A TCC é a mais indicada para tratar a eritrofobia?

27 respostas
A TCC é a mais indicada para tratar a eritrofobia?
Bom dia a meu ver as terapias mais indicadas para tratar fobias são o EMBR ou Brainspotting, o TCC e as outras terapias mais tradicionais precisam de um tempo mais longo para ter melhoras.

Olá! A terapia cognitivo comportamental é uma das formas de tratamento mais indicadas para fobias em geral e com maior quantidade de pesquisas sobre a eficácia do tratamento.
Terapia EMDR é uma ótima opção.
Não tenho dúvidas que a TCC é a abordagem mais indicada, a resposta chega mais rápido. Já tenho percebido respostas positivas, com o tratamento a médio prazo. Busque ajuda psicológica para ajudar a superar seus problemas afetivo e psicológicos.
Olá! A terapia cognitiva comportamental é indicada pois seu tratamento é mais rápido e eficaz. Marque com um profissional que tenha esta abordagem e verá o resultado. Grande Abraço!
Não acredito que exista uma abordagem melhor que a outra, cada pessoa é singular e deve tratar-se de modo que se sinta acolhido pelo terapeuta. O rapport entre paciente e terapeuta é muito importante para o bom andamento do processo.
Acredito que a TCC possa sim te ajudar. Assim como as outras abordagens também.
Sou psicóloga Comportamental, poderia estar dizendo que essa abordagem é a melhor porém eu acredito que a confiança entre cliente e terapeuta é essencial, onde você será acolhida, criará um vinculo com seu terapeuta onde você conseguirá se sentir a vontade para dizer sobre suas questões.
Indico a você procurar um psicólogo, independente da sua abordagem. Se você acredita que a TCC seja boa para você, busque um nessa abordagem, caso não goste tente outro até você se sentir confortavelmente bem e amparada!
Sim a TCC por comprovação científica, por comprovação estatística e por ser a que mais aproxima dos protocolos médicos replicaveis com aferição científica é categoricamente a mais indicada para alguns tratamentos, não só pela eficácia, mas pelo manejo clínico. E isso também é verificado por aqueles que passam pelo processo. Isso não retira das outras abordagens sua eficácia, até porque a técnica é muito importante, mas não é o principal sendo este o paciente que vai interagir, participar e com identificação com o terapeuta para fazer mudanças. O tratamento mais eficaz é encontrar um coração disponível para ouvir outro coração.
Bom dia , todas as abordagens possuem resultados muito bons; nas fobias e nos diversos sintomas de ansiedade , assim como em outros transtornos. Saber por que você fica vermelho, documentar os episódios , quando ocorre, como ocorre , quais sentimentos e pensamentos surgem e lhe criam este processo tão doloroso, todas estas questões serão abordadas e acompanhadas por um profissional da TCC, que vai instrumentaliza-lo como agir e eliminar tal sofrimento,
é uma abordagem com resultados muito eficazes. Mas todo profissional em psicologia é capaz de produzir dentro de sua abordagem os resultados esperados, com qualidade .
Eu tive alguns casos de sucesso de tratamento de Eritrofobia, através do EMDR.
Boa tarde, para questões de fobias a mais indicada é o EMDR.
A eritrofobia é medo ou fobia mórbida pela cor vermelha. Fobia ou medo mórbido de ruborizar-se, de avermelhar-se. Manifestação neurótica por ruborização pelo mais insignificante motivo. Procure um
Psicólogo que trabalhe com EMDR. Eu faço esse tipo de terapia e os resultados são surpreendentes. A TCC também pode ser uma opção, talvez mais longa!!
Sim, a TCC é incrivelmente eficaz para uma variedade de fobias incluindo o medo de ruborizar-se. Com a TCC, o foco está em religar os padrões de pensamento negativos em padrões de pensamentos mais saudáveis, e estes promoverão então um padrão de comportamento mais saudável.
Com certeza a TCC é a abordagem mais indicada e eficaz no tratamento de fobias
A eritrofobia é uma fobia específica, sendo a TCC mais indicada pois são aplicadas técnicas (dessensibilização, exposição) apropriadas para tal demanda. A EMDR também é utilizada no tratamento, tendo uma resposta mais rápida.
Está comprovado cientificamente que a TCC é segura e eficaz no tratamento de fobias, incluindo a eritrofobia. Por meio dessa abordagem o psicólogo seguirá critérios pré estabelecidos para a extinção da fobia específica. Sendo assim, será possível que o paciente compreenda a origem desse medo intenso, perceba suas reações fisiológicas diante do objeto/situação temidos, identifique distorções cognitivas (erros de pensamento) que contribuem para a manutenção da fobia, fortalecerá seus pontos fortes, treinará técnicas de relaxamento para lidar com a ansiedade, e, enfrentará, de forma gradual e progressiva, a exposição temida. O paciente com o apoio do terapeuta cognitivo-comportamental estabelecerá de forma conjunta a hierarquia de exposição, do menos intenso para o mais intenso, sendo importante o respeito aos limites. Assim, em seu próprio ritmo, entre reflexões e prática, construirá a aceitação e a visualização, bem como a concretização, dos benefícios com a dissolução do problema.
Em um primeiro momento pode-se usar o TCC, mas o tratamento dever feito pela psicanálise ou pela Psicoterapia Sistêmica, dada a importância de se considerar os fatores sócio-ambientais que determinam a formação da Eritrofobia.
Eritrofobia é o medo de corar quando um indivíduo está em situação social. O tipo de distúrbio fóbico que está sendo considerado é frequentemente confundido com a síndrome do rubor, que não está associada ao medo. Isso é o que o distingue da eritrofobia. O medo de se ruborizar na presença de terceiros tem uma natureza puramente psicológica.
Esta fobia é mais suscetível de ocorrer em pessoas muito emotivas. A eritrofobia se torna fator de exclusão e é agravado, quando a pessoa precisa manter contatos sociais frequentes no trabalho. Falarem público se torna um grande problema. O medo constante de corar dá origem a incertezas e gera insegurança, que por sua vez, leva a um estado de estresse intenso que resulta na ruborização podendo gerar fobias associadas, como o medo de multidões, o que afeta negativamente as atividades cotidianas e os relacionamentos da pessoa acometida de Eritrofobia.
De forma geral, medos e fobias criam situações de baixa qualidade, estigmatização, isolamento social e exclusão social, em alguns casos mais graves, criam severas restrições de vida.
Ele se manifesta pela “coloração” aparentemente uniforme da face e a aparência de manchas vermelhas limitadas nela. O avermelhamento do pescoço e das orelhas também pode ser incluído. A vermelhidão da derme facial é considerada uma manifestação fisiológica decorrente de intenso esforço físico, ou ocorrem em contingência de intensos estados emocionais de estresse. Podem também ocorrem devido ao uso de líquidos que contêm álcool, comida ou bebidas quentes. Ou seja, há causas fisiológicas, ambientais e psicológicas para a Eritrofobia.
Associado ao rubor facial, podem haver uma reação de medo irracional associado à exposição ao público. Com a forma considerada de violação fóbica, todos os fatores acima são percebidos pelo indivíduo inadequadamente, causam desconforto e fazem com que tema situações que podem levar ao enrubescimento. Nesse caso, pode ser indicado o tratamento psicológico de modo remoto, ou virtual.
A variação considerada da fobia irracional é mais freqüentemente observada em indivíduos com uma atividade aumentada das cadeias simpáticas dos gânglios nervosos do segmento vegetativo, que é mais comum em indivíduos com um tipo colérico, quando uma resposta aumentada a estímulos ambientais é uma variante da norma.
Como a eritrofobia não tem base fisiológica para a nucleação, a medicina não a define como uma doença.
Trata-se de um sintoma de natureza natureza psicológica e, portanto, pode ser positivo efetuar o tratamento da eritrofobia, com a ajuda de um psicoterapeuta competente que ajudará a contornar a fobia social.
Algumas das consequência secundárias da Eritrofobia são
- Insegurança e sentimentos de inferioridade;
- Medo da rejeição e o desejo de se retrair;
- Medo de se expor, falar em público ou expor opiniões e tomar decisões.
- preferência por ocupações onde há isolamento social:
- recusa de se relacionar com os pares ou afetivamente;
- desenvolvimento de comorbidades como transtornos de ansiedade e depressão.
- Auto-Multilação e suicídio .

Procure ajuda psicológica para o tratamento da eritrofobia e consulte um médico para um diagnóstico preciso.
Sim com base cientifica a terapia cognitivo comportamental é uma das formas de tratamento mais indicadas para fobias em geral.
Não necessariamente. A abordagem teórica do profissional é como uma ferramenta de trabalho que norteia o raciocínio clínico e intervenções do psicólogo. Assim, qualquer abordagem é aberta para qualquer quadro clínico, só vai depender de como o profissional vai manejar o caso e como o paciente vai se sentir com a proposta. Pacientes podem se sentir ou não à vontade com determinada abordagem, e tudo bem! O ideal é que se sinta confortável e busque um terapeuta de confiança.
Olá, sim, recomendo a Terapia Cognitivo-Comportamental, pois existem estudos que comprovam a eficácia da TCC em casos de fobia. O psicólogo irá trabalhar os pensamentos e crenças disfuncionais que poderão aparecer diante da situação desencadeante (fobia específica) e aplicará técnicas de restruturação de pensamento, juntamente com técnicas de dessensibilização e relaxamento. Espero ter ajudado!
É a que tem mais evidência científica, talvez porque hajam mais estudos com ela. Mas a EMDR e a comportamental também tem se mostrado eficazes.
A Eritofobia, ou seja, o medo de ruborizar pode sim ser tratado com a TCC. Ela é muito indicada para tratar fobias.
A terapia cognitiva comportamental é uma abordagem muito eficaz no tratamento de fobias em geral, incluindo a eritrofobia que é o medo excessivo pela cor vermelha.Mais importante do que a abordagem clínica é você sentir confiança e empatia pelo terapeuta e aos poucos irem construindo uma boa relação .
Olá com certeza a TCC é a abordagem mais indicada e eficaz no tratamento de fobias, com aplicação de suas técnicas (dessensibilização, exposição) apropriadas para tal demanda.

Se cuide,
Olá!
Acredito que pela eficiência e eficácia que a abordagem vem mostrando, seria indicada sim pra você.
Através do modelo cognitivo e do foco na reestruturaçãocognitiva, você se identificando, sendo aderente e engajada no processo, certamente haverá uma redução dos sintomas e da aversão diante da fobia que você tem.
Não, é a psicoterapia tradicional. De qualquer forma o mais importante é o psicólogo, não a abordagem.
Olá, não existe uma lista de indicações para cada abordagem de psicoterapia, sendo que todas podem trabalhar qualquer questão psicológica. Penso que o importante é sentir afinidade com o profissional e o trabalho dele. Abraço.