Tenho uma dificuldade enorme de respirar fundo e bocejar, isso pode está ligado a ataques de ansieda

33 respostas
Tenho uma dificuldade enorme de respirar fundo e bocejar, isso pode está ligado a ataques de ansiedade?
Olá! Caso você tenha dúvida se tem ou teve ataques de ansiedade, você não teve! rs Porém, sua dúvida sugere que você pode estar tendo ansiedade demais! Importante investigar clinicamente, com um bom exame médico para descartar qualquer problema clínico inicialmente. :)

Você não informou se já teve algum ataque de ansiedade, vou partir do princípio que já teve e conhece os sintomas desse tipo de ocorrência.
A dificuldade pode estar ligada sim, pois, durante um ataque, sua respiração fica muito mais curta, e uma respiração mais prolongada pode ser um sinal de sufocamento, uma percepção em um ataque de ansiedade.
Porém, para uma melhor avaliação, aconselho buscar um acompanhamento psicológico, que irá diagnosticar melhor e lhe passar alguns exercícios para uma reestruturação dessa situação.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 150
A respiração precisa ser aprendida, uma fonoaudióloga poderia te ajudar a aprender a respirar, é importante saber modular a respiração para que nosso cérebro e organismo se beneficiam como todo. Em seguida a depender do caso pode procurar um psicologo/a para que possam te ajudar a controlar tua ansiedade se é de origem emocional. Bom caminho!
Seria importante fazer uma avaliação com um fonoaudiólogo e paralelamente fazer uma psicoterapia com o intuito de trabalhar as questões geradoras de ansiedade.
Boa sorte.
Olá. O bocejo e a falta de respiração profunda tem uma relação direta com a desregulação da ansiedade sim. e por que bocejamos? Bocejamos quando vemos alguém bocejar (neurônios espelho) e quando precisamos de uma respiração profunda para oxigenar o cérebro, como resposta para despertar o corpo. A relação está no fato que em um ataque de ansiedade sua respiração fica curta (hiperventila), desse modo não consegue respirar profundamente. seria importante fazer uma avaliação descartando qualquer condição médica e procurar uma Terapeuta Cognitivo Comportamental pra treino de respiração e tratamento da ansiedade. Ganhará qualidade de vida pelo auto-conhecimento, aprenderá a respirar corretamente e a se regular emocionalmente. Desejo que fique bem.
Boa tarde! Antes de qualquer coisa, o ideal seria você ir em um médico especialista para saber se esse problema pode ser provocado por alguma desordem biológica. Pelos sintomas que você descreveu, pode sim ser ansiedade. Caso seu médico descarte qualquer problema físico, seria interessante você procurar a ajuda de um psicologo.
Fique bem.

Att,
Mauricio Cardoso
Olá! Com base no seu relato, aparentemente pode haver alguma disfunção no seu aparelho respiratório. Descartada essa hipótese, recomendo que você busque psicóloga/o para verificar o seu quadro emocional. Desejo melhoras e fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Olá, boa tarde. Muitas causas podem gerar esse desconforto que você descreve. Primeiramente tente começar a fazer caminhadas, ioga ou pilates, muito irá lhe ajudar, e também rpocure um psicólogo. Você irá se sentir melhor. Abraços.
Se voce tem duvidas sobre ter ou nao ansiedade, é sinal que algo nao anda bem! Além de consultar um clinico geral para esclarecimentos sobre seu corpo físico, sugiro procurar um psicanalista para falar sobre essas aflições.
Sim, mas também pode ser devido alguma condição clínica. Se você sofre de ansiedade, indico buscar um psicólogo que tenha como abordagem a terapia cognitiva-comportamental, que é muito indicada e efetiva para o tratamento de transtornos de ansiedade.
Olá...
Os sintomas descritos pode ser ansiedade, como também pode não ser. Existe quadros clínicos que aponta também esses sintomas, por isso, o ideal é buscar um médico para avaliar o seu quadro.
Descartando as possibilidades clínicas, pode ser um quadro de ansiedade, que também precisa ser avaliado pelo profissional.
Procure um médico e psicólogo para os cuidados necessários.
Abraços!

Pode ser, como pode ser várias outras coisas. Procure um clínico geral, e veja se os sintomas são ou não psicossomáticos.
Boa noite! Apesar dos sintomas poderem ser associados a ansiedade, apenas após uma avaliação com especialistas se poderá chegar à uma conclusão. Sugiro que visite, paralelamente ao psicólogo, um pneumologista para descartar qualquer problema respiratório. Boa sorte!
De acordo com o relato, pode ser que haja alguma disfunção no seu aparelho respiratório, porém, o mais indicado é o exame médico para descartar e/ou tratar possíveis problemas clínicos iniciais e fazer acompanhamento psicológico em caso de ansiedade.
Sugiro primeiro um bom exame clínico quanto a respiração. Após sugiro uma psicoterapia com psicólogo que poderá avaliar as questões da ansiedade, bocejo etc.
Bom dia, esse sintoma pode sim estar associado a ansiedade. Para que você possa ter certeza do que está realmente acontecendo com você, sugiro que procure uma avaliação com um psicólogo ou um pneumologista. Para que, assim, possa ter um diagnóstico preciso.
Busque um clínico geral para fazer uma análise holística da sua situação.
Olá! Geralmente quem vivenciou crise ansiosa, não tem dúvidas. Porém os sintomas relatados são típicos das alterações fisiológicas provenientes de altos níveis de ansiedade. Precisam de atenção e olhar especializado (psicologia e psiquiatria). Cuide-se :)
Boa tarde!
Esses sintomas podem estar relacionados com ansiedade, observe quando e como você está se sentindo quando isso acontece. Tem uma frequência? Consegue relacionar com outros fatos ocorridos? Sente dor? Mas para se ter o diagnóstico é necessário ajuda profissional. Um bom clinico geral vai descartar problemas pulmonares e o Psicologo
(a) vai te dar condições de compreender e modificar a situação. Cuide-se!
Olá. Pode ser que sim, pode ser que não. Se tem dúvidas sobre o que é ansiedade procure um psicólogo para te explicar e fazer uma avaliação. Atenciosamente
Em psicoterapia a gente busca isso . Marque com um profissional .
De acordo com os sintomas clássicos.. não tem a ver. Procure um médico.
Olá, boa noite! Acredito que não, mas deve ser avaliado cada caso com um especialista. Espero ter te ajudado!
Só marcando uma consulta para voce falar sobre isso!
Olá! Esses sintomas podem está presentes nos quadros ansiosos. Primeiramente, sugiro que procure um médico para descartar qualquer problema físico. Sendo descartado, procure um Psicólogo para te auxiliar nessas dificuldades, para trabalhar seus conflitos internos que te causam ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Fica posto meu convite! Abraço!
Pelos sintomas não dá para ter certeza, mas pode estar ligado a ansiedade sim. O ideal seria marcar consulta com um clínico geral e depois com um psicólogo para lhe auxiliar no tratamento ideal.
Um abraço!
Olá! Para saber é necessário uma avaliação clínica. Um abraço!
Faça em princípio, junto ao médico, uma investigação clínica. Descartadas todas as hipóteses daí procure um Psicólogo
Boa noite, tanto o Médico quanto o Psicólogo podem lhe ajudar a entender melhor esses sintomas que descreve, sugiro que busque algum desses profissionais a fim de tirar essas dúvidas
Ola! É recomendável que você faça uma consulta com médico psiquiatra ou psicólogo para uma avaliação mais profunda e precisa a respeito da ansiedade. Um abraço.
Olá, tudo bem?

Pessoas que têm ansiedade recorrentemente costumam apresentar uma série de dificuldades na respiração profunda, já que a ansiedade pode causar uma desregulação nos níveis de gás carbônico e oxigênio que entram e saem do organismo por meio do processo de respiração. É importante, então, para que haja uma melhora nessa questão de respiração, realizar técnicas respiratórias, com inspiração profunda e controlada. Aos poucos, sua respiração irá melhorar. Mas além disso, é importante tratar de uma possível ansiedade que esteja causando essas dificuldades. Procure um profissional da saúde mental, como psicólogo, que poderá te auxiliar nessa questão.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
OLa! como vai voce?
Seria interessante voce consultar um médico sbre esses teus sintomas. Descartado problemas físico aconselho vc buscar ajuda profissional com psicologo que vc se idetifique e sinta segurnaça. Aabraço
Pode estar, mas não são sintomas ou sinais clássicos, é preciso investigar com mais profundidade.