sou casada há 8 anos e há 3 meses que meu casamento se abalou pela falta de confiança de ambas as

11 respostas
sou casada há 8 anos e há 3 meses que meu casamento se abalou pela falta de confiança de ambas as partes, sempre fui ciumenta, e ultimamente ando muito insegura, e deprimida, pois ele pediu separação, mais agora resolveu tentar novamente, será que a terapia nos ajudaria a restaurar o casamento?
Todo casamento passa por crises. A terapia pode ajudar a identificar como o casal perdeu a conexão e criar uma nova maneira de interação que permita a continuidade da relação. Uma terapia de casal investiga o histórico do casal e os padrões de comunicação e intimidade para posteriormente avaliar em conjunto quais os fatores críticos e qual o potencial que cada um enxerga para o futuro. Na minha experiência clínica verifico que muitos casais poderiam ter evitado uma separação se optassem por uma terapia de casal. Após um processo terapêutico as emoções ficam mais claras e os objetivos futuros também. No processo de análise nem sempre o casal decide continuar a relação, mas a terapia também auxilia no desligamento com menores danos psicológicos, principalmente quando existem filhos no casamento.

Sim, uma terapia de casal ou mesmo individual, leva a rever todas as nuances de comportamentos e sentimentos que estão desgastando o relacionamento. Resolve muitas questões que trazem infelicidade e separação, buscando mudanças internas para que vocês vivam uma vida de amor e companheirismo.
A psicoterapia de casal é mais eficaz quando ambos os parceiros têm o mesmo objetivo, ou seja, retomar a relação ou terminar. È muito dolorido quando um não quer mais e o outro ainda quer investir na relação, neste caso, indico a psicoterapia individual.
Quando você menciona ser ciumenta e insegura quanto ao casamento, sugiro você cuidar mais de você, olhar mais para as suas necessidades e agir em prol de você. Quanto mais a gente se cuida e se olha, mais o outro terá interesse na gente. Do contrário, o foco ficando no outro, você se perde e se torna desinteressante.
Há uma série de fatores causadores da separação nos casais. E muitas vezes dentre estes fatores estão a rotina e a falta de confiança em ambas as partes. Se é de comum acordo a procura de terapia de casal, vá em frente minha querida, pois vai ajudar muito vocês independente da decisão que irão tomar posteriormente.
A Terapia de casal tem suas particularidades, e deve ser feita por um profissional expecializado . Ela é eficiente de qualquer forma pois ela ajuda ao casal a enxergar o quadro completo e não apenas o aqui e agora.
Acredito muito que se for algo que os dois desejem pode ter muito sucesso sim.
Espero ter colaborado com você e com as respostas anteriores dos colegas.

Att
Sayonara Machado
A terapia de casal é muito interessante, mas precisa ser dito que a terapia não garante a restauração do casamento, ela tem o foco no bem estar. Mas sem dúvida é uma ferramenta que vai ajudar a entender todo esse processo que estão vivendo, e talvez resolva essas questões. Boa sorte!
Parece ser um bom momento agora para uma escolha de iniciar uma terapia de casal .Você pode sugerir a ele , ja que ambos optaram por tentar novamente. Uma terceira pessoa , ajudará a restabelecer a resiliência e força que com certeza voces tem, mas que no momento de superar mais um obstaculo, (que sao muitos a superar durante a vida do casal ) parece sofrido e desanimador. A terapia de casal, ajudará vcs a redescobrirem os pontos fortes do casamento e e também das características positivas individuais que pelas quais voces se escolheram , aumentando assim a esperança e certeza de conseguir superar. Boa sorte
A Terapia de casal é indicada para resolução de crises conjugais.É uma oportunidade para o casal avaliar como estão, que tipo de vínculo existe, se é uma relação que possibilita que os dois se desenvolvam positivamente ou é uma relação destrutiva.
No caso de decidirem ficar juntos pode auxiliar a avaliar como estavam se relacionando e o que precisam modificar. Podem estabelecer um novo contrato para o casal.
Também é indicado uma terapia individual para tratar questões pessoais que acabam prejudicando o relacionamento do casal.
No caso de separação a terapia auxilia nesse processopara que seja menos sofrido.
A terapia pode ocorrer em qualquer momento da vida de um casal, seja por questões antigas que se repetem ou se re-editam ou por fatos novos.

Com a ajuda de um profissional, o casal, bem como cada um individualmente, pode nomear melhor suas dificuldades, e clarear pontos que até então restam obscuros ou inconscientes na dinâmica conjugal. Assim, poderão dar um outro lugar aos seus conflitos, assumindo novos posicionamentos.

No entanto, se a terapia de casal não for uma opção para ele, você ainda assim pode buscar uma análise individual. Neste trabalho, poderá compreender melhor a insegurança e o ciúmes que enlaçam esta relação, bem como sua depressão neste momento da sua vida. Com isto, abrirá outras possibilidades para lidar com as situações difíceis.
Ola! Na terapia de casal, serão apresentados questionamentos que o farão refletir sobre suas crenças e valores que constitui a base estrutural da dinâmica relacional. Onde serão implicados a terem responsabilidade pela vontade de permanecer ou não juntos. Desenvolvendo a consciência para tomada de decisão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Boa tarde
A terapia de casal vai ajudar vocês a tomarem a atitude que melhor lhes parecer, podendo ser inclusive a separação. Ou seja, não é garantia de o casamento vai continuar, e sim que vocês se posicionarão de uma forma mais alinhada com os próprios desejos e expectativas.
Boa sorte