Sinto como se estivesse vivendo em 2018 novamente… o sol , o ar, os mesmos sentimentos. oque pode se

33 respostas
Sinto como se estivesse vivendo em 2018 novamente… o sol , o ar, os mesmos sentimentos. oque pode ser?
Boa tarde! Segundo Jean Laplanche (1924) O deprimido vive num tempo que não passa, não tem perspectiva ou desejos, para Freud. O tempo do inconsciente não é um tempo que passa, é um “outro tempo”, o tempo da “mistura dos tempos”, o tempo do “só depois”, o “tempo da ressignificação”. Busque um analista para te auxiliar a entender o tempo e seu lugar no mundo. Vida é movimento. Priorize-se!

O que você está vivenciando pode ter diversos sentidos; converse com um profissional com boa escuta e acolhimento para compreender melhor esse sentimento; começando, por exemplo, por entender o que foi o ano de 2018 para você. Nossa percepção do tempo, afinal, não é sempre linear.
Olá, boa noite. Além desses sentimentos, está acontecendo algo no ano de 2023 que ocorreu no ano de 2018? Essa ponderação é muito importante para que você possa entender o que está ocorrendo. E começar uma psicoterapia pode ajudar nesse processo de auto conhecimento. Qualquer coisa me encontro à disposição. @psimariajube
Somente essa informação não é suficiente para dizer com precisão o que pode ser. É importante entender diversas outras questões, a exemplo de: O que ocorreu em 2018 para esse ter sido um ano significativo? Foi algo positivo ou negativo? O que está havendo contigo nesse momento?
O importante é que você busque um profissional que se identifique para que possam entender o que está havendo e de forma conjunta, desenvolver estratégias para lidar com esse sentimento.
Procure ajuda psicológica. Posdo tr ajudar a lidar melhor com essas questões.
Olá, como citado pelos colega acima, é necessário entender o que significa para você "Sentir como se estivesse vivendo em 2018 novamente". Quais são as emoções que você percebe quando se sente desta forma? O que 2018 representa ara você? Essas são questões que podem ser pensadas e elaboradas junto de uma ajuda profissional, para entender todo o contexto que te leva a esta data e ao sentimento atual. Fico à disposição. @lorenapadovan.psi
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 100
Alguma questão emocional ou psicólogica para ser investigada. Minha orientação é agendar consulta com psicólogo para poder entender melhor o que está acontecendo.
Olá, é preciso investigar em análise qual o motivo de sentir-se em um tempo que é passado. Não necessariamente ocorre uma depressão, é preciso investigar com cuidado as causas para pensar sobre o tratamento. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição.
Se o caso envolver um transtorno depressivo, costuma ocorrer uma alteração na percepção de tempo, mas é preciso investigar melhor sobre essa sensação em avaliação psicológica com um profissional.
Parece que você está experimentando uma sensação de nostalgia ou uma conexão emocional intensa com um período específico do passado, no caso, o ano de 2018. A nostalgia é uma emoção poderosa que pode ser desencadeada por lembranças, cheiros, sensações físicas ou até mesmo situações que lembram um tempo anterior em nossas vidas. Ela pode surgir de várias maneiras e pode ser influenciada por diferentes fatores. Se essa sensação está causando desconforto ou interferindo em sua vida atual, pode ser útil explorar esses sentimentos mais profundamente. Uma abordagem seria tentar entender quais são as emoções específicas que estão sendo evocadas, se há alguma lição ou aprendizado do passado que você pode aplicar agora, ou se há maneiras de lidar com as emoções atuais de forma saudável. Se você achar que essa sensação está afetando negativamente sua vida, bem-estar emocional ou suas interações com os outros, considerar falar com um psicólogo pode ser uma boa opção para obter orientação e apoio adicionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Tudo bem? Experimentar sentimentos de nostalgia nem sempre é de todo ruim, a não ser que não consiga mais focar no presente, apenas no passado, mas isso não caracteriza necessariamente algum diagnóstico. É preciso elaborar melhor os pensamentos que vêm atrelados ao "sentir-se em 2018" e quais têm sido os desdobramentos disso. Caso precise de ajuda profissional, conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Olá! O que sente? No corpo?
O que aconteceu de significativo em 2018 que te fez viajar no tempo?
Essas sensações refletem quais tipos de emoções em você?
Do que no aqui e agora essas sensações estão te deslocando?
Quais pensamentos vem a mente e quais resultados comportamentais você está praticando?
Acredito se responder algumas dessas perguntas poderá se orientar, mas se precisar de uma ajuda para encontrar a direção estarei à disposição!
Olá, quando estamos de frente para o passado e de costas para o presente, estamos vivendo de nostalgias e lembranças, a vida está no presente!! Isso significa que você de alguma forma demonstra insatisfação com a sua vida atual, e fica buscando momentos já vividos para se confortar. Sugiro, procurar um profissional de psicologia, estou aberta para maiores esclarecimentos!!
Podem ser lembranças! E essa me parece das boas!
Talvez algo tenha lhe marcado a memória em 2018, especialmente pra você ter vindo a esse portal e ter perguntado aos profissionais sobre o que isso pode ser. O melhor que podemos fazer dessa pergunta penso que é te devolver a possibilidade de resposta.
Interessante que sempre quando vejo (ou ouço) relatos como esses me lembro do sentido em grego de 'nostalgia', que é uma junção de palavras que significam retorno e sofrimento; uma dorzinha que temos quando lembramos de algum momento que queremos voltar.
Ademais, boa sorte com tuas perguntas!
Olá, como tem passado?
Caso seja uma sensação que se repete, vez ou outra retorne, pode ser interessante buscar uma terapia para dizer sobre essas sensações, como foi 2018 para você? O que você se lembra? O que tem de parecido com 2018 agora? Em quais ocasiões você se lembra mais do ano de 2018? E por aí pode começar a rememorar e relembrar algumas questões, trabalhar, elaborar e solucionar o que te aflige.
Espero ter ajudado.
Se faz necessário olhar pros acontecimentos desse período da sua vida, principalmente para a forma como você se sentia. É importante frisar que o nosso psiquismo não funciona como o tempo do relógio. Possui uma lógica não linear característica dele próprio.
Olá, boa tarde !
É interessante que você esteja sentindo como se estivesse revivendo 2018. Esse tipo de sensação pode ser associado a memórias, nostalgia ou até mesmo a circunstâncias atuais que lembram aquele período. Pode ser útil refletir sobre o que está desencadeando essas lembranças e sentimentos para entender melhor essa experiência.
Conte comigo para ajudar !
Christine
É característica da depressão voltar-se para o passado. Como o tema selecionado foi depressão, se está passando por esse processo, é importante investigar mais para auxiliar no processo de recuperação, e entender o significado dessa volta a 2018. Mas isso só é possível em terapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Sentir como se estivesse vivendo em um momento passado, como 2018, mesmo estando no presente, pode ser uma experiência estranha e intrigante. Essa sensação pode ser atribuída a várias causas possíveis:

Nostalgia : Você pode estar revivendo sentimentos e emoções que experimentou em 2018. Pode ser que algo em seu ambiente atual ou um evento recente tenha desencadeado memórias daquele ano, fazendo com que você se sinta como se estivesse voltando no tempo.

Rotina : Às vezes, a rotina diária pode fazer com que os dias se sintam semelhantes, independentemente do ano em que você está vivendo. Se sua vida cotidiana, atividades e responsabilidades se assemelham às mudanças de 2018, isso pode criar essa sensação de familiaridade.

Resiliência temporal : A mente humana muitas vezes associa sensações ambientais, como o clima, ao estado emocional. Se as condições climáticas, como o sol e o ar, forem semelhantes às que você experimentou em 2018, isso pode evocar sentimentos semelhantes.

Ciclos pessoais : Pode ser que você esteja passando por eventos ou fases da vida que são semelhantes aos que ocorreram em 2018. Se você estiver enfrentando desafios ou realizações semelhantes, isso pode criar uma sensação de déjà vu.

Incerteza do presente : Às vezes, quando nos sentimos incertos em relação ao presente ou ao futuro, podemos buscar conforto nas lembranças do passado, o que pode intensificar essa sensação de voltar no tempo.

Associando o presente ao passado : Se você tem objetos, lugares ou pessoas em sua vida que também estiveram presentes em 2018, isso pode fazer com que você associe o presente ao passado, criando uma sensação de continuidade temporal.

Lembre-se de que essa sensação é subjetiva e pessoal, e pode variar de pessoa para pessoa. Se essa sensação estiver causando desconforto ou afetando seu bem-estar, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para entender melhor suas emoções e sentimentos!
Por meio da psicoterapia podemos entender o porque de tudo que está acontecendo. Se precisar de alguém para lhe ouvir sem julgamentos, estou aqui! Posso lhe ajudar. Um Abraço!
Sentir como se estivesse revivendo um período específico do passado, como o ano de 2018, é uma experiência que pode estar relacionada a diversos fatores. Essa sensação pode ser influenciada por elementos emocionais, psicológicos e até mesmo ambientais. Aqui estão algumas possíveis explicações para essa sensação:

Nostalgia: Pode ser que você esteja sentindo uma forte nostalgia por aquele período de sua vida em 2018. A nostalgia é a sensação de carinho e saudade por momentos passados e pode ser acionada por eventos, lugares ou experiências que evocam memórias daquele período.

Associação de Sinais Sensoriais: O cheiro, o sol e o ar têm a capacidade de evocar memórias e emoções. Pode ser que as condições climáticas, o cheiro ou outras sensações sensoriais estejam fazendo você se lembrar do ano de 2018 ou de eventos específicos daquele ano.

Estabilidade Emocional: Se você se sentia particularmente bem ou estável emocionalmente em 2018, pode estar associando esses sentimentos positivos àquele período. Isso pode fazer com que você deseje reviver esses sentimentos em um momento atual em que talvez esteja enfrentando desafios emocionais.

Estresse ou Descontentamento Atual: Por outro lado, se você estiver enfrentando estresse, ansiedade ou descontentamento no presente, é possível que esteja buscando refúgio em memórias de um período em que se sentia melhor emocionalmente.

Fenômenos Psicológicos: Em alguns casos, sensações de déjà vu ou distorções na percepção do tempo podem ocorrer devido a fenômenos psicológicos. Essas experiências podem ser passageiras e geralmente não representam um problema grave.

Se essa sensação de estar revivendo o passado estiver causando desconforto ou se você achar que está afetando sua qualidade de vida, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a explorar mais a fundo as razões por trás dessa sensação e fornecer orientação ou terapia para lidar com qualquer desconforto emocional associado a ela.

Além disso, é sempre importante prestar atenção à sua saúde emocional e buscar apoio quando necessário para lidar com qualquer desafio ou sentimento incomum que você esteja enfrentando.
Boa tarde
O que em 2018 foi importante para você que te faz querer voltar no tempo já se perguntou? quais ou qual acontecimento você precisa Ressignificar de 2018 .
Olá!
Gostaria de te perguntar: o que você viveu em 2018 que te marcou? quem era você nesse período? como estavam suas relações? o que têm/tinha na sua versão anterior te conectando com agora?
E o que está se repetindo? quais "os mesmos sentimentos" são esses?
Faz sentindo pra você?
A psicoterapia é um espaço seguro para refletir e se conectar com você!
Bom, em consultório eu certamente lhe perguntaria: o que aconteceu em 2018. Como foi esse ano para você?
Você falou sobre sentir, como você sente? Você consegue fazer a distinção sobre o ano que estamos ou é como se estivesse sempre em 2018?
O que mais tem acontecido na sua vida atualmente?
Como está o seu emocional, quais pensamentos tem percebido ultimamente?
Para mais perguntas e ainda mais respostas, me mantenho à disposição.
Vamos iniciar o cuidado com a sua saúde mental e emocional!
Ola, bom dia.
Não tem como dizer o que pode ser sem entender alguns aspectos importantes de sua vida, o que aconteceu em 2018 e como está sua vida de lá até 2023, para entendermos sobre esta repetição que está te causando sofrimento e angústia
Sou Luana, Psicóloga e me coloco a disposição para te acompanhar no processo terapêutico.
um abraço @psiluanamarys
Boa noite!
O que aconteceu com você em 2018?
Entendo que talvez aqui não seja o canal para que você possa se expor, porém, sugiro pensar nos acontecimentos deste ano.
Olá, como você está? Entendo que você está passando por um momento desafiador e quero que saiba que é muito corajoso da sua parte buscar ajuda. Sentir como se estivesse revivendo um momento ou período anterior em sua vida pode ser associado a vários fenômenos psicológicos. Um deles é o “déjà vu”, que é a sensação de já ter vivido uma determinada situação. Outro é o “déjà vécu”, que é a sensação de já ter vivido uma situação inteira, incluindo os sentimentos associados.

Além disso, algumas pessoas podem se sentir conectadas ao passado devido a uma cicatriz emocional que ainda está aberta, ou por uma sensação – muitas vezes ilusória – de algo que pode não ter sido concluído da maneira que ela acha que deveria.

No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Se você está experimentando esses sentimentos, é importante procurar ajuda profissional.

Lembre-se, procurar ajuda é um passo importante e corajoso para cuidar de sua saúde mental. Me coloco à disposição @kelly_psicologa
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 250
Olá. Tudo bem? Talvez algo de 2018 tenha sido importante, significativo (bem ou mal), e algumas sensações podem trazer à tona essas memórias; uma avaliação mais especializada pode auxilar a compreender o que pode estar ocorrendo contigo; podemos pensar no movimento da nostalgia; podemos pensar nas funções psicológicas, como a sensação, que o Dr. Carl Jung (fundador da Psicologia Analítica) descreve como sendo uma das formas de "ler" o mundo, ou seja, está associada aos 5 sentidos; para pessoas com essa função mais apurada, algumas características podem ser bem marcantes, como temperatura, iluminação, cheiro, paladar, tato, etc, pois a via de relação com o mundo se dá preferencialmente através dos 5 sentidos (a forma de captar e compreender). É um assunto interessante que vale a pena aprofundar. Essa são duas possibilidades de abrir um caminho para você pensar sobre o que ocorre com você, e cada especialista vai propor caminhos de acordo com sua visão de mundo.
Olá,
Por segurança e pra uma conduta mais assertiva, sugiro que você faça uma avaliação com profissionais e explica mais amplamente sobre essa questão que você trouxe, para que o profissional tenha mais informações e possa lhe auxiliar da melhor maneira. Desejo boa sorte
Olá! Uma resposta assertiva sob sua questão é um tanto quanto delicada. Porém, pode ser que sua percepção esteja ativando memórias do passado que têm um grande significado para você. Que tal um encontro para falarmos melhor sobre isso? Estou a disposição. Abs!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olha, entendo que você está se sentindo como se estivesse revivendo 2018. É normal ter essas sensações nostálgicas. Perceba o quanto essas questões afetam sua vida. Sugiro que tenha um tempo pra se conectar consigo mesmo, o autoconhecimento pode te ajudar a trazer clareza. O ideal seria você procurar um profissional que te escute e te ajude a entender melhor o motivo por trás desses sentimentos. É muito válido reconhecer esses sentimentos e buscar compreender melhor o que está acontecendo. Autoconhecimento e apoio profissional são ferramentas poderosas para lidar com essas sensações. Se você sentir necessidade, não hesite em procurar uma psicóloga que possa te acompanhar nesse processo.
Não necessariamente é algo que indique algum quadro psicopatológico ou algo ruim, pode ser apenas que você está experienciando uma sensação de nostalgia por um período que te causou uma conexão emocional muito forte, boa ou ruim. Algo no agora pode estar te remetendo ao passado. Se isso está te causando sofrimento, é bom explorar mais a fundo internamente o que pode estar acontecendo.
Olá, tudo bem? Para poder entender o que está acontecendo seria necessário a escuta psicológica, somente com esses dados não dá para estabelecer diagnóstico ou possíveis causas da tua situação. O que posso perceber é que 2018 foi o marco de algo e tu parece "fixada" nesse momento, como uma melancolia ou trauma. Fico à disposição para te auxiliar.