Teste Palográfico de personalidade

118 respostas
No teste palografico tem algum problema aperta o lapis ?
 Laissa Sobrinho
Psicólogo
Caxias Do Sul
Boa noite.
O teste é avaliado pelos palos em questão, tamanho, direção, quantidade, se ao apertar o lápis e mesmo assim conseguir manter os palos não tem como o psicólogo(a) avaliar um problema, até pq a mão no decorrer do teste fica cansada e a pessoa dente apertar o lápis para mantê-lo na posição.

Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No teste palográfico, são avaliados diversos aspectos da personalidade a partir de vários fatores. Não se preocupe com este detalhe. O quanto mais à vontade você estiver e seguir as orientações do teste, melhor.
Atenciosamente,
 Carina Lucion
Psicanalista, Psicólogo
Sarandi
O teste palográfico é muito rico, pode analisar muitas coisas, de acordo com o fim de sua aplicação. Desta forma, devido a sua ampla aplicação e variáveis é difícil saber se apertar o lápis teria influência no resultado.
 Vanessa Sander
Psicólogo
Joinville
Em minha interpretação do teste, não existe certo ou errado, embora seja utilizado para avaliar se o candidato é apto para uma determinada função por exemplo. Sempre oriento que as pessoas se sintam a vontade, o teste é apenas uma representação de algo que pode vir estar acontecendo. O traçado mais firme pode indicar vigor ao realizar suas atividades, espero ter ajudado.
Dr. Guilherme Schezzi Botelho
Psicólogo
Ribeirão Preto
Olá! É proibido aos psicólogos passar qualquer tipo de informação prévia sobre os instrumentos de avaliação psicológica.
Não tem certo nem errado na forma de executar. O teste avalia de forma quantitativa e qualitativa. Então o traço calcando o lápis vai ser lido como uma das tuas características, que pode ser positiva para determinados perfis e/ou negativa para outros.
Espero ter contribuído.
Abraço!
Olá. Faça o teste com a mesma pressão que você escreve normalmente. Siga as orientações que lhe for dada.

Att,
 Mauro Capelli
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Por se tratar de um de um teste projetivo, não ha um jeito certo ou errado de fazer. O importante é faze-lo da forma mais confortável possível.
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Como assim apertar o lápis? Sua dúvida não ficou clara.
 Kelly Cristina Garcia
Psicólogo
Jundiaí
No teste palográfico, você deve seguir as instruções do aplicador e ser você, essas informações são confidenciais dos profissionais capacitados à aplicação deste teste. Não queira pegar dicas de como fazer assim ou assado, porque o teste é de personalidade e isso não dá para burlar. Seja sempre você quando estiver fazendo testes psicológicos.
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Os testes são aplicados com objetivo de avaliar algumas áreas da personalidade do sujeito, dependendo da área preterida algumas caracteriaticas podem ser desejadas.
Att.
Eduardo
 Fabiano De Souza Botelho
Psicólogo
Campinas
olá Bom dia, por se tratar de um teste que avalia aspectos da personalidade, são utilizados vários critérios nesta análise, a pressão e tantos outros englobam características da mesma, por isto verificar isoladamente somente a pressão do traço, não se torna possível inferir sobre tais aspectos.
 Emmanuela Loiola
Psicólogo
Salvador
Olá, Tudo bem? Como profissional de comportamento ético não podemos ensinar o teste psicológico, pois é um instrumento privativo do psicólogo. Mas, saiba que todos os traçados e comportamentos são avaliados num conjunto, juntamente com as entrevistas e outras técnicas psicológicas. Numa testagem, não existe o certo ou errado, "problema" ou "não problema" mas uma avaliação de um todo das características do indivíduo. Espero ter ajudado! Grande abraço!
 Ana Marques
Psicólogo
Pelotas
Bom dia!
Em relação ão teste , não posso dar dicas, pois estaria interferindo no trabalho de um (a)colega.
 Patrícia Vieira Araujo
Psicólogo
São Paulo
Olá, o teste palográfico é um teste de personalidade, a força que você coloca é um critério de avaliação da sua personalidade.
Não há problemas apertar o lápis.
 Luciana Franco
Psicólogo
Fortaleza
O ideal é q vc segure o lapis de forma natural. Da msm forma q vc escreve!
Dra. Vanessa Gulinelli
Psicólogo
São José do Rio Preto
Ao fazer qualquer teste psicológico você necessita prestar atenção às orientações do aplicador somente, tenha atenção e escute.
Digamos que a força aplicada ao lápis promoverá uma resposta específica. Não se trata de ser problema ou não, mas uma questão de identificar seu estado mental no momento da avaliação e supostos traços de personalidade.
 Eliete de Faria
Psicólogo
Sorocaba
Olá, o teste palografico é uma excelente ferramenta de avaliação psicológica, seus resultados te ajudarão a uma melhor compreensão de si mesmo, então não se preocupe o que isso ou aquilo pode significar ou se está certo ou errado. Não existe certo ou errado, faça o teste de maneira mais natural e genuína possível. Abraços!
O teste paligrafico mostrará seu perfil profissional, seu desempenho pessoal e profissional. Portanto não há certo ou errado, somente perfis esperados ou não para determinadas funções...
 Ariana Krause
Psicólogo
Maringá
Problema não tem. Contudo, a forma como você utiliza o lápis diz muito sobre sua personalidade. Nesse caso, apertar o lápis pode indicar ansiedade e/ou impulsividade. Assim como pode indicar muita energia e vitalidade. Por isso que o teste avalia o conjunto de características do seu traço, e não um item apenas. Analisá-lo isoladamente não é o ideal.
 Sabrina G. Bastos Borghi
Psicólogo
Vilhena
O teste palográfico é um teste de personalidade. Ele é muito usado por nos permitir a identificação de traços como níveis de extroversão, equilíbrio emocional, insegurança, entre outras características dos candidatos. Por isso, não existe certo ou errado. A forma como você usa o lápis e desenha os palos, irá apresentar a sua personalidade. Se você fez este teste numa entrevista de emprego, aguarde a resposta do RH. Se for selecionado, parabéns e aproveite a oportunidade, se não for, saiba que assim como você pode não ser o perfil que a empresa procura, a empresa também pode não ser o local mais adequado para você.
 João Marcos Panho
Psicólogo
Mangueirinha
As testagens tem avaliações específicas. Tudo é levado em consideração na avaliação psicológica. Grato!
Dr. Luiz Ricardo Gonzaga
Psicólogo
São Paulo
Olá!
O Teste Palográfico avalia a personalidade através do comportamento expressivo.Geralmente, esse teste é mais utilizado em processos de seleção de pessoal, pois os "palos" que são os traços que o candidato faz no espaço designado para o mesmo pode indicar traços de agressividade, impulsividade, por exemplo. Esse instrumento avalia os aspectos concernentes à forma que se risca (os palos), pressão dada nos palos e quantidade dos mesmos.
Olá eu não posso passar essa informação a vocês, sinto muito, pois faz parte da avaliação do teste. Gratidão pela pergunta
 Roberta Marques Rivas
Psicólogo
Rio de Janeiro
Se você se refere a pressão da escrita no papel, esta é uma das características que vai ser avaliada no seu teste. No palográfico não existe certo ou errado, as características são avaliadas para formar um perfil.
 Mayra Lindoso
Psicólogo
Contagem
O teste paleografico é uma ferramenta utilizada para auxiliar o trabalho do psicólogo sobre a personalidade de quem está sendo avaliado.
Então qualquer expressão apresentada durante o teste tem uma característica de sua personalidade.
O teste é realizado normalmente para considerar contratação para cargos de trabalho.
Muitas pessoas tem medo dos testes. O q é importante saber q os testes não dizem q vc é uma boa ou uma má pessoa, ele ajuda saber se vc é hapta ou tem características específicas para um setor de trabalho ou uma área de convívio.
Então não tenha medo dos testes, mas se por algum motivo vc ainda fique com dúvidas, todas as vezes q vc passar por esse procedimento, vc pode conversar com a pessoa q está aplicando o teste e pedir o resultado.
 Carla Fernanda Pereira Potczyk
Psicólogo
Telêmaco Borba
O teste Palográfico é um teste de personalidade, por essa razão você deve se preocupar apenas e seguir as orientações do aplicador e executar da melhor forma possível . A avaliação quanto a pressão do lápis faz parte da estrutura da sua personalidade e tentar mudar só para agradar no teste, pode ser desastroso, pois atrapalha no resultado real da avaliação.
O teste palográfico, assim com todos os testes psicológicos não é avaliado em apenas aspecto. Sendo assim, o avaliador olha como um todo para tirar conclusões ou fazer inferencias.


 Ana Carina D. Sulzbach
Psicólogo
Florianópolis
Olá!
Para o Teste Palográfico, assim como outros Testes de Personalidade, não existe um jeito certo/errado, bom/ruim, de realizar, assim como não há uma forma certa ou errada de se SER.
Eles são instrumentos científicos que buscam justamente elucidar aquilo que, muitas vezes, não está claro para a própria pessoa sobre sua forma de ser no mundo, daí sua importância e uso.
Quando, em alguma avaliação, você for convidado(a) a realizar um teste, siga as Instruções Padronizadas e execute da forma como habitualmente faria.
Tome cuidado com dicas e macetes encontrados na Internet referentes a esse tipo de instrumento. A divulgação sobre testes Psicológicos é ilegal, e o seu uso (aplicação e correção) é Exclusivo do Psicólogo.
Dra. Flavia Brum Lopes
Psicólogo
Cuiabá
No teste palagrofico sao varios itens que são analisados nao somente a pressao do lapis no papel
 Maria Cristina Itagiba Fonseca
Psicólogo
São Paulo
Não é ético dizer detalhes do teste. Procure fazê-lo da melhor forma possível, só seu jeito mais natural . Beba água, se alimente e descanse antes da avaliação.
 Kathy Cunha
Psicanalista, Psicólogo
Porto Alegre
Apertar o lápis vai dar ao avaliador uma informação de traços de sua personalidade no momento da avaliação. E está informação pode ser um dado negativo dependendo do objetivo desta avaliação psicológica.
Qual o objetivo? Um psicossocial para cumprimento de NR? CNH? Vaga de emprego? Conforme o objetivo da avaliação está informação tem maior ou menor possibilidade de aptidão.
 Agostinho Levy Cavalieri Júnior
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá
Não entendi o que quis dizer com "apertar o lápis". Poderia ser mais claro?
Obrigado
 Eliane Vecchi Santos
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Este teste é baseado nos princípios da grafologia tanto o apertar quanto traços leves serão analisados para compor o objetivo do teste seja o mais natural possível.
Dra. Emanuela Cruz Fernandes
Psicólogo
Nova Iguaçu
O teste paloráfico é um instrumento restrito ao psicólogo e tem a avaliação realizada por diversas características nos palos. Infelizmente não é permitido orientar como pode ser feito, já que não existe certo e errado.
 Maria do Socorro Miranda Prado
Psicólogo
São Paulo
O apertar o lápis pode vir a comprometer o traçado, mas denota uma certa intranquilidade... mas pode ser o momento de ser avaliada... tente relaxar um pouco...
Esta resposta corresponde à analise psicológica, mas pode ser um traço da sua personalidade.
 Carlos Alexandre B. Ramos
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa tarde! Sim não seria adequado apertar o lápis... indicaria nervosismo, esse exame é bem sensível e vc para ter êxito precisa estar calmo..!
 Priscila de Cássia Marques
Psicólogo
Botucatu
Tudo depende da avaliação feita pelo psicólogo e qual objetivo da aplicação dos teste.
Olá.Boa tarde. Faça o Palográfico e receba do profissional o resultado por escrito.
 Daniel Nascimento Camargo
Psicólogo
Goiânia
Compreendo que exista duas maneiras de entender esse apertar o lápis, uma é apertar entre os dedos enquanto escreve, dessa maneira gera uma tensão muscular que cansa a mão durante a execução do teste. Pode também ser apertar contra o papel, nesse caso o traço sai mais fundo ou grosso. Seja qual for a postura, pode comparecer ou influenciar no resultado do teste, importante é que seja autentica ao executa-lo.
 Andre Maciel
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Claro que não. Cada um tem uma pressão ao escrever/desenhar...isto não implica nos resultados, desde que a pressão não seja pelo fator nervosismo..,
 Júlia Gasch
Psicólogo
Taubaté
Olá!
No teste paleográfico diversos aspectos são analisados. Não é eticamente correto passar o que se deve fazer ou não em testes psicológicos. Infelizmente, não poderia te ajudar.
 Simone de Jesus
Psicólogo
São Paulo
É importante saber que não existem respostas certas ou erradas. O objetivo do teste é gerar informações sobre características individuais. Portanto, o perfil ideal é indicado pelas características da empresa e da função que o colaborador vai assumir.
 Adriana Granço
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, para ser precisa e poder afirmar algo, só mesmo com o teste em mãos. Mas de modo geral, o traço "apertando" o lápis na folha, pode indicar um sinal de agressividade.
Sim, a pressão utilizada no lápis para a realização do teste palográfico, faz toda a diferença no laudo do teste.
Dra. Flávia Fuzeti Fagali
Psicólogo
São Paulo
Não existe certo ou errado quanto a pressão aplicada ao lápis no teste palografico. Um dos aspectos a ser avaliado que está relacionado a características da sua personalidade, é justamente a força que se imprime no lápis.
 Livia Marinho
Psicólogo
Salvador
Olá!

O teste palografico tem muitos indicadores, um deles é o traçado. Sendo mensurado pra personalidade, este único aspecto (traçado) não significa muita coisa, em geral, mas sim o conjunto destes. Se concentre, respire e faça seu teste. Se reconheça nas sua linhas.
Bom momento pra você!

Abraços,
Lívia Marinho
????✨
Como assim? Vc quer dizer escrever com muita força, é isso?
 Dorival Alonso Junior
Psicólogo
São José do Rio Preto
O teste palografico é um teste de personalidade e o tipo de traçado é que vai dizer quem é vc, ou seja, não tem como manipular a avaliação. Apertar o lápis faz parte de como vc é, isso não tem significado positivo e nem negativo. Entendeu?
 Ana Claudia Poite Hermenegildo
Psicólogo
Rio de Janeiro
O teste palografico é um teste de personalidade, o força do traçado será avaliado, mas isso não é um "problema"", apenas um aspecto entre tantos outros que serão analisados pelo psicólogo tendo em vista o objetivo da avaliação. Ao fazer uma avaliação psicológica não preocupe com esse tipo de detalhe, apenas foque em mostrar o melhor que você pode fazer ! Um abraço
Dra. Marly Tostes
Psicólogo
Rio de Janeiro
A intensidade do seu traço ja vai estar dando dados ao aplicador sobre você.
Olá! Para realizar um bom teste ( Palográfico ou qualquer outro), o importante é que esteja tranquilo e descansado e siga todas as orientações dadas pelo Psicólogo no momento da aplicação. Abraço.
 Nicole Rocha
Psicólogo
Umuarama
Se o lápis alterar a sua escrita, isso vai ficar evidente na correção. Talvez você necessite refazer a prova ou manter-se calmo para que o teste seja feito com total precisão. Você estará sendo avaliado a partir desse quesito.
 Silvana Scauri
Psicólogo
Rio Piracicaba
Ao realizar o teste palográfico, o psicólogo deve passar as instruções conforme orientações do manual do teste, e usar linguagem adequada para o perfeito entendimento para que o testando compreenda e não fique com dúvidas. Não há restrições e nem instruções sobre a pressão do lápis, apenas tanto uma quanto outra são passíveis de interpretação.
 Ruviane Dalazen
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, no teste Palográfico assim como em quase todos os testes projetivos todas as expressões são avaliadas, não existe certo e errado, cada expressão tem um significado que é avaliado pela (o) psicóloga (o) e junto com outros dados ajudarão o profissional a traçar o perfil do avaliado. Se a pressão que você usa lhe chama a atenção é importante que você observe como está se sentindo no momento, ansioso, irritado, preocupado... e tente analisar porque está se sentindo assim. Se a emoção for incômoda tente conversar com a psicóloga que está te avaliando ou busque ajuda com outra psicóloga. Espero ter ajudado!
 Olivia Vale Galvão
Psicólogo
Belém Alagoas
Não, você deve riscar os palos o mais rápido e o mais parecido possível com o modelo descrito no início da folha de teste, é dessa forma que será analisada a sua personalidade.
 Vanessa Jorge
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não tem problema
Não é necessário..
 Jamile Coslop
Psicólogo
Lauro de Freitas
Trata-se de um teste que avalia a personalidade por meio do comportamento expressivo. Sua aplicação é muito simples e rápida. A correção é realizada pela avaliação quantitativa e qualitativa, com base nos traços realizados.
A forma de utilização do lápis é uma particularidade de cada avaliado.

Abraços
Não quer dizer um problema porque não existe certo ou errado. É só seguir as orientações dadas antes de realizar o teste.
Não é considerado um aspecto isolado no teste mas o desempenho geral.

Não sei o contexto que você fez o palográfico mas o resultado também não é considerado isoladamente. Possivelmente houve alguma entrevista ou outra atividade. Considera-se o conjunto dessas informações para concluir algo.
 Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
É antiético responder essa pergunta, pois expõe o teste.
 Aline Zuchetto Stein
Terapeuta complementar
Santa Maria
Olá, você pode fazer o teste de forma que achar mais confortável. O profissional fará a correção analisando vários pontos. Espero ter ajudado. Abraços Aline Zuchetto Stein
 Fabiane De Souza Rocha
Psicólogo
Campos Dos Goytacazes
Como todo teste o sigilo é básico! ????
 Alexandre De Sousa Mineiro
Psicólogo
Fortaleza
O teste palográfico avalia várias características pessoais do indivíduo dando ao avaliador uma percepção geral sobre o avaliado. Seu método avalia a forma como se realiza os "Palos" para perceber essas características. A forma de como se segura o lápis, força, inclinacao, pressão, etc influenciam no resultado da produção dos Palos, entretanto isto não deve ser visto como um problema mas sim como a expressão de uma característica da pessoa, que será percebida pelo avaliador e será instrumento de sua avaliação. O teste não é um fim, mas um meio para entender melhor a pessoa que o faz. Não tenha medo de fazer o teste, ele só mostrará um pouco mais sobre você.
Dra. Olga Santos Anacleto de Oliveira
Psicólogo, Terapeuta complementar
Caruaru
Olá,
Todo teste psicológico é considerado não o certo ou errado, aprovado ou reprovado. O candidato ao teste deve ser mais autêntico possível e sua única preocupação deve ser responder com clareza ao comando, orientações do psicólogo. Em caso de dúvidas às orientações, pedir ao psicólogo que esclareça e assim fazer o teste com leveza, sem se preocupar com o certo ou errado. Porque no final de tudo, vai estar implícito ou muitas vezes explícito, a sua personalidade e comportamento diante das mais diversas situações. Esse é o objetivo do teste. Tentar "mascara-lo" não será bom pra você e nem para o responsável que solicitou o teste.
 Wanessa Raquel Baracho
Psicólogo
Natal
O palográfico é um teste de personalidade. Você fazer, ou não, alguma coisa nele irá apenas nos falar sobre a sua personalidade, então não há problema algum você apertar o lapis. Mas só por caráter de curiosidade, dependendo da intensidade do lapis na folha, pode denotar agressividade se aparecer outros indícios no teste, pois com apenas um indício (no caso a pressão do lapis) não se pode dar diagnóstico. Seria preciso que aparecessem outros indícios presentes no teste. Isoladamente não quer dizer muita coisa.
Olá, bom dia!!! Não existe problema algum, o profissional que for aplicar junto a ti, deve esclarecer tudo antes do início da aplicação. Sempre que for executar e contribuir com um profissional através de testes busque tirar todas dúvidas e no caso deste, espero ter ajudado. Coordialmente:Donizete.
Dr. Sérgio P. S. Zulian
Psicólogo
Santa Bárbara D'Oeste
Bom dia.
Vários itens são avaliados no teste Palográfico, inclusive a pressão do lápis. Mas não se preocupe, toda a avaliação tem por objetivo conhecer melhor o participante. O que importa é ser verdadeiro para não prejudicar a avaliação.
Abraços.
Todos os testes quando executados sugerem que o respondente se comporte de forma mais natural possivel. Quanto mais vc age com naturalidade, sendo vc mesmo, mais fidedigno será o seu resultado.
 Pedro da Costa
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Se é a maneira natural como você segura o lápis para escrever, não tem problema.
 Vanessa Ramos Pereira
Psicólogo
Niterói
O teste palografico é um estudo de diferentes fatores relacionados a grafia do candidato, dentre eles a forma e a espessura do traço. Elementos como intensidade na forma como o traço é feito também são analisados. Mas isso tudo faz parte de um conjunto de itens que serão considerados na análise. O profissional especializado irá considerar cada elemento. Abraços e boa sorte.
De acordo com o código de ética do Psicólogo, não se pode informar sobre o uso e manejo dos testes psicológicos.
 Patrícia Machado Faria
Psicólogo
Pouso Alegre
Tanto o teste palográfico como qualquer outro teste psicológico o correto é que o faça naturalmente, sem a tentativa de descobrir formas de alterar o teste a seu favor em qualquer situação que seja.
Os testes psicológicos são resultados de muitos estudos assim não há como saber formas para que o teste dê um resultado favorável, pois nessa tentativa corre o risco de que tenha um resultado desfavorável, ou seja inferior as habilidades reais da pessoa.
É natural a insegurança em relação aos testes psicológicos principalmente quando esses são usados em recrutamento para empregos, mas o melhor é não tentar conhecer e desvendar o teste e sim fazê-lo de forma natural como orientado no momento da aplicação, para que ele mostre suas habilidades de forma correta.
No palografico apertar o lápis ou não apertar, não garante um bom ou mal resultado, já que a avaliação leva em consideração uma grande variedades de formas ou intensidade dos riscos feitos.
espero ter ajudado estou à disposição para outras dúvidas.
Dr. José Carlos Fagundes Silva
Psicólogo
Rio de Janeiro
Apertar o lápis no teste palográfico não é um problema. Mas a pressão que você coloca no lápis enquanto escreve revela algo sobre o seu perfil. Minha dica é não se preocupar com isso e ser o mais espontâneo possível para que o teste se aproxime ao máximo de quem você é.
Olá! Todas as características do seu traço, no palográfico, são analisadas e relacionadas a algum aspecto de personalidade: se é muito fraco, muito forte, muito preciso, pouco preciso, se no final de cada risco ficam ganchos, etc. É um teste bastante usado exatamente por não ser tão intuitiva a interpretação de cada característica, de modo que o candidato não tem tanto controle sobre isso.

Minha dica para você é: faça da forma mais natural possível, não se esforce por imprimir no seu traço uma coisa ou outra. Se você achar injusto o resultado final da sua avaliação psicológica, peça esclarecimentos ou uma nova! O palográfico nunca pode ser utilizado sem outros testes e entrevistas que proporcionem informações confiáveis sobre você.
Olá! O teste palográfico serve para avaliar o perfil de personalidade e, medir preferencialmente o comportamento expressivo do individuo. Sugiro que ao realizar este tipo de avaliação seja o mais natural possível, não se preocupe com estes detalhes nos traços, se fortes ou fracos, seja você!
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Não há problema em apertar o lápis, o importante é seguir as recomendações do aplicador.
Boa noite
No teste palografico, o correto é você fazer o mais natural possível como se estivesse escrevendo, sem apertar o lápis.
Como orientado no momento da aplicação
 Esther Vieira
Psicólogo
Niterói
Acredito que o paciente não deve se preocupar com essa questão, pois o profissional psicólogo q deve fazer avaliação adequada.Cabe o paciente executar sem influências adicionais.
Faça com a tranquilidade que for possível, pois a finalidade é o resultado do teste ser uma das ferramentas que vai contribuir com o profissional que está lhe atendendo á verificar as suas potencialidades e dificuldades.
 Caroline Almeida Rivas
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
A ideia deste e de qualquer outro teste, é ser uma ferramenta a mais para algum tipo de avaliação ou acompanhamento.
A pressão no lápis ao realizar a tarefa é apenas uma das características a serem avaliadas. Entretanto, concordo com os colegas no sentido de procurar sempre ser o mais espontâneo na realização do teste e procurar se concentrar nele e não no que acredita estar sendo avaliado.
Att, Caroline (psicóloga/RJ)
 Adalgisa Martins Braga
Psicólogo
Nova Iguaçu
Há em todos os testes psicológicos uma mensuração riquíssima de conteúdos a serem analisados. A pressão da linha no papel pode não ser relevante diante de outras percepções ou confirmações. O melhor é não se preocupar com os requisitos do resultado é sim mostrar se autêntico e confiante em qualquer situação.
Olá, boa tarde, como está? Respondendo a sua pergunta, o fato de você apertar o lápis é um mecanismo que também é avaliado no teste, ao invés de ficar se preocupando com essa questão, acredito que é mais viável se atentar nas regras do orientador e/ou profissional
 Thiago Sepulveda
Psicólogo
Rio de Janeiro
Depende muito dos critérios de avaliação do avaliador esse sinal.
Olá. Apertar o lápis não é necessariamente um problema. O ideal é que você tente seguir as instruções que forem lhe dadas pelo psicólogo aplicador e tentar seguir o modelo que já vem impresso no papel. Claro que fazer um pouco diferente do modelo impresso é natural, pois você não é uma maquininha de impressão, então não se preocupe com certo ou errado e tente manter a tranquilidade durante a execução da atividade. Espero ter ajudado :)
Dra. Bruna Côrte Bragança
Psicólogo
Rio de Janeiro
O teste palográfico é um teste bem completo, porém não é um teste onde exista certo ou errado.
Por ser um teste de personalidade, ele mostra como a pessoa é em sua essência. Obviamente que nenhum teste psicológico deve ser avaliado de forma isolada. O psicólogo deverá fazer o seu uso da forma mais adequada possível, porém nunca como única fonte de informação.
Espero ter ajudado '_'
 Rodrigo Rebello
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Interessante é tentar entender a insegurança que permeia a sua pergunta. O teste projetivo palográfico é uma ferramenta utilizada para fazer uma espécie de "cara-crachá" entre sua personalidade e ao objetivo para o qual ele se destina: uma nova vaga de emprego, uma avaliação para tirar a CNH, etc. Em resumo, não há problema nenhum. Só há a oportunidade de explorar suas potencialidades e para isso há diversas técnicas e muitos profissionais qualificados! ;-)
Dra. Sarah Azevedo
Psicólogo
Salvador
Olá
Não podemos falar sobre especificidades do teste. O resultado sera apresentado com base na avaliação geral e o psicólogo irá te dar o que chamamos de devolutiva, onde você pedir maiores explicações.
O teste é para avaliar a personalidade, cada profissional tem um critério de avaliação, quando você se preocupa com essas questões e tenta fazer algo para seu teste sair perfeito ele pode ser alterado ou invalidado. Não se preocupe, um teste somente não serve de base para um diagnóstico existem outros critérios que o profissional leva em consideração.
Prof. Wanessa Mesquita
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
No teste, o ideal é que você se concentre na tarefa solicitada e não em como realizá-la, assim sendo não se preocupe com esse detalhe, escute as instruções e faça da maneira mais confortável.

At.te
Não há resposta correta ou incorreta, existe a sua resposta, e de acordo com ela é possível identificar alguns traços de sua personalidade.
Toda instrução no momento da realização do teste deve ser dada pelo profissional da Psicologia (apenas por este profissional) e qualquer situação que ocorra com você não deva se preocupar, seja você, a avaliação tem muitos conteúdos de análise. O importante é que tenha iniciado o teste sentindo-se à vontade, sem vontades fisiológicas ou chegada rápida da rua e já indo pro teste, por exemplo.
 Virginia Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Santo André, SP
O ideal é vc fazer o teste sem se preocupar com um jeito ou outro a fazer assim o teste será mais tranquilo e as informações que ele precisa será mais assertiva, basta você seguir as orientações dadas pelo psicólogo que esta aplicando que tudo dará certo...além de ser proibido dar dicas de como fazer pois poderá invalidar o resultado. boa sorte! :)
Siga a orientação que é dada pelo psicólogo antes do início do teste. A forma que você pega no lápis é irrelevante para o resultado. Boa sorte!
Olá, tudo bem?
Não há certo ou errado quando estamos falando de testes projetivos e/ou expressivos. Tudo o que não puder ser feito na execução de um teste será dito pelo profissional antes do início da sua realização.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá.O teste palográfico é um teste para avaliar traços de personalidade, sendo assim não há nenhum problema ou certo ou errado na forma de fazê-lo, apenas vai mostrar traços da sua personalidade. Abraço
Ola, não existe certo ou errado. Certifique-se de seguir as orientações dadas pelo profissional aplicador antes do teste. Um abraço e boa sorte no teste.
 Katia Vendrame
Psicólogo
Porto Alegre
Olá. O teste psicológico é um pouco diferente de um exame ou prova que existe um certo ou errado, o teste palografico tem objetivo de avaliar personalidade, não tem um certo ou errado. Desta forma é um conjunto de coisas que será levado em consideração.
 Rafael Panucci
Psicólogo
Rio Claro
Olá, respondendo sua pergunta de forma simples e objetiva: Caso você realize qualquer teste psicológico, dentro de um procedimento de avalição, como por exemplo, o psicotécnico, fique atento apenas e exclusivamente as orientações dadas pelo psicólogo(a) aplicador do teste, simples assim! No caso de permanecer com dúvidas, isso pode significar que o aplicador não foi claro com as orientações de base, portanto, não tenha vergonha e pergunte diretamente a ele para que você possa fazer o teste com o mínimo de segurança. Gostaria de fazer uma última observação pertinente: Qualquer resposta dada aqui sobre o funcionamento e detalhes teóricos, técnicos e metodológicos desse teste, ou de qualquer outro, pode ser prejudicial ao seu desempenho quando for realizar os testes. Por isso mesmo que o mais importante a fazer quando estiver sendo avaliado, é certificar-se de que entendeu corretamente as instruções de base fornecidas pelo aplicador. Espero ter ajudado.
 Paulo Costa
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Olá, espero poder contribuir para algum esclarecimento sobre sua pergunta.

No teste palográfico, e em qualquer processo de testagem é fundamental prestar atenção nas orientações do profissional que está conduzindo a avaliação. Se, mesmo depois das orientações ainda restar alguma dúvida, fique à vontade para perguntar ao avaliador.

Responder mais especificamente e de forma mais detalhada à sua pergunta poderia prejudicar a dinâmica pela qual o teste foi concebido.
 Cristina Souto Rigotti
Psicólogo
São José dos Campos
No teste palográfico são avaliadas muitas questões importantes sobre o perfil psicológico da pessoa. Tanto apertar o lápis, ou a pressão dos traços... tudo faz parte do processo. Não há o certo ou errado. Depende do perfil que se busca identificar.
Olá! Entendo que às vezes, durante o teste palográfico, você pode se sentir um pouco ansioso ou inseguro sobre como segurar o lápis. Quero tranquilizá-lo de que não há problema em apertar o lápis durante o teste. Cada pessoa tem sua própria maneira única de segurar e utilizar um lápis, e isso é completamente normal. O teste palográfico é mais sobre a interpretação dos traços e movimentos que você faz, em vez de como você segura o lápis. Portanto, sinta-se à vontade para segurar o lápis da maneira que se sentir mais confortável e concentre-se em expressar seus pensamentos e sentimentos da melhor forma possível.
 Gustavo Jacintho da Silva
Psicólogo
Goiânia
Não se deve divulgar parâmetros de testes psicológicos em público, via de regra. Isso vai contra o Código de Ética Profissional dk Psicólogo. O Portal Doctoralia deveria excluir respostas nesse sentido.
O teste palográfico é uma avaliação psicológica usada para analisar a personalidade e os padrões de comportamento de uma pessoa com base na forma como ela desenha linhas em uma folha de papel. Nesse teste, a pessoa é instruída a desenhar linhas contínuas o mais rápido possível em um tempo limitado. Ele é utilizado para avaliar aspectos como a velocidade, a pressão e a regularidade dos traços, e pode indicar níveis de estresse, concentração, impulsividade, entre outros.

A pressão que você exerce ao segurar o lápis durante o teste pode sim ter implicações na interpretação dos resultados. Geralmente, a pressão mais intensa pode indicar características como:

Alta tensão ou estresse: Uma pressão mais forte pode sugerir uma pessoa que está lidando com níveis elevados de estresse ou que tende a se esforçar muito em suas atividades.
Persistência ou força de vontade: Em alguns casos, uma pressão mais forte pode refletir uma personalidade mais determinada ou com um nível elevado de autocontrole.
Por outro lado, uma pressão muito leve pode indicar características como:

Falta de energia ou desânimo: Pode refletir uma pessoa que está se sentindo desmotivada ou com pouca energia.
Timidez ou insegurança: Pode ser um sinal de que a pessoa se sente insegura ou hesitante.
Há problema em apertar o lápis durante o teste?
Não necessariamente. A pressão que você aplica ao segurar o lápis é um dos aspectos observados, mas não é o único fator que os avaliadores levam em consideração. O importante é que a execução do teste seja natural e que você siga as instruções sem tentar ajustar conscientemente a pressão. O objetivo é refletir como você normalmente se comporta, não como você gostaria de se comportar.

Se você está preocupado com a pressão que está exercendo durante o teste, pode ser útil praticar de maneira informal antes de fazer o teste real, para entender como varia a pressão que você aplica. Contudo, é essencial que o teste seja feito de forma autêntica, pois o objetivo é obter uma avaliação precisa da sua personalidade e estilo de comportamento.

Se você estiver se sentindo nervoso ou tenso ao fazer o teste, isso pode afetar a pressão que você aplica ao lápis. É normal sentir-se um pouco ansioso, mas tente se concentrar em relaxar e seguir as instruções da melhor forma possível. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre como o teste é realizado, pode ser útil conversar com um psicólogo que possa explicar mais sobre o processo e como interpretar os resultados.
No teste palográfico , a pressão do lápis é uma característica observada dentro do conjunto de variáveis ​​verificadas, sem que haja uma interpretação isolada ou determinística. A análise deve ser feita de forma contextualizada, levando em conta todo o protocolo e sempre por um profissional qualificado. Como qualquer instrumento projetivo ou psicométrico, sua aplicação e interpretação devem seguir as diretrizes éticas e científicas aplicáveis ​​pelos órgãos competentes.
 Renan Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Não tem problema nenhum apertar o lápis durante o teste, mas é importante tentar manter uma pressão que seja confortável para você. Às vezes, a forma como seguramos o lápis pode refletir nossa tensão ou nervosismo, mas isso é algo que pode ser discutido e trabalhado com o tempo. O teste palografico é só uma parte de uma avaliação maior. Ele não serve como uma avaliação total.

Se quiser entender mais sobre isso, posso te ajudar a refletir sobre o que está acontecendo. É só agendar uma sessão quando quiser!
Olá! Entendo sua curiosidade, mas não é ético divulgar detalhes sobre o conteúdo ou sobre a correção de testes psicológicos. Isso porque a divulgação pode comprometer a sua validade e o objetivo da avaliação.

Quando for realizar um teste, independentemente da finalidade, o mais importante é que você seja sincero e faça o melhor que você puder. O processo é feito para te conhecer melhor, não para te julgar.
No teste palográfico, a forma como a pessoa segura e pressiona o lápis pode, sim, trazer informações relevantes para a análise. mas isso sempre será interpretado dentro de um conjunto de outros indicadores do teste.

Vale lembrar que não há respostas "certas" ou "erradas" nesse tipo de avaliação. O mais importante é que a pessoa faça o teste de forma espontânea, sem tentar controlar ou modificar o comportamento.

O teste palográfico só deve ser aplicado e interpretado por um psicólogo habilitado, que irá considerar não apenas a pressão do lápis, mas todo um contexto da aplicação.
A intensidade com que a pessoa aperta o lápis no teste palográfico não é um erro, mas sim um dos aspectos que o teste observa. O traço forte ou fraco pode revelar características da personalidade, como nível de tensão, impulsividade, controle emocional, entre outros.

Ou seja, apertar o lápis não invalida o teste, mas é um comportamento que o avaliador leva em consideração na análise. O mais importante é fazer o teste de forma espontânea, sem tentar controlar demais o traço ou a forma.
Você deve fazer o teste seguindo as orientações que lhe são passadas, no caso, é importante que você faça como vc compreende que é para ser feita, não existe um jeito certo de faze-lo. É justamente por essa razão que ele é um teste de personalidade, pois você fara a atividade ao seu modo de compreensão.
 Thayana Montechiare
Psicólogo
Rio de Janeiro
Não, no teste palográfico não há problema em apertar o lápis. A forma como você pressiona, assim como outros aspectos do traçado, faz parte da análise do teste e traz informações sobre seu estilo pessoal
 Fernanda Pacheco
Psicólogo
São Bernardo do Campo
A pressão no lápis tem um significado sim, mas a avaliação deve ser feita num contexto total e não basear em apenas um critério.
A forma como a pessoa segura o lápis no teste palográfico não é necessariamente um problema. O importante é observar o traçado, a pressão, o ritmo e a organização do desenho, que ajudam a entender aspectos da atenção, da coordenação e da impulsividade. Apertar muito ou pouco o lápis pode aparecer, mas é apenas um detalhe dentro da análise completa.
Olá! No teste palográfico, apertar o lápis não é, por si só, um problema. Esse comportamento pode influenciar a intensidade do traço ou causar um pouco de fadiga, mas também é um dado observável que fornece informações sobre estilo motor, tensão ou atenção durante a tarefa.
Portanto, não invalida o teste; pelo contrário, registrar como o paciente segura o lápis faz parte da análise comportamental completa. A interpretação deve sempre considerar o contexto e o padrão de comportamento ao longo da prova.
No Teste Palográfico, segurar o lápis com mais força não invalida o resultado, mas pode indicar traços de tensão, autocobrança ou ansiedade. O avaliador considera esse aspecto dentro do conjunto geral da produção, e não de forma isolada. O mais importante é agir com naturalidade, sem tentar controlar o desempenho. O teste não avalia se a pessoa é “boa ou ruim”, mas como ela se organiza diante de uma tarefa repetitiva e estruturada. Cada detalhe fala um pouco sobre o modo de funcionar, e a leitura deve ser sempre contextualizada por um psicólogo habilitado.
Dr. Breno Silveira Mendes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Não tem problema, seja o mais espontâneo possível para fazer o teste.

Especialistas

Danilla Lima

Danilla Lima

Psicanalista, Psicólogo

Goiânia

Agendar uma visita
Taisi Mousse

Taisi Mousse

Psicólogo

Joinville

Agendar uma visita
Miguel Novicki

Miguel Novicki

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Teste Palográfico de personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.