Para ir ao psicólogo preciso estar acompanhada de algum responsável? (tenho 17 anos)

28 respostas
Para ir ao psicólogo preciso estar acompanhada de algum responsável? (tenho 17 anos)
Olá, o ideal é que você tenha autorização dos seus pais para o atendimento, porém não sei qual seria a situação, você pode procurar o Conselho Tutelar da sua cidade, lá eles vão te encaminhar para o serviço, dependendo do problema que você está passando ou em caso de maus tratos ou algum tipo de abuso.
Mas se você tem abertura, tente dialogar com seus pais e expor seus sentimentos, ou até mesmo pedir que eles te levem a um psicólogo, os seus pais não saberão o que foi conversado com o psicólogo, pois temos o nosso sigilo ético a seguir, mesmo você sendo menor de idade, eles só precisam te levar no primeiro atendimento para autorizar o atendimento.
Espero ter te ajudado, abraços.

Bom dia! Segunda a normativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é fundamental que pai ou responsável tenha ciência e autorize o acompanhamento psicológico. É importante que o adolescente converse com os seus pais sobre fazer uma terapia. Saiba que o terapeuta não contará o conteúdo da sessão nem para os pais, nem para qualquer outra pessoa. O que se fala na terapia, fica na terapia. O termo de confidencialidade é um pilar ético, que permite um encontro pautado na confiança e na certeza de poder se abrir com segurança. A única exceção é quando o adolescente está correndo perigo ou sendo ameaça de perigo para outro, mas isso sempre é discutido com ele antes.
Basta a autorização dos/as responsáveis para que possa iniciar um tratamento.

Lembrando que isso não garante acesso dos pais ao que se é dito durante o tratamento, cabendo a/ao profissional garantir que isso de fato ocorra.
Boa tarde, tudo bem? Então, para a realização das consultas é importante que tu tenhas a autorização de um responsável, como as colegas falaram, porém nas sessões não será necessário. É importante entender alguns pontos: a terapia é tua e tudo que tu falar na sessão entra na regra de sigilo entre psicólogo e paciente. Por mais que um responsável tenha que autorizar, isso não dá direito do mesmo saber tudo que é falado em sessão, a tua privacidade é prioridade. O tratamento é construído contigo e caso alguma coisa precise ser conversada com um responsável, tu estará ciente disso. Se tiver alguma dúvida, me coloco à disposição.
Como foi muito bem explicado acima, é preciso autorização sim dos pais ou responsável. Sempre a primeira sessão eu inicio com os pais em caso de criança ou adolescente, então nesse primeiro momento já resolvo esses tramites. Depois as sessões seguem com o paciente e com o tempo tenho novos encontros com a familia. E nesse retorno com os pais, pautado pela ética e sigilo eu vejo o que vou transmitir. Então o psicólogo que atender você deverá ter essa postura de cuidado e respeito.
Olá, como os colegas comentaram acima, é necessário um autorização dos seus responsáveis para dar inicio ao tratamento psicológico, pois mesmo com 17 anos, ainda é menor de idade. É importante pontuar que o sigilo terapêutico veda ao psicólogo contar sobre os assuntos conversados por você para seu responsável ou qualquer outra pessoa. Me coloco à disposição para maiores contatos. Insta @psi.izabellefreitas
Respondendo objetivamente: não, não é necessário que esteja acompanhado(a) dos responsáveis para ir ao psicólogo em uma primeira visita. Porém é importante que eles estejam cientes e de acordo com o processo psicoterapêutico escolhido, assinando uma autorização por escrito para tal. Eventualmente, caso necessário, os pais podem ser chamados a comparecer ao consultório do(a) psicólogo(a) para esclarecimentos ou orientação sobre o caso. Importante ressaltar o compromisso de sigilo do profissional para com seu cliente, portanto, nada do que foi tratado com o adolescente será revelado aos pais.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Não necessariamente. Você precisa da autorização por escrito de ao menos algum dos teus responsáveis legais.

Veja o que diz o Código de Ética Profissional do Psicólogo de 2005:

Art. 8o – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente:
§1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autorida- des competentes;
§2° – O psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamen- tos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá .
Para iniciar a psicoterapia você precisará de autorização dos pais ou de um responsável, normalmente é feita uma entrevista com os responsáveis para entender qual o motivo ou dificuldade, mas a psicoterapia ocorrerá com você , pois você será o paciente.
Por ser adolescente é necessário autorização dos pais e quando necessário a participação dos pais.
Basta a autorização dos responsáveis para que possa iniciar um tratamento. Porém o que pode acontecer é do profissional dar feedbacks aos pais, sem expor o que foi dito nas sessões.
Olá você poderá ir sem o acompanhamento dos seus pais para posteriores consultas, no entanto, o contrato terapêutico será assinado por um dos pais, visto que você é menor de idade, e geralmente o contrato é apresentado no primeiro encontro, juntamente com o funcionamento das sessões terapêuticas posteriores. Abçs!
No primeiro contato sim, ao menos um dos responsáveis por você faz o contato com a psicóloga, e deixa acertado tudo.
Se a terapia for pra você, a partir daí é você e a psicóloga.
Se for familiar é a família toda.
Até mais! ;)
Olá! Para a realização do atendimento é necessária a autorização de pelo menos um dos responsáveis. Geralmente esse contrato é apresentado e assinado no primeiro encontro. Então nos demais, não haverá a necessidade do acompanhamento do seu responsável (a menos que você queira). A sessão acontecerá entre você e o Psicólogo e as informações coletas durante o atendimento serão preservadas conforme as normas do Código de Ética do Psicólogo. O Psicólogo também poderá solicitar, caso julgue necessário, a presença do responsável para uma devolutiva. Mas isso será acordado entre vocês. Cuide-se bem!
Não, mas legalmente falando precisa levar uma autorização dos seus pais por escrito. Só com o documento em mãos se iniciarão as sessões de psicoterapia. Saiba que se o profissional for procurado, deve atender seus pais mas não revelará o que aconteceu nas sessões . O sigilo permanece.
Ola, pode sim, mas tem que ter autorização de seus pais.
Boa tarde!
Por ser menor de idade, necessita sim de autorização dos pais.
Normalmente, tenho um primeiro contato com os pais como parte do processo de avaliação, depois inicio o acompanhamento com o adolescente.
Sempre ressalto o sigilo para que o adolescente saiba que o tratamento e o espaço serão para ele, justamente para confiar no profissional.
Olá, boa noite! Existem psicólogos especializados em crianças e adolescentes, logo, você não precisará estar acompanhado de seu responsável. Precisará somente de uma autorização dele. A terapia, para menores de idade, costuma conter sessões em que os pais ou responsáveis são chamados em sessões específicas. Esse tratamento é o melhor nesses casos. Espero ter ajudado, fique bem!
Essa é a única coisa que você precisa para realizar o atendimento Psicoterapêutico Online. Dica: não é nada do que você está pensando!

Para tudo em sua vida você perceberá que pessoas irão, mesmo sem perceber e com más intenções, lhe impedir de realizar o que é melhor para você. Segundo o Conselho de Psicologia uma pessoa menor de idade deve ter a autorização dos pais para realizar o seu atendimento Psicológico.

Mas será que este é o único caminho? Buscar pelo o que é melhor para nós é um direito de qualquer ser humano, logo você possui este direito desde que nasceu!!!

Portanto, você pode sim realizar Psicoterapia no momento que você quiser, sem que qualquer pessoa interfira em sua escolha. Ainda mais se você viver em um ambiente familiar destrutivo e nocivo a sua saúde física e psicológica.
Caso este não seja o seu caso, converse com os seus pais sobre a sua vontade em tratar seus conflitos psicológicos, essa atitude em si pode ser o primeiro passo para lidar com muitas de suas questões.

Porém, caso os seus pais não lhe deem o suporte que você necessita neste momento, como eu disse acima, você tem o direito e o dever de zelar por sua própria saúde, logo você pode buscar por outros tipos de ajuda ante de chegar a um Psicólogo, como: o conselho tutelar ou o posto de saúde mais próximo a você.

Espero ter esclarecido sua dúvida e que você consiga realizar o atendimento psicológico no qual você está em busca. Tenha um um ótimo dia!
Olá! Sim, é necessária uma autorização dos seus responsáveis para dar inicio ao tratamento psicológico. Ressalto que o sigilo terapêutico veda ao psicólogo contar sobre os assuntos conversados por você para seu responsável ou qualquer outra pessoa. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá!
Como vai?
O entendimento do conselho federal de psicologia é que a autorização seja dada por, pelo menos, um dos pais.
Não sei qual o seu receio, porém é interessante reforçar que o psicólogo não pode quebrar o sigilo da sessão, salvo em condições específicas que dizem respeito a proteção da vida.
Sim, por ser menor é recomendado a presença de um responsável.
Sim. Se faz necessario a autorização de seu responsável.
Todo menor de 18 anos tem que na primeira consulta ( anamnese) estar acompanhado de responsáveis. Desta forma o profissional ouvirá tanto a queixa do menor, como de seus responsáveis. Na sequência, as sessões de terapia serão só sua. Se houver necessidade, os responsáveis serão convidados a comparecer no consultório.
Pode ir com consciência de seus pais, procure alguém que você se sinta bem, com confiança.
Olá! Você não precisará, necessariamente estar acompanhada, mas precisará de uma autorização formal dos seus pais ou responsáveis. Converse com o Psicólogo que deseja agendar a consulta e ele te orientará da melhor forma.
Olá. Basta a autorização deles por escrito. Abraço.