Sinto muito medo de dirigir. Principalmente quanto meu esposo ta do lado.apesar de me deixar a vonta

29 respostas
Sinto muito medo de dirigir. Principalmente quanto meu esposo ta do lado.apesar de me deixar a vontade .me embaraço toda toda na hora de estacionar. Me da diarreia toda vez que vou dirigir. O que devo fazer?
Olá,
seria importante você fazer uma psicoterapia com o objetivo de se aprofundar nas questões geradoras de tal desconforto, ou seja, o medo, não conseguir se concentrar e até mesmo a diarreia, são sintomas que deixa você tomada pela situação e automaticamente não consegue atuar.
Boa sorte

Terapia com um psicólogo te ajudará bastante, a princípio a figura masculina ao seu lado pode estar te causando uma cobrança forte, mas estou somente me baseando no seu relato. Para entender melhor a situação e realizar um trabalho focado nessa queixa, aconselho a terapia cognitiva comportamental, bastante indicada para casos assim.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
Olá! Me chamou a atenção a questão do seu medo de dirigir se intensificar na presença de seu marido. Penso que a questão não esteja relacionada apenas ao dirigir ou mesmo ao seu marido, mas o sentimento de estar exposta diante do outro na possibilidade de errar. Assim, o medo de errar acaba se tornando um foco. Nesse sentido, buscar aceitar-se mais diante dos erros do dia a dia pode lhe ser muito útil.
Esse processo costuma ser facilitado com o auxilio de profissionais competentes no campo, dentre eles o próprio psicólogo.
Se tiver qualquer dúvida, fico a sua disposição.
O acompanhamento com psicólogo é muito pertinente em casos relacionados ao medo de dirigir. Com uma avaliação completa de um profissional da área, é possível entender as origens e motivos da sua queixa e identificar estratégias para enfrentar a situação exposta.
Você pode procurar ajuda de um psicólogo, sugiro um terapeuta cognitivo comportamental. Esse profissional certamente pode ajudar você a compreender o mecanismo envolvido nessa resposta disfuncional que você vem apresentando diante dessa situação específica.
Olá. Assim como os profissionais disseram acima seria importante você procurar um psicólogo, um profissional capacitado para lhe oferecer escuta e acolhimento. Geralmente a procura é feita quando o indivíduo passa apresentar algum desconforto em relação as questões diárias ou mesmo sintomas físicos como, no seu caso, a diarreia. Esse profissional conseguirá lhe direcionar a questionar o quanto essa questão atual pode estar relacionada com outras questões e áreas de sua vida. Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
Olá!
Um bom profissional da área te ajudaria a entender o que se passa com essa questão. O medo de dirigir é bastante comum. Mas, o receio de estar ao lado do teu marido é uma questão que precisa ser cuidada também.
A psicoterapia podem lhe ajudar a desenvolver auto estima e autoconfiança, além de lhe ajudar a agir em situações de stress e gerenciando suas emoções. Fatores essenciais para habilidade de dirigir.
Ola, o medo de dirigir pode ser apenas um dos caminhos que “outros” medos se mostram. Talvez o meso errar, de ser criticada, de falhar e desapontar pessoas importantes, o medo de nao ser “suficiente”... bom varios medos que não podem ser expressados, podem pegar carona nessa atividade “corriqueira” da vida atual. O medo de escolher caminhos, de se responsabilizar por eles... podem ser tao aflitivos que te paralisam e estorvam o habilitar-se no volante. Vale a pena buscar a ajuda profissional que poderia te acompanhar na “solução “ desse problema. Mas certamente encontraras condições de desenvolvimento muito mais amplas que apenas esse atual. Cuide de si. Com certeza vales a pena. Abs
Olá. Te indico procurar um psicólogo, mais especificamente um terapeuta cognitivo comportamental, pois é uma excelente abordagem e com eficácia ccomprovada em tratamento de fobias.
Espero ter ajudado! Estou a disposição para mais informações.
Abraço!
Olá, se faz necessário entender os motivos pelos quais esse desconforto ocorre neste tipo de situação em específico, onde seu marido se faz presente.
Essa reação de diarréia, é consequência de algo que está estimulando você a tal e não necessariamente será alimentação, mas sim, específico do dirigir/estacionar e os demais estímulos ambientais envolvidos.
Para entender e trabalhar o problema, procure um(a) psicólogo(a), para realizar um acompanhamento. Em caso de necessidade de encaminhamento para outro profissional especializado, ele mesmo o fará para você.
Estou a disposição.
Precisa ser feito uma investigação sobre a origem dos seus sintomas,identificar suas crenças irracionais que estão te travando e encontrar novas estratégias para modificar esses pensamentos limitantes....a ansiedade que o medo provoca também pode causar reações físicas como dores abdominais .Na psicoterapia você conseguira entender melhor o que está acontecendo com você,não deixe de procurar!!!Boa sorte!
Ola! Procure por ajuda com um psicanalista/psicólogo para tratamento. Esse medo com certeza tem a ver com seu mundo subjetivo. Conhecer as causas e vivencia-las lhe trará enorme benefício. Isso será através do reconhecimento de si e de algo que ficou "encoberto" no decorrer de suas vivências até hoje. Procure ajuda, isso lhe trará uma enorme qualidade de vida!
Olá!!
Procure um psicoterapeuta.
Dirigir um veículo está relacionado com a sua autonomia de poder ir e vir.
É no autoconhecimento que entendemos as causas dos nossos medos.
Bom dia , em seu relato , pode se observar alguns sintomas que podem estar relacionados com transtorno de ansiedade,embora sem uma consulta mais aprofundada, nao podemos saber com certeza. Voce nota pontualmente a conexão de apresentar diarreia com a açao de dirigir um carro. e também pelo fato de alguém estar observando suas ações, pode ser um gatilho que faz vc se sentir insegura e ansiosa. Procure uma psicologa especialista em tratar ansiedade, e você poderá compreender como lidar com esses sintomas desagradáveis que causam sofrimento. Abaços
Meus colegas já incentivaram a frequentar uma psicoterapia para tratar a ansiedade, entre as terapias sugiro o EMDR ou Brainspotting, são duas forma de trabalhar o medo com uma grande eficácia e num tempo menor, procure alguém perto de você que trabalhe com alguma dela, os resultados são excelentes, e pode superar o medo de dirigir e o condicionamento da presença do marido.
Muitas vezes não é possível encontrar uma resposta de forma imediata para o que você vive. A psicoterapia pode ser uma forma de entender o que você está passando.
Olá. Procure um psicólogo para analisar com você porque isso está acontecendo. Apesar do medo de dirigir ser comum entre as pessoas, cada um tem uma história de vida com medos, bloqueios e ansiedades. Atenciosamente.
É muito importante que seja feito um acompanhamento psicoterápico individual para você, especialmente para entender melhor a relação entre o crescimento do seu medo e dirigir na presença de seu marido. Medo de dirigir é algo comum, e que como dá pra observar, acaba lhe gerando sintomas importantes, como a dor de barriga. Portanto, o ideal é que você procure um terapeuta de confiança para poder lhe ajudar nessas questões.
Antes de tudo eu pensaria se você deseja dirigir, se isso te desperta interesse. Começaria a trabalhar algumas alternativas de trajeto, de acompanhantes, pois pode estar havendo uma cobrança muito grande em não falhar. Conhecer melhor os seus medos envolvidos pode trazer muita coisa a tona, que sendo trabalhados adequadamente, vai te ajudar bastante. Abraço.
Olá, as vezes a questão do medo de dirigir ao lado de uma pessoa, nos pede inconscientemente a mostrar que estamos sendo observadas e ao mesmo tempo sentimos uma insegurança. Olha só dirigir é muito bom, pense nisto, você pode ir e vir, então é importante que você possa fazer isso sozinha ou acompanhada. Não é mesmo? Mas realmente é importante que você cuide desta questão para que estes medos e estas reações físicas que estão te incomodando sejam eliminadas a hipnoterapia pode lhe auxiliar, com técnicas bem direcionadas para o seu caso. Tenha um belo dia!
A Terapia Cognitivo Comportamento te ajudará a ter recursos de enfrentamento para lidar com essa situação. Busque ajuda. Fique bem!
Olá! Seria bem legal que você procurasse terapia, através de encontros semanais e de muita técnica, a terapia tem como função tratar problemas psicológicos. Existem muitas abordagens, cada qual voltada para aliviar as dores emocionais dos pacientes conforme as suas necessidades. A terapia é o processo correto para trabalhar a ansiedade (como no seu caso), depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, desespero, e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução.
Olá! O medo de dirigir é um problema que muitas pessoas enfrentam no seu cotidiano. A terapia cognitivo comportamental é uma excelente abordagem para trabalhar essa fobia e que pode te ajudar a entender a origem desse medo, a lidar com os sintomas e a superar essa dificuldade. Boa sorte e siga em frente nesse desafio! Um abraço!
Olá! Imagino que o medo que você tem de dirigir gere muita ansiedade em você, causando inclusive, diarréia. Acredito que existam fatores externos e internos que geram este medo e ansiedade. Isto acontece somente quando você dirige? Ou em outras situações também? É importante que você entenda e quais são os fatores externos e internos que causam todo este desconforto. Como nem sempre é simples identificarmos e lidarmos com nossas emoções, pode ser que você precise de ajuda profissional.
Olá, muito provável que você esteja sofrendo com ansiedade, atrelada ao medo de dirigir e possivelmente quando seu esposo está próximo se sinta avaliada por ele, o que potencializa a ansiedade. O ideal seria realizar um tratamento com psicólogo para tratar sua ansiedade.
Compreendo que esteja enfrentando dificuldades em dirigir e que esse medo possa estar causando um desconforto significativo. O medo de dirigir é um problema comum e pode ser causado por diversos fatores, como experiências traumáticas, falta de habilidade, ansiedade, entre outros.

Para superar o medo de dirigir, é importante buscar ajuda profissional de um psicólogo, que poderá trabalhar com você para identificar as causas subjacentes do medo e desenvolver estratégias eficazes para lidar com a ansiedade e a insegurança.

Além disso, existem algumas técnicas que podem ajudar a reduzir a ansiedade durante a direção, como a prática da respiração profunda e o uso de técnicas de relaxamento muscular.

Lembre-se de que superar o medo de dirigir pode ser um processo gradual e pode exigir tempo e paciência, mas com o suporte adequado e a dedicação pessoal, é possível superar essa dificuldade e se sentir mais confiante na direção.
Acredito que o primeiro passo seja esse que você já fez de identificar que sente medo de dirigir. Você vai precisar trabalhar esse medo entendendo quais são os gatilhos para que ele aconteça, quais outros sentimentos/pensamentos envolvidos para poder entender como lidar com ele. Para quando estiver dirigindo, exercícios de respiração e conversas consigo mesma podem te ajudar a diminuir a ansiedade no momento. Um psicólogo com certeza vai te ajudar nesse processo. Abraço
Acredito que marcar uma consulta com um profissional que realize psicoterapia é o início para o futuro entendimento dessas questões e ao que estão relacionadas.
:)