A terapia cognitivo-comportamental pode corrigir o transtorno bipolar ou melhorar a condição de vida

11 respostas
A terapia cognitivo-comportamental pode corrigir o transtorno bipolar ou melhorar a condição de vida do paciente?
A TCC propõe formas eficientes de intervenção nos processos cognitivos, através da reestruturação no sistema de crenças e percepções.
Os indivíduos que apresentam transtornos de personalidade e/ou humor são muito beneficiados com a estrutura da TCC.
Aconselho você a conhecer esta forma de psicoterapia para se certificar dos resultados.
Boa sorte e forte abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
Sim a terapia cognitivo comportamental irá ajudar bastante no tratamento da bipolaridade, digo até que seria a mais indicada para o caso pois trabalhará o comportamento e as crenças envolvidas para que este comportamento ocorra.
À disposição.
Sem dúvida a TCC vai contribuir para uma melhora na qualidade e condição de vida do paciente com TAB, obviamente com acompanhamento psiquiátrico, pois em alguns momentos da vida do paciente poderá ser importante e necessária uma intervenção medicamentosa.
O transtorno bipolar é considerado uma doença crônica, necessitando de acompanhamento médico psiquiátrico e intervenção psicoterápica para manejo adequado dos sintomas, melhor percepção de si e das alterações comportamentais que possam vir a ocorrer frente às nuances de humor características dessa enfermidade e manutenção da funcionalidade e qualidade de vida do paciente.
Enquanto a medicação vai atuar principalmente na modulação dos sintomas (atuar sobre os aspectos maniacos/hipomaniacos ou depressivos), o trabalho conjunto entre psicólogo e psiquiatra buscará auxiliar na compreensão da doença e em orientações sobre o tratamento. Por fim, a psicoterapia, seja ela comportamental ou não, terá como enfoque os conflitos do indivíduo, sua relação com o ambiente, compreensão de aspectos de seu funcionamento psíquico e o manejo de aspectos comportamentais.
Sim, a terapia Cognitivo Comportamental pode melhorar a condição de vida do paciente.

Quanto a "corrigir" o transtorno de humor Bipolar a TCC não afirma, pois a TCC vai trabalhar a psicoeducação sobre o transtorno (informações sobre o transtorno) e vai dar oportunidade ao paciente de aprender a monitorar o seu humor e perceber os pródromos (primeiros sinais de um episódio de mania ou depressão). Isso auxilia a reduzir os prejuízos do transtorno. Adiciona-se a isto a resolução de outras situações conflitantes familiares e perceber os disparadores dos episódios.

Fico à disposição,
O Transtorno Afetivo Bipolar é um transtorno crônico.
O que não significa que a pessoa que convive com essa doença não tenha qualidade de vida. Pelo contrário, a pessoa com Transtorno Afetivo Bipolar pode ter uma vida muito boa, considerando o envolvimento/ dedicação na terapia.

Nenhuma terapia que eu tenha conhecimento visam correção, mas o aprendizado e resolução diante do problema. Esse é justamente um dos focos da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Para o tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar a psicoterapia mais indicada é a TCC, coajuvante com o tratamento medicamentoso (esse último, indispensável).

Na terapia será tratado a adesão e as dificuldades do tratamento; os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados a doença, resolução de problemas; reestruturação dos pensamentos e crenças, entre outras questões.
Qualquer dúvida, entre em contato.
Abs! Boa sorte!
Bom dia, A TCC, Terapia Cognitivo Comportamental, trabalha junto com a psiquiatria no caso do transtorno bipolar, ensinando o cliente e a família como lidar com o transtorno, aliviando os sintomas por meio de estratégias cognitivo-comportamental e também a se automonitorar para que consiga diagnosticar e se autoajudar desenvolvendo técnicas de prevenção de recaídas e um plano de controle de longo prazo do transtorno.
Qualquer abordagem terapêutica psicológica poderá ajudar um paciente com transtorno bipolar, é muito importante que paciente e terapeuta tenham empatia, para o desenvolvimento do tratamento.

Gde abraço;

Denise
Olá. Sim, a TCC é muito indicada no tratamento do Transtorno Bipolar, sempre junto com o tratamento Psiquiátrico. Reforço que é um transtorno que necessita do uso da medicação e de ser muito bem acompanhado. Há tratamento. Abraço.
la recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida. O psicoterapeuta poderá ajudar você a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autora da sua nova história.
Olá, sim, a Terapia Cognitivo Comportamental é recomendada em casos de Transtorno Bipolar, justamente por ser uma terapia estruturada e que possui protocolos de atendimentos para cada demanda.

Especialistas

Taisa Borges Grün

Taisa Borges Grün

Psicólogo

Florianópolis

Agendar uma visita
Luiz Felipe Lamota

Luiz Felipe Lamota

Pediatra, Psiquiatra

São Paulo

Agendar uma visita
Alessandra Madeira de Andrade

Alessandra Madeira de Andrade

Psicopedagogo, Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Cristiane Félix

Cristiane Félix

Psicólogo

Novo Hamburgo

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.