Qual a diferença na visão de vocês profissionais entre Anedonia, Embotamento afetivo, e apatia? os m

24 respostas
Qual a diferença na visão de vocês profissionais entre Anedonia, Embotamento afetivo, e apatia? os meus sintomas se encaixam neles todos ...
Anedonia é a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida. É como parar de ver a graça das coisas.

Apatia é a diminuição da excitabilidade emocional. Os pacientes queixam-se de não poder sentir nem alegria, nem tristeza, nem raiva, nem nada; é um “tanto faz quanto tanto fez” para tudo na vida.

A apatia (incapacidade de sentir afetos) e a anedonia (incapacidade de sentir prazer) são fenômenos muito próximos, que ocorrem, na maioria das vezes, de forma simultânea.

Diferentemente da apatia e anedonia, que são um poucos subjetivas, o embotamento afetivo é observável, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do paciente. O indivíduo apresenta profundas dificuldades em expressar emoções e sentimentos. Ocorre, em geral, nas formas negativas e deficitárias de esquizofrenia e e em outras doenças psiquiátricas, como no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Espero ter ajudado!

Abraços.

Anedonia é a incapacidade de sentir prazer, geralmente ligada a quadros graves de depressão, neurastenia, alguns tipos de esquizofrenia e no transtorno de personalidade esquizóide. Já o embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. E a apatia é a falta de emoção, motivação ou entusiasmo, ou seja, é um estado de indiferença em que a pessoa não responde a estímulos perante algo ou alguma situação, tendo como características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia. São sintomas também de transtorno de estresse pós traumático. Espero ter contribuído!
Olá, fico muito curiosa sobre essa sua identificação com todos esses aspectos. Sugiro a procura de terapia para melhor compreensão desses sintomas, visto que são prejudiciais à sua qualidade de vida e desenvolvimento do seu “eu potencial”.
No caso, a anedonia consiste na perda da capacidade de sentir prazer, desejo e interesse em situações que antes eram de grande comemoração. Já o embotamento afetivo é um tipo de comportamento observável em que a pessoa se retrata com dificuldades em expressar emoções ou incapacidade de sentir, é uma não reação de emoções e sentimentos, tanto felicidade como tristeza, por exemplo. Não se abalada por circunstância alguma, seja ela boa ou ruim. Sendo possível essa identificação pela postura, feição e atitudes. Para terminar a apatia é um estado de indiferença, uma falta de emoção, motivação ou entusiasmo afetivo. Espero ter ajudado na sua melhor compreensão de si, reforço a necessidade de um profissional para de fato tratar esses possíveis diagnósticos. Me coloco a disposição para maiores contatos, abraço!
Olá, se os seus sintomas se encaixam em todos eles, é mais do que hora de procurar um psicólogo para avaliar esse embotamento afetivo. Tanto Anedonia, Embotamento Afetivo e Apatia são termos genéricos para déficits emocionais e dificuldade de conseguir/buscar prazer. Não me arriscaria em defini-los sem avaliar há quanto tempo esses sintomas se apresentam, a gravidade e os prejuízos que eles acarretam. A desvalia de sentimentos é um alerta que as coisas não andam bem, sugiro que busque apoio psicológico o mais breve possível para desvendar as causas e o tratamento mais assertivo para o seu caso. O que não dá é sofrer sozinho. Fico a inteira disposição para ajudá-lo com essa e outras questões. Forte abraço! = )
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! De um modo geral apatia e anedonia se relacionam mais com sentir emoções e sentimentos e embotamento afetivo com expressar emoções e sentimentos. É considerada anedonia a ausência de prazer nas boas experiências vivenciadas, apatia a ausência ou dificuldade de sentir emoções em geral, tanto as "boas" como "ruins". Embotamento afetivo é a falta de expressão emocional. É compreensível que seja difícil de diferenciar, e talvez o mais importante seja identificar o que está causando estas alterações emocionais e comportamentais. Procure um(a) psicólogo(a)! Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 160
Olá! Os colegas acima já falaram muito bem sobre o assunto, mas resumidamente, anedonia é a falta de sentir prazer.
Apatia é um estado de indiferença, desânimo, falta vontade.
E embotamento afetivo seria dificuldade de expressar suas emoções e sentimentos.
São sintomas que causam muito impacto na qualidade de vida, não hesite em procurar ajuda profissional!
Todos os três estados de humor são retratos de que algo não vai muito bem se isso acontece frequentemente ou sempre na sua vida. Se você se sente encaixado nestes estados, mostra que você procura mais que diferenciar estas palavras e estados, mas que talvez você queira saber mais, onde e porque estes três estados se encaixaram em você...
Ás vezes tendemos a achar muitas coisas e a nos encaixar em vários sintomas, mas só se pode ter certeza de algo assim, se for assistido por um profissional Psicólogo, ás vezes, se necessário, somado ao auxílio de um Psiquiatra. ''É difícil sorrir quando tudo já doeu demais, mas se todo o dia o sol nasce de novo, um novo dia se tem para tentar de novo.''
Não vejo muita diferença em relação aos três sintomas. Inclusive vários colegas já explicitaram muito bem aqui no Doctoralia. Mas vejo como fundamental importância buscar as causas desses sentimentos. E a psicologia tem muitas ferramentas para indicação da origem dessas questões.. A terapia do esquema tem excelentes ferramentas para o tratamento desses sentimentos que levam a ações desadaptativas.
Deve ser muito difícil pra você estar sentindo esses sintomas, é provável que esteja enfrentando depressão e com dificuldade de pedir ajuda. Espero que consiga encontrar um profissional que a ajude a lidar com tudo isso. Boa sorte no tratamento
Olá, boa noite, É comum ao lermos sobre sintomas subjetivos encaixar em muitos deles e ficar confuso quanto ao que realmente estamos vivenciando. Além, do mais, existe a questão de graus e intensidades nos sintomas. Se isso está te incomodando e tirando sua qualidade de vida e qualidade nos relacionamentos, vc deve buscar uma psicoterapia. O psicólogo vai fazer os encaminhamentos cabíveis porque tem habilidade tanto para fazer diagnósticos, quanto pra ajudar na busca das causas desses sintomas. E Tbem fará encaminhamento para um psiquiatra se for necessário. Detectando as causas, vc poderá sentir mais prazer e aprenderá expressar seus sentimentos de uma forma assertiva. Então, não exite na busca de uma ajuda profissional! Gde abraço!
Olá! A anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer em coisas que antes eram prazerosas, sendo um dos principais sintomas depressivos. O embotamento afetivo consiste na dificuldade em se conectar e expressar suas emoções. Já a apatia consiste em se sentir indiferente, ausência de sentir emoções. A terapia pode te ajudar a entender esses sintomas e a identificar as causas. Espero ter contribuído.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 120
Olá. Existe diferenças pequenas, porém significativa.
A Anedonia é a ausência de prazer, falta libido, muito comum no indivíduo depressivo.
A apatia é uma ausência de motivação.
O embotamento afetivo é quando a pessoa perde as suas reações emocionais, um bloqueio das emoções.
É indispensável a psicoterapia ao experimentar qualquer uma dessas situações.
Um espaço de escuta fará muito bem.
Abraços!
Ola! Realmente é uma situação muito difícil vivenciar qualquer uma dessas situações e normalmente estão juntas e misturadas por assim dizer. Creio que as diferenças já estão muito bem colocadas pelos colegas acima e o mais importante disso tudo não é saber qual a diferença e sim procurar por ajuda! Procure, coragem!
Olá
Acredito que com as explicações acima, tu chegues à conclusão que pode obter ajuda para perceber a vida de outra forma. Os sintomas, mais que definir alguém podem ser um grito de socorro. O tratamento pode contribuir para se distinguir do diagnóstico, ou seja, como tu chega, vive e sai deste estado de coisas...
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Acredito que as respostas acima tenham explicado o que caracteriza cada uma das questões, porém para poder identificar qual se enquadra ao seu caso é necesário uma avaliação durante o processo psicoterapeutico com você.
Olá! De uma forma resumida, a anedonia é a perda de interesse em atividades que antes seriam agradáveis, apatia é a indiferença, ausência de emoções, e o embotamento afetivo é a dificuldade em expressar emoções e sentimentos. É importante procurar ajuda! Abraços
vamos lá, muito boa sua pergunta!
A Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, muito próprio dos estados gravemente depressivos. A esquizofrênia e consumo de algumas substâncias também pode estar na origem da anedonia.
Este tipo de alteração é muito comum em pessoas que têm diminuição na produção de dopamina, um hormônio relacionado com a sensação de prazer.
Alguns sintomas sendo: Perda de interesse por atividades que se realizava anteriormente, dificuldades de concentração, alterações do sono, podendo haver insônia ou sono excessivo, perda ou aumento do peso, perda da libido.
Já a apatia é como se o indivíduo fosse esvaziado de suas emoções e percebesse que nada importa. Existe uma falta de motivação, uma sensação de não se importar com nada. A apatia pode ser oriunda tanto de problemas psicológicos, como físicos. deficiências nutricionais, anemia, falta de sono de qualidade, problemas de tiroide, infecções, falta de atividades físicas, lesões no cérebro devido a acidentes, uso de drogas.
Sempre oriento descartar primeiramente qualquer problema orgânico.
Já o embotamento afetivo Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. Podendo ser desencadeado por traumas como desamor, rejeição, ou se o individuo se encontra sobre intensa pressão.
Busque sempre o auxilio de um profissional!
Olá! Parece que está buscando respostas. Mais do que o significado de cada termo que você questiona, o quanto eles têm afetado sua vida e suas relações devem ser observados de perto. Um processo de autoconhecimento interdisciplinar ( psicólogo+ psquiatra) pode ser uma ótima alternativa. Espero que tenha disponibilidade de se cuidar. ;)
Anedonia é uma incapacidade em sentir prazer nas coisas; o embotamento afetivo é incapacidade de expressar sentimentos (alegria, tristeza, etc) e a apatia é a incapacidade de sentir emoção e desinteresse pelas coisas.
Olá, importante que você busque um profissional de sua confiança que possa te ajudar a compreender melhor, o que esses sintomas podem estar te prejudicando, seja na área profissional, amorosa, familiar, social.
Olá! Sugiro que, para a conclusão e o fechamento do seu diagnóstico, busque um profissional especializado para tanto, a fim de realizar os tratamentos e intervenções necessárias. Talvez o mais importante não seja o fechamento do diagnóstico em si, mas a compreensão de como estes sintomas interferem em sua vida cotidiana.
Procure um profissional para um diagnóstico mais preciso.
Anedonia é a incapacidade de sentir prazer ou satisfação em atividades que normalmente são consideradas agradáveis. Embotamento afetivo é um estado de desinteresse ou indiferença em relação ao que está acontecendo ao seu redor. Apatia é a falta de motivação ou interesse em qualquer atividade.

Se os seus sintomas se encaixam em todos esses três, é importante procurar ajuda profissional para avaliar a causa e tratar adequadamente. A psicanálise pode ajudar a entender as causas subjacentes e trabalhar para melhorar os sintomas.
Estes sintomas tem significados que se aproximam mesmo, a diferença entre eles é a forma como se apresentam. A anedonia tem haver com a falta de interesse pelas coisas simples, diárias, o embotamento afetivo com um certo vazio nas sensações e emoções e a apatia com o desinteresse em agir. Os três sintomas merecem a ajuda de um profissional da saúde mental para avaliar, junto com você o melhor tratamento. Foi muito bom este seu movimento em perguntar aqui.