Tive um relacionamento conturbado que me magoou profundamente e, depois dessa relação não consigo

17 respostas
Tive um relacionamento conturbado que me magoou profundamente e, depois dessa relação não consigo me entregar plenamente para o meu atual namorado, estamos juntos a quase 4 anos, nunca tive a certeza se o amo ou não, como faço para descobrir?
Olá! Sugiro que procure fazer psicoterapia para poder superar esse trauma que aconteceu no passado e assim poder amenizar seu sofrimento, assim vai poder encontrar respostas para suas dúvidas.

Considero que você esteja sofrendo um conflito significantemente delicado, sendo recomendado, portanto, acompanhamento psicológico. Bloqueios do relacionamento anterior emperram um fluxo saudável neste atual namoro. O sentimento de mágoa contribui para que isso ocorra. Uma investigação mais detalhada se faz necessária, no intuito de trazer à tona respostas às suas dúvidas.
A pessoa mais certa pra dizer isso é você mesma. Um relacionamento de amor exitem 4 fatores... apego, atenção, cuidado e sexo. Se tiver esses quatro pilares, as pessoas dão conta de viverem um relacionamento com amor e Harmonia.
Bom, se você já está há quase 4 anos em um relacionamento, e ainda tem medo de se entregar e dúvida sobre seus sentimentos, sugiro que peça o auxílio de um psicoterapeuta. Seria muito bom para você rever suas experiências passadas, entende-las, para poder seguir em frente. E a aquisição do autoconhecimento será essencial para você perceber melhor seus comportamentos (os benéficos e os prejudiciais) e seus sentimentos. Espero que receba a ajuda que precisa. Desejo melhoras. Att
Muitos de nós temos dificuldades nos relacionamentos. Muitas vezes entender o outro requer um entendimento do que queremos.
Traumas passados não resolvidos ou mal resolvidos podem geram essas dificuldades, mas mesmo sendo complicados devem ser resolvidas e não arrastadas.
Um ajuda psicológica seria bem vinda para esse entendimento e também para o seu auto-conhecimento.
Busque ajuda, boa sorte !
Olá! provavelmente esse relacionamento conturbado causou em você mágoas e insegurança, gerando um bloqueio psicológico. É compreensível que, após uma relação não tão prazerosa, fiquemos receosos de errar novamente e sofrer. As decepções amorosas são sempre muito dolorosas, pq. há um grande investimento afetivo, mas não há outro jeito a não ser virar a página e recomeçar com um novo olhar. Sugiro que procures apoio psicológico para que possas trabalhar alguns bloqueios e readquirir a auto confiança. Boa sorte!
Talvez, mais importante do que descobrir se o ama ou não, seja compreender todo o processo pelo qual passou no relacionamento anterior, para então começar a ter uma visão mais clara sobre o relacionamento atual.
Em muitos momentos na vida deixamos situações inacabadas que, por mais que existam somente no passado, continuam a ecoar na nossa existência atual, trazendo efeitos nocivos como medo, angústia, dúvida e etc.
Sugiro uma consulta com psicólogo da abordagem fenomenológico-existencial (Gestalt-terapia, Psicodrama, Análise Existencial), que atuam justamente com a questão do processo vivencial do ser humano.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Sugiro que vc procure um Psicólogo para superar os conflitos gerados pela sua relação anterior e poder olhar com clareza pra sua atual relação. Vc precisa, independente de suas experiências anteriores, buscar auto conhecimento neste novo ciclo. Entender o que faz sentido pra vc agora. Tirar o peso do que não serve mais e seguir leve. O resgate de nossa identidade individual é sempre importante, antes de um novo envolvimento.
A terapia cognitivo comportamental pode ajudá -la a aproximar-se de si mesma e assim contribuir para o esclarecimento dessa questão. Busque ajuda de um psicólogo.
Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Sua acomodação deve ser avaliada. Paz e Bem!
Olá! Considero que um tratamento psicológico te daria a oportunidade de compreender não só os traumas vividos, como também os subjetivos. Vale ressaltar que no tratamento você poderia inclusive identificar associações com outras vivencias e relacionamentos que deixaram uma marca impressa em você, até mesmo inconsciente, evocando reações indesejáveis, das quais muitas vezes não se tem controle, gerando angustia, ansiedade, etc. Espero que consiga desenvolver suas questões e reelaborá-las! Boa sorte!
Olá,
Realmente a ruptura de um relacionamento é muito difícil, mesmo quando isto é o melhor a se fazer em algumas situações.
Como você esta associando a sua dificuldade em se envolver novamente com esta relação anterior que deixaram marcas profundas, lhe sugiro a Psicoterapia que lhe ajudara neste caso e também no seu auto-conhecimento.
Abraço,
Provavelmente seu antigo relacionamento causou mágoas e insegurança, sugiro que você procure um psicólogo para superar esses conflitos gerados no passados e que estão presentes até hoje, e que te ajude a olhar com mais clareza sua atual relação.
Uma ajuda psicológica pode te ajudar neste caso e também no seu auto conhecimento. Fique bem.
É minha querida, infelizmente nos entregamos achando que encontramos o amor eterno e nesse sonho não há espaço para a decepção. Aí nos deparamos com esse fato e nos derrotamos. Seja como for, temos que encerrar dentro de nós esse fato. A ajuda psicológica vai te ajudar nisso e assim te possibilitar à uma nova oportunidade de amar. O princípio é retomar o amor próprio, a auto estima é se permitir amar novamente.
Grande parte da humanidade ainda vive sob a égide do amor romântico, com a concepção de que deve haver alguém no mundo para cada um de nós. A vivência de uma desilusão amorosa por um lado coloca em xeque essa concepção, ao mesmo tempo em que cria a ideia de que aquele não era afinal de contas a "tampa da panela". E se isso vier acontecer novamente? Não será então menos doloroso defender-se da possibilidade de amar de novo? Amar pressupõe uma escolha, uma aposta. E nesse sentido, implica um outro modelo: o de uma construção. A questão é como você se coloca diante desse enigma que você mesma enuncia.
Olá!
Essa sua insegurança em se entregar é muito comum em pessoas que passaram por algum relacionamento conturbado.
Sugiro que você busque uma psicóloga para falar suas emoções.
É preciso trabalhar o fato de que cada relacionamento é diferente do outro e você não precisa ter medo de começar algo novo, porque não necessariamente ele também irá ser conturbado. Mas sim algo bom pra você.
Boa sorte!
Olá,

Até certo ponto, uma reação do tipo é normal após o rompimento de uma relação. Isso se dá similarmente a um processo de luto. Porém, no seu caso, isso já vem se estendendo além da conta, isso quer dizer que algo relativo ao seu antigo relacionamento te ocasionou algum conflito psíquico que talvez não esteja totalmente aparente. Portanto, uma análise ou psicoterapia iria te ajudar a expor este conflito psíquico fazendo com que você o assimile e se posicione em relação a ele. Espero ter ajudado, fique bem.