sou casada há 8 anos e há 3 meses que meu casamento se abalou pela falta de confiança de ambas as partes, sempre fui ciumenta, e ultimamente ando muito insegura, e deprimida, pois ele pediu separação, mais agora resolveu tentar novamente, será que a terapia nos ajudaria a restaurar o casamento?
Há uma série de fatores causadores da separação nos casais. E muitas vezes dentre estes fatores estão a rotina e a falta de confiança em ambas as partes. Se é de comum acordo a procura de terapia de casal, vá em frente minha querida, pois vai ajudar muito vocês independente da decisão que irão tomar posteriormente.

 Sayonara Machado
Sayonara Machado
Psicólogo
Rio de Janeiro
A Terapia de casal tem suas particularidades, e deve ser feita por um profissional expecializado . Ela é eficiente de qualquer forma pois ela ajuda ao casal a enxergar o quadro completo e não apenas o aqui e agora.
Acredito muito que se for algo que os dois desejem pode ter muito sucesso sim.
Espero ter colaborado com você e com as respostas anteriores dos colegas.

Att
Sayonara Machado

Todo casamento passa por crises. A terapia pode ajudar a identificar como o casal perdeu a conexão e criar uma nova maneira de interação que permita a continuidade da relação. Uma terapia de casal investiga o histórico do casal e os padrões de comunicação e intimidade para posteriormente avaliar em conjunto quais os fatores críticos e qual o potencial que cada um enxerga para o futuro. Na minha experiência clínica verifico que muitos casais poderiam ter evitado uma separação se optassem por uma terapia de casal. Após um processo terapêutico as emoções ficam mais claras e os objetivos futuros também. No processo de análise nem sempre o casal decide continuar a relação, mas a terapia também auxilia no desligamento com menores danos psicológicos, principalmente quando existem filhos no casamento.

Dra. Suzana Pereira da Cunha Heemann
Dra. Suzana Pereira da Cunha Heemann
Médico de família, Médico perito, Psicanalista
Fortaleza
Sim, ajuda muito, e é indicada para situações de crise entre o casal.

A psicoterapia de casal é mais eficaz quando ambos os parceiros têm o mesmo objetivo, ou seja, retomar a relação ou terminar. È muito dolorido quando um não quer mais e o outro ainda quer investir na relação, neste caso, indico a psicoterapia individual.
Quando você menciona ser ciumenta e insegura quanto ao casamento, sugiro você cuidar mais de você, olhar mais para as suas necessidades e agir em prol de você. Quanto mais a gente se cuida e se olha, mais o outro terá interesse na gente. Do contrário, o foco ficando no outro, você se perde e se torna desinteressante.

 Aline Luci Funke Silveira
Aline Luci Funke Silveira
Psicólogo
Balneário Camboriú
Sim, uma terapia de casal ou mesmo individual, leva a rever todas as nuances de comportamentos e sentimentos que estão desgastando o relacionamento. Resolve muitas questões que trazem infelicidade e separação, buscando mudanças internas para que vocês vivam uma vida de amor e companheirismo.

Se a terapia for consensual entre os dois pode haver uma terapia de casal.

Se a terapia é somente para você é interessante a terapia individual.

Nâo custa tentar e creio lhe ajudar.

Att.

Especialistas em Terapia de Casal

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Tiago Lenz De Brum

Tiago Lenz De Brum

Psiquiatra

Concórdia

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Cristiany Moura Oliveira Lisita

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 105 perguntas sobre Terapia de Casal

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.