Quais são os principais testes psicométricos para avaliar a personalidade no âmbito clínico?

22 respostas
Quais são os principais testes psicométricos para avaliar a personalidade no âmbito clínico?
Em uma Avaliação Psicológica ou Psicológica com enfoque Neuropsicológico a avaliação de personalidade é um ponto fundamental. Através dos testes que são instrumentos restritos dos psicólogos junto com a observação clinica e uma boa anamnese (entrevista) podemos identificar alguns pontos importantes. Entender a personalidade do paciente pode ajudar na intervenção e ver a possibilidade de agregar outros profissionais ao tratamento. Existem testes que são projetivos (através de um estimulo algo se produz) e outros fatoriais (através de questionários) ,sendo interessante usar cada um desses tipos porque avaliam pontos diferentes. Então se você é profissional da Psicologia você pode procurar um representante ou diretamente as editoras que publicam esses materiais para ver o que você está precisando e os títulos disponiveis.

procure por:
casa do psicólogo
lá existe uma lista de testes homologados para cada necessidade.
Olá. Depende muito da abordagem utilizada pelo psicólogo. Se você for psicólogo, pode consultar os testes validados aqui no brasil no site da satepsi ou pelo crp, ou consulte um psicólogo para se informar. Atenciosamente
Em regra, os testes psicológicos possíveis de aplicação encontram-se discriminados no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), catálogo de testes confeccionado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), para verificação e divulgação de requisitos técnicos e outras informações sobre testes psicológicos, selecionadas com opção para consulta por profissionais e para o público em geral. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Entre os testes objetivos (que não são projetivos, como os baseados em palos, desenhos ou placas), um bem popular e comum é a Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). É baseado nos Cinco Grandes Fatores da Personalidade, uma das maiores terias da personalidade da Psicologia, que compreende a personalidade humana como uma distribuição dentro dos conceitos de Abertura à Experiência, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade e Neuroticismo.
Lembrando que testes psicológicos são de uso exclusivo do psicólogo, e devem ser utilizados com responsabilidade, e dentro de uma análise mais global.
Testes psicométricos como o Palográfico, Orpheus, Rorchach são amplamente utilizados na Avaliação Psicológica, que é um processo em que se faz necessário levar em conta todo o contexto no qual aquele sujeito está inserido. Por se tratar de uma prática que ajuda o psicológo na compreensão de aspectos relacionados ao sujeito, tais como questões psíquicas, institucionais, políticas e sociais que o atravessam, deve ser realizada com cautela, envolvendo não apenas procedimentos técnicos e científicos, mas principalmente aspectos éticos e contextuais, que precisam ser considerados.
Quais são suas necessidades?
Olá. Dos testes psicométricos válidos, aprovados pelo SATEPSI, são usados principalmente o NEO PI-R e Bateria Fatorial da Personalidade (BFP). O NEO PI-R possui alguns problemas, como o baixo índice de consistência interna das escalas, o que pode sugerir que alguns itens que se propõem a avaliar o mesmo fator (por exemplo, Extroversão), talvez estejam avaliando outras coisas. A BFP seria mais indicada tendo em vista a limitação da versão adaptada do NEO PI-R.
A escolha dos testes dependerá do seu objetivo de avaliação. especifique seu objetivo para que eu possa te sugerir.
Isso depende muito da abordagem e do objetivo da avaliação. Poderias procurar uma supervisão clínica em avaliação pra te ajudar. Um abraço
Existem varios testes para avaliar a personalidade, e alguns deles podem ser encontrados no site do Satepsi ou junto do crp. De todo modo a avaliação da "personalidade" do individuo depende também da abordagem teórica adotada.
É importante compreender quais aspectos (e público alvo) gostaria de investigar a estrutura da personalidade e realizar a verificação de aptidão para uso do teste no site do Satepsi.
Existe uma infinidade de testes que avaliam a personalidade, depende muito da finalidade da investigação. O PMK, Zulliger, IPF, Quati, são amplamente usados. Sugiro entrares na página do Satepsi site do CFP conselho Federal de psicologia. Abraço.
No âmbito clínico, a depender da situação, cada profissional poderá utilizar o teste que melhor interpretar para o seu caso. Muitas vezes durante o processo psicoterápico, nem há necessidade de testes de personalidade, pois os resultados são conquistados através da terapia, que vai sendo construída independentemente do tipo de personalidade que o paciente tem. Depende do manejo do profissional.
Indicaria marcar com um profissional que tenha experiência em Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico a avaliação de personalidade é um ponto fundamental. :)
A escolha dos testes depende do objetivo da avaliação, idade do avaliando, se é ou não é alfabetizado, se tem alguma deficiência visual/auditiva que o impeça de ver, ler, escrever, compreender informação verbal, se tem alguma deficiência motora que o impeça de escrever e de montar objetos, etc. Cada avaliação é personalizada seguindo essas e outras variáveis e por isso não há como te dar uma resposta objetiva. Por fim, recomendo que busque na Lista Satepsi quais testes estão favoráveis para uso na data da avaliação. Espero ter ajudado.
Olá! Existem diversos testes psicológicos na área de Psicologia. tudo depende de seu objetivo e finalidade com o teste.
Olá! O teste a ser utilizado dependerá do que se pretende com a avaliação e qual a abordagem do profissional que irá aplicar. De todo modo, no site do SATEPSI é possível encontrar todos os testes válidos no momento.
Depende do objetivo e o planejamento do profissional com o trabalho.
Testes de personalidade atualmente aceitos pelo conselho de Psicologia. Podem ser questionários em forma de autorelatos (BFP, IFP II, IFP 6, Quati); Projetivos (Rorschach, Zulliger, Pirâmides de Pfister, HTP, TAT); Expressivos (Palográfico e PMK).
Olá! Como vai?
O ideal é que você faça uma busca de literatura científica orientada para os objetivos da sua avaliação (diagnóstico, descrição, intervenção...), a partir daí você analisará as singularidades do sujeito a ser avaliado (idade, escolaridade, se veio da zona rural ou não, se tem alguma questão neurológica já...). Então, juntando essas duas informações você escolhe os instrumentos (dentre eles os testes) e as estratégias da avaliação, não se esquecendo de ir ao site do SATEPSI para verificar se o teste escolhido (em sendo o caso) está apto para uso.

At.te
Olá! Como está você?

São muitos os testes que avaliam personalidade. Sabendo da finalidade e contexto a que se propõe a testagem já poderá delimitar melhor qual o mais apropriado. Recomendo visitar o site do SATESPSI (sistema de avaliação de testes psicológicos), lá você encontrará uma lista dos testes que são favoráveis atualmente.