A psicoterapia é um processo terapêutico conduzido por um psicólogo ou psiquiatra, que visa promover a saúde mental e o bem-estar emocional. Por meio de técnicas e abordagens científicas, a psicoterapia auxilia na compreensão e resolução de conflitos internos, traumas, ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. A importância da psicoterapia reside na sua capacidade de proporcionar autoconhecimento, melhorar a qualidade de vida e desenvolver habilidades para lidar com desafios emocionais e comportamentais, contribuindo para uma vida mais equilibrada e saudável.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

 Nágila Alves
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
o Bullying afeta o sentido da vida de várias formas, porque ele atinge dimensões emocionais, existenciais. O bullying gera sofrimento, abala autoestima e identidade.
A terapia é um espaço…

Em casos extremos, é essencial garantir segurança física e emocional à vítima, interrompendo o ciclo de violência. Sob uma visão existencial, o acolhimento e o resgate do sentido de valor pessoal…

Sob a perspectiva existencial, o agressor enfrenta o desafio de reconhecer sua responsabilidade e o impacto de suas ações. Muitas vezes, age movido por insegurança ou vazio interior. O processo…

Sob a ótica existencial, o bullying afeta o senso de valor e pertencimento da vítima, gerando sentimentos de vazio, vergonha e isolamento. A experiência pode romper o vínculo com o próprio sentido…

A análise existencial entende o bullying como um sinal de desequilíbrio nas relações humanas. Ele ocorre quando alguém nega o valor do outro para se afirmar. A abordagem busca restaurar o sentido…

Sob uma perspectiva existencial, o agressor costuma agir a partir de um vazio interno, tentando afirmar valor e controle por meio do outro. A falta de sentido e de autoconhecimento o leva a projetar…

Na perspectiva da análise existencial, prevenir o bullying envolve promover relações autênticas e conscientes do valor humano. Isso começa pelo reconhecimento da dignidade de cada pessoa, independente…

Na análise existencial, a vítima de bullying é vista como alguém que sofre uma ruptura em seu senso de valor, liberdade e pertencimento. O sofrimento não se limita à dor emocional causada pelas…

A análise existencial compreende o agressor como um ser humano em busca de sentido, mas que, muitas vezes, expressa essa busca de forma distorcida. O ato de agredir pode revelar uma tentativa…

Na Logoterapia, a autoestima é compreendida não como resultado de aprovação externa, mas como consequência do reconhecimento do próprio valor intrínseco e da capacidade de escolher atitudes diante…