Descarga papilar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - descarga papilar

Fernando Cesar Vaz Andreo

Fernando Cesar Vaz Andreo

Mastologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Uberlândia

Anna Paula Maiato

Anna Paula Maiato

Mastologista

Salvador

Kelma Assis Sandes Lima

Kelma Assis Sandes Lima

Mastologista

Salvador

Sarah Campos Valença Ferreira

Sarah Campos Valença Ferreira

Mastologista

Garanhuns

Lucas Budel

Lucas Budel

Mastologista, Ginecologista

Curitiba

Larissa Cabral

Larissa Cabral

Mastologista

Recife

Perguntas sobre Descarga papilar

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Descarga papilar

Especialistas falam sobre Descarga papilar

A principal característica de que a descarga papilar (DP) deve ser investigada é o fato de ser espontânea, unilateral e persistente. A maioria das DP está associada com um quadro benigno. A DP de aspecto cristalino como água ou hemorrágica é de maior suspeição para malignidade. Um fator importante a considerar na DP espontânea é a idade da paciente. A associação da DP com diagnóstico de malignidade ocorre em torno de 3% em pacientes com menos de 40 anos, em 10% dos casos entre 40 e 60 anos e mais de 30% dos casos com idade superior a 60 anos. É fundamental, além do exame clínico das mamas, a realização de exames de imagem da mama antes de qualquer abordagem para a descarga papilar.

Descarga papilar é a saída de secreção pelo mamilo. Na maioria das vezes, ela está associada a lesões benignas das mamas, porém em alguns casos, deve ser investigada, pelo risco de associação com o câncer de mama. Logo, em caso de saída de secreção pelo mamilo, principalmente se isso ocorrer de forma espontânea, isto é, sem que você esprema as mamas, procure um mastologista, pois este será capaz de orientar quando a necessidade, ou não, de investigação.

Rafaela Montenegro

Mastologista, Cirurgião geral

João Pessoa


Consiste na saída de secreção através dos mamilos. Tal achado pode ser de um lado apenas ou bilateral e pode possuir vários aspectos. Esse achado pode estar correlacionado com risco de tumores malignos quando ocorre de forma espontânea, em uma das mamas e com aspecto sanguinolento ou transparente (aspecto de água cristalina). Tal queixa deve ser avaliada por um mastologista para definir o melhor tratamento para seu caso e os exames realizados com especialistas em radiologia mamária com amplo conhecimento de todos os métodos possíveis (mamografia/ecografia/ressonância magnética), pois geralmente se associam a alterações muito discretas, mas que podem fazer a diferença no seu tratamento.

Guilherme Krieger Gomes Cecin

Mastologista

Porto Alegre

Quais profissionais tratam Descarga papilar?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.