Ressaltando que depressão e Burnout são patologias diferentes, sofro de depressão há 20 anos e sou acompanhada e medicada por psiquiatra. Após perda gradual da minha energia fui diagnosticada com Burnout por um endócrino, mas ele não trata esta doença. Qual médico devo procurar para tratar?
A Síndrome de Burnout, conhecida como, popularmente, a "Doença do Trabalhador"; deve ser acompanhada por profissionais ( psicólogo + psiquiatra) da Saúde Mental.

Boa noite!

Pelo que entendi não foi um profissional de saúde mental a dar o diagnóstico. A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de esgotamento profissional, sugiro que procure um psicólogo relatando os sintomas que apresenta, o qual avaliará posteriormente a necessidade de uma ação medicamentosa ou outra, e poderá recomendar um psiquiatra. Busque um profissional que lhe transmita confiança, com quem você se sinta confortável em estabelecer um vínculo, o qual será contributivo para o processo terapêutico, analisando o contexto ao qual está exposto, assim como seus padrões de comportamento, realizando assim as intervenções necessárias para a redução dos sintomas apresentados. Um abraço!

 Lílian Moura
Lílian Moura
Psicólogo
Rio de Janeiro
A Síndrome de Burnout ocorre em profissionais que lidam no seu dia a dia com pressão emocional crônica no trabalho, acompanhada de desgaste emocional e desmotivação, sendo consequência do acúmulo excessivo de estresse.
Geralmente os sintomas acontecem de forma leve, e vão se agravando ao longo do tempo. Dor de cabeça, cansaço, sentimentos intensos de fracasso e insegurança, fadiga, dificuldade de assumir tarefas no trabalho e necessidade de isolamento, são alguns dos sintomas mais comuns encontrados nos portadores desta síndrome.
Quando em estágio mais avançado, os sinais da síndrome são definidos como enxaqueca, insônia, gastrite e úlcera, diarréias, crise de asma, hipertensão, palpitações e alergias.
É de extrema importância procurar a ajuda profissional de um psicólogo para aliviar os sintomas, e desenvolver abordagens no intuito de minimizar o estresse, e ressignificar outros modos de lidar com situações difíceis.

Olá, recomendo que você procure um psicólogo para efetuar as devidas avaliações. Como você já é atendida por um psiquiatra, seria interessante que você conversasse com seu médico sobre o diagnóstico do endócrino. Somente a título de esclarecimentos, a medicação alivia os sintomas, mas não trata a causa. O tratamento se dá através de psicoterapia, ocasião em que a pessoa passa a se conhecer e consegue lidar melhor com suas angústias.

Olá!!! Sim você está certa , Depressão e Burnout são transtornos diferentes, embora apresentem muitos sintomas iguais, como a disforia e desânimo.A diferença principal é que na depressão ocorre uma maior apatia e prevalência de sentimentos de culpa e derrota,que são direcionados ao contexto geral de sua vida, enquanto nos casos de Burnout , os sentimentos de desapontamento e tristeza estão associados ao trabalho.
O tratamento de ambas consiste em medicação (antidepressivos)que é administrada pelo psiquiatra, (aliás somente ele é o especialista indicado para tratar a síndrome) e tratamento psicoterápico. Com o psicólogo você irá aprender a desenvolver estratégias que ajudam a aliviar o estresse e a pressão constante no trabalho (Burnout) e, tratar as causas da depressão, melhorando sua qualidade de vida! O tratamento medicamentoso para ter maior eficácia precisa vir acompanhado por psicoterapia!
E, lembre-se: você não precisa passar por isso sozinha!

 Claudius Viana
Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa noite. As características da consulta psicológica e os objetivos da psicoterapia são os mais adequados para acolher sua demanda. Procure um psicólogo de sua confiança, que saberá orientá-la e propor uma estratégia de tratamento. Abraços!
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 90
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Especialistas em Síndrome de Burnout

Leticia Silveira

Leticia Silveira

Psicólogo

Araras

Daniel Duarte dos Santos

Daniel Duarte dos Santos

Psicólogo

São Paulo

Viviane Felizardo Meyerewicz

Viviane Felizardo Meyerewicz

Psicólogo

Belo Horizonte

Giselle Garcia Alves

Giselle Garcia Alves

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Danielli O'Reilly

Danielli O'Reilly

Psicólogo

Salvador

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Síndrome de Burnout

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.