Tenho muita dificuldade em me expor e artiscar, em criar relacionamentos novos, sou muito autocrítica,

12 respostas
Tenho muita dificuldade em me expor e artiscar, em criar relacionamentos novos, sou muito autocrítica, e já me senti mal sem explicação aparente (falta de ar, sensação de morte, batimentos acelerados). Não quero fazer auto diagnóstico e queria saber que tipo de profissional procurar.
Você deve procurar um psicólogo para poder trabalhar suas habilidades sociais e diminuir a sua ansiedade ao ser expor, além de resinificar esse pensamento que vc tem com relação a vc mesma. Procure um bom profissional para te ajudar. :*

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É recomendado buscar uma terapia/análise para você identificar os motivos de se sentir assim, quais são os disparadores de tal mal-estar e como lidar com isso. Boa sorte!
Você precisa através de sua fala descobrir de onde vem esse seus sintomas. É preciso um profissional que o escute e possa em trabalho de análise buscar as suas próprias respostas e trabalhar os seus sintomas. Procure um psicólogo/psicanalista que é o profissional preparado para auxilia-lo nesse tratamento. Já é um bom sinal você estar querendo saber o que acontece com você, vá em frente e busque sim um tratamento, acreditando sempre que é possível.
Um abraço
Parece ansiedade, mas para afirmar só consultando um psicólogo ou psiquiatra, e se existe essa demanda, ou mesmo algum desconforto, cabe fazer terapia pra se conscientizar do que sente, prêmio que passa, sentir bo que vai c dentro c de você pra puder ter um caminhar nas vida mais harmônico. Estou às órdens.
Olá,

Entender a origem de tudo isso (organico ou psicologico - ou ambos) vai facilitar no melhor manejo dos sintomas e fazer com que voce trabalhe as situacoes de forma integrada e bem amparada.
Minha sugestao é que procure um psicólogo. Se os sintomas estiverem muito exacerbados trazendo prejuizo funcional, acredito que um psiquiatra pode te ajudar (mesmo que nao seja necessaria medicacao e sim, um manejo comportamental) a lidar com a fase aguda, e entao (conjuntamente), o psicologo pode te acompanhar e te ajudar a entender o motivo de tais medos trazendo mais sentido para o que o seu corpo tenta expressar. Boa sorte!
As suas auto observações mostram que percebe o seu sofrimento. Isso tem tudo a ver com fazer terapia, procurar uma situação em que possa viver com mais conforto.
Olá!

Em uma exposição pública ou em um relacionamento, o outro sempre nos traz consciência. Consciência de nossa conduta, de nossas falhas, da imagem idealizada que temos de nós mesmos, por isso mesmo sempre tentamos evitar esse contato para fugir dessa consciência, pois a vemos como prejudicial (se eu a vejo ela se torna real). No entanto, a qualidade de vida do ser humano depende do seu grau de consciência, portanto a má qualidade de vida se deve em grande parte à alienação em que queremos nos manter.
A psicoterapia trata da resistência do ser humano em ver seus problemas, conduz o indivíduo a um processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar a ele a percepção de novos comportamentos para lidar com suas dificuldades e aumentar seu potencial de realização. É a percepção do erro que leva ao desenvolvimento.

Se tiver interesse em ajudar a si mesmo, estou à disposição.

Boa sorte!
Ola, Aconselho você a procurar um psicólogo que lhe ajude a ampliar a sua auto estima, que nada mais é do que uma aceitação incondicional de si mesma. A baixa auto estima nos torna inseguros e dependentes da opinião das outras pessoas onde são estas que servem de referencia para nos dizer se vamos bem ou mal.
Podemos cair na armadilha de ancorar nossa auto estima naquilo que temos: beleza, dinheiro, poder, fama, etc. o problema é que podemos perder essas coisas e aí vai junto a auto estima.
Melhor é trabalhar a aceitação incondicional baseado na verdade que você é uma pessoa única e diferente, nem melhor e nem pior do que ninguém.
Amar a sim mesma é uma escolha e um continuo processo de auto conquista.
Certamente a melhor coisa a se fazer é procurar um psicólogo para averiguar quais situações que engatilham esta ansiedade, compreendê-la seus meandros, pensamentos, as emoções concomitantes e avaliar a presença desta ansiedade em sua vida, de forma que você possa adquirir novas habilidades e fortalecê-las com isso, de maneira que com o tempo tais adversidades que causam a ansiedade se tornem indiferentes para você e que, com isso, possa prosseguir em seus outros projetos de vida.
Olá, acredito que a psicoterapia.
A psicoterapia é um tipo de tratamento feito por psicólogos ou psiquiatras que consiste em tratar problemas de natureza emocional no qual o profissional mantém uma relação estreita com o seu paciente. É um processo de médio a longo prazo e tem por objetivos primários garantir uma melhora na qualidade de vida, eliminar, modificar ou aliviar os sintomas, promover uma autorreflexão, melhorar as relações interpessoais, além de interferir nos pensamentos e comportamentos que podem trazer prejuízos emocionais e até físicos.
Um diagnóstico diferencial é necessários nesses casos, você precisa buscara ajuda profissional, seja psiquiatra ou psicólogo, ambos têm competência suficiente para realizar um diagnóstico assertivo e te encaminhar para um serviço de saúde adequado. Fato é que, se seu sofrimento atrapalha suas relações sociais, não é bom que você continue sem acompanhamento.
Como os colegas comentaram , uma psicoterapia pode ser de muita ajuda para uma compreensão maior dos seus sintomas , assim como uma possível transformação dos mesmos.
Uma tentativa de se permitir correr o risco de obter uma melhor qualidade de vida, por meio ao trabalho terapêutico da analise.

Especialistas

Olga Santos Anacleto de Oliveira

Olga Santos Anacleto de Oliveira

Psicólogo, Terapeuta complementar

Recife

Agendar uma visita
Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Biancha da Silva Souza Carvalho

Biancha da Silva Souza Carvalho

Psicólogo

São Paulo

Katia Calegari

Katia Calegari

Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.