tenho 18 anos , estou querendo fazer um tratamento que realmente funcione para eu me curar de vez da

29 respostas
tenho 18 anos , estou querendo fazer um tratamento que realmente funcione para eu me curar de vez da minha fobia social , o que eu mais quero é isso na minha vida , moro em recife , qual seria o melhor tratamento a ser feito para me libertar desse problema ?
Olá! É muito importante que você procure uma ajuda psicológica e que seja de preferencia na linha da terapia cognitivo comportamental, assim você irá conseguir trabalhar com a sua fobia social, aprender técnicas para conseguir lidar com essa situação. Aconselho você a procurar o quanto antes uma ajuda. Fica a disposição!

Olá, como vai?
A fobia social é um dos transtornos mais presentes na população geral. Com certeza você precisa fazer um acompanhamento psicológico, segundo estudos científicos, a terapia cognitivo comportamental, alinhada com a farmacologia (necessário avaliação de um psiquiatra), tem apresentado bons resultados para esse e muitos outros transtornos.
Para tratamento da fobia social, recomendo para casos mais graves o o tratamento combinado com psiquiatra e psicólogo cognitivo comportamental (padrão ouro).

Para casos mais leves, recomendo terapia cognitivo comportamental, pois apresenta bons resultados com este tipo de caso. Em média 75% dos pacientes se beneficiam muito.
Sugiro a busca de tratamento com psicologo, para que você entenda ao longo das sessões possíveis causas desta fobia e que aprenda a lidar melhor com as situações que estariam provocando esta. Dependendo do nível da fobia, que você também busque um psiquiatra. Psicoterapia aliada a acompanhamento psiquiátrico exercem bons resultados. Espero ter ajudado e estou a disposição. Sucesso!
A terapia cognitiva comportamental vem mostrando excelentes resultados para casos de fobia social, além dos quadros de ansiedade e depressão. O terapeuta que atua com essa abordagem trabalha com diversas técnicas, as quais você mesmo aprende a aplica-las para se tornar praticamente o seu próprio terapeuta. Técnicas e métodos que envolvem desde o treino de habilidade sociais até de relaxamento para com o trabalho com a ansiedade. Crenças, pensamento, emoções e comportamentos - esses são os focos centrais dessa terapia.
Além da Terapia Cognitivo-Comportamental que já foi mencionada pelos colegas anteriormente. A hipnoterapia também pode ser uma ótima aliada no tratamento de fobia social.
A terapia Comportamental Cognitiva está sendo indicada e ajuda com diversas técnicas no tratamento de Fobia Social. Trazendo maior confiança no enfrentamento de obrigações sociais.
Essa terapia pode ser feita individualmente ou em grupo. O recomendado é começar com terapias individuais até o paciente se sentir seguro e integrá-lo aos poucos no grupo conforme sua autoestima estiver recuperada.
inicie um acompanhamento psicológico, explore junto ao seu psicoterapeuta sobre as suas dificuldades na relação interpessoal.
Ola,
um tratamento psicológico adequado com certeza pode te auxiliar a retomar uma forma mais espontânea de se expressar, a partir da análise das origens e causas desta fobia. Tratamentos psicanalíticos tem resultados muito interessantes nesse sentido, documentados em grande número de produções científicas.
Abraços
Sugiro procurar aí em Recife psicólogos que trabalhem com alguma destas técnicas: Brainspotting, AIM (Abordagem Integrada da Mente), Experiência Somática ou EMDR. Estes são os tratamentos mais rápidos e eficazes para a fobia social.
A fobia social caracteriza-se pela presença de medo injustificável, acentuado e persistente de agir de forma inadequada ou vexatória na presença de outras pessoas. A fobia social pode ser circunscrita - restrita a um único tipo de situação social - ou generalizada – dispersa em diversas situações sociais. As características clínicas da fobia social são a ansiedade antecipatória, sintomas físicos como aperto no coração, o comportamento de esquiva e, frequentemente, está presente a baixa autoestima. Estima-se que 13% da população geral apresente algum sintoma fóbico social, com menor ou maior grau de incapacitação social e ocupacional. O tratamento farmacológico de primeira escolha envolve o uso de Beta-bloqueadores (atenolol, propranolol), antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAO) (fenelzine, tanilcipromina), inibidores reversíveis da monoaminoxidase tipo-A (RIMA) (moclobemida, brofaromina), benzodiazepínicos (clonazepam, bromazepam, alprazolam) e antidepressivos inibidores seletivos de serotonina (ISRS) (paroxetina, sertralina, fluoxetina e fluvoxamina), os quais têm demonstrado grande eficácia em estudos clínicos. Indica-se o uso da medicação associada ao acompanhamento psiquiátrico e ao Tratamento Psicológico de longo prazo, que fará toda a diferença na recuperação gradual das habilidades sociais, na formação de autoestima e no fortalecimento de traços de personalidade adaptativos. Procure um Psicólogo Habilitado e faça Psicoterapia!
Primeiramente é importante você procurar um profissional de saúde mental (psicólogo ou psicanalista). Nas sessões de terapia haverá uma investigação minuciosa das causas de tal fobia, por que você desenvolveu esse sintoma, abordando sua relação interpessoal desde a infância, seus pensamentos automáticos, outras fobias, se alguém na família apresenta algo parecido, e que contexto tal fobia começou, etc.
Caso sua fobia seja muito intensa, que lhe impeça inclusive de sair de casa, procure um profissional que possa ir até você nesse primeiro momento. E junto a ele, haverá uma avaliação se só a psicoterapia ou análise bastam ou se será necessário lhe encaminhar para outro profissional, como psiquiatra, por exemplo.
Sugiro a busca de um tratamento psicológico, para que identifique o que está por trás desse comportamento. Junto com o profissional irá encontrar recursos, para que lide e viva melhor, sem tanto sofrimento. Caso seja necessário o psicólogo te encaminhará ao psiquiatra.
Boa tarde! Para esa situação o que recomendo é fazer uma terapia, de preferência a Terapia Cognitivo Comportamental, ela vêm mostrando ótimos resultados neese âmbito. Considero muito importante você estar reconhecendo que precisa de ajuda. A participação, o compromisso é o envolvimento do paciente é muito importante nesse processo. Espero ter ajudado!
Olá boa tarde, para tratar a fobia social a terapia com EMDR ou Brainspotting são as mais eficazes e em Recife tem muitos profissionais que trabalham com isso. Procura que vai achar se precisa de alguma referencia ou saber um pouco mais sobre isso pode me contatar
Se busca um tratamento específico e com resultados rápidos e consistentes, a Terapia Cognitivo Comportamental realizada com psicólogo é a mais indicada
Não pode apenas se o comportamento estiver lhe colocando em risco, mas é importante analisar os conflitos familiares que ha em vc...
A terapia ela é sua...mesmo que outra pessoa pague.
Boa sorte.
Eduardo
Olá, entendo esse seu desejo de se libertar dessa situação, sugiro a Terapia cognitiva comportamental, tem sido uma terapia muito positiva em tratamentos de fobia social, procure um psicólogo especialista em TCC. Boa sorte!
Olá. Procure um psicólogo para iniciar uma terapia. A depender da intensidade de sua fobia, ele te encaminhará a um psiquiatra. Se cuide. Atenciosamente
Como já dito anteriormente a TCC é de grande valia e pode ser aliada a medicação, é o que tem mais evidencia cientifica. Existe ainda a EMDR que tem tido alguns resultados em estudos também.
Olá! A Fobia Social tem tratamentos disponíveis com resultados muito satisfatórios. Diversos estudos comprovam que a Terapia Cognitivo-Comportamental é bastante efetiva. Algumas pessoas, no entanto, podem necessitar fazer uso de medicações ansiolíticas e/ou antidepressivas em combinação com a psicoterapia. Vale ressaltar que o uso exclusivo de medicações não se mostra efetivo para a remissão duradoura dos sintomas, sendo as mudanças cognitivas promovidas em terapia a grande chave para melhor qualidade de vida a longo prazo. Procure ajudar de um Psicólogo e um Psiquiatra. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Tudo bem? O melhor tratamento é acompanhamento psicológico. Busque ajuda o quanto antes e vc sentirá os impactos em sua vida. Grande abraço
Olá,
Qualquer abordagem terapêutica irá te ajudar, o importante é você iniciar o tratamento e encontrar um profissional que se identifique. A Terapia Cognitivo Comportamental tem ótimos resultados. Um abraço. Fico à disposição! Letícia de Paulo
Olá! A Terapia cognitiva comportamental tem obtidos bons resultados nos casos de fobia social. Essa terapia utiliza-se de técnicas para o desenvolvimento de habilidades sociais, reduzir e controlar a ansiedade, identificar e modificar pensamentos e comportamentos que podem servir de gatilhos para o medo e ansiedade. Desta forma a pessoa conseguirá enfrentar os medos e obter qualidade de vida.
Olá! Penso que psicoterapia tem o poder de ajudar você. Pode ser online ou presencial (eu faço as duas modalidades). Maaaaasss, uma parte importante do tratamento é como VOCÊ vai se implicar na situação. Não adianta se inscrever em vários tratamentos e não colocar ações em prática... A ideia, segundo eu entendo, é ajudar você a analisar de onde vem essa fobia e assim traçar rotas de uma vida mais saudável... Com passo-a-passo... Imagine que do que jeito que está hoje, incomoda. Mas sair disso, é sair da zona de conforto... Dá trabalho, mas vale muuuuuito a pena! Fico à disposição. Até mais!
Oi! A TCC trabalha de forma específica nos quadros de ansiedade. E para TAS assim como para outros quadros é avaliado o contexto histórico do paciente para entender as possíveis raízes do medo social, compreender pensamentos, comportamentos e sentimentos, funções mantenedoras e habilidades psicológicas a serem apreendidas para melhor funcionamento desse paciente. Com o uso da psicoeducação e técnicas específicas.
Boa tarde. É ideal buscar um profissional para o diagnóstico correto. Feito isso, o profissional montará juntamente com você estratégias no enfrentamento dessa fobia social. Sendo importante conhecer sua origem.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 150
Olá. Receio de que não haja garantia de que nenhum tipo de tratamento irá resolver, de forma definitiva, a fobia social, já que questões emocionais e psíquicas requerem um combinado de ações para serem resolvidas. Minha orientação é iniciar com psicoterapia, penso que vai te trazer clareza sobre o que está acontecendo e abrir possibilidades de ação. Abraço.
Buscar ajuda profissional é um passo crucial e você pode procurar um psicólogo especializado em fobia social. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente recomendada para tratar fobias sociais, pois se concentra em modificar padrões de pensamento negativos e desenvolver habilidades sociais. Além disso, a exposição gradual a situações sociais temidas é uma parte essencial do tratamento. Procure profissionais de saúde mental, verifique suas especialidades e abordagens terapêuticas para encontrar alguém com quem você se sinta confortável e que possa guiá-lo nesse processo de superação da fobia social.