Sinto muito medo de dirigir. Principalmente quanto meu esposo ta do lado.apesar de me deixar a vontade .me embaraço toda toda na hora de estacionar. Me da diarreia toda vez que vou dirigir. O que devo fazer?
Olá,
seria importante você fazer uma psicoterapia com o objetivo de se aprofundar nas questões geradoras de tal desconforto, ou seja, o medo, não conseguir se concentrar e até mesmo a diarreia, são sintomas que deixa você tomada pela situação e automaticamente não consegue atuar.
Boa sorte

Terapia com um psicólogo te ajudará bastante, a princípio a figura masculina ao seu lado pode estar te causando uma cobrança forte, mas estou somente me baseando no seu relato. Para entender melhor a situação e realizar um trabalho focado nessa queixa, aconselho a terapia cognitiva comportamental, bastante indicada para casos assim.
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 150
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Dr. Fábio Luiz Socreppa da Fonseca
Dr. Fábio Luiz Socreppa da Fonseca
Psicólogo, Psicopedagogo
Santo André, SP
Olá! Me chamou a atenção a questão do seu medo de dirigir se intensificar na presença de seu marido. Penso que a questão não esteja relacionada apenas ao dirigir ou mesmo ao seu marido, mas o sentimento de estar exposta diante do outro na possibilidade de errar. Assim, o medo de errar acaba se tornando um foco. Nesse sentido, buscar aceitar-se mais diante dos erros do dia a dia pode lhe ser muito útil.
Esse processo costuma ser facilitado com o auxilio de profissionais competentes no campo, dentre eles o próprio psicólogo.
Se tiver qualquer dúvida, fico a sua disposição.

O acompanhamento com psicólogo é muito pertinente em casos relacionados ao medo de dirigir. Com uma avaliação completa de um profissional da área, é possível entender as origens e motivos da sua queixa e identificar estratégias para enfrentar a situação exposta.

 Elaza Souza Batista
Elaza Souza Batista
Psicólogo
Fortaleza
Você pode procurar ajuda de um psicólogo, sugiro um terapeuta cognitivo comportamental. Esse profissional certamente pode ajudar você a compreender o mecanismo envolvido nessa resposta disfuncional que você vem apresentando diante dessa situação específica.

Voce pode procurar ajuda,para auxilia la,acho que todas as abordagens sao competentes para auxiliar no tratamento.

Olá. Assim como os profissionais disseram acima seria importante você procurar um psicólogo, um profissional capacitado para lhe oferecer escuta e acolhimento. Geralmente a procura é feita quando o indivíduo passa apresentar algum desconforto em relação as questões diárias ou mesmo sintomas físicos como, no seu caso, a diarreia. Esse profissional conseguirá lhe direcionar a questionar o quanto essa questão atual pode estar relacionada com outras questões e áreas de sua vida. Fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Olá!
Um bom profissional da área te ajudaria a entender o que se passa com essa questão. O medo de dirigir é bastante comum. Mas, o receio de estar ao lado do teu marido é uma questão que precisa ser cuidada também.

A psicoterapia podem lhe ajudar a desenvolver auto estima e autoconfiança, além de lhe ajudar a agir em situações de stress e gerenciando suas emoções. Fatores essenciais para habilidade de dirigir.

Dra. Maria das Graças Silva
Dra. Maria das Graças Silva
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Ola, o medo de dirigir pode ser apenas um dos caminhos que “outros” medos se mostram. Talvez o meso errar, de ser criticada, de falhar e desapontar pessoas importantes, o medo de nao ser “suficiente”... bom varios medos que não podem ser expressados, podem pegar carona nessa atividade “corriqueira” da vida atual. O medo de escolher caminhos, de se responsabilizar por eles... podem ser tao aflitivos que te paralisam e estorvam o habilitar-se no volante. Vale a pena buscar a ajuda profissional que poderia te acompanhar na “solução “ desse problema. Mas certamente encontraras condições de desenvolvimento muito mais amplas que apenas esse atual. Cuide de si. Com certeza vales a pena. Abs

 Nathália Moraes da Silva
Nathália Moraes da Silva
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá. Te indico procurar um psicólogo, mais especificamente um terapeuta cognitivo comportamental, pois é uma excelente abordagem e com eficácia ccomprovada em tratamento de fobias.
Espero ter ajudado! Estou a disposição para mais informações.
Abraço!

Olá, se faz necessário entender os motivos pelos quais esse desconforto ocorre neste tipo de situação em específico, onde seu marido se faz presente.
Essa reação de diarréia, é consequência de algo que está estimulando você a tal e não necessariamente será alimentação, mas sim, específico do dirigir/estacionar e os demais estímulos ambientais envolvidos.
Para entender e trabalhar o problema, procure um(a) psicólogo(a), para realizar um acompanhamento. Em caso de necessidade de encaminhamento para outro profissional especializado, ele mesmo o fará para você.
Estou a disposição.

Precisa ser feito uma investigação sobre a origem dos seus sintomas,identificar suas crenças irracionais que estão te travando e encontrar novas estratégias para modificar esses pensamentos limitantes....a ansiedade que o medo provoca também pode causar reações físicas como dores abdominais .Na psicoterapia você conseguira entender melhor o que está acontecendo com você,não deixe de procurar!!!Boa sorte!

 Cleide Marchiotti
Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Procure por ajuda com um psicanalista/psicólogo para tratamento. Esse medo com certeza tem a ver com seu mundo subjetivo. Conhecer as causas e vivencia-las lhe trará enorme benefício. Isso será através do reconhecimento de si e de algo que ficou "encoberto" no decorrer de suas vivências até hoje. Procure ajuda, isso lhe trará uma enorme qualidade de vida!

Olá!!
Procure um psicoterapeuta.
Dirigir um veículo está relacionado com a sua autonomia de poder ir e vir.
É no autoconhecimento que entendemos as causas dos nossos medos.

Bom dia , em seu relato , pode se observar alguns sintomas que podem estar relacionados com transtorno de ansiedade,embora sem uma consulta mais aprofundada, nao podemos saber com certeza. Voce nota pontualmente a conexão de apresentar diarreia com a açao de dirigir um carro. e também pelo fato de alguém estar observando suas ações, pode ser um gatilho que faz vc se sentir insegura e ansiosa. Procure uma psicologa especialista em tratar ansiedade, e você poderá compreender como lidar com esses sintomas desagradáveis que causam sofrimento. Abaços

Meus colegas já incentivaram a frequentar uma psicoterapia para tratar a ansiedade, entre as terapias sugiro o EMDR ou Brainspotting, são duas forma de trabalhar o medo com uma grande eficácia e num tempo menor, procure alguém perto de você que trabalhe com alguma dela, os resultados são excelentes, e pode superar o medo de dirigir e o condicionamento da presença do marido.

Muitas vezes não é possível encontrar uma resposta de forma imediata para o que você vive. A psicoterapia pode ser uma forma de entender o que você está passando.

Especialistas em Ansiedade e medo de dirigir

Amanda Moura

Amanda Moura

Psicólogo

Taubaté

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Yve Távora Correia

Yve Távora Correia

Psicólogo

Izabelle Castro Ferreira

Izabelle Castro Ferreira

Psicólogo

São Gonçalo

Lucia Carolline S. Catarino

Lucia Carolline S. Catarino

Psicólogo

Americana

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Ansiedade e medo de dirigir

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.