Que especialista devo procurar para o sindrome de burnout e como me tratar?

41 respostas
Que especialista devo procurar para o sindrome de burnout e como me tratar?
Seria importante procurar um psicólogo, para conseguir lidar com o estresse do dia a dia de forma mais saudável,podendo melhorar sua relação com o trabalho e qualidade de vida e também com um psiquiatra, para inicialmente ter uma melhora nos sintomas, provávelmente com medicamentos antidepressivos.

Psiquiatra e psicólogo, pois vc precisará tomar medicamentos para diminuir os sintomas e terá também de fazer psicoterapia, para trabalhar as causas e os seus pensamentos (crenças).
O profissional que você deve procurar é um Psicólogo, para que num processo terapêutico, você perceba o que gerou isso, e essa investigação pode ser feita através de Psicoterapia.
Durante o tratamento perceberemos as características da Síndrome de Burnot, que podem ser tratadas e como elas podem ser tratadas.
Em primeiro lugar, vc deveria procurar um psicólogo ou um psicanalista, até porque a síndrome de burnout pode estar relacionada com outras questões de outras áreas de sua vida pessoal ou acabar afetando mais esferas de sua vida pessoal. No caso de estar experimentando sintomas muito agudos de depressão, ansiedade ou ataques de angústia, também é aconselhável uma avaliação para uma possível prescrição de apoio medicamentoso (nem sempre acaba sendo necessário) para uma contenção mais imediata no caso de estar experimentando desconforto ou mal-estar muito agudos
Pelo que entendi, este diagnóstico não lhe foi dado por nenhum especialista, certo? Em sendo assim, sugiro que a primeira coisa seja realmente procurar um psicólogo com os sintomas que apresenta (e não com o suposto diagnóstico fechado). Posteriormente, se ele perceber a necessidade de uma intervenção medicamentosa ou outra, recomendará um psiquiatra. Digo isso porque muitas vezes o "diagnóstico fechado" tende a atrapalhar seus contatos iniciais com o psicólogo e consequentemente a melhora de seu quadro. Busque um profissional que te transmita confiança e com quem você possa vir a criar um vínculo bom e isso ajudará bastante a começar a diminuir os sintomas que apresenta.
A primeira providencia, mesmo antes de procurar o picologo e o psiquiatra é parar de competir e disputar!
Você não consegue relaxar porque está numa disputa acirrada com os outros, consigo mesma e com o tempo.
E quanto mais a gente corre contra o tempo, mais tempo a gente perde! Percebe o paradoxo?!
E não é "só" tempo que a gente perde. A gente perde a saúde, a paz de espirito, a alegria de viver, a capacidade de curtir, pensar e sentir; Por isso, chama Burnout, porque queima nossas capacidades e recursos. Tudo vira cinzas.
Sabendo disso, comece já a quebrar este ciclo. Respire, inspirando paz e tranquilidade e expirando a fumaça da correria. Relaxe um pouco, pegue um folego e então procure os profissionais.
Um abraço,
Léa
Olá, procure um Psicólogo. Ele irá te auxiliar a lidar com as questões profissionais que acarretam a Síndrome e amenizar os sintomas. Caso necessário ele irá te encaminhar ao Psiquiatra para prescrição de medicação, pois o objetivo é que vc possa sair desse quadro sintomatico e levar uma vida mais saudável.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Primeiramente você deveria procurar um psicólogo para fazer uma melhor avaliação e de repente caso necessário procurar um psiquiatra para fazer o uso da medicação correta para tratar o caso. Muitas vezes a terapia pode fazer com que você minimize o uso da medicação e consiga ter uma maior qualidade de vida.
Síndrome de Burnout é o resultado de estresse crônico e intenso, relacionado frequentemente ao trabalho. Tal estresse crônico afeta toda a saúde da pessoa, podendo atingir vários sistemas e órgãos. Quanto a isso é preciso procurar o especialista do sistema que estiver apresentando sintomas. Tratar a fonte do problema é imprescindível, para isso o profissional recomendado é o psicólogo. Na psicoterapia será analisada a relação que você tem com o trabalho, possibilitando mudar o que for necessário para se ter uma melhor qualidade de vida. Uma vez que você entende que já está no nível de Burnout não perca tempo procure um psicólogo antes que a sua saúde seja mais afetada. Cuide-se.
Procure o psicólogo ou psiquiatra. A psicoterapia é o tratamento. Além da análise verbal, e caso o cliente aceite, incluo trabalhos que promovem consciência corporal e relaxamento.
Boa Noite!
O tratamento para a síndrome de Bournot deve ser orientado por um psicólogo e algumas vezes acompanhado por um psiquiatra e normalmente é feito através de combinação de medicamentos e terapia.
Abraços
Maria Consolata Pappacena
Ola tudo bem? Primeiro gostaria de saber quem deu esse Diagnostico, pois é um diagnóstico muito especifico característicos de algumas áreas de saúde e outras que envolvam estresse , se quem lhe deu o diagnostico foi um Psiquiatra, ele mesmo terá competência para ministrar remédios e também seria bem interessante procurar um Psicologo para ajudar a administrar suas emoções e exigências
Comece pela psicologia... tenha um melhor entendimento sobre você e o porquê da síndrome... muitos casos estão relacionados as questões emocionais e pessoas mal resolvidas.
O Burnout tem como sintoma um cansaço devastador, que revela uma falta absoluta de energia. No trabalho, a pessoa, antes competente e atenciosa, liga o "piloto automático". No lugar da motivação, surgem irritação, falta de concentração, desânimo, sensação de fracasso. Então, é preciso, sim, procurar um tratamento com psicólogo, mas eu diria que um bom tratamento é aquele que ajuda a pessoa a olhar não só para ela, como a única responsável por ter ficado doente, mas ajudá-la a olhar o seu contexto, principalmente do trabalho. Portanto, o foco do tratamento não é cuidar apenas dos sintomas da pessoa, mas também olhar para a organização do trabalho no qual ela está inserida.
o tratamento com o psicologo é o mais indicado, por trabalhar com questoes intrinsicas ao convibio social, familiar e ao proprio eu, ele podera avaliar a situação, e encaminhar ou nao para um psiquiatra, quando for necessario medicação.
Um psicologo especializado em Psicoterapia pode lhe ajudar.
Olá, inicialmente deverias procurar um profissional da área e juntos trabalharem tua desaceleração, pq. essa síndrome tem a ver com stress no trabalho e na vida. Buscar as causas desse comportamento é bem importante e, se for o caso, até uma intervenção medicamentosa com um psiquiatra.
Um abraço.
A Síndrome de Burnout é caracterizada por uma "queima total" causado por um estresse profundo e cumulativo.

O retorno é através de tratamento medicamentoso e acompanhamento com médico Psiquiatra.

Deve aliar a Psicoterapia para autoconhecimento e busca de sua identidade, com retorno ao equilibrio psico emocional.

Abraços.
Procure primeiramente um psiquiatra e veja se a Síndrome também trouxe outras complicações, devido o grau de ansiedade e estresse. Também procure um psicólogo a fim de trabalhar as habilidades de lidar com as devidas situações estressores. Só o medicamento não basta. O exercício físico será muito importante.
Olá, quando se fala em Síndrome de Burnout , estamos falando de um estresse longo e constante no ambiente de trabalho e , que levou uma pessoa ao adoecimento . Com sintomas psicológicos e físicos . Penso que a primeira questão é a confirmação do diagnóstico que um psicólogo pode e deve fazer . E se for o caso encaminhar para o especialista adequado , que poderá ser um psiquiatra, um cardiologista , gastroenterologista etc
Boa sorte !
Ola! A Síndrome de Bornout deve ser tratada na psicoterapia é em alguns casos com famaco administrado por um psiquiatra. A mudança de estilo de vida: atividade como yoga, pilates, treinos ao ar livre, alimentação equilibrada e escolhas inteligentes farão toda a diferença. Abraço
Os profissionais indicados para tratamento da Síndrome de Burnout são o psiquiatra e o psicólogo. Esta síndrome vem acometendo mais pessoas atualmente. Trata-se de um estresse prolongado que acarreta um esgotamento mental e físico . Há um adoecimento e queda na produtividade significativa. A doença apresenta sintomas físicos e psicológicos.
Além da psicoterapia e tratamento medicamentoso com acompanhamento médico, há também outras alternativas terapêuticas como hipnoterapia e acupuntura.
O esgotamento emocional e físico, também conhecido como burnout, pode ocorrer em diversas situações. O sujeito pode adoecer ao estar exposto a algum estresse crônico, cobranças excessivas, metas no trabalho ou sobrecarga nos estudos. Muitos sintomas emocionais e físicos podem aparecem: fadiga mental, instabilidade do humor, adoecimento físico e mental, entre muitos outros. Os sintomas alteram o funcionamento mental e corporal. Por isso, a importância de buscar ajuda de um psicólogo para iniciar um tratamento.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!
Considerando que seu caso ainda precisaria ser avaliado de forma mais aprofundada, oriento que busque por um psiquiatra por conta de medicação que poderá ser necessária para você seguir sua vida.

Assim como, um ótimo psicólogo clínico para que sua vida se equilibre, você se relacione em sociedade, não fique alheia a tudo e todos.

O psicólogo clínico, através da psicoterapia, produzirá possibilidades para que o paciente - em conjunto com o psicólogo clínico - alcance a qualidade de vida necessária para o equilíbrio que mencionamos.

Desejo sucesso em sua busca.
Busque um psicólogo de sua confiança . Te ajudará demais !
Olá!

Para essa situação, você pode buscar dois profissionais: o psicólogo e o psiquiatra.

Na terapia, você vai aprender a lidar de forma mais saudável com os problemas relacionados a carreira e ao trabalho.

E, se for necessário, o psiquiatra poderá indicar uma medicação para auxiliar, aliviando os sintomas, se a situação exigir.

Espero ter ajudado!
Olá, procure um Psicólogo, este profissional irá te auxiliar a lidar com as questões profissionais que acarretam a síndrome e amenizar os sintomas. Síndrome de Burnout é o resultado de estresse crônico e intenso, relacionado frequentemente ao trabalho. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Inicialmente, você deve procurar um psicólogo, que fará uma avaliação e indicará se existe a necessidade de procurar também um psiquiatra ou não. Isso será definido, entre outros fatores, de acordo com a intensidade dos sintomas e como eles afetam a sua vida. Quanto à Psicologia, existem diferentes abordagens, porém, todas elas tem o objetivo de ajudar o paciente, independente do método utilizado. Portanto, o mais importante é que você encontre um profissional com quem se sinta a vontade para se abrir e expressar seus sentimentos. Alguns pacientes se adaptam muito bem com alguns profissionais e com outros não. Assim, considero importante você conversar com o profissional antes de começar o tratamento e entender sua metodologia de trabalho, como você se sente conversando com ele, etc... e, caso não o considere ideal, procure um novo profissional até encontrar aquele que poderá ajudá-lo(a). Estou à disposição!
conforme já disseram os meus colegas, você deve procurar um Psiquiatra e um Psicologo
Olá, espero que esteja bem. Seria interessante aliar um tratamento com psicologia e psiquiatria para lidar com a questão que você pontuou. Espero que esteja melhor.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 130
Olá, bom dia! Você deve procurar um psicólogo pelo qual você se identifique e confie. Lá você será avaliado para ver se é possível tratar somente com a psicoterapia ou se precisará de um tratamento multidisciplinar, onde se acrescentará um psiquiatra com a medicação.
A síndrome de Burnout é algo bastante sério e o melhor tratamento é no início do problema, assim que temos o diagnóstico. O tratamento deve ser feito por psiquiatra, homeopata e psicólogo ou psicanalista.
Oie,
Depende muito do grau, no entanto, o acompanhamento é feito com psicólogo, e em casos de os sintomas estarem afetando a vida social do paciente, acompanhamento psiquiátrico.
Sobre como, é importante que você encontre profissionais que você se identifique e consiga confiar, a partir disto o processo vai acontecendo de acordo com o que for sendo trabalhado em terapia.
A psicoterapia é sempre um processo, demanda tempo, energia e muita paciência, por isso a importância de se poder contar com profissionais que, principalmente você pode confiar.
Psicólogo e possivelmente psquiatra também.
Olá, bom dia. É importante que você procure uma psicóloga e faça um acompanhamento com um psiquiatra. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Para o tratamento da Síndrome de Burnout, você pode procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Ambos os profissionais podem ajudar no diagnóstico e tratamento do Burnout, que pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e a situação individual. O importante é procurar ajuda profissional o mais rápido possível, pois o Burnout pode se tornar mais debilitante se não for tratado adequadamente. Com o tratamento adequado, é possível superar o Burnout e aprender a gerenciar o estresse de maneira mais saudável.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
medicamentos podem ajudar a amenizar os sintomas físicos e a regular o sono nessa fase mais crítica e inicial, mas a psicoterapia é fundamental para que você não fique apenas medicado, pois isso seria tratar seu sintoma crua e objetivamente, sem trabalho subjetivo (entender como você narra e se relaciona com as causas do burn out, seus desejos e conflitos). como tratar bem um sintoma para que ele não continue maltratando? o primeiro passo é falar sobre o sofrimento para além de identificar uma lista de sintomas.
Importante seguir para um psicólogo, ou clínico geral, caso precise de um encaminhamento mais imediato para lidar com as comorbidades.
Olá, tudo bem? Entendo que lidar com os sintomas do burnout pode ser bastante desafiador. É importante buscar ajuda profissional para compreender adequadamente o que está enfrentando e encontrar o tratamento adequado. Para isso, recomendo que você consulte inicialmente um médico da sua confiança para descartar outros problemas físicos, em seguida um psicólogo e/ou um psiquiatra, profissionais capacitados para avaliar e tratar questões relacionadas à saúde mental.
O síndrome de burnout é uma condição que envolve esgotamento físico e emocional devido ao estresse crônico no ambiente de trabalho. Este foi o tema do meu mestrado e por isso posso afirmar que é importante entender outros fatores, causas e lhe assegurar que tem tratamento com bons resultados.
Os sintomas do burnout podem ser semelhantes a outras condições emocionais, como a depressão e a ansiedade, por isso é importante uma avaliação cuidadosa para um diagnóstico preciso.
Ao dar início ao processo da psicoterapia, você terá a oportunidade de explorar suas experiências, sentimentos e pensamentos em um ambiente seguro e acolhedor. O psicólogo poderá lhe ajudar a identificar os fatores desencadeantes do seu burnout, desenvolver estratégias para lidar com o estresse e promover o autocuidado. Além disso, o psiquiatra (se for necessário) poderá avaliar a necessidade de intervenção medicamentosa.
Me mande uma mensagem, agende uma consulta para iniciar o processo de tratamento. Estou aqui para lhe ajudar nesse caminho psicoterápico e oferecer o suporte necessário durante todo o processo terapêutico. Entre em contato comigo para mais informações. Estou à disposição para ajudar! Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo