Qual o melhor e mais rápido tratamento, para uma adolescente de 17 anos. Não tem amigos, vive em solidão,

11 respostas
Qual o melhor e mais rápido tratamento, para uma adolescente de 17 anos. Não tem amigos, vive em solidão, ja tive que tirar de muitas escolas,a ponto de não estudar mais.. teve depressão, tentou suicídio. já faz terapia, mas não vejo melhoras Pensei na terapia Terapia Cognitivo-Comportamental
Olá estimado (a) seu pensamento no que se direciona a terapia cognitivo-comportamental, está correta! As sessões de TCC basea-se em sessões estruturadas, foco resolução de problemas e consequentemente o paciente tem oportunidade de através da atuação do psicólogo durante a descoberta guiada nas sessões, proporciona ao paciente conhecer seus esquemas e crenças disfuncionais (padrões desadaptativos) do comportamento que culmina nos sintomas ruins.
Sugiro também que procure psicólogo especialista em saúde mental .
Estimo melhoras! Fico a disposição.

Olá! Tenho um caso muito parecido com esse. A Terapia Cognitivo Comportamental é muito eficaz para esses casos. Porém, é essencial o acompanhamento de um psiquiatra. É fundamental seguir um tratamento. Att, Sandra Romão
Pela gravidade da situação que você relatou, é importante buscar acompanhamento psiquiátrico a ser realizado concomitante com a psicoterapia. Você não mencionou há quanto tempo ela está na psicoterapia, mas vale ressaltar que muitas vezes os resultados do processo não são imediatos e leva um tempo para a melhora surgir. De todo o modo, converse com o profissional que a acompanha sobre a situação da adolescente e suas dúvidas.
Nesse caso seria interessante buscar um Psicólogo que atue na área comportamental. Já que esse possibilita ao paciente a identificação de seus comportamentos disfuncionais, ou seja comportamentos que causam sofrimento e trazem prejuízos a saúde, tanto nos âmbito sociais, emocionais e comportamentais. Com esse protocolo de trabalho o Psicólogo Comportamental ajuda o paciente a desenvolver formas mais adaptativas e positivas de interação, a partir da criação da possibilidade de novos repertórios de atitudes e comportamentos . No caso acima é de fundamental ajuda do Psicológica e acompanhamento com Psiquiatra.
Estudos científicos têm relatado que muitos jovens têm apresentado esses sintomas atualmente. Importante ela poder contar com um suporte e, um psicólogo especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental, seria uma boa opção para esta fase que ela está passando.
Olá, Entendo sua preocupação e sua urgência, mas o fato é que todas as abordagens da psicologia, sendo trabalhadas por um bom profissional, dedicado e que consiga se vincular bem à adolescente, trará os resultados esperados, no tempo adequado a ela. Devemos respeitar o tempo de vinculação da paciente com o terapeuta, talvez, nas outras tentativas não houve esta ligação afetiva tão importante. Procure conversar com ela e tentar mais uma vez, dê a liberdade dela escolher o profissional com quem se identifique, isso é fundamental para o sucesso do tratamento.
Escute o que ela tem a lhe dizer! A solidão tem medo da escuta atenta ;)
Fico à disposição para ajudá-la em SJC.
Abç
Olá! Hoje há muita divulgação da Abordagem Cognitivo Comportamental, porém não só ela, mas todas as Abordagens têm suas contribuições. O importante é que ela sinta-se confortável em falar das suas questões com sua psicóloga. O processo muitas vezes é mais demorado pela dificuldade do paciente falar sobre o que realmente precisa ser dito e trabalhado no processo psicoterapêutico.
Desta forma é muito importante que ela seja ouvida, inclusive sobre a escolha deste profissional que irá acompanhá-la. Às vezes ela só precisa deste tempo para conseguir falar de suas questões, mas a melhor maneira de ajudá-la é ouvi-la. Trocar de psicóloga apenas pela abordagem, talvez não seja eficaz. Grande abraço!
Prezada
É sempre muito bom realizar uma investigação com psiquiatra e psicólogo também. Para identificar se existe algo químico que precisa entrar. Agora , com relação a terapia a identificação, o vínculo com o profissional é o mais importante em qualquer caso para o sucesso do tratamento, seja cognitivo comportamental, psicanalista, humanista, etc . Espero ter ajudado. Abçs
Concordo plenamente com as colocações dos colegas acima, no entanto, ressalvo a troca do terapeuta, as vezes um outro profissional desenvolva técnicas mais eficazes para o quadro no qual ela se encontra. Um abraço
olá como vai ?
independente da abordagem, acredito que primeiro esse adolescente deva se sentir bem com o terapeuta, só assim com uma boa aliança terapêutica formada, o processo se inicia e gera resultados. Uma das vantagens da TCC é pelo sua dinâmica, sessões estruturadas e direcionadas ao problema, e sempre trazendo o paciente/cliente para o momento presente.
Fico á disposição.
Olá, tudo bem ? Busque um profissional que consiga construir um bom vínculo com esse adolescente, pois se ele não sentir segurança dentro do processo terapêutico as coisas dificilmente irão fluir. Recomendo buscar um profissional que utilize a abordagem da TCC, por ter protocolos e técnicas que ajudariam diretamente na queixa. Espero ter ajudado!