Olá, ter dificuldade em aprender matemática ou física pode significar um QI abaixo da média?

25 respostas
Olá, ter dificuldade em aprender matemática ou física pode significar um QI abaixo da média?
Olá! Testes relacionados a QI ainda são questionados por boa parte da comunidade científica entretanto ter qualquer dificuldade de aprendizagem é comum, provavelmente você vai bem nas matérias sem cálculos. Há de se ver que cada um tem sua velocidade de aprendizagem para saber de verdade se a sua dificuldade é algo que causa muito prejuízo e é peculiar a estas matérias. Muitas vezes acabamos ficando com medo de algumas matérias e estas parecem ser cada vez mais difícil, afinal, você acaba guardando históricos das dificuldades e muitas vezes notas baixas. O medo pode ocasionar um trauma, por isso é preciso investigar! :) Mas não precisamos ser bom em tudo, certo? Há gênios e pessoas incríveis que amam e não se dão com os números, assim por diante!
Abraços.

Olá!
Com certeza não. Na maioria das vezes ter dificuldade em exatas( que é o caso da sua pergunta), pode ser dificuldades em relação a metodologia da escola, da,didática do professor em sala de aula, enfim, pode ser tbm por esses motivos pedagógicos e se não for por esses motivos, descobrimos em avaliação com Psicopedagogo que é um terapeuta da aprendizagem, onde pode ser um transtorno, déficit ou algo do tipo que tem tratamento ajudando o indivíduo a superar e aprender da melhor maneira. Espero ter respondido à sua pergunta. Estou a disposição.
Não necessariamente, pode estar mais relacionado com seu grau de QE, que tem a ver com seu estado emocional, procure ajuda de um psicoterapeuta.
Na maioria das vezes ter dificuldade em discauculia ( que é o caso da sua pergunta), pode ser dificuldades em relação a metodologia que é ensinado, pode de ser relacionado ao emocional, algum tipo de bloqueio, didática do professor em sala de aula, enfim, pode ser motivos pedagógicos e se não for por esses motivos, descobrimos em avaliação com Psicopedagogo que é um terapeuta da aprendizagem, onde pode ser um transtorno, déficit ou algo do tipo que tem tratamento ajudando o indivíduo a superar e aprender da melhor maneira.
Olá. Ter dificuldades em matérias de exatas é algo muito normal, assim como muitas pessoas apresentam dificuldades em matérias de humanas ou biológicas. Isso pode estar relacionado também a questões pedagógicas, de como essa disciplina está sendo apresentada em sala de aula, o que também vai interferir na capacidade de entendimento de cada aluno. Entretanto, dependendo do grau de dificuldade dessas matérias, é possível de se verificar em uma avaliação neuropsicológica (realizada por psicólogos) se essas questões estão relacionadas a uma dificuldade cognitiva, ou não, se existe a possibilidade de algum déficit de atenção por exemplo. O medo ou a frustação também podem estar relacionados a questões emocionais, o importante seria investigar a causa dessa dificuldade.
Ter dificuldade em aprender em alguma disciplina é normal. Você está processo de aprendizagem e por isso pode encontrar dificuldades em disciplinas e ou assuntos diversos. Essa dificuldade também pode representar uma área de afinidade, bem como algum acesso a questões emocionais. Somente uma avaliação cuidadosa e pessoal poderia dar mais precisão a resposta que você procura.
Ola boa tarde. Ter dificuldade em aprendizado nessas disciplinas é normal, não significa que tem QI baixo. Pode ser inúmeros fatores, a dinâmica do professor explicar, pode não ser uma maneira de fácil entendimento. E pode ser que você não "goste" tanto dessas disciplinas, gerando a dificuldade de entende-las. Fique tranquilo
Olá, os velhos testes de QI hoje são questionados pela maior parte da ciência, eles servem muito mais pra estereotipar do que para ajudar no desenvolvimento. As inteligências são múltiplas e impossíveis de ser avaliadas em uma escala única. Alguém pode ser fraco em matemática é genial em artes por exemplo, ou em literatura. Os rótulos apenas limitam e atrapalham. É importante o apoio ao desenvolvimento nas matérias nas quais os indivíduos são mais fracos, reforço escolar, psicopedagogia, etc. Mas talvez seja ainda mais importante incentivar as áreas das quais os sujeitos são bons, porque é aí que estará o seu diferencial. Para ser um profissional diferenciado não é necessário ser bom em todas as matérias e sim ser incrível naquilo que faz.
Estas são áreas do conhecimento são bastante valorizadas no meio social. Não ir bem nelas pode lhe colocar num sentimento de baixa autoestima por não se sentir valorizado socialmente. As inteligências são múltiplas e abrangem todo tipo conhecimento e interação com o mundo. É importante que você procure explorar e descobrir suas habilidade e suas "inteligências" para que você possa obter o melhor de si mesmo. Busque um profissional que lhe acolha e ajude nesse processo de descoberta e de fortalecimento se sua autoestima.
Boa tarde, o QI não se mede somente com resultados matemáticos; As inteligencias são múltiplas, e também muito depende da forma de como somos estimulados desde a infância e ou das nossas inclinações naturais. É importante exercitar a logica para entender a dinâmica de uma operação e sua relativa resolução; as vezes não somos estimulados desde criança a resolver questões simples do dia a dia e recebemos tudo muito pronto. Não se julgue pouco inteligente por não saber tanto de matemática, descobra teus talentos e valorize-os.
Olá! Pessoas com QI abaixo da média tem déficits em diversas áreas (compreensão, atenção, velocidade, memória, cálculos, percepção visual, etc), algumas áreas com maior dificuldade do que outras. Porém, dificuldade em uma área específica pode estar relacionada a um transtorno de aprendizagem ou apenas uma dificuldade (que é diferente de um transtorno) com esse assunto. Sugiro que procure fazer uma avaliação com um bom psicopedagogo e um bom neuropsicólogo para um diagnóstico correto.
Faço minhas as palavras de todos os especialistas anteriores. Eu também tinha essa sensação de que não era boa em matemática, embora nunca tenha ficado de exames. Mas o estudo da Estatística na Psicologia me fez ver que tudo é uma questão de atitude e de dedicação. Na Estatística fiquei de segunda época, como diziam, e me dediquei tanto que achei a matéria bem fácil e totalmente lógica.`À vezes é uma questão de mudar sua atitude e se dedicar para valer. Vai ver como você aprende!!
De forma alguma.
Isso pode estar relacionado a suas habilidades.
Sugiro passar por orientação vocacional para compreender melhor essa característica.
Bom ter o seu contato.

A princípio não, está ao alcance de todos que gozam de uma boa saúde mental, na maioria das vezes é como se trabalha com estas disciplinas.

A aprendizagem, a princípio, está relacionada ao papel do aluno e do estudante, como saber diferenciar e aplicar estas duas funções na sua rotina; compreender como lidar com as informações explanadas pelo professor quando na situação de aluno, como trabalha os temas abordados e em qual espaço de tempo, na função de estudante, entender o que é memória de curto prazo e longo prazo, a influência dos fatores ambientais e biopsicossociais, e o fator de como está dormindo, pois é durante o sono que se consolida a memória. Um profissional da área da psicologia e/ou psicopedagogia pode ser de grande auxilio para uma avaliação criteriosa, pois cada caso é um caso, a fim de que se possa contribuir para o retorno ao desempenho desejado da sua demanda. Atenciosamente,
Olá! A inteligência é hoje considerada múltipla e muito mais complexa que apenas o resultado de um teste de QI. Por muito tempo esse constructo esteve culturalmente associado a área de ciências exatas. Hoje se sabe que existem diversas formas de inteligência e altas habilidades, tais como:
Inteligência Linguística. ...
Inteligência Lógica. ...
Inteligência Motora. ...
Inteligência Espacial. ...
Inteligência Musical. ...
Inteligência Interpessoal. ...
Inteligência Intrapessoal.

Ou seja, é preciso fazer uma avaliação muito mais global do que apenas um único teste.

Um abraço para você!
Sim, dificuldades em uma matéria específica podem significar um desempenho cognitivo em geral abaixo da média. Mas o que isso significa? Cada um tem seu peso para carregar, suas próprias dificuldades, e todos têm de lidar com elas. Comparar-se a outros em uma mesma situação geralmente não nos será saudável nem nos dirá o que cada um de nós pode fazer. Melhor é questionar-se que papel tem e que papel deve ter isso em sua vida. A matemática e a física te são indispensáveis? Ou é meramente um requisito escolar? Você pode ser uma boa pessoa e um bom profissional sem eles? Essas são questões mais importantes do que um número de quociente intelectual. Ademais, a teoria do QI é um modelo antigo. Hoje falamos em múltiplas inteligências. Que é um jeito de dizer que podemos ser menos desenvolvidos num aspecto, mas mais em outro. Por exemplo, ser ruim em matemática não quer dizer que a pessoa seja ruim com línguas ou com linguagem musical ou com raciocínio espacial. São diferentes habilidades que temos ou podemos ter e muitas delas essenciais nos dias de hoje. Há tantos motivos para a gente ir mal em uma atividade: fazer por obrigação, medo de falhar, baixa empatia com o professor, falta de instruções compreensíveis são algumas delas. Portanto, para responder com propriedade sua questão é preciso um exame mais apurado, não apenas da pessoa, mas do contexto e situação em que ela está inserida.
Com certeza não . Pode ser que o indivíduo não goste dessa disciplinas. Converse com ele e descubra se é por isso.
Olá. É muito comum as pessoas não gostarem dessas matérias. Geralmente quando o assunto é educação é também muito comum ter professores que nos traumatizaram. A sua dificuldade por ser relativa a forma como essas matérias são transmitidas. São vários fatores e a educação tem muitas falhas. É muito mais fácil culpar o aluno quanto a dificuldade, mas temos todo um sistema ineficiente. Quanto ao QI, seu teste isolado não quer dizer muita coisa. Ele precisa ser avaliado dentro de um contexto de avaliação psicológica, pois você ter dificuldade com números não quer dizer que você não seja bom em outros aspectos. A vida é algo muito mais complexo do que ser bom ou não com matemática. Precisamos desenvolver muitas outras habilidades. Não se limite a um número. Espero ter ajudado. Atenciosamente.
O teste de QI (quociente intelectual) realiza uma avaliação de vários construtos cognitivos, porém, seu resultado não deve ser considerado isoladamente.
Como muitos profissionais disseram, nós temos vários tipos de inteligência, podendo ter melhor habilidades em algumas áreas quando comparado às outras.
O processo de apredizagem requer uma gama de aspectos que estão relacionados entre si e que pode favorecer ou prejudicar o aprendizado. Por isso, quando observamos que temos dificuldade em alguma área ou disciplina, temos que levar em conta a metodologia de ensino, o ambiente, aspectos emocionais e desenvolvimento cognitivo.
Não fixe seu desempenho apenas em números. Busque investigar junto à um profissional todos os aspectos mencionados para que você tenha possibilidades de esclarecer o que pode estar ocasionando essa sua percepção.
Espero ter ajudado
Todos temos dificuldades em alguma ou algumas áreas de estudo, isso não significa que existem problemas relacionados à inteligência do indivíduo, até porque existem diversos critérios e tipos diferentes de inteligência para serem avaliados.
Complementando: para se obter o QI geral deve-se avaliar vários domínios cognitivos ( ex.: atençao seletiva e sustentada, velocidade de processamento, raciocínio abstrato, visuoconstruçao, planejamento, conhecimentos gerais, linguagem, etc). Uma dificuldade específica na área de exatas pode ser fruto da didática de ensino utilizada ou pode ser também consequência de um transtorno específico do neurodesenvolvimento, a discalculia. Para saber o motivo, é recomendável que passe por um apoio pedagógico e uma avaliaçao com foco neuropsicológico.
Olá. Gostaria de acrescentar o seguinte: do ponto de vista humanista, ninguém é obrigado a dar conta de tudo, o tempo todo. Por outro lado as dificuldades com as disciplinas escolares, são bem comuns, não sei se são normais ou se podem ser consideradas dificuldade de aprendizagem. Além do mais, é preciso considerar como foi a sua inserção escolar. Há casos de estudantes que ficam com dificuldade em determinada matéria por algum problema com professor ou até mesmo com escola. Minha sugestão é que procure conversar com colegas que não apresentam esta dificuldade, até mesmo com professores dessa disciplina, e, se julgar necessário, faça um acompanhamento psicológico. Sua escola pode ajudar muito no seu caso.
Olá! Veja, o ideal é realizar uma avaliação psicológica para que seja investigada todo e qualquer prejuízo cognitivo, emocional, passageiro, perceptivo, enfim de qualquer ordem. Isso ajudará a empreender o melhor tratamento direcionado as suas necessidades de atenção específicas, vez que essa dificuldade pode ocorrer por conta do processo de ensino-aprendizagem, isto é, pode ser uma na compreensão de uma base de cálculo o que dificulta a compreensão do processo como um todo; pode ser a questão da pandemia, muitas coisas nesse período são individualizadas, quando, na verdade, são respostas globais... Enfim, deve-se investigar.
Olá. Hoje temos excelentes instrumentos de avaliação de Q.I. Validados e padronizados para a população brasileira. Os testes de Q.I. utilizados no contexto de avaliação Neuropsicológica nos dão um panorama geral do funcionamento intelectual, assim como do funcionamento das habilidades cognitivas. Uma dificuldade específica com matemática pode se tratar de um transtorno específico da aprendizagem e estar rebaixando o Q.I e não o contrário. Felizmente existem protocolos de reabilitação cognitiva e plano de educação individualizado que podem ajudar bastante nesse processo de aprendizagem. Importante ressaltar que sua dificuldade pode envolver aspectos emocionais ou até mesmo falhas no método de ensino. Vale a pena buscar ajuda com profissional de psicologia para investigar melhor.
Olá. Pode ser, mas não necessariamente é.