Uma pessoa com transtorno de personalidade tem como equilibra-la?

9 respostas
Uma pessoa com transtorno de personalidade tem como equilibra-la?
o ideal é que a família também busque um apoio profissional para saber lidar melhor com as alterações de humor da pessoa com o transtorno. No entanto, é fundamental, que haja paciência e compreensão das partes envolvidas, pois para quem sofre deste transtorno também não é fácil.
Além do tratamento para o paciente, os familiares podem procurar também por acompanhamentos psicológicos. Assim estará ajudando não somente ao paciente, mas o meio em que ele convive.
Espero ter ajudado.
Abç

Acredito que uma pessoa pode, a partir de um processo psicanalítico, conseguir lidar e ressignificar eventos ou percepções de fatos de sua história e vida pessoal, de modo a poder transformar esse sofrimento psíquico em algo, pelo menos, mais suportável e que não paralise mais a sua vida, por conta desse sofrimento. No caso de utilização de psicofármacos, acredito que esta indicação só deva acontecer para quadros de adoecimento muito graves, onde a medicação pode ajudar a que o paciente consiga lidar com sua vida diária.
De qualquer forma, a compreensão e capacidade de suporte da família neste processo é fundamental, onde pode ser necessário, em alguns casos, que a família ou alguns de seus membros possam empreender também um processo terapêutico que os ajude neste processo e a tornar mais saudável a dinâmica familiar.
Espero que tenha ajudado
Transtornos de personalidade nada mais são do que uma característica "normal" da personalidade que acabou ficando acentuada demais. Há, sim, formas de tornar os transtornos mais "equilibrados" e até mesmo eliminar algumas variáveis desagradáveis. Isto pode acontecer através de psicoterapia, sempre com o apoio familiar e, principalmente, a vontade da própria pessoa em tratar-se e reconhecer que precisa de mudanças. Caso o paciente não esteja interessado em tratar-se, pouco vai acontecer, mas se ele se decidir pelo engajamento no tratamento, com certeza sua qualidade de vida e a daqueles que o cercam só tem a melhorar.
Os transtornos de personalidade, são bastantes difíceis para o convívio familiar, até porque de modo geral esse paciente demora muito a buscar ajuda profissional.
"Equilibra-lá" só através de tratamento, psicoterapia e farmacologia se necessário, isso será avaliado pelo Psicologo (a) que estiver acompanhando o caso.

Att
Sayonara Machado
O mais importante é que o diagnóstico esteja correto. Outras síndromes psiquiátricas podem ser confundidas com um transtorno de personalidade, bem como o transtorno de personalidade pode ter comorbidades psiquiátricas (ou seja, doenças associadas) e em ambos os casos a avaliação clínica e o diagnóstico mais preciso podem mudar a conduta de tratamento. No caso de um diagnóstico formal de transtorno de personalidade isoladamente, a possibilidade de que essa pessoa venha a ficar bem, funcional ou "equilibrada" dependerá muito de QUAL tipo de transtorno de personalidade ela tem, há quanto tempo convive com os sintomas decorrentes desse transtorno, qual a magnitude da disfuncionalidade causada pelo transtorno, se tem suporte familiar e social e se essa pessoa receberá um tratamento medicamentoso e, principalmente, psicoterápico adequados.
Os transtornos da personalidade são um grupo de patologias. Em sua maioria, o tratamento psicoterápico é indicado aliado ao tratamento farmacológico. Melhora sintomática importante é observada e também descrita em estudos, como no transtorno de personalidade borderline (ou limítrofe) com este tipo de abordagem.

Respeitosamente
Os transtornos de personalidade não são tão frequentes na população clínica, deve-se ter muita cautela na realização da hipótese diagnóstica e diagnóstico diferencial.
Geralmente as pessoas com transtorno de personalidade sofrem grandes prejuízos devido aos sintomas e com frequência apresentam resistência a tratamentos. Porém, quando motivadas com o processo terapêutico e bem assistidas tecnicamente, podem apresentar grandes progressos assim como os demais pacientes motivados a superarem suas dificuldades.
E por que não teria? Como vários colegas já disseram aqui transtornos de personalidade são bem complexos e exigem atenção especial. A psicoterapia aliada ao tratamento medicamentoso é, na maioria das vezes, o melhor arranjo terapêutico, mas acredito que cada pessoa precisa ser avaliada para que o manejo clínico seja o mais personalizado possível. Algumas pessoas precisarão de mais ajuda, outras menos; às vezes orientação familiar ou para amigos se faz necessária, às vezes não. Cada caso é um caso!
Um abraço
Olá! Os transtornos de personalidades podem ser tratados e sim a pessoa conseguir se equilibrar. O ideal é procurar um psiquiatra para realizar um diagnóstico e um psicólogo. Os tratamentos com medicamento e terapia tem ótimos resultados. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Um abraço