Tenho espectrofobia e não consigo dormir sozinho, por medo de fantasmas... quando é minha vez de tomar

9 respostas
Tenho espectrofobia e não consigo dormir sozinho, por medo de fantasmas... quando é minha vez de tomar conta de minha mãe, minha namorada precisa dormir comigo, pois sozinho é um trauma... queria saber se a hipnose seria o melhor tratamento?
A hipnose é um tratamento bastante eficiente, mas não é o único. Existem outras maneiras de entender os seus medos, conhecendo suas origens, e reestruturando a mente reativa a tais conteúdos.
As técnicas de Programação Neurolinguística também se mostram interessantes instrumentos para tratamento de fobias e criação de novas formas de enfrentamento.
A Terapia Cognitivo Comportamental vai te levar à racionalização destes pensamentos disfuncionais, oferecendo-lhe recursos mais ajustados de se perceber e às situações fóbicas.
Qualquer que seja a escolha dentre as opções acima, o tratamento será focado no sistema de crenças e sua reestruturação.
Grande abraço

Olá! Eu recomendo que você busque um tratamento que combina hipnose e terapia cognitivo comportamental, por acreditar que seria o mais apropriado para este caso! Além do alívio dos sintomas, é preciso trabalhar uma reestruturação cognitiva, procedimento normal nos casos fóbicos, que visa, sobretudo, te ajudar com os pensamentos distorcidos e erros cognitivos. Assim, é bem possível que você encontre uma melhor qualidade de vida e adequação. Busque um psicólogo que tenha formação em hipnoterapia cognitiva. Sucesso!
Olá. Todas as tentativas são válidas, mas no seu caso sugiro que busque um profissional que atue na linha da transpessoal. Poderá lhe ajudar a acessar a origem destes medos e compreende-los melhor. Tente e seja feliz.
A EMDR é uma linha teórica relativamente nova que responde positivamente nas fobias e junto com a Hipnose cognitiva comportamental como instrumentos é possível ter bons resultados ! Mas é importante pontuar que só um psicólogo habilitado e inscrito no CRP é capaz de avaliar desenvolver um tratamento adequado.
Eu estou de acordo com o psicólogo Mateus quanto à insuficiência de dados para fazer uma indicação mas me parece que a psicoterapia pode ser um caminho adequado para você. Quem sabe a psicanálise tenha mais instrumentos para acessar seus "fantasmas internos"?
Olá! Os dados que você apresentou são insuficientes para indicar o tratamento mais adequado. Fobias não são manifestações isoladas, por isso é interessante que você procure um psicólogo ou um psiquiatra para iniciar um tratamento. A psicoterapia é uma ferramenta eficaz para você ter uma melhora proporcionando uma maior qualidade de vida. Att, Mateus Costa.
Recomendo a Psicanálise para o tratamento de fobias. Procure um profissional para ajudá-lo.
A hipinose é uma forma de tratamento mas não a unica, pense na possibilidade de fazer uma avaliação com alguns psicólogos com abordagens de terapia diferentes para ver aquela que vc mais se identifica. Espero ter ajudado!
Olá, sou Psicóloga Comportamental e de Bem-estar Emocional. Seria bom se pudesse fazer acompanhamento psicológico. Escolha a abordagem que lhe pareça mais confortável. Os profissionais são fundamentais para o processo mas, existem ações que você pode fazer para se ajudar no controle dos seus medos. Procure escrever os pensamentos e suas emoções para perceber e controlar os gatilhos. Por outro lado, procure observar que tipo de filmes, músicas e notícias tem acompanhado. Procure ter uma programação mais leve que lhe agregue emoções positivas e bem-estar. Depois, confronte esses pensamentos de medo com a realidade e procure dar um novo significado a eles. Ter o apoio de uma pessoa que confiamos é fundamental mas, precisamos nos fortalecer e trabalhar para minimizar os efeitos negativos das nossas emoções para que não nos tornemos reféns desses sentimentos. Bom trabalho!