Teste Palográfico de personalidade

105 respostas
No teste palografico tem algum problema aperta o lapis ?
Boa noite.
O teste é avaliado pelos palos em questão, tamanho, direção, quantidade, se ao apertar o lápis e mesmo assim conseguir manter os palos não tem como o psicólogo(a) avaliar um problema, até pq a mão no decorrer do teste fica cansada e a pessoa dente apertar o lápis para mantê-lo na posição.

Espero ter ajudado.

No teste palográfico, são avaliados diversos aspectos da personalidade a partir de vários fatores. Não se preocupe com este detalhe. O quanto mais à vontade você estiver e seguir as orientações do teste, melhor.
Atenciosamente,
O teste palográfico é muito rico, pode analisar muitas coisas, de acordo com o fim de sua aplicação. Desta forma, devido a sua ampla aplicação e variáveis é difícil saber se apertar o lápis teria influência no resultado.
Em minha interpretação do teste, não existe certo ou errado, embora seja utilizado para avaliar se o candidato é apto para uma determinada função por exemplo. Sempre oriento que as pessoas se sintam a vontade, o teste é apenas uma representação de algo que pode vir estar acontecendo. O traçado mais firme pode indicar vigor ao realizar suas atividades, espero ter ajudado.
Olá! É proibido aos psicólogos passar qualquer tipo de informação prévia sobre os instrumentos de avaliação psicológica.
Não tem certo nem errado na forma de executar. O teste avalia de forma quantitativa e qualitativa. Então o traço calcando o lápis vai ser lido como uma das tuas características, que pode ser positiva para determinados perfis e/ou negativa para outros.
Espero ter contribuído.
Abraço!
Olá. Faça o teste com a mesma pressão que você escreve normalmente. Siga as orientações que lhe for dada.

Att,
Por se tratar de um de um teste projetivo, não ha um jeito certo ou errado de fazer. O importante é faze-lo da forma mais confortável possível.
Como assim apertar o lápis? Sua dúvida não ficou clara.
No teste palográfico, você deve seguir as instruções do aplicador e ser você, essas informações são confidenciais dos profissionais capacitados à aplicação deste teste. Não queira pegar dicas de como fazer assim ou assado, porque o teste é de personalidade e isso não dá para burlar. Seja sempre você quando estiver fazendo testes psicológicos.
Os testes são aplicados com objetivo de avaliar algumas áreas da personalidade do sujeito, dependendo da área preterida algumas caracteriaticas podem ser desejadas.
Att.
Eduardo
olá Bom dia, por se tratar de um teste que avalia aspectos da personalidade, são utilizados vários critérios nesta análise, a pressão e tantos outros englobam características da mesma, por isto verificar isoladamente somente a pressão do traço, não se torna possível inferir sobre tais aspectos.
Olá, Tudo bem? Como profissional de comportamento ético não podemos ensinar o teste psicológico, pois é um instrumento privativo do psicólogo. Mas, saiba que todos os traçados e comportamentos são avaliados num conjunto, juntamente com as entrevistas e outras técnicas psicológicas. Numa testagem, não existe o certo ou errado, "problema" ou "não problema" mas uma avaliação de um todo das características do indivíduo. Espero ter ajudado! Grande abraço!
Bom dia!
Em relação ão teste , não posso dar dicas, pois estaria interferindo no trabalho de um (a)colega.
Olá, o teste palográfico é um teste de personalidade, a força que você coloca é um critério de avaliação da sua personalidade.
Não há problemas apertar o lápis.
O ideal é q vc segure o lapis de forma natural. Da msm forma q vc escreve!
Ao fazer qualquer teste psicológico você necessita prestar atenção às orientações do aplicador somente, tenha atenção e escute.
Digamos que a força aplicada ao lápis promoverá uma resposta específica. Não se trata de ser problema ou não, mas uma questão de identificar seu estado mental no momento da avaliação e supostos traços de personalidade.
Olá, o teste palografico é uma excelente ferramenta de avaliação psicológica, seus resultados te ajudarão a uma melhor compreensão de si mesmo, então não se preocupe o que isso ou aquilo pode significar ou se está certo ou errado. Não existe certo ou errado, faça o teste de maneira mais natural e genuína possível. Abraços!
O teste paligrafico mostrará seu perfil profissional, seu desempenho pessoal e profissional. Portanto não há certo ou errado, somente perfis esperados ou não para determinadas funções...
Problema não tem. Contudo, a forma como você utiliza o lápis diz muito sobre sua personalidade. Nesse caso, apertar o lápis pode indicar ansiedade e/ou impulsividade. Assim como pode indicar muita energia e vitalidade. Por isso que o teste avalia o conjunto de características do seu traço, e não um item apenas. Analisá-lo isoladamente não é o ideal.
O teste palográfico é um teste de personalidade. Ele é muito usado por nos permitir a identificação de traços como níveis de extroversão, equilíbrio emocional, insegurança, entre outras características dos candidatos. Por isso, não existe certo ou errado. A forma como você usa o lápis e desenha os palos, irá apresentar a sua personalidade. Se você fez este teste numa entrevista de emprego, aguarde a resposta do RH. Se for selecionado, parabéns e aproveite a oportunidade, se não for, saiba que assim como você pode não ser o perfil que a empresa procura, a empresa também pode não ser o local mais adequado para você.
As testagens tem avaliações específicas. Tudo é levado em consideração na avaliação psicológica. Grato!
Olá!
O Teste Palográfico avalia a personalidade através do comportamento expressivo.Geralmente, esse teste é mais utilizado em processos de seleção de pessoal, pois os "palos" que são os traços que o candidato faz no espaço designado para o mesmo pode indicar traços de agressividade, impulsividade, por exemplo. Esse instrumento avalia os aspectos concernentes à forma que se risca (os palos), pressão dada nos palos e quantidade dos mesmos.
Olá eu não posso passar essa informação a vocês, sinto muito, pois faz parte da avaliação do teste. Gratidão pela pergunta
Se você se refere a pressão da escrita no papel, esta é uma das características que vai ser avaliada no seu teste. No palográfico não existe certo ou errado, as características são avaliadas para formar um perfil.
O teste paleografico é uma ferramenta utilizada para auxiliar o trabalho do psicólogo sobre a personalidade de quem está sendo avaliado.
Então qualquer expressão apresentada durante o teste tem uma característica de sua personalidade.
O teste é realizado normalmente para considerar contratação para cargos de trabalho.
Muitas pessoas tem medo dos testes. O q é importante saber q os testes não dizem q vc é uma boa ou uma má pessoa, ele ajuda saber se vc é hapta ou tem características específicas para um setor de trabalho ou uma área de convívio.
Então não tenha medo dos testes, mas se por algum motivo vc ainda fique com dúvidas, todas as vezes q vc passar por esse procedimento, vc pode conversar com a pessoa q está aplicando o teste e pedir o resultado.
O teste Palográfico é um teste de personalidade, por essa razão você deve se preocupar apenas e seguir as orientações do aplicador e executar da melhor forma possível . A avaliação quanto a pressão do lápis faz parte da estrutura da sua personalidade e tentar mudar só para agradar no teste, pode ser desastroso, pois atrapalha no resultado real da avaliação.
O teste palográfico, assim com todos os testes psicológicos não é avaliado em apenas aspecto. Sendo assim, o avaliador olha como um todo para tirar conclusões ou fazer inferencias.

Olá!
Para o Teste Palográfico, assim como outros Testes de Personalidade, não existe um jeito certo/errado, bom/ruim, de realizar, assim como não há uma forma certa ou errada de se SER.
Eles são instrumentos científicos que buscam justamente elucidar aquilo que, muitas vezes, não está claro para a própria pessoa sobre sua forma de ser no mundo, daí sua importância e uso.
Quando, em alguma avaliação, você for convidado(a) a realizar um teste, siga as Instruções Padronizadas e execute da forma como habitualmente faria.
Tome cuidado com dicas e macetes encontrados na Internet referentes a esse tipo de instrumento. A divulgação sobre testes Psicológicos é ilegal, e o seu uso (aplicação e correção) é Exclusivo do Psicólogo.
No teste palagrofico sao varios itens que são analisados nao somente a pressao do lapis no papel
Não é ético dizer detalhes do teste. Procure fazê-lo da melhor forma possível, só seu jeito mais natural . Beba água, se alimente e descanse antes da avaliação.
Apertar o lápis vai dar ao avaliador uma informação de traços de sua personalidade no momento da avaliação. E está informação pode ser um dado negativo dependendo do objetivo desta avaliação psicológica.
Qual o objetivo? Um psicossocial para cumprimento de NR? CNH? Vaga de emprego? Conforme o objetivo da avaliação está informação tem maior ou menor possibilidade de aptidão.
Olá
Não entendi o que quis dizer com "apertar o lápis". Poderia ser mais claro?
Obrigado
Este teste é baseado nos princípios da grafologia tanto o apertar quanto traços leves serão analisados para compor o objetivo do teste seja o mais natural possível.
O teste paloráfico é um instrumento restrito ao psicólogo e tem a avaliação realizada por diversas características nos palos. Infelizmente não é permitido orientar como pode ser feito, já que não existe certo e errado.
O apertar o lápis pode vir a comprometer o traçado, mas denota uma certa intranquilidade... mas pode ser o momento de ser avaliada... tente relaxar um pouco...
Esta resposta corresponde à analise psicológica, mas pode ser um traço da sua personalidade.
Boa tarde! Sim não seria adequado apertar o lápis... indicaria nervosismo, esse exame é bem sensível e vc para ter êxito precisa estar calmo..!
Tudo depende da avaliação feita pelo psicólogo e qual objetivo da aplicação dos teste.
Olá.Boa tarde. Faça o Palográfico e receba do profissional o resultado por escrito.
Compreendo que exista duas maneiras de entender esse apertar o lápis, uma é apertar entre os dedos enquanto escreve, dessa maneira gera uma tensão muscular que cansa a mão durante a execução do teste. Pode também ser apertar contra o papel, nesse caso o traço sai mais fundo ou grosso. Seja qual for a postura, pode comparecer ou influenciar no resultado do teste, importante é que seja autentica ao executa-lo.
Claro que não. Cada um tem uma pressão ao escrever/desenhar...isto não implica nos resultados, desde que a pressão não seja pelo fator nervosismo..,
Olá!
No teste paleográfico diversos aspectos são analisados. Não é eticamente correto passar o que se deve fazer ou não em testes psicológicos. Infelizmente, não poderia te ajudar.
É importante saber que não existem respostas certas ou erradas. O objetivo do teste é gerar informações sobre características individuais. Portanto, o perfil ideal é indicado pelas características da empresa e da função que o colaborador vai assumir.
Olá, para ser precisa e poder afirmar algo, só mesmo com o teste em mãos. Mas de modo geral, o traço "apertando" o lápis na folha, pode indicar um sinal de agressividade.
Sim, a pressão utilizada no lápis para a realização do teste palográfico, faz toda a diferença no laudo do teste.
Não existe certo ou errado quanto a pressão aplicada ao lápis no teste palografico. Um dos aspectos a ser avaliado que está relacionado a características da sua personalidade, é justamente a força que se imprime no lápis.
Olá!

O teste palografico tem muitos indicadores, um deles é o traçado. Sendo mensurado pra personalidade, este único aspecto (traçado) não significa muita coisa, em geral, mas sim o conjunto destes. Se concentre, respire e faça seu teste. Se reconheça nas sua linhas.
Bom momento pra você!

Abraços,
Lívia Marinho
????✨
Como assim? Vc quer dizer escrever com muita força, é isso?
O teste palografico é um teste de personalidade e o tipo de traçado é que vai dizer quem é vc, ou seja, não tem como manipular a avaliação. Apertar o lápis faz parte de como vc é, isso não tem significado positivo e nem negativo. Entendeu?
O teste palografico é um teste de personalidade, o força do traçado será avaliado, mas isso não é um "problema"", apenas um aspecto entre tantos outros que serão analisados pelo psicólogo tendo em vista o objetivo da avaliação. Ao fazer uma avaliação psicológica não preocupe com esse tipo de detalhe, apenas foque em mostrar o melhor que você pode fazer ! Um abraço
A intensidade do seu traço ja vai estar dando dados ao aplicador sobre você.
Olá! Para realizar um bom teste ( Palográfico ou qualquer outro), o importante é que esteja tranquilo e descansado e siga todas as orientações dadas pelo Psicólogo no momento da aplicação. Abraço.
Se o lápis alterar a sua escrita, isso vai ficar evidente na correção. Talvez você necessite refazer a prova ou manter-se calmo para que o teste seja feito com total precisão. Você estará sendo avaliado a partir desse quesito.
Ao realizar o teste palográfico, o psicólogo deve passar as instruções conforme orientações do manual do teste, e usar linguagem adequada para o perfeito entendimento para que o testando compreenda e não fique com dúvidas. Não há restrições e nem instruções sobre a pressão do lápis, apenas tanto uma quanto outra são passíveis de interpretação.
Olá, no teste Palográfico assim como em quase todos os testes projetivos todas as expressões são avaliadas, não existe certo e errado, cada expressão tem um significado que é avaliado pela (o) psicóloga (o) e junto com outros dados ajudarão o profissional a traçar o perfil do avaliado. Se a pressão que você usa lhe chama a atenção é importante que você observe como está se sentindo no momento, ansioso, irritado, preocupado... e tente analisar porque está se sentindo assim. Se a emoção for incômoda tente conversar com a psicóloga que está te avaliando ou busque ajuda com outra psicóloga. Espero ter ajudado!
Não, você deve riscar os palos o mais rápido e o mais parecido possível com o modelo descrito no início da folha de teste, é dessa forma que será analisada a sua personalidade.
Não tem problema
Não é necessário..
Trata-se de um teste que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo. Sua aplicação é muito simples e rápida. A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos traços realizados.
A forma de utilização do lápis é uma particularidade de cada avaliado.

Abraços
Não quer dizer um problema porque não existe certo ou errado. É só seguir as orientações dadas antes de realizar o teste.
Não é considerado um aspecto isolado no teste mas o desempenho geral.

Não sei o contexto que você fez o palográfico mas o resultado também não é considerado isoladamente. Possivelmente houve alguma entrevista ou outra atividade. Considera-se o conjunto dessas informações para concluir algo.
É antiético responder essa pergunta, pois expõe o teste.
Olá, você pode fazer o teste de forma que achar mais confortável. O profissional fará a correção analisando vários pontos. Espero ter ajudado. Abraços Aline Zuchetto Stein
Como todo teste o sigilo é básico! ????
O teste palográfico avalia várias características pessoais do indivíduo dando ao avaliador uma percepção geral sobre o avaliado. Seu método avalia a forma como se realiza os "Palos" para perceber essas características. A forma de como se segura o lápis, força, inclinacao, pressão, etc influenciam no resultado da produção dos Palos, entretanto isto não deve ser visto como um problema mas sim como a expressão de uma característica da pessoa, que será percebida pelo avaliador e será instrumento de sua avaliação. O teste não é um fim, mas um meio para entender melhor a pessoa que o faz. Não tenha medo de fazer o teste, ele só mostrará um pouco mais sobre você.
Olá,
Todo teste psicológico é considerado não o certo ou errado, aprovado ou reprovado. O candidato ao teste deve ser mais autêntico possível e sua única preocupação deve ser responder com clareza ao comando, orientações do psicólogo. Em caso de dúvidas às orientações, pedir ao psicólogo que esclareça e assim fazer o teste com leveza, sem se preocupar com o certo ou errado. Porque no final de tudo, vai estar implícito ou muitas vezes explícito, a sua personalidade e comportamento diante das mais diversas situações. Esse é o objetivo do teste. Tentar "mascara-lo" não será bom pra você e nem para o responsável que solicitou o teste.
O palográfico é um teste de personalidade. Você fazer, ou não, alguma coisa nele irá apenas nos falar sobre a sua personalidade, então não há problema algum você apertar o lapis. Mas só por caráter de curiosidade, dependendo da intensidade do lapis na folha, pode denotar agressividade se aparecer outros indícios no teste, pois com apenas um indício (no caso a pressão do lapis) não se pode dar diagnóstico. Seria preciso que aparecessem outros indícios presentes no teste. Isoladamente não quer dizer muita coisa.
Olá, bom dia!!! Não existe problema algum, o profissional que for aplicar junto a ti, deve esclarecer tudo antes do início da aplicação. Sempre que for executar e contribuir com um profissional através de testes busque tirar todas dúvidas e no caso deste, espero ter ajudado. Coordialmente:Donizete.
Bom dia.
Vários itens são avaliados no teste Palográfico, inclusive a pressão do lápis. Mas não se preocupe, toda a avaliação tem por objetivo conhecer melhor o participante. O que importa é ser verdadeiro para não prejudicar a avaliação.
Abraços.
Olá...todos os testes psicológicos tem como objetivo avaliar diversos aspectos de personalidade e comportamento. O importante é vc ser espontâneo. Mostre o que é. Tentar mascarar qualquer comportamento não ajudará o processo de análise e nem mesmo você. Seja feliz e seja você. Cuide-se.
Todos os testes quando executados sugerem que o respondente se comporte de forma mais natural possivel. Quanto mais vc age com naturalidade, sendo vc mesmo, mais fidedigno será o seu resultado.
Se é a maneira natural como você segura o lápis para escrever, não tem problema.
O teste palografico é um estudo de diferentes fatores relacionados a grafia do candidato, dentre eles a forma e a espessura do traço. Elementos como intensidade na forma como o traço é feito também são analisados. Mas isso tudo faz parte de um conjunto de itens que serão considerados na análise. O profissional especializado irá considerar cada elemento. Abraços e boa sorte.
De acordo com o código de ética do Psicólogo, não se pode informar sobre o uso e manejo dos testes psicológicos.
Tanto o teste palográfico como qualquer outro teste psicológico o correto é que o faça naturalmente, sem a tentativa de descobrir formas de alterar o teste a seu favor em qualquer situação que seja.
Os testes psicológicos são resultados de muitos estudos assim não há como saber formas para que o teste dê um resultado favorável, pois nessa tentativa corre o risco de que tenha um resultado desfavorável, ou seja inferior as habilidades reais da pessoa.
É natural a insegurança em relação aos testes psicológicos principalmente quando esses são usados em recrutamento para empregos, mas o melhor é não tentar conhecer e desvendar o teste e sim fazê-lo de forma natural como orientado no momento da aplicação, para que ele mostre suas habilidades de forma correta.
No palografico apertar o lápis ou não apertar, não garante um bom ou mal resultado, já que a avaliação leva em consideração uma grande variedades de formas ou intensidade dos riscos feitos.
espero ter ajudado estou à disposição para outras dúvidas.
Apertar o lápis no teste palográfico não é um problema. Mas a pressão que você coloca no lápis enquanto escreve revela algo sobre o seu perfil. Minha dica é não se preocupar com isso e ser o mais espontâneo possível para que o teste se aproxime ao máximo de quem você é.
Olá! Todas as características do seu traço, no palográfico, são analisadas e relacionadas a algum aspecto de personalidade: se é muito fraco, muito forte, muito preciso, pouco preciso, se no final de cada risco ficam ganchos, etc. É um teste bastante usado exatamente por não ser tão intuitiva a interpretação de cada característica, de modo que o candidato não tem tanto controle sobre isso.

Minha dica para você é: faça da forma mais natural possível, não se esforce por imprimir no seu traço uma coisa ou outra. Se você achar injusto o resultado final da sua avaliação psicológica, peça esclarecimentos ou uma nova! O palográfico nunca pode ser utilizado sem outros testes e entrevistas que proporcionem informações confiáveis sobre você.
Olá! O teste palográfico serve para avaliar o perfil de personalidade e, medir preferencialmente o comportamento expressivo do individuo. Sugiro que ao realizar este tipo de avaliação seja o mais natural possível, não se preocupe com estes detalhes nos traços, se fortes ou fracos, seja você!
Não há problema em apertar o lápis, o importante é seguir as recomendações do aplicador.
Boa noite
No teste palografico, o correto é você fazer o mais natural possível como se estivesse escrevendo, sem apertar o lápis.
Como orientado no momento da aplicação
Acredito que o paciente não deve se preocupar com essa questão, pois o profissional psicólogo q deve fazer avaliação adequada.Cabe o paciente executar sem influências adicionais.
Faça com a tranquilidade que for possível, pois a finalidade é o resultado do teste ser uma das ferramentas que vai contribuir com o profissional que está lhe atendendo á verificar as suas potencialidades e dificuldades.
A ideia deste e de qualquer outro teste, é ser uma ferramenta a mais para algum tipo de avaliação ou acompanhamento.
A pressão no lápis ao realizar a tarefa é apenas uma das características a serem avaliadas. Entretanto, concordo com os colegas no sentido de procurar sempre ser o mais espontâneo na realização do teste e procurar se concentrar nele e não no que acredita estar sendo avaliado.
Att, Caroline (psicóloga/RJ)
Há em todos os testes psicológicos uma mensuração riquíssima de conteúdos a serem analisados. A pressão da linha no papel pode não ser relevante diante de outras percepções ou confirmações. O melhor é não se preocupar com os requisitos do resultado é sim mostrar se autêntico e confiante em qualquer situação.
Olá, boa tarde, como está? Respondendo a sua pergunta, o fato de você apertar o lápis é um mecanismo que também é avaliado no teste, ao invés de ficar se preocupando com essa questão, acredito que é mais viável se atentar nas regras do orientador e/ou profissional
Depende muito dos critérios de avaliação do avaliador esse sinal.
Olá. Apertar o lápis não é necessariamente um problema. O ideal é que você tente seguir as instruções que forem lhe dadas pelo psicólogo aplicador e tentar seguir o modelo que já vem impresso no papel. Claro que fazer um pouco diferente do modelo impresso é natural, pois você não é uma maquininha de impressão, então não se preocupe com certo ou errado e tente manter a tranquilidade durante a execução da atividade. Espero ter ajudado :)
O teste palográfico é um teste bem completo, porém não é um teste onde exista certo ou errado.
Por ser um teste de personalidade, ele mostra como a pessoa é em sua essência. Obviamente que nenhum teste psicológico deve ser avaliado de forma isolada. O psicólogo deverá fazer o seu uso da forma mais adequada possível, porém nunca como única fonte de informação.
Espero ter ajudado '_'
Interessante é tentar entender a insegurança que permeia a sua pergunta. O teste projetivo palográfico é uma ferramenta utilizada para fazer uma espécie de "cara-crachá" entre sua personalidade e ao objetivo para o qual ele se destina: uma nova vaga de emprego, uma avaliação para tirar a CNH, etc. Em resumo, não há problema nenhum. Só há a oportunidade de explorar suas potencialidades e para isso há diversas técnicas e muitos profissionais qualificados! ;-)
Olá
Não podemos falar sobre especificidades do teste. O resultado sera apresentado com base na avaliação geral e o psicólogo irá te dar o que chamamos de devolutiva, onde você pedir maiores explicações.
O teste é para avaliar a personalidade, cada profissional tem um critério de avaliação, quando você se preocupa com essas questões e tenta fazer algo para seu teste sair perfeito ele pode ser alterado ou invalidado. Não se preocupe, um teste somente não serve de base para um diagnóstico existem outros critérios que o profissional leva em consideração.
No teste, o ideal é que você se concentre na tarefa solicitada e não em como realizá-la, assim sendo não se preocupe com esse detalhe, escute as instruções e faça da maneira mais confortável.

At.te
Não há resposta correta ou incorreta, existe a sua resposta, e de acordo com ela é possível identificar alguns traços de sua personalidade.
Toda instrução no momento da realização do teste deve ser dada pelo profissional da Psicologia (apenas por este profissional) e qualquer situação que ocorra com você não deva se preocupar, seja você, a avaliação tem muitos conteúdos de análise. O importante é que tenha iniciado o teste sentindo-se à vontade, sem vontades fisiológicas ou chegada rápida da rua e já indo pro teste, por exemplo.
O ideal é vc fazer o teste sem se preocupar com um jeito ou outro a fazer assim o teste será mais tranquilo e as informações que ele precisa será mais assertiva, basta você seguir as orientações dadas pelo psicólogo que esta aplicando que tudo dará certo...além de ser proibido dar dicas de como fazer pois poderá invalidar o resultado. boa sorte! :)
Siga a orientação que é dada pelo psicólogo antes do início do teste. A forma que você pega no lápis é irrelevante para o resultado. Boa sorte!
Olá, tudo bem?
Não há certo ou errado quando estamos falando de testes projetivos e/ou expressivos. Tudo o que não puder ser feito na execução de um teste será dito pelo profissional antes do início da sua realização.
Olá.O teste palográfico é um teste para avaliar traços de personalidade, sendo assim não há nenhum problema ou certo ou errado na forma de fazê-lo, apenas vai mostrar traços da sua personalidade. Abraço
Ola, não existe certo ou errado. Certifique-se de seguir as orientações dadas pelo profissional aplicador antes do teste. Um abraço e boa sorte no teste.
Olá. O teste psicológico é um pouco diferente de um exame ou prova que existe um certo ou errado, o teste palografico tem objetivo de avaliar personalidade, não tem um certo ou errado. Desta forma é um conjunto de coisas que será levado em consideração.
Olá, respondendo sua pergunta de forma simples e objetiva: Caso você realize qualquer teste psicológico, dentro de um procedimento de avalição, como por exemplo, o psicotécnico, fique atento apenas e exclusivamente as orientações dadas pelo psicólogo(a) aplicador do teste, simples assim! No caso de permanecer com dúvidas, isso pode significar que o aplicador não foi claro com as orientações de base, portanto, não tenha vergonha e pergunte diretamente a ele para que você possa fazer o teste com o mínimo de segurança. Gostaria de fazer uma última observação pertinente: Qualquer resposta dada aqui sobre o funcionamento e detalhes teóricos, técnicos e metodológicos desse teste, ou de qualquer outro, pode ser prejudicial ao seu desempenho quando for realizar os testes. Por isso mesmo que o mais importante a fazer quando estiver sendo avaliado, é certificar-se de que entendeu corretamente as instruções de base fornecidas pelo aplicador. Espero ter ajudado.
Olá, espero poder contribuir para algum esclarecimento sobre sua pergunta.

No teste palográfico, e em qualquer processo de testagem é fundamental prestar atenção nas orientações do profissional que está conduzindo a avaliação. Se, mesmo depois das orientações ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para perguntar ao avaliador.

Responder mais especificamente e de forma mais detalhada à sua pergunta poderia prejudicar a dinâmica pela qual o teste foi concebido.
No teste palográfico são avaliadas muitas questões importantes sobre o perfil psicológico da pessoa. Tanto apertar o lápis, ou a pressão dos traços... tudo faz parte do processo. Não há o certo ou errado. Depende do perfil que se busca identificar.
Olá! Entendo que às vezes, durante o teste palográfico, você pode se sentir um pouco ansioso ou inseguro sobre como segurar o lápis. Quero tranquilizá-lo de que não há problema em apertar o lápis durante o teste. Cada pessoa tem sua própria maneira única de segurar e utilizar um lápis, e isso é completamente normal. O teste palográfico é mais sobre a interpretação dos traços e movimentos que você faz, em vez de como você segura o lápis. Portanto, sinta-se à vontade para segurar o lápis da maneira que se sentir mais confortável e concentre-se em expressar seus pensamentos e sentimentos da melhor forma possível.