A creatina monohidrato é um suplemento eficaz e seguro?

8 respostas
A creatina monohidrato é um suplemento eficaz e seguro?
A creatina monohidrato é um dos suplementos alimentares com maior carga de comprovação científica em relação ao seu efeito positivo e sua segurança. No passado, acreditava-se que seu uso pudesse causar danos aos rins, fígado e músculos, porém inúmeros estudos têm comprovado o contrário. Há evidências demonstrando, inclusive, sua segurança em pessoas com diabetes e naquelas com algum grau de perda da função renal, desde que respeitadas as dosagens recomendadas. A creatina não só é segura, mas também é efetiva. Ela promove o aumento da força e massa muscular, especialmente em quem realiza treinamento de força (musculação); além disso, reduz a fadiga, melhora a função cognitiva e exerce um efeito antioxidante e anti-inflamatório. Em termos de rendimento esportivo, observa-se maior resultado nos exercícios de curta duração e alta intensidade. É importante considerar que há diferenças na resposta à suplementação entre as pessoas, que é influenciada pela alimentação, treino e genética.

Sim totalmente, existem diversos estudos científicos comprovando a eficacia desse suplemento e desde que não se exceda na dosagem é sim seguro. Não há necessidade de se fazer saturação, todas as doses atingem o mesmo resultado, o que pode diferenciar é o tempo de saturação no músculo. A suplementação de creatina terá melhor resposta em atividades de alta intensidade (com duração menores que 30 segundos). Outro ponto que deve-se observar é a quantidade que se ingere de creatina através da alimentação, se você ingere muita quantidade a suplementação pode até nem ser precisa.
Sim, é eficaz e segura! Desde de 2007, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, publicou uma revisão completa com declarações sobre a eficácia e segurança da creatina monohidratada feitas pelo Comitê de Pesquisa da Sociedade. Na revisão dos estudos, o método melhor, foi o consumo de 0,3g/Kg de peso por dia, por 3 a 7 dias (fase de carga), em seguida 3g a 5g por dia (fase de manutenção.
Sim, desde que calculado a dose adequada por kg de peso em indivíduos saudáveis, assim como a maioria dos suplementos esportivos. Ainda hoje a creatina gera um receio no uso, devido a uma pesquisa muito antiga, com publico alvo de fisiculturista, no qual seu resultado gerou hipótese de sobrecarregamento renal, visto que o público era bem específico, não se foi mais considerado o estudo. As pesquisas recentes mostram a creatina segura e super eficaz no processo de hipertrofia por possibilitar melhora na qualidade de treino de curta duração e alta intensidade, assim como a musculação. OBS: Todo suplemento nutricional, é adequado o uso sob supervisão de um profissional especializado.
A creatina é sim um suplemento com eficácia comprovada. O mito a respeito de alteração da função renal veio apartir de um estudo mal desenhado em que foram utilizados ratos, animais que em situações normais não se alimentam de carne ( onde encontramos creatina no nosso corpo), esses ratos apresentaram alteração de função renal , mas por conta do exposto acima. Ela proporciona a fonte para uma das vias energéticas que possuimos para a contração muscular o complexo creatina- fosfato. Sendo assim auxiliará você com menos fadiga, maior potência. Agora cuidado a alimentação tem que estar equilibrada para ver resultados. Para melhor auxilia-lo é melhor procurar um profissional.
Talvez a creatina seja o suplemento alimentar de maior consolidação científica que temos hoje, disponível, no mercado.

Um produto eficaz, de baixo custo, fácil ingestão e de rápido efeito, é capaz de aumentar a força e o tônus muscular, melhorando a recuperação física e minimizando a perda de massa magra.

As alegações comuns que ouvimos como retenção de líquido, aumento de celulites, sobrecarga renal, etc, não são confirmadas pela base científica, não passando de especulações.

Para a definição de qual protocolo se utilizar, determinando tempo e dosagem ideais, é importante buscar a ajuda de um nutricionista do esporte para auxiliá-lo(a).
Sim é segura e eficaz mas deve ser prescrito por um nutricionista para que a dose, horário e a pausa seja feita corretamente.
Sem dúvida sim. É um dos, se não o suplemento mais estudado na literatura científica. Até hoje não se sabe a dose que pode ser tóxica, mas sabemos a dose segura e que é benéfica para o indivíduo. Seu uso nos esportes de força e potência já são bem estabelecidos, mas recentemente também tem sido descrito seu papel na saúde articular e do cérebro também. O uso pode ser contínuo, sem necessidade de periodização.
Te convidamos para uma consulta: Nutrição esportiva - R$ 200