Ressaltando que depressão e Burnout são patologias diferentes, sofro de depressão há 20 anos e sou

33 respostas
Ressaltando que depressão e Burnout são patologias diferentes, sofro de depressão há 20 anos e sou acompanhada e medicada por psiquiatra. Após perda gradual da minha energia fui diagnosticada com Burnout por um endócrino, mas ele não trata esta doença. Qual médico devo procurar para tratar?
Olá!!! Sim você está certa , Depressão e Burnout são transtornos diferentes, embora apresentem muitos sintomas iguais, como a disforia e desânimo.A diferença principal é que na depressão ocorre uma maior apatia e prevalência de sentimentos de culpa e derrota,que são direcionados ao contexto geral de sua vida, enquanto nos casos de Burnout , os sentimentos de desapontamento e tristeza estão associados ao trabalho.
O tratamento de ambas consiste em medicação (antidepressivos)que é administrada pelo psiquiatra, (aliás somente ele é o especialista indicado para tratar a síndrome) e tratamento psicoterápico. Com o psicólogo você irá aprender a desenvolver estratégias que ajudam a aliviar o estresse e a pressão constante no trabalho (Burnout) e, tratar as causas da depressão, melhorando sua qualidade de vida! O tratamento medicamentoso para ter maior eficácia precisa vir acompanhado por psicoterapia!
E, lembre-se: você não precisa passar por isso sozinha!

Boa noite!

Pelo que entendi não foi um profissional de saúde mental a dar o diagnóstico. A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de esgotamento profissional, sugiro que procure um psicólogo relatando os sintomas que apresenta, o qual avaliará posteriormente a necessidade de uma ação medicamentosa ou outra, e poderá recomendar um psiquiatra. Busque um profissional que lhe transmita confiança, com quem você se sinta confortável em estabelecer um vínculo, o qual será contributivo para o processo terapêutico, analisando o contexto ao qual está exposto, assim como seus padrões de comportamento, realizando assim as intervenções necessárias para a redução dos sintomas apresentados. Um abraço!
A Síndrome de Burnout, conhecida como, popularmente, a "Doença do Trabalhador"; deve ser acompanhada por profissionais ( psicólogo + psiquiatra) da Saúde Mental.
Olá, recomendo que você procure um psicólogo para efetuar as devidas avaliações. Como você já é atendida por um psiquiatra, seria interessante que você conversasse com seu médico sobre o diagnóstico do endócrino. Somente a título de esclarecimentos, a medicação alivia os sintomas, mas não trata a causa. O tratamento se dá através de psicoterapia, ocasião em que a pessoa passa a se conhecer e consegue lidar melhor com suas angústias.
A Síndrome de Burnout ocorre em profissionais que lidam no seu dia a dia com pressão emocional crônica no trabalho, acompanhada de desgaste emocional e desmotivação, sendo consequência do acúmulo excessivo de estresse.
Geralmente os sintomas acontecem de forma leve, e vão se agravando ao longo do tempo. Dor de cabeça, cansaço, sentimentos intensos de fracasso e insegurança, fadiga, dificuldade de assumir tarefas no trabalho e necessidade de isolamento, são alguns dos sintomas mais comuns encontrados nos portadores desta síndrome.
Quando em estágio mais avançado, os sinais da síndrome são definidos como enxaqueca, insônia, gastrite e úlcera, diarréias, crise de asma, hipertensão, palpitações e alergias.
É de extrema importância procurar a ajuda profissional de um psicólogo para aliviar os sintomas, e desenvolver abordagens no intuito de minimizar o estresse, e ressignificar outros modos de lidar com situações difíceis.
Boa noite. As características da consulta psicológica e os objetivos da psicoterapia são os mais adequados para acolher sua demanda. Procure um psicólogo de sua confiança, que saberá orientá-la e propor uma estratégia de tratamento. Abraços!
Olá
Leve o diagnóstico do endócrino para o psiquiatra que te acompanha, ele poderá te dar um feedback sobre a Síndrome de Bournout. Procure também fazer um acompanhamento psicológico, pois através deste você conseguirá lidar com os aspectos emocionais do transtorno e de todas as dificuldades que vem enfrentando no momento.
Um abraço!
Apesar de serem transtornos diferentes, tanto na depressão como na síndrome de Burnout, é importante que você faça um acompanhamento psicológico, além do psiquiatra, porque te ajudará a identificar a encontrar o que está te causando isso e a encontrar caminhos para que possa enfrentar esses problemas.
O Burnout também deve ser tratado pelo psiquiatra, mas aconselho você também em paralelo fazer um processo de psicoterapia para cuidar dos aspectos emocionais que a levam para depressão e Burnout.
Olá, você pode procurar por um Psiquiatra para que ele dê o diagnóstico exato e te acompanhe com o tratamento medicamentoso. Será imprescindível que você também seja tratada por um psicólogo. O tratamento combinado (medicamento e psicoterapia) trará um resultado mais eficaz para o seu caso.
Ambas as patologias são realmente diferente, porem ambas devem ser tratadas com psiquiatra de forma medicamentosa e tambem com psicologo em forma de psicoterapia , ambas combinadas , terão um resultado bem melhor.
Pelo que entendi você foi diagnosticada pelo psiquiatra por depressão e a síndrome de Bournot pelo endócrino. Ok, vamos lá. Quando a depressão é tratada apenas a nível medicamentoso, farei uma comparação com um incêndio. A medicação tem por finalidade apagar o incêndio (bombeiros)sem saber a origem do eventos desencadeadores. Pelos anos a medicação segue no seu trabalho árduo de combate a chamas. No decorrer dos dias, dos meses e dos anos ,os sinais da depressão se confundem com seu jeito de ser onde a "falta de energia" foi sendo agregada a você. Outra possibiidade é você se adequar à doença sem noções básicas de manejo e melhor qualidade de autoconhecimento. Por trás da depressão existe uma pessoa. Quando se estabelecem outros sintomas vem a questão mais importante. onde a Psicologia entende esses sintomas como um sinal de que algo não vai bem e cada sinal é um pedido de reencontro consigo mesma. Claro, que o diagnóstico específico de cada doença possui semelhanças mas também distinções bem definidas. O cansaço por de excesso de trabalho, por exemplo, não será resolvido apenas com férias, Assim como a depressão não será resolvida apenas com tratamento medicamentoso. A semelhança e o convite para terapia é entender o ambiente de trabalho de maneira honesta que desencadearam sintomas e o diagnóstico e também suas forças e fraquezas frente a vida, você e seu futuro. Ninguém nasce para viver uma vida de sofrimento e cabe a você mesma decidir isso! Um abraço.
Síndrome de burnout é um estresse excessivo e crônico provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho. O nome "burnout" vem do inglês e significa literalmente "queimar até o fim".
O tratamento da síndrome de burnout é feito sobretudo com psicoterapia, podendo incluir também medicamentos e mudanças nas condições de trabalho. Quando a síndrome evolui para depressão, o tratamento inclui também o uso de medicamentos antidepressivos.
A psicoterapia auxilia a pessoa a refletir sobre as suas escolhas, atitudes, expectativas e estilo de vida. O maior objetivo do tratamento para burnout é quebrar o círculo vicioso de sobrecarga ou excesso de trabalho e frustração, que leva a mais trabalho para compensar a frustração.
O tratamento da síndrome de burnout inclui também descansar o corpo e a mente, além de manter um equilíbrio entre a vida profissional, familiar, pessoal e social. A prática de atividade física também pode ser indicada e a meditação, além de ser recomendado a hipnoterapia que nos ajuda a desfazer alguns nós , reconhecendo as aprendizagens, questionando -as através de exercícios com estado amplificado de consciência.
Boa tarde, para que possa ter uma melhor qualidade de vida e poder tratar aquilo que gradualmente lhe suga energia física e mental é imprescindível a busca pelo profissional adequado. Falaste que já está em acompanhamento com Psiquiatra, porém a depressão é necessário se tratar também com Psicólogo. Quanto ao diagnóstico do endócrino, como você disse ele não trata desta doença então te indico buscar uma avaliação com um Psicólogo que possa verificar teus sintomas e te orientar da forma correta.
Uma melhor qualidade de vida e saúde mental será alcançada se o trabalho for feito em conjunto. Além da terapia medicamentosa, recomendo a psicoterapia, que será um espaço onde você poderá entender melhor suas angustias e lhe auxiliará a tomar melhores decisões em sua vida, que te suguem menos energia.
olá, procure um psicólogo, a psicoterapeuta tem muito a te oferecer, e pergunte ao seu psiquiatra a opinião sobre o diagnóstico de burnout. Sempre busque uma segunda opinião em relação a diagnósticos.
Então, a pergunta que fica é como tratar esse seu sofrimento, que me parece intenso e extremamente debilitante.

Pode-se dizer que sofres de uma "patologia" de ordem muito mais social, mas, claro, impacta violentamente em você e diversas pessoas, às sobre-exigências do meio do trabalho, das relações sociais e da hiper-estimulação consumista e exigente de um nível inalcançável de "padrão" de "normalidade" (melhor falando, "perfeição", em modelos não necessariamente autênticos para si, mas que, talvez, possam ser-lhe impostos, inconscientemente introjetados, gerando
a quase necessidade de se adequar a).

Neste sentido, foram criados "termos" que parecem transferir esse conflito com uma sociedade doente para "algo errado"/"defeituoso" com a pessoa.

Temos, então, doenças e análogos diagnósticos ditos "da moda", uma delas é o "burnout" - que diria mais respeito à banalização da muti-causalidade do real sofrimento, agudo e atroz que você vivencia, sem lhe ser possível dar espaço e reconhecimento para ele enquanto tal, e, para isso, precisa-se pensar mais sobre suas origens, não com o estigma da "culpa ser sua".
Mais propriamente estariam envolvidas demandas externas que são abusivas, para você (e pra toda torcida do Corinthians) e que, reforçadas e exponencializadas por envolvidos valorizados por si (para o bem, ou paro o mal, impactam-lhe), geram sensações dilacerantes de incompetência, frustração... muita dor e angústia.

Então, isso não seria "sua" doença, algo vivenciado como aterrador sim, que te impacta e lhe faz precisar de muito acolhimento e tratamento, sem dúvidas.

Mas envolveria, de maneira correlata e mais amiúde, a "patologia" dos meios que lhe acabam sendo significativos (e que, muitas vezes, depende financeiramente, deseja aprovação das pessoas envolvidas, admiração... amor), cuja exigência é maior e mais intensa do que teria a capacidade de assimilar no momento (e talvez nem deva, nunca).

Muitas vezes, até o que se denomina enquanto "depressão", pode ser criticado com maior investigação (que parece não ser esse o espaço), em sua noção pode ter toda relação mesmo a uma associação a um quadro descrito de "burnout", faz sentido lógico, mas, finalmente, não passam de rótulos que estão aquém do tratamento do seu sofrimento em si.

Quiça possam resolver o problema do diagnóstico, enquadrar você em algum grupo de pertencimento até , e, por isso lhe dar momentaneamente, um lugar possível no mundo, uma resposta, um contorno, talvez lhe dê a sensação de algum conforto provisório, mas estanque. Pouco pode fazer além disso que não seja a sensação auto-erótica de "vitória" do profissional que "acertou" no diagnóstico.

Para dar o envelope mais adequado e uma maior metabolização de seu sofrimento o mais recomendável seria uma terapia psicanalítica, proporcionando-lhe entender quais as causas, porquê e como lhe afetam...
Às vezes as demandas do mundo do trabalho, ou macro sócio-político-econômico estejam aquém do seu poder de modificá-las, porém, talvez dê para ser possível dialetizá-las, saber impor limites, dizer não, etc... coisas que muitas vezes demandam o apoio de uma boa terapia psicanalítica, possibiltando-a uma maior autenticidade, recursos e segurança para... ser... você, escolher, negar, buscar melhores (ou outros) caminhos... para isso, deverá trabalhar questões de raiz para se entender e se aceitar... e pensar sobre si e o mundo de maneira mais potente e transformadora, integradas às suas legítimas características.

Espero ter-lhe ajudado em algo, grato pela pergunta e boa sorte.
Olá, ótimo você saber que há diferença entre Burnout e Depressão. No seu relato, percebi que o diagnóstico não veio de um profissional da saúde mental, sendo assim, é interessante ir em um psiquiatra para ter o(s) diagnóstico(s) correto(s). O acompanhamento psicológico é imprescindível para ambos tratamentos. Espero ter ajudado em sua questão.
Olá. Patologias diferentes sim, ambos os diagnósticos precisam serem feitos por um profissional de saúde mental.
Procure um psicólogo, a psicoterapia é fundamental neste processo, dependendo do quadro, o tratamento também será farmacológico com o médico psiquiatra.
Abraços!
Olá. Obrigada por compartilhar conosco a sua questão. De fato, depressão e burnout são condições diferentes, embora muitos sintomas presentes em um também são observados no outro. Burnout está vinculado ao esgotamento do ponto de vista profissional. Minha recomendação é que você relate ao psiquiatra que já te acompanha a observação feita pelo endocrinologista. Paralelo a isso também oriento que você busque por suporte emocional em psicoterapia. Um abraço!
Olá!

As duas costumam ser tratadas pelo psicólogo e pelo psiquiatra, cada um com sua área de atuação.

Enquanto o psiquiatra irá receitar os medicamentos mais adequados para o seu caso, o psicólogo vai te ajudar a identificar as causas e também a desenvolver estratégias para lidar com a situação.

Espero ter contribuído!
O médico psiquiatra é indicado também para a síndrome de Burnout. No entanto, a ciência mostra que resultados mais eficazes ocorrem com o tratamento em conjunto entre a medicação e as psicoterapias tanto para a depressão como para a síndrome de Burnout.
Olá! Para que seja feito um diagnóstico mais preciso, oriento que procure atendimento de um médico psiquiatra e de um psicólogo. Como você já é atendida por um psiquiatra, converse com ele sobre os sintomas que apresenta.
O tratamento nestes casos tem que ser multidisciplinar, com medicamentos para aliviar os sintomas e psicólogo par tratar a parte comportamental. A Psicoterapia Cognitivo Comportamental tem mostrados resultados eficazes no enfrentamento de Síndrome de Burnout, importante ressaltar, que a Síndrome de Burnout é um conjunto de sintomas físicos e emocionais e que em geral estão relacionados ao trabalho.
Olá. Compreendo sua dúvida. As circunstâncias podem sim desencadear todo o processo. O estresse crônico tem uma reação fisiológica causando fadiga e irritabilidade entre outros sintomas. A depressão é uma doença, que requer acompanhamento de profissionais especializados como psicólogo e psiquiatra, exigindo assim ajustes comportamentais. Fica aqui minha solidariedade à você. Abraço.
Olá, espero que esteja bem. Acredito que seria interessante você passar por consulta com um@ psiquiatra pois seria mais seguro. Seria interessante pensar em fazer terapia para que possa tratar o que você está sentindo. E sim, são duas coisas diferentes mas tem ligação.
Olá! Imagino que você foi procurar um endócrino devido aos sintomas físicos que percebeu (perda gradual da energia), e que ele não diagnosticou causas orgânicas para esses sintomas, tendo, então, dado o diagnóstico de Burnout, que é um transtorno mental. Considerando que você já faz acompanhamento com psiquiatra há bastante tempo, acho que seria interessante relatar a ele o que você tem sentido, para que sejam feito ajustes medicamentosos, caso seja adequado. Agora, para além de diagnósticos e medicamentos, o que entendo é que existe um sofrimento (seja mental, seja esse esgotamento físico que você sente) que precisa ser acolhido e cuidado. Um psicólogo é um profissional competente para ajudar a lidar com essa dor. Ao longo do processo terapêutico você vai se conhecendo melhor, entendendo seus sintomas e assim, conquistando uma melhora no seu bem-estar. O importante é não deixar de se cuidar!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de sofrimento psiquico - R$ 200
Olá.. A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de esgotamento profissional, sugiro que procure um psicólogo para realizar acompanhamento necessário. Burnout trata-se do esgotamento emocional relacionado ao trabalho e é muito comum, mas pode facilmente ser confundida com um quadro de estresse severo. Conviver com o burnout é difícil e pode afetar a vida de um indivíduo não só profissionalmente, impedindo-o de realizar atividades cotidianas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 120
Para tratar o Burnout, você deve procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra.

Um psicanalista pode ajudar a entender as causas subjacentes do Burnout, bem como as emoções e pensamentos que estão contribuindo para o seu estado. O psicanalista pode ajudar a identificar padrões de comportamento e pensamento que estão contribuindo para o Burnout e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com esses padrões. Além disso, o psicanalista pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão que podem estar contribuindo para o Burnout.

Além disso, é importante que você faça mudanças no seu estilo de vida para ajudar a tratar o Burnout. Isso inclui praticar exercícios regulares, ter uma alimentação saudável, ter tempo para relaxar e descansar, ter tempo para fazer atividades que você gosta, ter tempo para passar com amigos e familiares, e procurar ajuda profissional se necessário.
Olá, espero que esteja bem

Acredito que seja interessante levar essa colocação do médico endocrinologista para o profissional que te acompanha na psiquiatria, afinal esse profissional é responsável pelas medicações que você utiliza no momento e te fará novos questionamentos diante dessa nova hipótese diagnóstica levantada por outro profissional, realizando os ajustes, indicações e encaminhamentos necessários para o seu tratamento.

Espero ter ajudado.
Psiquiatra e psicólogo.
Espero que esteja bem.

Procure sua médica psiquiatra que te acompanha para confirmar o diagnóstico. Caso seja confirmado, é interessante procurar também um psicólogo(a).
Olá! Entendo que você esteja passando por um momento desafiador, lidando não apenas com a depressão, mas também com um possível diagnóstico de Burnout.
Embora o endocrinologista possa ter feito o diagnóstico, é fundamental procurar um médico que esteja mais familiarizado com o tratamento do Burnout, psiquiatras e psicólogos podem ajudar melhor.
O tema da dissertação do meu mestrado foi sobre Burnout, por isso, posso lhe assegurar que a psicologia e a psiquiatria estudam e tratam.
Nesse sentido, sugiro que você consulte com um profissional que tenha conhecimento específico sobre essa condição e podem oferecer uma abordagem integrada que inclui terapia, orientação sobre mudanças no estilo de vida e, se necessário, ajustes no ambiente de trabalho.
Além disso, continuar com o acompanhamento psiquiátrico para a depressão é fundamental, pois ambas as condições podem se sobrepor e influenciar uma na outra.
Havendo interesse, estou disponível para lhe ajudar. A terapia pode ser um espaço seguro para explorar suas preocupações, aprender novas estratégias de enfrentamento e recuperar o equilíbrio emocional. Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo para agendar uma consulta e discutir mais sobre como posso lhe ajudar. Estou à disposição!
Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, psicóloga Adriana de Araújo