Quando vou a eventos (principalmente quando é algo como sair com amigos do namorado) me sinto ansios

27 respostas
Quando vou a eventos (principalmente quando é algo como sair com amigos do namorado) me sinto ansiosa e como se todos estivessem me olhando e falando de mim. Além disso também me sinto sozinha e com medo mesmo cercada de muita gente e parece que preciso de atenção ou então ficar num canto sozinha em silêncio. Tenho isso desde os tempos de escola quando não me sentia a vontade no recreio lotado. Isso seria um tipo de transtorno caracterizado como fobia social? Ou apenas ansiedade?
Difícil dar uma resposta assim, também difícil já classificar como transtorno, pode ser algum sentimento gerado por algum evento do passado que está influenciando seu presente de maneira equivocada.
Na terapia cognitiva comportamental trabalhamos de maneira focada nesse caso, entendendo seus momentos passados e trabalhando o efeito presente, para que você possa entender as situações diferentes.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150

Pelo que você relatou existe uma possibilidade de você ter desenvolvido um transtorno de ansiedade, que pode ser tratado com sessões psicoterapia. Procure ajuda o quanto antes.
Olá. Aparentemente seus sintomas lhe trazem prejuízo social e deve estar causando limitações em sua qualidade de vida.
Sugiro que você busque uma psicoterapia EMDR na sua cidade.
Essa abordagem é muito efetiva para o tratamento de ansiedades e fobias (entre outros) e pode trazer resultados significativos mais rapidamente em relação às outras abordagens, pois trabalha com seus sintomas a nível neurocerebral.
Busque ajuda profissional.
Um grande abraço!
Olá! Pode ser fobia social sim, porém, seria necessário uma investigação mais profunda e detalhada para fechar o diagnóstico. A fobia social caracteriza-se pelo medo intenso e persistente de situações sociais que envolvam expor-se ao contato interpessoal, demonstrar capacidade de desempenho, participar de situações competitivas ou de cobrança. Seria interessante trabalhar tanto o aspecto cognitivo quanto o comportamental. Cognitivamente é importante entender quais pensamentos ocorrem quando você imagina encontrar com os amigos de seu namorado, o que você sente, qual cenário imagina, que medos são esses, nas experiências que já vivenciou o que os fatos lhe mostraram... E, através dessa investigação, identificar quais são os erros de pensamentos para uma reestruturação cognitiva. No âmbito comportamental seria enriquecedor aumentar seu repertório de habilidades, ainda mais que você relata ter essa dificuldade desde a infância. Desse modo, poderia treinar: como iniciar uma conversa, como manter uma conversa, como parecer acessível e amigável, como se defender, como reagir a diferentes assuntos, qual o tom e volume da voz, enfim, como se expressar nessas situações sociais. É importante permitir-se falhar, só há aprendizado quando existe liberdade para errar. Além disso, outros aspectos funcionais podem ser adquiridos com a psicoterapia como autoconhecimento, ferramentas para lidar com a ansiedade, autoestima consistente e ampliar a capacidade de responder de forma mais adaptativa e criativa aos problemas que surgem.
Olá! Muito importante identificar o sentimento causado por esta exposição, pois é possível procurar ajuda. Pelo teu relato, faz tempo que este sofrimento te acompanha e não precisa ser assim. Busque um psicólogo para te ajudar a entender o que está acontecendo. Um abraço!
É muito complexo dar alguma opinião através de dados superficiais sobre sua subjectividade.
Aconselho procurar um psicoterapeuta para uma avaliação mais consistente.
Chamou minha atenção você relatar que isso começou "desde os tempos de escola". Pode ter havido alguma experiência traumática nessa época, que foi levando ao quadro de ansiedade que tanto sofrimento lhe traz no presente. As "terapias de processamento de memórias" são eficazes e rápidas na resolução destas questões. Sugiro procurar profissionais que trabalhem com AIM (Abordagem Integrada da Mente), Brainspotting, EMDR ou Experiência Somática. E lembre-se: você não precisa carregar este sofrimento a vida toda, pois a Psicologia já conta com métodos eficazes para a solução deste quadro.
Seria leviano definir que o que você relatou é fobia social ou qualquer transtorno.. o ideal é que você procure um psicólogo na sua região, pra contar pra ele sobre esse episódio da sua infância e sobre como foram construídas suas relações e assim, juntos, identificarem suas questões!
Olá! As preocupações com a opinião alheia e a ansiedade/medo que acompanha ela, podem estar relacionadas a questões de autoestima e da socialização em geral. Sentir-se sozinha mesmo no meio de muitas pessoas podem indicar que você não está se conectando com elas. Em relação a "diagnósticos", não se preocupe, o essencial é entender os fatores que estão por trás do que está ocorrendo (mesmo que seja algo algo antigo), e transformá-los profundamente, para que você deixe de se sentir dessa forma, e se sinta da forma que preferir. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs
Olá. Percebo que você traz preocupações genuínas e dados importantes para trabalhar suas angústias, mas talvez esteja focando num ponto não tão produtivo. Fechar seus sintomas num quadro diagnóstico (se é tal ou tal transtorno) ajuda a pensar de forma geral com você "funciona" em relação ao mundo e aos outros. Porém é preciso um trabalho em retrocesso para entender como isso se desenvolveu ao longo de sua vida. Seus sintomas contam uma história e existem por um motivo. Sentir-se só na multidão é cada vez mais comum na era das redes sociais, onde a exposição constante e a interação fluída dão um aspecto de estranheza entre o que se vê/mostra no virtual e o que ocorre nas interações presenciais. Isso como um aspecto geral da sociabilidade atual. Em relação ao seu caso, para entendê-lo melhor, faz-se necessária a busca por um ou uma psicoterapeuta que possa lhe ouvir e intervir naquilo que se repete desde os tempos de escola (e talvez antes) até hoje em dia, mas que é um ponto cego para sua consciência. A terapia ajuda a abrir o campo de visão em relação a si e ao mundo ao redor. Espero ter ajudado. Abraço!
As informações são muito poucas para chegarmos a um diagnóstico. A fobia social é um transtorno de ansiedade, que, em linhas gerais, se alimenta do medo que o sujeito sente em ser avaliado negativamente por outras pessoas. No seu caso, cabe uma investigação mais detalhada para fechar um diagnóstico. Sugiro procurar um especialista para que você possa ser psicologicamente avaliada. Um abraço.
Olá! Pode ter várias explicações essas reações que você indica. De qualquer forma, é importante procurar um profissional da Psicologia para uma avaliação e processo psicoterápico. Muita luz em 2020!
Imagino como deve estar sendo incômodo para vc. Então, para que vc se tranquilize, busque uma ajuda especializada de um psicólogo para que este avalie vc de forma maia completa e com qualidade.
Não fique assim. Procure ajuda.
Boa sorte!
É preciso que você inicie terapia. Para descobrir junto com seu psicólogo de onde vem essa sua angústia, e se necessário ele te encaminhará para o que o médico psiquiatra faça uma avaliação. A ansiedade tem graus e você precisa ser melhor avaliada.
A fobia social apresenta sintomas como medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras);
O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente;
As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade;
O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural;
O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses;
O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

Esses são os sintomas da fobia social. De qualquer forma é importante que você procure um psicólogo para que possa compreender melhor e tratar as suas dificuldades.
É difícil afirmar se é Fobia Social ou Ansiedade ou os dois, o interessante seria você procurar um profissional da Área da Saúde Mental.
Veja quantas coisas você tem evitado por conta dos sintomas.
Procure um Psicólogo Clínico, quanto mais você se conhece, mais seus sintomas tenderão a diminuir, podendo até desaparecer.
Nunca é bom se boicotar ou buscar o isolamento como solução.
Estou a disposicao
Abraço
Vera Pelizzari
Boa noite, é difícil dizer o que você tem apenas com esse relato.
Acredito que o mais propicio a fazer é buscar ajuda psicológica.
Olá. Seria interessante procura ajuda profissional de um psicólogo. Para se autoconhecer e te ajudar a lidar com essas questões que você aponta. Atenciosamente.
A subjetividade humana é muito vasta. Todos passamos por diversas experiências durante a vida, que vão construindo nossa rede interna de emoções e pensamentos e interferem em nossa forma de ver e lidar com as situações da vida. Temos, também, nossa propensão genética que contribui para nossa personalidade. Você diz que sente, desde os tempos de escola, ansiedade diante de algumas situações, o que provavelmente te gera desconforto. A ansiedade e o desconforto são sintomas, ou seja, são efeitos que surgem devido a um conflito interno que surge ante a necessidade de enfrentamento de situações externas de determinado tipo. O importante é buscar quais os motivos internos que geram estes sintomas, buscando um profissional especializado.
Olá, se você sente esses "desconfortos / sintomas" procure ajuda profissional. Um psicólogo te ajudará a conhecer seus sentimentos, emoções, medos, angustias e principalmente desmistificar "rótulos" que não ajudam em nada. Os sintomas que você relata fazem parte de alguns transtornos sim mas o diagnóstico deve ser fechado por um Psiquiatra. Busque o apoio desses profissionais e haverá uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Abs.
Olá, é dificil saber somente pelo que você está contando. Mas a fobia social é ansiedade. Uma ansiedade que aparece quando nos sentimos observados ou julgados pelo outro. Mas é necessária uma avaliação para entender direitinho o que está acontecendo. Busque ajuda.
Boa noite! Antes de enquadrar em um diagnóstico devemos pensar em vc como uma pessoa, não existe diagnóstico que defina o humano que existe em vc. Mas vale a pena pensar o quanto isso te causa desconforto ou sofrimento e é isso que de verdade importa. Se há um desconforto busque ajuda de psicóloga (o) para que vc possa ter essa ajuda de compreender o que vc está evitando e conseguentemente lidar melhor com essas situações. Grande abraço
Olá!
Existe uma possibilidade já que é algo que ocorre há tempos e que lhe causa sofrimento. Porém só com esses dedos não é possível concluir. Procure ajuda profissional! Um abraço. Fico à disposição.
Olá! Há necessidade uma avaliação mais criteriosa para definir... o psicólogo pode te ajudar nesse processo para avaliação como também para desenvolver um programa de habilidades sociais para conseguir superar suas dificuldades e medos.
Olá! Pode ser sim, um quadro ansioso. No entanto, é preciso procurar um profissional para uma avaliação. Já pensou em investir na terapia? Talvez o melhor caminho seja iniciar um processo terapêutico e investigar a fundo o que está desencadeando sua ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar a compreender de maneira mais profunda e te ajudar aprender a lidar com sua ansiedade. Procure ajuda de um Psicólogo para trabalhar essas questões. Será um prazer te ajudar.Fica posto meu convite. Abraço!
Boa tarde. Recomendo buscar um profissional para verificar se, se trata de uma fobia social, ou uma ansiedade generalizada. Mas, é importante entender o que desencadeou para poder montar um tratamento eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Olá. Não é possível responder sua pergunta sem avaliar mais detalhadamente. Penso que, independentemente do que seja, psicoterapia vai te ajudar a lidar com todas essas questões e trazer alívio a ansiedade. Abraço.