansiedade. Se for necessário, um psiquiatra pode avaliar o uso de medicamentos que ajudem a controlar os sintomas.

Conclusão
As pontadas na pele que você está sentindo podem estar relacionadas à ansiedade, especialmente se você já apresenta sintomas de estresse ou tensão. No entanto, caso esses sintomas se agravem ou sejam acompanhados de outros sinais preocupantes, é fundamental procurar orientação médica. O tratamento adequado, que pode incluir terapia, exercícios de relaxamento e, em alguns casos, medicação, pode ajudar a aliviar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Se você continuar a sentir essas sensações de forma frequente e intensa, conversar com um profissional de saúde pode ser uma boa ideia para identificar a melhor forma de tratar e gerenciar seus sintomas.

Se precisar de mais ajuda ou quiser discutir mais sobre isso, estou à disposição!
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Sim, sensações físicas como essas podem estar associadas à ansiedade, que frequentemente se manifesta no corpo de maneiras variadas e desconfortáveis. Na psicanálise, esses sintomas podem ser vistos como expressões de um conflito ou tensão interna que não encontrou outra forma de se manifestar.
A sensação de pontadas ou de gotas de água caindo pode ser um sinal de que algo em sua vida psíquica está gerando angústia ou desconforto, e que isso precisa ser escutado. Embora esses sintomas possam ser comuns em quadros de ansiedade, é importante observar se há outros fatores que os intensificam ou desencadeiam.
Procurar um psicanalista pode ajudá-lo a compreender o que está por trás dessas manifestações e a dar um sentido a elas. Além disso, é sempre válido consultar um médico para garantir que não há causas físicas subjacentes. Espero ter ajudado, fico à disposição.
 Camila Santos Vieira
Psicólogo
Itabuna
Os sintomas de ansiedade podem se manifestar de diversas formas no corpo, e essas sensações na pele podem ser uma dessas manifestações. O que você está descrevendo pode ser relacionado ao aumento da tensão e da percepção sensorial, comuns em momentos de ansiedade. No entanto, se isso estiver te incomodando ou persistindo, é importante buscar apoio para entender melhor o que está acontecendo e como lidar com isso.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A sensação de pontadas na pele, como se fossem gotas de água caindo, pode estar relacionada à ansiedade. Essa condição é uma reação do corpo que afeta vários sistemas, incluindo a pele. O estresse emocional pode aumentar a produção de hormônios como o cortisol e catecolaminas, que podem desencadear reações inflamatórias e afetar a saúde da pele.

Os sintomas de ansiedade na pele podem incluir coceira intensa, que pode ocorrer sem uma causa aparente, resultando em irritações e vermelhidão. O aumento da vascularização e a inflamação podem deixar a pele avermelhada e mais sensível. Algumas pessoas relatam uma sensação de queimação ou ardência na pele durante períodos de ansiedade. Além disso, o sistema imunológico pode reagir às emoções, levando a sintomas como coceira, vermelhidão e urticária. A ansiedade também pode agravar condições preexistentes, como acne, eczema e psoríase.

É importante lembrar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Se você está preocupado com esses sintomas, é recomendável consultar um dermatologista ou alergista para descartar outras causas e obter um diagnóstico adequado. Além disso, buscar ajuda de um profissional de saúde mental pode ser benéfico para lidar com a ansiedade subjacente.
 Rita de Cassia Chaves Oliveira
Psicólogo, Psicopedagogo
Mogi Mirim
Esse tipo de sensação na pele pode, sim, estar relacionado à ansiedade. O sistema nervoso fica mais sensível durante crises ou períodos de estresse, e isso pode gerar sintomas físicos como pontadas, formigamentos ou sensações estranhas na pele, mesmo sem causa aparente.
Embora esses sintomas sejam comuns em quadros ansiosos, é sempre importante descartar causas físicas. Por isso, o ideal é buscar uma avaliação médica e também iniciar acompanhamento psicológico, para entender melhor o que está por trás desses sinais e desenvolver estratégias para aliviar a ansiedade de forma segura.
Conte comigo se quiser iniciar o acompanhamento psicológico.
Psicóloga- Rita de Cassia Chaves Oliveira.
Sim, é possível que essas sensações na pele estejam relacionadas à ansiedade.
Quando estamos ansiosos, o corpo entra em estado de alerta e o sistema nervoso fica hiperativo — isso pode causar formigamentos, arrepios, pontadas, coceiras ou sensações sutis na pele, mesmo sem nenhuma causa física aparente.

Esses sintomas são conhecidos como manifestações psicossomáticas: o corpo expressa, por meio de sensações, emoções e tensões que não foram descarregadas.
Ainda assim, é importante consultar um médico para descartar causas dermatológicas ou neurológicas, especialmente se o sintoma for persistente.

A psicoterapia é fundamental nesse processo, pois ajuda a compreender o que está produzindo tanta tensão interna.
Com o tempo, ao cuidar da saúde emocional, o corpo também aprende a se acalmar — e esses sinais físicos tendem a diminuir.
 Larissa Zani
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? A sensação que você descreve é mais comum do que parece, embora assuste bastante quando a pessoa não sabe de onde vem. Em momentos de ansiedade, o sistema nervoso fica mais sensível e interpreta estímulos muito pequenos como sinais de alerta. É como se a pele ficasse “com o volume aumentado”, criando pontadas, formigamentos ou essa impressão de gotas tocando o corpo, mesmo sem nada encostando de fato.

Algo que ajuda muito a compreender o que está acontecendo é observar em que momentos essas sensações aparecem. Surge quando você está mais tensa, quando começa a antecipar algo ruim ou quando sua mente está acelerada. O que você sente emocionalmente logo antes da pontada surgir. E quando você tenta respirar de forma mais calma, percebe alguma mudança na intensidade da sensação. Essas perguntas ajudam a diferenciar uma reação emocional ampliada de algo que precise de avaliação médica.

Muitas vezes o corpo reage assim porque está tentando avisar que está sobrecarregado. Quando ficamos muito tempo em estado de vigilância, o cérebro interpreta pequenos sinais como ameaças, e isso se manifesta na pele, no estômago, na respiração. Ainda assim, é importante notar se existe dor intensa, perda de sensibilidade, vermelhidão ou qualquer alteração persistente. Caso algo assim aconteça, vale buscar um clínico geral para descartar causas físicas.

Se for mesmo uma resposta ligada à ansiedade, a terapia pode ajudar você a entender essas sensações sem tratá-las como inimigas, construindo um espaço interno mais seguro para que o corpo não precise reagir o tempo todo. Quando sentir que é o momento certo, podemos conversar mais sobre isso. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Luiz Felipe Rauny de Araújo Ribas

Médico acupunturista

Manaus

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1113 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.