Pratico atividade de musculação 5x na semana mas gostaria de saber se no contraturno eu poderia caminhar

5 respostas
Pratico atividade de musculação 5x na semana mas gostaria de saber se no contraturno eu poderia caminhar cerca de 1h? Isso pode interferir no ganho de massa? Sou ectomorfo !
Em tese exercício aeróbico não iria comprometer os seus ganhos de massa muscular. Porém o que tem se observado na prática em certos indivíduos é que uma rotina de exercícios precisa ser individualizada de maneira que ocorra a adaptação progressiva aos treinos e o exercício aeróbico se bem empregado pode favorecer a recuperação esse mal empregado favorecer o overtraining. E mais o momento onde é inserido esse treino e a quantidade de exercício aeróbico fazem a Total diferença nesta questão

Não há comprometimento. Há outros fatores muito mais relevantes que a pratica de atividade aeróbia. Ainda mais nesta intensidade.

Dizer que uma caminhada de 60 minutos compromete o ganho de massa é tão verdade quanto dizer que o ectomorfo, como você disse que é, não ganha massa muscular. Ou seja, mito.
O ganho de massa depende de diversos fatores, como alimentação balanceada, prática de atividade física, hormônios dentro dos parâmetros adequados, boas noites de sono, hidratação, estresse, etc.
Se você segue tudo o que citei, tem qualidade de vida e não fuma e não bebe com certeza caminhar no contraturno não irá te atrapalhar no seu objetivo (ganho de massa).
Não vai interferir. A caminhada em terreno plano é uma atividade de intensidade leve (bem longe do máximo da sua capacidade cardiopulmonar) e não vai influenciar de forma significativa o seu seu metabolismo, independente do seu biotipo. Pode fazer! Recomendo 2-3x/semana para que tenha benefícios na circulação sanguínea, relaxamento muscular e mental e eventualmente, a depender da condição climática, ainda pegar um pouco de sol (preferir sol brando) para aumentar a ativação da vitamina D que vai te ajudar em outros aspectos fisiológicos na otimização do ganho de massa muscular e saúde.
Atividade de baixa intensidade mesmo que com duração de 1h não é prejudicial ao ganho de massa muscular, podendo inclusive ajudar na otimização da saúde no geral. Exercício aeróbio pode interferir no ganho muscular se for de muito longa duração ou muito intenso a ponto de piorar sua recuperação ou gerar volume de treino fora da sua capacidade regenerativa. Ganho de massa muscular depende de diversos fatores e que podem ser controlados mesmo com a presença de outros esportes além da musculação. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 200