Carcinoma in situ - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - carcinoma in situ

Pedro Lavigne Moreira

Pedro Lavigne Moreira

Mastologista

Linhares

Israel Alecrin

Israel Alecrin

Mastologista

Campos Dos Goytacazes

Adriano Meira Oliveira

Adriano Meira Oliveira

Mastologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Natália Polidorio

Natália Polidorio

Mastologista

Brasília

Aline Prado de Almeida

Aline Prado de Almeida

Mastologista, Ginecologista

São Paulo

Perguntas sobre Carcinoma in situ

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Carcinoma in situ

Boa tarde! Houve algum equívoco nas informações. Não é possível determinar se há alguma doença do ovário pela biópsia de colo do útero. Solicite ao laboratório que reveja o laudo e converse com…

Para você interessa saber que não apareceu nada de maligno mas uma inflamação aguda que você deve ver com seu médico ou médica como vai ser tratado. OK ? Abraço.

Olá. O NIC 3 ou neoplasia intraepitelial grau 3 é uma lesão subclínica provocada pelo HPV. Ela não provoca dor.
Esse resultado é do Papanicolaou? Ele precisa ser confirmado através de…

Especialistas falam sobre Carcinoma In Situ

Carcinoma Ductal "in situ"é a forma inicial do cancer de mama. É forma que se apresenta quando ainda está restrito ao ducto mamário , ainda não invadiu o tecido ao redor do canal da mama. Deve ser tratado com brevidade pois o mesmo pode evoluir para forma invasiva e está presente em várias áreas da mama.

Paulo Couto

Cirurgião geral, Mastologista

Recife

Agendar uma visita

O carcinoma in situ (ou intra ductal) é um tipo de câncer inicial da mama. Muitas vezes se apresenta no exame de mamografia de rotina como calcificações agrupadas, de formatos diferentes entre si ou irregulares (BIRADS 4 ou 5). Normalmente não há sintoma associado e exames de imagem realizados periodicamente conforme recomendação são importantes no diagnóstico. O tratamento com cirurgias que preservam a mama (segmentectomia) é muitas vezes possível. Nos casos em que esta cirurgia não está indicada, uma mastectomia (retirada total da mama) associada a reconstrução imediata é a melhor opção. A mastectomia poderá ser realizada preservando a pele e o complexo aréolo-papilar em muitos casos.

Carcinoma in situ é o nome genérico de uma lesão cancerígena, porém restrita ao tecido que faz revestimento dos órgãos (pele e mucosas), devendo ser especificado o órgão em que está presente; por exemplo, carcinoma in situ do colo uterino. Não dá metástases, ou seja, não se manifesta a distância. Sua maior chance é infiltrar-se nos tecidos vizinhos, situação em que passa a se chamar carcinoma, ou câncer propriamente dito. O carcinoma in situ é curável. Por outro lado, pessoas que o tiveram são mais propensas em repeti-lo, por isto devem ser acompanhadas criteriosamente.

Paulo Batistuta Novaes

Ginecologista

Vitória


O Carcinoma In Situ da mama é um tipo de câncer inicial, onde as células acometidas pelo câncer ficam contidas pela membrana basal. Nesse estágio, ele não pode dar metástases, isto é, se espalhar pelo corpo. Porém, se não tratado adequadamente, ele pode evoluir para o carcinoma invasivo e, aí sim, invadir outros órgãos.

Rafaela Montenegro

Mastologista, Cirurgião geral

João Pessoa

Quais profissionais tratam Carcinoma in situ?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.