Tenho um medo de enloquecer,e fico bem ansioso,acho que tenho varias doenças mentais,e sinto um medo,as

27 respostas
Tenho um medo de enloquecer,e fico bem ansioso,acho que tenho varias doenças mentais,e sinto um medo,as vezes quando esse medo passa bate uma euforia,isso é sintoma de alguma transtorno psiquiátrico?
Somente pelo que está sendo relatado fica complicado dar um diagnóstico mas alguns sintomas se assemelham com pânico. Para ter realmente um diagnóstico busque auxílio psicológico e psiquiátrico, isso irá te ajudar bastante a compreender o que te leva a esse medo todo e como combatê lo

Apenas com esse relato não é possível fazer um diagnóstico, mas fica muito claro que essa situação está gerando muito sofrimento.
Procure um psiquiatra para que ele possa fazer um diagnóstico e um psicólogo para você ter um suporte emocional nesse momento difícil.

Fico a disposição!
Será interessante você procurar profissionais que possam te dar um suporte com relação aos sintomas que você relata.
Buscar atendimento psicológico assim como psiquiátrico será muito importantente para lhe ajudar neste processo.
Através da psicoterapia podemos entender como lidar com nossas emoções e sentimentos, deste modo nos auxiliando na compreensão sobre nós mesmos.
Boa Tarde.

Independente de um possível diagnóstico de algum transtorno, o que mais chama atenção, é que estes sintomas está te gerando sofrimento. Por isso, é importante que busque ajuda profissional.
Acompanhamento psicológico pode ser muito útil e se houver necessidade, este profissional poderá sugerir que busque também apoio médico.

O importante é você cuidar para minimizar os sintomas e sofrimentos e assim, diminuir possíveis prejuízos ao longo da vida.

Estou a disposição.
Att,
Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)
Se isso vem lhe causando prejuízos no seu dia a dia, em sua qualidade de vida, independente se é um transtorno ou não, seria aconselhável procurar um psicólogo para cuidar desses aspectos. Somente pelo que foi descrito, não seria possível dizer se é um transtorno ou não, mas cuidar dessa ansiedade presente seria muito importante para você.
É preciso mais elementos para avaliar. Porém, esse medo intenso demostra um sofrimento psíquico e um psicólogo pode te ajudar a entender a dimensão desses sentimentos e a buscar mais equilíbrio entendendo essas partes dentro de você. Um psiquiatra também pode te ajudar nessa avaliação.
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.

É uma forma de abordagem do humano tem particularidades e método clínico. A clínica psicanalítica é um conjunto de procedimentos exige diagnostica (sintoma), semiologia (signos) e etiologia (causa)

Contemporaneamente nos definimos e nos percebermos, e através de ideais e construções sócio -históricas, categorizadas, e muitas vezes, de forma objectificável, imposta, repetida e também transmitida de forma desapercebida, mas não sem consequências.

Catalogação patologizante de sinais, sintomas e distúrbios (TOC, depressão, ansiedade, déficit de atenção, hiperatividade, estresse pós-traumático, somatização etc.) Faixa etária, fases da vida, gerações (criança, adultescente, terceira idade, y, x, boomers, nem-nens, millennials etc.); cor de pele, raça, etnia; anatomia, identidade de gênero, orientação afetiva (cis, trans, hétero, homo etc.); papéis familiares, profissionais e culturais (casais, pais, separados, mães, filhos, gestantes, puérperas, adotados, empresários, aposentados, desempregados etc.) ; diagnósticos biofísicos, intelectuais, comportamentais.

Essas categorizações falham ao não levar em conta a particularidade da vivência pessoal diante dos acontecimentos da vida.

Todavia, cada termo possui um conjunto de características próprias que o qualifica e nos identifica, constitui-nos, dão-nos lugar. O que torna possível definir previamente o público a quem se destina nossos serviços, e delimitar assim especializações psicoterapêuticas e especificações para a efetivação de políticas públicas e outros fins.

Lembrando, a psicanálise privilegia o encontro, no um a um e a cada sessão de análise. Sem a necessidade de ter um nome, uma descrição para legitimar, acolher e tratar o sofrimento. Leva em conta as narrativas de cada sujeito, sem medidas normatizadas as quais se adequar.
Atendimento a pacientes com: Depressão; Estresse; Ansiedades; isolamento; dificuldades de relacionamento; medos; fobias; síndrome do pânico; transtorno afetivo bipolar; transtorno obsessivo-compulsivo; transtornos alimentares, entre outros diagnósticos descritos pelo CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Levando em conta uma experiência de cura , calcada em uma confrontação com a verdade do sujeito, que não se define apenas pelo comportamento objetificável, mas pela relação que o sujeito estabelece com aquilo.

O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
Ola. Não é possível fechar um diagnóstico com essas informações.
Procure um psicólogo que poderá te ajudar, colhendo mais informações e caso seja necessário, te encaminhara a um psiquiatra, caso vc deseje.
Você deve estar passando momentos de muita ansiedade, que dão a sensação do medo que você sente. E parece que você fica se observando o tempo todo, focado em si mesmo. Sem muitos elementos para analisar, acho que você precisa se socializar mais, entrar mais em contato com as pessoas e realizar coisas que lhe tragam prazer e sensação de vitória. Não fique sozinho. Entre em contato com as pessoas, saia, vá ao cinema, descubra o mundo que está ao seu redor.
E procure um psicólogo para lhe ajudar a mudar o seu ponto de vista e saber viver de forma mais saudável.
Olá, aconselho que você procure um psiquiatra ou psicólogo para investigar melhor esses sintomas.
olá, procure um psicólogo que acolha esses pensamentos e permita você falar disso.
Seus sintomas parece indicar um estado forte de ansiedade, sua descrição faz parecer terem sido episódios de pânico. Há quanto tempo você está se sentindo assim? Percebe se essas crises ocorrem em algum lugar ou momentos específicos? De qualquer forma, pelo nível de sofrimento que está te causando, reforço a sugestão de procurar ajuda profissional, de um psicólogo e psiquiatra. Saiba que é comum em algum momento da vida experienciar sentimentos deste tipo, mas é importante você buscar ajuda para que você possa passar por esse período de maneira mais positiva. Abraço e boa sorte!
Busque ajuda de um profissional da saúde, para aliviar esses sintomas imediatos, mas não deixe de buscar ajuda de outros profissionais como psiquiatra ou psicólogos.
As opiniões aqui expressas são apenas informativas, não substituem a avaliação de um profissional, sugiro que procure um profissional da psiquiatria e da psicologia, a fim de ter esclarecimentos maiores sobre esses sintomas. Espero que fique bem. Estou a disposição, forte abraço.
Olá,
realmente não é possível fechar um diagnóstico ou qualquer tipo de conclusão sem antes serem feitos atendimentos. É indicado que busque um psicólogo(a) para que, a partir de uma escuta profissional, possa se pensar em encaminhamentos possíveis.
Observa-se que possui muitas preocupações e medos excessivos. Apenas com estas informações, não será suficiente para definir-se um diagnóstico. Recomendo que procure o profissional especializado para lhe dar um diagnóstico que é o Médico Psiquiatra e posteriormente busque tratamento psicológico que irá ajuda-lo a lidar com as dificuldades relatadas. A medicação irá aliviar seus sintomas, entretanto o atendimento psicológico irá ajudá-lo a enfrenta-las.
O clichê, apenas uma brincadeira, diz que se a pessoa se pergunta sobre a possibilidade de ser louco ou enlouquecer, não o é, o que chamamos vulgarmente de louco crer-se-ia normal, sem se questionar. É um clichê, como disse, há várias formas de adoecimento mental vivenciadas como "enloquecedoras". Pelo que conta, você se encontra em uma situação muito próxima a isto, de muita angústia. Seria apropriado sim buscar uma boa terapia, com um bom profissional, há várias, mas aconselharia a terapia de enfoque psicanalítico para compreender mais profundamente essas questões que lhe afligem. Boa sorte. Grato pela pergunta.
Quando você se queixa de que tem medo de enlouquecer, especificamente está se referindo a quê? A situações em que ocorre de perder o controle e brigar ou agredir os outros? A situações que vê coisas que sabe que não existem na realidade? Em situações em que fica muito ansioso e não consegue parar de pensar?
As queixas mais comuns das pessoas que apresentam este medo que você relata e que ficam ansiosas, irritadas, eufóricas, são de complicações psicológicas que vem de algum tipo de tensão pela qual a pessoa está passando ou passou em tempos anteriores.
Num processo psicoterapêutico é preciso verificar as situações do dia-a-dia nas quais ocorre esse medo de enlouquecer. Com estas verificações podemos identificar os gatilhos das situações e definir se são complicações psicológicas, que significa complicações que se estabeleceram ao longo do desenvolvimento da personalidade e que hoje vem a atrapalhar o andamento da vida cotidiana.
Com essas verificações do momento atual e, quando necessário também do passado, conseguiremos trabalhar com o paciente de modo a mediá-lo a localizar-se nos seus impasses, também como foram construídos ao longo de sua vida, e assim, compreendendo como entrou no problema, vislumbrará o caminho de superação ou saída deles e a psicoterapia o acompanhará nesse processo de superação de suas dificuldades.
Olá. O diagnóstico psiquiátrico não é assim tão simples de definir. Existem critérios a serem preenchidos, assim como uma avaliação detalhada do psiquiatra ou psicólogo. Portanto por mais que a internet nos forneça uma infinidade de informações sobre transtornos, o que pode muitas vezes nos geram até mais ansiedade, o mais recomendável é procurar primeiro um psicólogo. Depois da avaliação psicológica, o profissional te encaminhará ou não a um psiquiatra. Atenciosamente.
Olá, recomendo que procure um Psicólogo para dar inicio a sessões de psicoterapia, podem te ajudar e reorganizar seus sentimentos e a lidar melhor. Já ouviu falara sobre angustia?
A angústia e a ansiedade compartilham um mesmo “convidado”: o medo. Mas no caso da angústia, existe uma série de pinceladas de base que dão forma àquela tela de sofrimento tão comum no ser humano em certos momentos de sua vida.
A angústia é o medo de algo indefinível. A mente angustiada antecipa coisas irracionais, só pensa em perigos futuros.
O presente é um vazio onde a pessoa se sente afundada e paralisada. Seu olhar é orientado apenas para o amanhã que a incomoda e assusta. Para concluir, vale dizer que as crises de angústia costumam ser administradas de forma adequada por meio da psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Como os colegas falaram acima, não tem como saber se há algum transtorno mental somente com as coisas que foram relatas. mas, há um sofrimento, então, independente se você for diagnosticado com algo ou não, é importante que seja tratado isso que te causa angustia e ansiedade.
Buscar ajuda é o melhor ato de amor consigo. Em qualquer movimento de insegurança emocional ou desconfortos de sentimentos inicie uma psicoterapia.
Olá, como já foi dito, não dá pra gente fechar um diagnóstico e falar de doença sobre esse seu relato; mas da pra saber sim que você está ansioso como você mesmo disse. Está sentindo desconforto e os pensamentos disparam; vem inúmeros e se... Eu acredito que seria importante você buscar uma ajuda profissional para entender tudo isso que está te fazendo sofrer. Ansiedade é medo. As vezes, em alguns momentos, coisas pequenas que acontecem são interpretadas pelo cérebro de quem tem ansiedade como perigosas e disparam o alarme do medo. A sensação é bastante desconfortável. A ansiedade e o medo são importantes para a sobrevivencia da especie humana, mas em alguns momentos a ansiedade e o medo se exacerbam e passam a prejudicar a pessoa. Algo acontece; talvez um pensamento automático que vc nem percebeu; ou uma sensação corporal e a amigdala cerebral dispara hormonios, adrenalina, etc. e vem inumeros pensamentos; será que estou doente, será que estou ficando louco; será que sou esquizofrênico; esses pensamentos vão aumentando cada vez mais a ansiedade. Muitas vezes são preocupações que nem vem a acontecer. Perceba que estou falando só da ansiedade que você está trazendo no que vc pergunta. Isso não quer dizer que esse seja seu diagnóstico, mas qualquer que seja a razão do que acontece com você a ansiedade faz com que piore. Procure ajuda profissional; um psicólogo; um psiquiatra para fazer uma avaliação. Espero que você fique bem.
Olá! Como você está? Se sente melhor?

Com toda essa mudança no nosso comportamento em virtude da pandemia acaba trazendo sim muitos medos.
Medo de perder o emprego, o dinheiro, as contas, a família, enfim, são muitos motivos para apresentar alguma disfunção emocional.
Mas não fique tentando achar um rótulo para tudo isso, ta certo?
Procure ajuda!
É bem possível, por isso é importante uma consulta com psiquiatra e psicólogo, boa sorte.
Olá! Sugiro que você procure um profissional da saúde mental para analisar o seu caso de maneira individual e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.
Não é possível saber somente através dessa pergunta. Independentemente de ser um transtorno ou não, psicoterapia vai te ajudar a trabalhar suas emoções e pensamentos. Abraço.