A terapia cognitivo-comportamental pode corrigir o transtorno bipolar ou melhorar a condição de vida

11 respostas
A terapia cognitivo-comportamental pode corrigir o transtorno bipolar ou melhorar a condição de vida do paciente?
A TCC propõe formas eficientes de intervenção nos processos cognitivos, através da reestruturação no sistema de crenças e percepções.
Os indivíduos que apresentam transtornos de personalidade e/ou humor são muito beneficiados com a estrutura da TCC.
Aconselho você a conhecer esta forma de psicoterapia para se certificar dos resultados.
Boa sorte e forte abraço

Bom dia!
Sim a terapia cognitivo comportamental irá ajudar bastante no tratamento da bipolaridade, digo até que seria a mais indicada para o caso pois trabalhará o comportamento e as crenças envolvidas para que este comportamento ocorra.
À disposição.
Sem dúvida a TCC vai contribuir para uma melhora na qualidade e condição de vida do paciente com TAB, obviamente com acompanhamento psiquiátrico, pois em alguns momentos da vida do paciente poderá ser importante e necessária uma intervenção medicamentosa.
O transtorno bipolar é considerado uma doença crônica, necessitando de acompanhamento médico psiquiátrico e intervenção psicoterápica para manejo adequado dos sintomas, melhor percepção de si e das alterações comportamentais que possam vir a ocorrer frente às nuances de humor características dessa enfermidade e manutenção da funcionalidade e qualidade de vida do paciente.
Enquanto a medicação vai atuar principalmente na modulação dos sintomas (atuar sobre os aspectos maniacos/hipomaniacos ou depressivos), o trabalho conjunto entre psicólogo e psiquiatra buscará auxiliar na compreensão da doença e em orientações sobre o tratamento. Por fim, a psicoterapia, seja ela comportamental ou não, terá como enfoque os conflitos do indivíduo, sua relação com o ambiente, compreensão de aspectos de seu funcionamento psíquico e o manejo de aspectos comportamentais.
Sim, a terapia Cognitivo Comportamental pode melhorar a condição de vida do paciente.

Quanto a "corrigir" o transtorno de humor Bipolar a TCC não afirma, pois a TCC vai trabalhar a psicoeducação sobre o transtorno (informações sobre o transtorno) e vai dar oportunidade ao paciente de aprender a monitorar o seu humor e perceber os pródromos (primeiros sinais de um episódio de mania ou depressão). Isso auxilia a reduzir os prejuízos do transtorno. Adiciona-se a isto a resolução de outras situações conflitantes familiares e perceber os disparadores dos episódios.

Fico à disposição,
O Transtorno Afetivo Bipolar é um transtorno crônico.
O que não significa que a pessoa que convive com essa doença não tenha qualidade de vida. Pelo contrário, a pessoa com Transtorno Afetivo Bipolar pode ter uma vida muito boa, considerando o envolvimento/ dedicação na terapia.

Nenhuma terapia que eu tenha conhecimento visam correção, mas o aprendizado e resolução diante do problema. Esse é justamente um dos focos da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Para o tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar a psicoterapia mais indicada é a TCC, coajuvante com o tratamento medicamentoso (esse último, indispensável).

Na terapia será tratado a adesão e as dificuldades do tratamento; os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados a doença, resolução de problemas; reestruturação dos pensamentos e crenças, entre outras questões.
Qualquer dúvida, entre em contato.
Abs! Boa sorte!
Bom dia, A TCC, Terapia Cognitivo Comportamental, trabalha junto com a psiquiatria no caso do transtorno bipolar, ensinando o cliente e a família como lidar com o transtorno, aliviando os sintomas por meio de estratégias cognitivo-comportamental e também a se automonitorar para que consiga diagnosticar e se autoajudar desenvolvendo técnicas de prevenção de recaídas e um plano de controle de longo prazo do transtorno.
Qualquer abordagem terapêutica psicológica poderá ajudar um paciente com transtorno bipolar, é muito importante que paciente e terapeuta tenham empatia, para o desenvolvimento do tratamento.

Gde abraço;

Denise
Olá. Sim, a TCC é muito indicada no tratamento do Transtorno Bipolar, sempre junto com o tratamento Psiquiátrico. Reforço que é um transtorno que necessita do uso da medicação e de ser muito bem acompanhado. Há tratamento. Abraço.
la recomendo procure um Psicólogo para sessões de psicoterapia . A psicoterapia é um processo baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e equilíbrio psicológico de quem a procura. O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida. O psicoterapeuta poderá ajudar você a descobrir as suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autora da sua nova história.
Olá, sim, a Terapia Cognitivo Comportamental é recomendada em casos de Transtorno Bipolar, justamente por ser uma terapia estruturada e que possui protocolos de atendimentos para cada demanda.