Qual os benéficos das terapias, ligadas com a auto ajuda em praticar exércitos físico, ler ou fazer

23 respostas
Qual os benéficos das terapias, ligadas com a auto ajuda em praticar exércitos físico, ler ou fazer meditação?
Olá! Além de prevenir doenças e amenizar sintomas como ansiedade, insônia, dores crônicas, doenças autoimunes, hipertensão e depressão. Essas terapias proporcionam bem-estar físico e mental, relaxamento, alívio da dor, diminuição de sinais como estresse e ansiedade e redução do uso de medicamentos. Fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da qualidade de vida, te estimo muita saúde e paz, forte abraço!

Bom dia, tudo bem? Pergunta interessante a sua, vou lhe responder a partir da minha linha teórica que é a psicanálise por razões obvias, é a única que me sinto realmente embasada para responder.
Veja bem, trata-se de uma análise pessoal realizada com o auxílio de um profissional que treinou anos a fio para escutar sem julgamento, sem censura, compreender as origens de todos esses sintomas do desenvolvimento, saber trabalhar as defesas psíquicas para aprofundar e chegar na origem de todas as suas questões. Ou seja, diferente da meditação, você terá alguém ao seu lado que não tem os mesmos pontos cegos que você tem para ver suas próprias questões. Essa pessoa que estará te acompanhando fez mais de uma formação, supervisão e análise pessoal para estar ocupando esse lugar. O exercício físico, medicação, etc serão complementares.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse seus questionamentos que estão trazendo esses sentimentos são altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Considero a psicoterapia analítica muito eficaz na elaboração de problemas emocionais. E os exercícios físicos, como a musculação, o Pilates, e outras atividades físicas como caminhada, ou jogos também são bastante úteis para você se sentir em plena forma física e psíquica. A psicoterapia é uma coisa séria, mas você pode complementar com essas atividades.
Olá! A psicoterapia traz benefícios relacionados ao autoconhecimento e realizado por um profissional que busca na ciência as respostas para te auxiliar durante o tratamento. No caso da ansiedade, contribuirá para encontrar a causa e diminuir os sintomas, e em alguns casos até saná-los. Este tratamento pode ser complementado com a meditação, exercícios físicos, leitura. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Existem inúmeras abordagens na área da psicologia clínica. Penso que, o mais importante, é o 'vínculo' que será estabelecido entre você e o profissional, no sentido da 'disponibilidade' em lhe compreender, do 'conhecimento', da 'profundidade' e da 'extensão' da investigação durante o processo psicoterapêutico. Sem dúvida, exercícios, leitura, etc., podem ser um auxílio coadjuvante no tratamento de qualquer paciente.
Ola!
É importante distinguir terapia de terapêutico. A terapia se trata de abordar questões psíquicas relacionadas à posição subjetiva que o sujeito se coloca e como se articula com seu modo de viver e sofrer. Por outro lado, atividades que nos propiciam bem estar podem ser consideradas terapêuticas: dão alívio, diminuem tensões, etc.
Tanto terapia, quanto as atividades terapêuticas são bem vindas para a qualidade de vida de uma pessoa!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, como vai? Sua pergunta é bastante pertinente se considerarmos o processo de psicoterapia como um processo de autoconhecimento. As diferentes abordagens possuem diferentes concepções e visões sobre o Ser Humano. Se considerarmos o ser humano como um ser biopsiquicosocioespiritual precisamos agir em várias frentes, pois as doenças podem ter diferentes fontes. Cada vez mais a psiquiatria recomenda a prática de exercícios físicos para minimizar sintomas depressivos e estresse, por exemplo. Assim como a meditação pode auxiliar em alguns processos de autoconhecimento. Sou psicóloga clínica há 21 anos e já vi diferentes pacientes se beneficiarem de diferentes métodos. Tudo depende do que faz sentido para você e de COMO é feito. Não existe fórmula mágica e certeira. Qualquer recurso pode ser usado de forma benéfica ou como algo que te desvie do seu propósito. Acredito que o mais importante é poder seguir nessa jornada acompanhada por um profissional que te respeite e esteja alinhado aos seus valores. O mais importante é se sentir ouvido, acolhido e respeitado na sua visão de mundo. Desconfie do profissional que te julga. Boa sorte! Abraço
A Psicoterapia ligada a essas atividades que vc citou é o combo perfeito da saúde mental.
A Psicoterapia psicanalitica te ajuda a mudar padrões inconsciente, perceber o que não está vendo, questionar e refletir o que você faz a porquê faz o que faz.
A atividade física para manter o corpo saudável também, visto que a ligação entre corpo e mente é inseparável.
Livros trazem outro ponto de vista, outras opiniões, podem dar dicas e conselhos que podem ser úteis.
A meditação é o mais íntimo contato seu com você mesmo, onde você se torna observador da própria mente. Podendo inclusive, levar para seu psicólogo as questões que surgirem à mente durante a meditação que forem difíceis de lidar.
Lindo processo de autoconhecimento.
Olá, a terapia ajuda a aumentar a gestão emocional, passando a possuir maior facilidade para lidar com emoções e pensamentos difíceis, ampliando a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades impostas pela vida. Sendo assim, o cliente aprende a resolver os problemas com maior autonomia e assertividade, fortalecendo habilidades interpessoais, como empatia e comunicação. Desenvolver seu autoconhecimento (ao tomar consciência dos obstáculos que o impedem de crescer e dos recursos e suportes que possui para superá-los, a pessoa chega mais perto de alcançar seu máximo potencial).
Olá! A psicoterapia complementa prevenção e a qualidade de vida, contribuindo para saúde mental. Não basta cuidar somente do corpo, temos que cuidar da mente. A psicoterapia proporciona o autoconhecimento, a possibilidade de conhecer meus pontos fortes, os pontos de melhoria, a obtenção do controle emocional, elevando a autoestima, o bem-estar. Deste modo, estará conectada a você, se percebendo e agindo de maneira adequada e saudável.
Olá, os exercícios físicos são importantes para você manter um bom funcionamento do seu corpo. A meditação pode ser interessante como complemento, assim como os exercícios físicos. Porém, a psicoterapia psicanalítica é fundamental para você falar de todas as suas angústias e desejos inconscientes e conscientes também, e poder trabalhar todas as suas relações, bem como, seu lado profissional, e pessoal como um todo. Então, seria interessante fazer uma psicoterapia psicanalítica, e também fazer os exercícios físicos e a meditação, a parte, caso você se sinta bem. Estou à disposição para marcar consultas de psicoterapia psicanalítica.
As terapias em si podem ajudar as pessoas a se sentirem melhor, depende do perfil de cada indivíduo, pois as terapias ligadas a atividade física por exercitarem o corpo trazem a liberação de hormônios como a endorfina e serotonina; a leitura traz reflexões, conhecimento que ajuda no sentimento de pertencimento/ posicionamento e a meditação vai liberar canais perceptivos, enfim as praticas variadas de terapias ajudam a pessoa a não ficar remoendo coisas passadas, a viver melhor o presente e pode deixar mais tranquilo em relação ao futuro.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! É ótimo saber que você está buscando maneiras de se cuidar. Praticar exercícios físicos, ler e meditar são atividades que podem trazer inúmeros benefícios para a saúde mental e emocional. A atividade física pode ajudar a melhorar o humor, aumentar a sensação de bem-estar e reduzir o estresse e a ansiedade. Já a leitura e a meditação são formas de aliviar a mente e permitir um momento de reflexão e conexão consigo mesmo. Além disso, a meditação pode ajudar a controlar a ansiedade, diminuir a pressão arterial e melhorar a qualidade do sono. É importante lembrar que cada pessoa tem suas próprias necessidades e é possível que algumas atividades funcionem melhor do que outras para cada indivíduo. Muito boa sua pergunta, pode ajudar outras pessoas que tenham a mesma duvida.
A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia onde a finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros. O psicólogo também pode ajudar no autoconhecimento, pois uma vez que conhecemos quem nós somos e as nossas dificuldades, fica mais fácil aprendermos a lidar com nossos medos, nossas limitações, nossos talentos, nossas crenças e consequentemente situações do dia a dia, obtendo uma melhor qualidade de vida.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estou à disposição.
As terapias ligadas à autoajuda, como praticar exercícios físicos, ler ou fazer meditação, não são consideradas psicoterapia porque elas não envolvem um profissional qualificado para ajudar o indivíduo a lidar com problemas psicológicos ou emocionais. Estas atividades podem ser úteis para ajudar a aliviar o estresse e melhorar o bem-estar geral, mas não são consideradas psicoterapia.
As terapias alternativas desempenham um papel importante, apesar de, não substituírem o tratamento psicológico, como também os tratamentos medicamentosos. Elas auxiliam no alívio da tensão, estimulam a circulação sanguínea e oxigenação cerebral, têm efeito relaxante e distensionam a musculatura, entre outros benefícios.
Boa tarde , como vai você?
Toda combinação de atividades física, com tratamento psicológico, alimentação saudável, ajuda e muito em seu cuidado com sua saúde. Já é comprovado cientificamente que precisamos mexer o corpo, pois é fundamnetal. Recomendo que faça uma atividade que vc gosta, para se tornar rotina e não fique sendo muito difícil vc iniciar.
A notícia boa é que vc veio até aqui pedir ajuda hein? isso já demonstra um olhar importante para com vc mesma, percebe? Então sugiro vc aproveitar esse momento para buscar ajuda profissional com um psicólogo que vc se identifique e sinta confiança para trabalhar suas questões emocionais.. Certamente vai te ajudar a se conhecer, entender porque vc está sentindo isso, criar estratégias para lidar, e principalmente : CUIDAR de vc! Caso queira me conhecer, eu sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco a disposição.
@leticiafernandespsi
Ola, todas as terapias ligadas as questoes corporais auxiliam no bem estar fisico e mental. Portanto praticar yoga, meditação atividade fisica é sempre bom, porem não anula a psicoterapia.
Olá. Essas atividades que você citou trazem muitos benefícios! A psicoterapia proporciona um local protegido onde você pode falar das suas questões pessoais com um profissional preparado para ouvir sem julgamentos. Ajuda no desenvolvimento de comportamentos e emoções para melhor lidar com situações que causam ansiedade... O exercício é muito relevante também, pois gera neurotransmissores que trazem sensação de bem estar e tendem a diminuir sensações depressivas e estresse. Ajuda a reduzir possibilidades de ataques cardíacos, diabetes, pressão alta e vários outros males quando são praticados adequadamente... A meditação proporciona relaxamento e ensina a tirar o foco de pensamentos repetitivos que aumentam ansiedade e depressão... Combinar essas estratégias é uma ótima opção!
O grande benefício da terapia ligada ao autocuidado, é que principalmente, tem a ver com o estado de regulação emocional, conexão consigo mesmo, mais tranquilidade e leveza no dia a dia, diminuindo os sintomas de ansiedade, depressão, tristeza profunda e desconhecimento. O autocuidado tem 4 pilares: nível físico, emocional, mental e espiritual. Quando cada um dos pilares é nutrido, de alguma forma, equilibrando as atividades da rotina, o corpo e a mente sente os efeitos, as pessoas ao redor também percebem os resultados. Uma psicoterapia somando a fala mais experiências somáticas são extremamente potentes para o corpo. a neurociência, inclusive, comprova os benefícios dessa prática de autocuidado e atenção plena com a neuroplasticidade e tratamento de trauma. Espero ter respondido a sua dúvida, fique bem.
Olá. Fazer exercício físico traz benefícios para sua saúde física e mental por trabalhar a saúde do corpo físico, liberar substâncias no cérebro responsáveis por sensação de bem estar e prazer, o que por sua vez tem efeitos na sua autoestima e desempenho na vida. Ler e fazer meditação trabalham mais funções cognitivas como foco, relaxamento, criatividade e também trazem efeitos para sua autopercepção e autoestima. Espero ter ajudado.
Olá, como está?

Todas as práticas oferecem benefícios complementares para o bem-estar mental e emocional. A psicoterapia, de uma forma mais ampla, proporciona um espaço seguro e confidencial para explorar sentimentos e comportamentos, promovendo autoconhecimento e resolução de conflitos internos. Ela pode ajudar a melhorar relacionamentos interpessoais, lidar com traumas e desenvolver habilidades sociais, inteligência emocional e autocontrole.
Por outro lado, exercícios físicos podem contribuir para reduzir o estresse e melhorar o humor, enquanto a leitura pode oferecer novas perspectivas e fomentar a empatia. A meditação é conhecida por promover a atenção plena e a serenidade, além de ajudar na gestão da ansiedade e do estresse.
Cada modalidade tem seu valor único e, quando combinadas, podem fortalecer a saúde mental e a resiliência, proporcionando uma abordagem holística para o cuidado pessoa. É importante encontrar um equilíbrio entre essas práticas e escolher aquelas que melhor se alinham com suas necessidades e estilo de vida.

Abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280