Ultimamente estou muito insegura no meu relacionamento, tenho ciúmes de tudo, ele já me deu motivos

11 respostas
Ultimamente estou muito insegura no meu relacionamento, tenho ciúmes de tudo, ele já me deu motivos para isso mas prometeu que ia mudar, mas eu ainda fico desconfiando, porque ele conversa muito com uma "amiga" que não conheço, o que faço para melhorar?
Procure um Psicanalista na sua região para iniciar um processo de análise pessoal. A partir desse processo você terá acesso aos conteúdos inconscientes relacionados a essa insegurança e também das questões subjetivas que se vinculam a uma determinada maneira de se colocar nas relações afetivas com o outro.

Acredito que você tenha que trabalhar mais a sua Autoestima, para se sentir confiante diante do outro. Se seu namorado escolheu ficar com você e não com a amiga, é porque ele gosta de você e não dela... Então se você estiver mais confiante, conseguirá levar isso numa boa. Ciúmes dentro da medida todo mundo sente. Espero ter ajudado.
Olá!
O ideal seria que vocês fizessem uma psicoterapia de casal, mas caso ele não concorde, busque você fazer uma terapia. Quando uma pessoa se propõe a mudar, tudo em sua volta também muda.
Um abraço!
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão
Todos passamos por cenas ou situações de ciúmes, em alguns momentos dividimos com o/a companheiro/a nossa inconformidade e dúvidas, em outros conseguimos fazer desta momento, uma vivência pessoal e íntima ou sofrida em silêncio. O ciúme pode acabar com a paz de uma pessoa e dar fim a um relacionamento, contudo também pode ser um sinal de que algo precisa mudar. O motivo precisa ser real, senão deixa de ser normal e passa a ter um sofrimento. Ao invés de deixá-lo contaminar essa relação, use o surgimento dessa emoção como um motivo para se conhecer melhor. Resgate sua auto estima, provoque-se num processo de auto-conhecimento, busca de controle e aprendizado das suas emoções e afetos. Procure dialogar muito nessa relação. Confiar e conversar abertamente mantém uma relação mais saudável e aprazível. Li certa vez esta frase, achei interessante porém, infelizmente não sei a autoria. "Quem se apaixona por si mesma/o, não tem rivais..." Acredite em si!!! Abraço
olá! tudo bem? apesar do seu curto relato, fico pensando que você já tem umas dicas sobre seu ciúmes, quando fala em também estar insegura. entender toda a situação, como você reage a elas, suas expectativas sobre o relacionamento e muitas outras coisas podem te ajudar tirar algumas dúvidas. nem sempre a saída é pedir que o companheiro tente mudar. muitas vezes, a mudança tem que ser pessoal e a psicoterapia é uma das formas que temos em ajudar pessoas com questões como as que você apresentou aqui. considere procurar um psicólogo e conversar um pouco. um abraço!!
Olá!

É importante que busque um profissional para que este faça um trabalho direcionado à sua autoestima. A confiança em si é fundamental para um bom relacionamento. Se valorizar, acreditar em você fazem a diferença em uma relação. A psicoterapia (cognitivo comportamental) pode lhe ajudar a identificar algumas crenças que estão fazendo com que você fique com sua autoestima baixa. Vale à pena tentar.

Psicoterapeuta cognitivo comportamental
Boa tarde!!! Sugiro que comece a olhar mais para si, busque seu mundo interior e tente entender porque você esta se permitindo perder a paz interior. A sua felicidade é condicionada somente a sua pessoa e não a outra. Medo, insegurança, ciúmes e desconfiança são rivais da sua auto estima, do seu bem estar. Se um dia ele lhe deu motivos, tente perceber se realmente o perdoou pelo motivo que lhe machucou. Talvez, sua frustração está lhe incomodando mais do que os motivos atuais. Se puder, converse com ele sobre os novos motivos, como exemplo, a amiga que não conhece, como citou. O diálogo ainda é o melhor caminho para o entendimento. Espero ter ajudado!!! Forte abraço!!!
Realmente vc deva estar passando por um sofrimento grande , porém es mudanças que vc deve buscar somente serão focadas em sua pessoa , com uma melhora no seu ego , na sua valia pessoal , talvez quem mais esteja te traindo seja vc mesma , busque um Psicóloga e inicie uma Psicoterapia de autoconhecimento e mudanças na forma de se ver e se relacionar . A tcc realmente pode ser uma ótima terapia .
Olá.
Procure uma orientação profissional, visto que existem fatos internalizados em sua história de vida que não foram bem resolvidos.
Não procure sozinha encontrar respostas, visto que existem pessoas habilitadas que podem minimizar seu sofrimento.
Não tenha medo de se abrir com a pessoa certa- o psicólogo
Olá, lendo seu relato penso em muitas possibilidades e questionamentos a respeito do seu tema. Tendo em vista sua singularidade como humana, mais do que lhe oferecer uma resposta precisaria investigar seu contexto e histórias de vida.
Confio no processo terapêutico como um espaço importante para que possa investigar e olhar para esse ciúmes, a qualidade da relação com seu namorado, bem como as inseguranças e incômodos que estão aparecendo.
Quando o ciúmes incomoda a qualquer um dos parceiros (ou aos dois) é importante que os dois estejam seriamente comprometidos em "melhorar" a situação. É importante sim analisar se é um ciúme considerado "saudável" ou não, e também se atentar para como anda a autoestima do parceiro que sente ciúmes mas também há muitos outros fatores a serem analisados com muito carinho e atenção... incluindo os comportamentos do parceiro que causa o ciúme. No seu caso, você comentou que ele tem feito o possível para ajudá-la a se sentir mais segura, mas se ele conversa tanto com essa amiga, que parece ser uma pessoa importante na vida dele, porque não apresentá-la um dia a você? As atitudes do outro podem também contribuir muito para a segurança ou insegurança do que sente o ciúme. E para tornar tudo mais transparente e permitir uma maior satisfação na relação, eu indicaria a terapia de casal, pois quando o ciúme passa a incomodar assim, a eficiência do tratamento depende de um trabalho em conjunto.