Uma pessoa gorda não pode ser anoréxica? não é o hábito que define? ou só é avaliado pelo imc?

5 respostas
Uma pessoa gorda não pode ser anoréxica? não é o hábito que define? ou só é avaliado pelo imc?
Olá! A anorexia é um distúrbio alimentar que leva a pessoa a ter uma visão distorcida de seu corpo, que se torna uma obsessão por seu peso e aquilo que come. O principal sintoma é tentar manter-se num peso abaixo do normal por meio de jejum ou da prática excessiva de exercícios físicos. Anorexia tmb pode ser confundida com bulimia que é marcado por compulsão, seguido de métodos para evitar o ganho de peso (vômito, excesso de exercícios e jejum).

Olá ,
Um determinado distúrbio, ou sintomas de uma determinada patologia , não pode ser diagnosticada por um único fator ou origem ou gatilho. Uma avaliação completa seria mais adequado para determinar a melhor conduta. Uma completa avaliação , anamnese global, exames bioquímicos e hormonais realizados por um profissional qualificado ou dependendo dos resultados incluiriam um acompanhamento multiprofissional que poderiam ser por ex. Um nutricionista, um endocrinologista e um psicologo.
Olá!

Existem 3 critérios diagnósticos para saber se a pessoa tem anorexia nervosa:
1- Restrição da ingestão calórica provocando grande perda de peso
2- Medo intenso de ganhar peso ou ficar gordo, mesmo apresentando baixo peso
3- Distúrbios na forma de vivenciar o peso ou forma corporal, grande influência do peso na autoestima.

Atualmente o IMC não é critério diagnóstico pois foi se observando pacientes com sobrepeso com esses comportamentos progredindo para baixo.

Vale lembrar que a anorexia nervosa é uma condição psiquiátrica que gera bastante sofrimento na pessoa acometida e precisa de tratamento multidisciplinar especializado com psiquiatra, psicólogo e nutricionista especializada em transtornos alimentares.

Procure um profissional especializado para te ajudar com o caso e boa sorte!
Olá, tudo bem? Uma pessoa obesa pode ter comportamentos restritivos (ficar muito tempo sem comer, fazer jejum), comportamentos compensatórios (purgar, usar laxante, diuréticos), estes comportamentos são comuns em outros transtornos alimentares, porém não cumpre todos os critérios diagnósticos para anorexia nervosa.
Um profissional especialista em transtorno alimentar pode te ajudar a ver se existe possibilidade de esta restrição estar relacionada a compulsão alimentar (muito comum o ciclo restrição e depois compulsão). Procure um profissional que acolha seus conflitos com carinho!
Olá!
Anorexia é o ato de ficar sem comer por muito tempo, ou ter dificuldade de comer por questões estéticas. Então sim, pessoas com obesidade ou sobrepeso podem apresentar anorexia.