Tenho diagnóstico de Fobia Social, tomo Luvox 200mg ao dia e Propranolol 40mg. Já ouvi falar que a

9 respostas
Tenho diagnóstico de Fobia Social, tomo Luvox 200mg ao dia e Propranolol 40mg. Já ouvi falar que a Risperidona pode ajudar a diminuir os sintomas de fobia. Isso é verdade? Tenho medo de tomar porque ele é para esquizofrenia.
Neste caso é aconselhável conversar com seu médico e discutir com ele o que é melhor para o seu caso.
Psicoterapia também pode te ajudar bastante.

Seria importante que além do tratamento medicamentoso, devidamente orientado pelo seu médico, fizesse também psicoterapia. A de abordagem cognitivo-comportamental tem apresentado bons resultados em casos como o seu.
A medicação é necessária e você deve discutir todas as suas dúvidas com seu médico. Lembre-se que a maioria dos tratamentos precisam ser ajustados no decorrer do tempo, em relação à dosagem e, às vezes, substância prescrita.

No caso de fobias, inclusive a social, é fundamental que procure um psicólogo. O remédio está tratando o sintoma, mas quase nunca modifica as causas, que tendem a persistir, alimentando constantemente a doença.

O EMDR é uma terapia de base fisiológica que obtém bons resultados. Pesquise a respeito e pergunte ao seu médico - muitas vezes, ele mesmo pode indicar um psicoterapeuta de sua confiança.
Olá tudo bem? Nesses 15 anos de clínica já atendi vários casos de Fobia Social e a Terapia é essencial para a sua melhora. Você não precisa ficar preso a esse diagnóstico e fechado para as interações sociais, é muito bom a libertação da Fobia Social. O ideal é realizar um Treinamento de Habilidades Sociais. Espero ter ajudado. Abraços
Olá! Recomendo que converse com o seu médico sobre uso ou mudança de medicamento. Ele está te acompanhando e poderá ajudá-lo neste sentido. Além do tratamento medicamentoso oriento, caso ainda não faça, procurar um psicólogo para avaliação e entendimento/tratamento das causas emocionais da fobia. A terapia é um trabalho de autoconhecimento e traz resultados positivos. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição para ajudar. Cuide-se
Você faz atendimento com uma profissional da psicologia? A medicação é importante, mas no seu caso é indispensável um atendimento terapêutico para que possas aprender a lidar com suas dificuldades, superar elas e buscar um melhor manejo no âmbito social. Abraços e boa sorte!
Você pode fazer a utilização da medicação que lhe for indicada, mas não pode esquecer que tudo isso servirá apenas para acalmar os sintomas aparentes, o que você sofre no corpo diariamente. Se realmente quer ficar livre de vez dos sintomas e do que provoca eles, para não precisar mais nem de medicação, precisa buscar uma psicoterapia para entender as crenças limitantes que fizeram desenvolver a Fobia Social. Tratando essas crenças, os sintomas irão embora. Mas é importante que a terapia seja efetiva na área cerebral onde a raiz do problema habita, que é a área emocional. Se fizer qualquer tipo de terapia tradicional, onde o foco de tratamento é na área da linguagem, com você falando o que vive, o que sente, não será tão efetivo e o tratamento poderá demorar anos. Pesquise a respeito de tipos de tratamentos efetivos para quem tem fobia.
Um grande abraço!
O ajuste de medicação é de competência do médico psiquiatra, geralmente segue uma evolução técnica para as alterações, sempre buscando benefício máximo para o paciente. Entretanto, é necessário ter paciência e seguir a regularidade recomendada das consultas enquanto paciente para que seu médico possa encontrar a melhor intervenção medicamentosa para você.
As fobias estão ligadas ao nosso sistema de medo (ansiedade). A medicação auxilia nisso atuando na amigdala responsável pelas sensações físicas, porém a fobia também tem uma ação no no lobo pré frontal, no qual as ações de melhora se dão à partir de psicoterapia. A TCC é uma psicoterapia que tem comprovações nessa área. O ideal é o tratamento combinado pois terá a ação nas duas áreas que respondem ao transtorno.