Tenho transtorno de ansiedade. Gostaria de saber se a terapia cognitiva comportamental vai me ajudar

12 respostas
Tenho transtorno de ansiedade. Gostaria de saber se a terapia cognitiva comportamental vai me ajudar ou tem outra técnica melhor?
Bom dia! A ansiedade é uma emoção comum a todos nós; porém às vezes não conseguimos lidar com ela e a sua repercussão em nossas vidas. A Terapia Cognitiva- Comportamental é um tipo de terapia que se destaca no tratamento da ansiedade pois enfoca tanto as causas da ansiedade como os sintomas da mesma. O paciente aprende sobre o funcionamento da ansiedade e os modos de administrá-la a partir de atividades realizadas na sessão ou entre elas. O terapeuta busca junto com o paciente os pensamentos disfuncionais negativos que levam a sentir ansiedade e trabalha no sentido de alterá-los garantindo uma melhora na qualidade de vida da pessoa. Abraços.

O tratamento mais rápido p ansiedade é a abordagem terapia cognitiva comportamental, as técnicas dessa abordagem são muito boas p tal tratamento. As outras abordagens que Tb tratam a ansiedade. A terapia cognitiva comportamental é mais rápida no resultado.
Espero tê-lo ajudado.
At. Beatriz Sá
Experimente a psicanálise. Abraços.
Olá,
A terapia sempre será benéfica, contudo estudos indicam um resultado mais eficaz nas terapias de cunho comportamental, dentre elas a Análise do Comportamento e a terapia Cognitivo Comportamental, algumas das técnicas atuam diretamente sobre o sintomas outras sobre o modelo de vida, como por exemplo a mindfulness.
Vale lembrar que sempre é possível alcançar resultados mais rápidos fazendo uso de uma equipe multiprofissional, que inclua psicólogo e psiquiatra.
Espero ter ajudado.
Olá!
Todas as abordagens em psicologia são ótimas para ajudar-lo (a). O que é significativo é a sua identificacão com o profissional, e com a abordagem que ele trabalha. Existem pessoas que se sentem melhor com a abordagem cognitivo comportamental, outras com a psicanálise, psicodrama, sistêmica e outras abordagens, entretanto o mais importante é que você se sinta bem com a forma e técnicas utilizadas pelo psicólogo. Surgido que você escolha uma abordagem, e experimente para ver se você se identifica com ela, se não gostar se permita trocar de profissional.
Um abraço!
Dra. Cirene Valadão psicóloga e neuropsicóloga.
Olá, em geral a terapia independente de qualquer abordagem pode te ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade. No caso da terapia cognitiva comportamental ela é mais utilizada porque ela trabalha com técnicas comportamentais como relaxamento e respiração diafragmática com fins de reduzir a tensão corporal e técnicas cognitivas pois enfoca o trabalho com a reestruturação e questionamento de pensamentos disfuncionais e que estejam perpetuando essa quadro de ansiedade. Neste tipo de abordagem é comum o trabalho de psicoeducação do paciente em relação aos seus sintomas para que ele mesmo possa usar as técnicas em situações diversas fora do consultório. Lembrando que ansiedade é uma emoção normal do Ser humano assim como raiva e medo. É um estado fisiológico que serve de preparação a ameaça de perigo real. Ela se torna patológica quando é desproporcional a situação em si e acaba prejudicando a rotina da pessoa. Abraços
Olá! A ansiedade é comum a qualquer ser humano, ela pode impulsionar a pessoa a determinadas ações e prepara-la para situações de punições. No entanto, quando este estado se torna perturbador a ponto de impedir que a pessoa enfrente situações de ameaças, pode se tratar de um quadro patológico. Atualmente existem algumas abordagens que tem apresentado maior eficácia no tratamento, uma delas é terapia cognitivo comportamental. É importante que busque a eficácia da abordagem, mas principalmente encontre o profissional que lhe transmita confiança por meio de seu trabalho. Espero ter lhe ajudado! Abraços
A Terapia feita por um psicoterapeuta podeser eficaz, independente da técnica. Porém é importante que o paciente se supra e se identifique em termos de aproveitamento com o tipo de atendimento, algumas aprofundam mais, em termos de psiquismo, outras são mais conduta. O importante é o vínculo estabelecido com o especialista, seu empenho, aderência, e se for o caso, depois da avaliação; o tratamento integrado com médico psiquiatra.
A terapia cognitivo comportamental tem validação científica e apresenta excelentes resultados no tratamento dos transtornos de ansiedade e geralmente num curto espaço de tempo quando bem aplicada. Ela trabalha com os pensamentos, emoções e comportamentos e ajuda o paciente a utilizar a ansiedade a seu favor criando novas formas de pensar e se comportar.
A terapia cognitivo comportamental é a mais indicada por permitir que se trabalhe diretamente sobre o sintoma da ansiedade. É importante fazer um mapeamento das situações e pensamentos que geram ansiedade e aprender novas formas de lidar com eles.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) certamente irá te ajudar! Ela proporciona a utilização de diversas técnicas para lidar com transtornos de ansiedade. Certamente quando você iniciar a terapia, seu(sua) terapeuta irá te ajudar a definir quais técnicas são melhores para o seu caso em específico. Acredito que a abordagem da TCC realmente é uma das mais eficientes para ajudar com o excesso de ansiedade.
Ola recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida. O psicoterapeuta poderá ajudar você a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autora da sua nova história.