Ansiedade e medo de dirigir - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em ansiedade e medo de dirigir

Encontre um especialista em Ansiedade e medo de dirigir na sua cidade:
Maria Eline Sousa Xavier

Maria Eline Sousa Xavier

Psicólogo

Salvador

Adriana Roveroni

Adriana Roveroni

Psicólogo

Jaú

Mara Dalila de Freitas Silva

Mara Dalila de Freitas Silva

Psicólogo

Fortaleza

Emanuely Monteiro

Emanuely Monteiro

Psicólogo

João Pessoa

Helena Beatriz Juenemann

Helena Beatriz Juenemann

Psicólogo, Terapeuta complementar

Porto Alegre

Tatiane Bagatini

Tatiane Bagatini

Psicólogo

Estância Velha

Perguntas sobre Ansiedade e medo de dirigir

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Ansiedade e medo de dirigir

Pode ser ansiedade, principalmente se acompanhada de pensamentos de preocupação é temores. Se isso tem te atrapalhado muito, sugiro buscar um psicólogo para uma melhor avaliação e tratamento.
7 respostas

Especialistas falam sobre Ansiedade e medo de dirigir

A ansiedade antes e durante a realização do exame prático de direção e o medo de dirigir são questões próximas. São resultado de interpretações errôneas sobre acontecimentos futuros, seu próprio desempenho, imagem negativa de si mesmo. Tudo isso produz ansiedade, insegurança, medo. Consequentemente leva à evitação de pegar o carro e em relação a prova, influencia no desempenho do candidato. A Terapia Cognitivo-comportamental contribui na identificação de pensamentos produtores de ansiedade, resignificação dos mesmos, fortalecimento de si, promove domínio das emoções a partir de técnicas de relaxamento e desenvolvimento de comportamentos necessários para o enfrentamento.

É possível superar. O medo é uma das emoções primárias que resultam da aversão natural a uma ameaça, que pode ser real ou imaginária. O medo ou fobia de dirigir pode ter várias origens e é uma condição que atinge um grande número de pessoas. A Dessensibilização Sistemática é uma técnica da TCC - Terapia Cognitivo Comportamental, que consiste na exposição gradual ao volante e ao trânsito, e obtém bons resultados em casos de medo de dirigir.

Para se trabalhar a ansiedade é importante que você observe e exercite a sua respiração, tendo como meta o relaxamento. O medo de ser avaliada influi diretamente na resposta de ter que acertar e não poder errar, isso muitas vezes paralisa ou congela a pessoa. Aumentado assim a ansiedade por pensar que não conseguirá corresponder às expectativas dos outros. É bem possível que as questões emocionais sobreponha as racionais e nesse caso a terapia em EMDR é provavelmente a mais indicada.

O medo tem 2 funções em nossas vidas, o de fugir ou o de lutar. Quando ele vira um impeditivo ou atrapalha nossas atividades cotidianas, precisamos prestar atenção e procurar ajuda. Quando sentimos medo ou ansiedade nas situações é porque estamos vendo os perigos que podem ocorrer, mas nos esquecemos de observar os recursos que temos para lidar com eles. Você conhece alguém, ou até mesmo você, que já tirou carta de motorista, não dirige e acaba tendo sua vida limitada a depender da carona e tempo dos outros ou gastar dinheiro com taxi ou ônibus? Se sim, fique tranquilo! Isso é mais comum do que pensamos e mais fácil de lidar do que imaginamos, por meio da Terapia Cognitiva Comportamental!

Betânia Gonçalves

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Ansiedade é um estado de apreensão diante do contexto de ameaça que não está muito claro ou diante da situação de conflito, em que tanto conseqüências boas quanto ruins podem se seguir a algumas das nossas ações. Tanto o medo quanto a ansiedade são estados corporais que envolvem alterações comportamentais e fisiológicas normais quando apresentados em situações de ameaça “concreta” àquele que os experiência. Entretanto, níveis intensos de medo e/ou ansiedade podem ser apresentados em contextos rotineiros, tais como dirigir um carro, falar em público, ir ao trabalho ou cumprimentar uma pessoa conhecida.

O medo de dirigir é bem mais comum do que se imagina e faz muito mal a quem sofre dele. Em nossa sociedade, um carro representa liberdade de locomoção, autonomia e independência. Quem sente mal estar apenas por pensar em dirigir, tonturas, tremedeiras, coração palpitante, respiração ofegante, boca seca, visão obscurecida entre outros sintomas, pode sofrer de Fobia de Direção, que é um caso extremo de medo de dirigir. Se o medo de dirigir tem trazido um impacto negativo importante para sua vida, é hora de fazer algo a respeito. Com a ajuda da hipnose, você pode se libertar deste medo, você poderá reprogramar a sua mente para alcançar este objetivo de liberdade e autonomia.

Muitas vezes pode ocorrer por algum trauma no trânsito. Uma técnica indicada para este tipo de ansiedade é a respiração diafragmática. No caso, o treino desta técnica ajuda a respirar de forma correta, e a interromper os pensamentos de ansiedade e medo, para que no momento em que tiver que fazer o teste de condução ou estiver em uma situação em que precise dirigir consiga aplicá-la e possa dirigir sem problemas.

Amanda Moraes

Psicólogo

Santos


A ansiedade é o medo de algo que não tem fator desencadeante real, fazendo com que a pessoa fique sempre em estado de alerta. O medo é uma emoção, mas quando considerado de forma exagerada e desproporcional é chamado de fobia. O indivíduo deve ter vivido alguma experiência negativa do passado ligado ao trânsito e desenvolvido o medo irreal (ansioso) que desencadeou o medo de dirigir, o fóbico da direção preocupa-se com o que as pessoas em volta dele vão pensar sobre ele quanto ao fato de não conseguir dirigir, não se permite errar e assim entra em um círculo vicioso, pois para não errar não dirige, e a falta de segurança e de domínio causam mais medo.

Medo de dirigir, só é diagnosticado como fobia, apenas se a esquiva, o medo ou a antecipação ansiosa com a situação interferir significativamente na rotina diária, prejudicando o desempenho ou a vida social, ou causarem sofrimento em demasia.. O foco do medo pode ser a previsão de um dano causado, a perda de controle etc. Várias técnicas podem ser utilizadas no tratamento das fobias específicas, e vão da dessensibilização, passando pela exposição assistida, autoexposição, manejo dos pensamentos negativos e catastróficos, até o uso de técnicas menos usuais.

Quais profissionais tratam Ansiedade e medo de dirigir?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.