Como faço pra controlar a ansiedade fui fazer a prova do Detran eu estava bem segura mais nervosa e

33 respostas
Como faço pra controlar a ansiedade? fui fazer a prova do Detran eu estava bem segura mais nervosa e quando entrei no carro e comecei minha perna tremia muito e não consegui controlar a embreagem.
Olá! Situações como essa, em que estamos sendo observados e avaliados quanto a nosso desempenho geram ansiedade, é normal e esperado. Estranho seria se não sentíssemos nada. E a ansiedade também tem seu lado positivo, pois ela lhe trazer foco, coordenação, concentração. Viu? ela não é de todo ruim. Vejo que ficou sim muito ansiosa, não quero diminuir sua angústia. Sei que sentiu-se muito vulnerável ali no momento de mostrar sua sabedoria em relação a algo que você poucas vezes fez na vida, e entendo que essa reação pode melhorar. Uma terapia pode lhe auxiliar para falar sobre esse medo de errar, de desaprovação, e fazer com que você encare momentos como esse - que sim, nos causam ansiedade - mas de maneira segura e controlada. Vale a pena tentar.

Olá, boa noite! A melhor forma de cuidar da ansiedade que atrapalha nossos objetos é entendendo ela através de uma terapia. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras.

A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!

Olá! Olha, é bem comum o nervosismo ao fazer as provas do Detran. Para começar, procure observar sua respiração e pontos de tensão em seu corpo. Outra coisa que pode ajudar é fazer o máximo de aulas possível, mesmo que ultrapasse as obrigatórias, até o ponto em que se sinta mais segura. Se possível, faça terapia e busque compreender como você interpreta o ato de dirigir, bem como você se vê enquanto condurora. Um abraço!
Olá! Sintomas de ansiedade aparecem quando nos vemos diante de uma situação de dano ou perigo. No caso, a prova do Detran ativou essa sensação e o tremor nas pernas é um dos sintomas fisiológicos que podem ocorrer. Outras manifestações fisiológicas são: taquicardia, sensação de falta de ar, tremores, sudorese e outras. Uma dica seria fazer o reconhecimento de como a ansiedade vai aparecer para você. Ex: o tremor já é um reconhecimento e dá a sensação de termos um pouco de controle, pois não é mais algo desconhecido que nos dá a impressão de falta de controle. Perceba que a ansiedade não é uma inimiga, ela está ali para lhe proteger, mas tem ocasionado respostas inadequadas. Além do reconhecimento, seria bom fazer algum exercício de respiração e também, focar no que está fazendo. Ou seja, na hora da prova ou em qualquer outra situação, foque no que está fazendo e não no avaliador (no caso), por exemplo, Na prova, foque na prova e não na nota, se passará ou não. Procure um terapeuta para lhe ajudar no manejo da ansiedade. Abraços.
Encontrar estratégias para o controle da ansiedade pode ser necessário em algumas situações, principalmente quando são desorganizadoras e atrapalham a vida cotidiana. Mas também penso que é interessante se questionar o que a ansiedade fala sobre você. Aprender a dirigir pode fazer aflorar muitas questões importantes que estão para além do aprendizado da condução de um veículo... dirigir alguns aspectos da vida pode ser bastante desafiador. Falar sobre isso pode ser uma boa opção!
Boa noite
Se foi uma ansiedade momentânea causada pela tensão do momento, há uma chance de não voltar a se repetir. Mas caso ela ocorra novamente, se intensifique e comece a atrapalhar sua vida e causar sofrimento, seria interessante procurar uma avaliação com psiquiatra e com psicólogo para ver quais as condutas que eles podem tomar com relação a seus sintomas, para poderem te ajudar neste momento de sua história. Abraços
Sentir um pouco de ansiedade durante alguma atividade de avaliação até certo ponto é normal,porém quando passa a atrapalhar o desempenho passamos a falar de ansiedade patológica! Não existe receitas prontas e sim trabalhar o seu autoconhecimento em psicoterapia para que possa identificar que tipos de pensamentos e emoções tem antes,durante e depois desses episódios para que esses não voltem a se repetir atrapalhando seu desempenho! fico a disposição!
Quando algo nos parece uma questão de vida ou morte, nós temos muito medo!
Análogo a caminhar num murinho a 20 cm do chão ou a 20 metros do chão.
Procure enxergar tudo como um murinho a 20 cm do chão e você perderá o pavor!
Um abraço,
Lea
Olá!!
Ansiedade é um estado natural quando não nos trás algum prejuízo. Serve para nos ajudar a prestar atenção num momento de perigo, por exemplo e entramos no estado de luta ou fuga, mas se nos paraliza, irá nos causar prejuízo, não é mesmo? Parece que foi o que aconteceu com você.
Sugiro procurar um psicoterapeuta da sua confiança.
Oi! Existem diversas formas de tratar a ansiedade. Pode ser pela psicoterapia, pelo uso de medicamentos, por meio de atividades físicas e também através de práticas meditativas e respiratórias! Interessante você olhar os sintomas, mas não deixe de investigar as causas da ansiedade. Quais são os gatilhos que lhe geram ansiedade? São lugares, situações, pessoas? Invista em você e na sua qualidade de vida. Bom caminho!
Olá, boa tarde. A ansiedade, igual a outros sentimentos/emoções, tem um funcionamento. Nesse caso, de alguma forma essa situação é vista como arriscada ou perigosa ou complicada para você, algo está "em jogo", te deixa com medo, insegura. É possível transformar o que está ocorrendo, trabalhando esse sentimento e o que está por trás dele, com diferentes reflexões e técnicas. Fico a disposição para conversar mais a respeito. Abs!
Olá! Esse tipo de situação podemos treinar como lidar nas sessões, de forma mais personalizada. Maaaaassss, arrisco dizer que essa ansiedade vem do medo de não passar na prova, que tem fama de ser bem horrível... Aí é querer controlar o incontrolável.... O controlável é o seu corpo... O que você costuma fazer para relaxar? Distrair sua atenção para tirar a tensão? E em outros momentos tensos da vida, como você lida???? Até mais!
Olá, imagino o quanto essa situação tem sido difícil para você, essa insegurança está relacionada a ansiedade que isso tem te provocado. E, principalmente a como você tem interpretado essa situação como ameaçadora. Sugiro buscar ajuda de um psicólogo, assim poderá desenvolver habilidades emocionais para enfrentar essas dificuldades.
olá! Para ajudar a se acalmar, poderá fazer a técnica da respiração diafragmática. Também trabalhe com os seus pensamentos. Procure um psicólogo TCC - além de obter o autoconhecimento, compreender seus pensamentos, medos, poderá aprender técnicas para ajudar nesses momentos.
Olá, é bastante comum ficarmos nervosos e ansiosos antes de provas avaliativas, no entanto, esse nervosismo pode atrapalhar o nosso desempenho. Com o acompanhamento terapêutico é possível trabalhar esses sintomas de ansiedade de diversas formas, te ajudando a ficar mais segura para momentos como esse que você citou.
O tremor nas pernas são respostas reflexas de estímulos que estão presentes no ambiente. Assim, trabalhamos de modo a identificar quais estímulos presentes podem minimizar esse desconforto, como também, identificar variáveis ambientais que te deixem mais segura (ex: passo a passo para ajustar o banco e retrovisor do carro antes de iniciar a prova...repetir o ritual que fazia na aulas práticas)
É muito comum que pessoas se sintam prejudicadas nos exames de direção, pois além de se tratar de uma avaliação, existe um grande peso social tanto no ato de dirigir em si (a ideia de ser mais independente, por exemplo), quanto em preconceitos sobre quem passa "de primeira" (ser melhor, mais inteligente, mas competente ou hábil) e quem é reprovado no exame, o que hoje se sabe que não define nada (muitos excelentes condutores já foram reprovados nos primeiros exames). Isso tudo sem contar com o prejuízo financeiro de pagar por outro exame ou aulas extras. Dito isto, primeiro é importante que você se conscientize que o exame em si não define nada sobre você, porém por ser uma necessidade, é interessante recorrer à técnicas de controle da ansiedade (como respiração consciente e escaneamento corporal - em ambas você descreve para si mesmo características de sua respiração ou de como está disposto seu corpo naquele momento). Se você já sofre com questões de ansiedade, pode ser interessante a busca de um profissional de psicologia para te avaliar melhor e te apontar o tratamento mais indicado.
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Olá Boa tarde!
Entendo a sua preocupação, uma situação bem ruim mesmo, porém bastante comum, afinal é um momento de muita tensão onde você está sendo colocado á prova. Caso você se sinta assim em vários momentos de sua vida, podemos até considerar um quadro de ansiedade patológica, mas se foi algo isolado , podemos falar de algo natural, pois a ansiedade é um estado emocional natural do ser humano, ela nos ajuda a manter o foco , a preocupação necessária, e perceber melhor o que precisa ser feito, mas quando está em nível alto pode sim atrapalhar e provocar algum prejuízo. Com a psicoterapia você conseguirá desenvolver recursos próprios para lidar com essa questão de forma mais controlada e que não lhe atrapalhe. Busque ajuda profissional e você se sairá bem! Estarei à disposição, um forte abraço!
Olá! Pelo sintoma que você descreveu eu recomendaria que você experimentasse duas técnicas específicas para o controle da ansiedade. Uma antes da prova começar e outra durante.
Antes da prova começar - Relaxamento Muscular. Como funciona? Sente-se confortavelmente e contaria as duas pernas o mais forte que conseguir contando até três. Depois solte a musculatura contraída. Repita com os pés. Depois desse exercício você vai sentir as pernas e os pés mais relaxados e isso vai te ajudar com o tremor. (Caso sinta tensão ou tremores em outras partes do corpo, repita a mesma estratégia). Essa técnica você só consegue fazer antes da prova ou quando o carro estiver parado, por isso sugiro outra técnica para o decorrer da prova que é a da respiração profunda.
Respiração profunda. Como funciona? Respire sempre profundamente. Puxe o ar pelo nariz até encher os pulmões e solte lentamente pela boca sempre que for fazer alguma movimentação mais complexa com o carro, como a baliza, por exemplo.
Experiente essas técnicas nessa e em outras situações que geram estresse e ansiedade no dia a dia. Como os colegas colocaram muito bem, esse tipo de ansiedade é algo comum que todos nós experimentamos. Não necessariamente é algo patológico ou requer tratamento.
Se você quiser melhorar o modo como lida com suas questões emocionais de um modo geral, ou se essas estratégias mais simples não funcionarem, procure um profissional para te orientar melhor. Beijos!
Olá! Esta é uma situação desafiadora e as manifestações de ansiedade, por sinal bem desagradáveis, são comuns de acontecer. Uma técnica que ajuda muito a reduzir estas reações se chama mindfulness (atenção plena). Fica a dica!
Bom dia! Li sua pergunta e, primeiramente, é importante ressaltar que as emoções em si não são controláveis, o que podemos trabalhar é para que passem mais rápido e/ou de forma menos intensa. Existem algumas técnicas em TCC que auxiliam na habilidade de manejar a situação de crise intensa de ansiedade. Aconselho a buscar um profissional psicólogo ou psiquiatra com essa formação. Espero ter ajudado!
A ansiedade é uma emoção natural, em diversos contextos podemos experienciar esse sentimento. De fato, essas avaliações podem causar uma ansiedade disfuncional, portanto, se possível busque apoio psicológico! Quando compreendemos nossos pensamentos e sentimentos que nos causam sofrimento podemos possibilitar outra perspectiva sobre eles. Abraço!
Olá! É super natural que você se sinta nervosa diante de uma avaliação, no entanto, é preciso avaliar as condições que esse nervosismo provoca em você. Se te impede de realizar algo importante, se te paralisa, que tipo de sofrimento te atravessa. A primeira orientação é fazer essa avaliação e se te prejudica nas coisas que você precisa realizar, o ideal é procurar uma ajuda especializada.
Situações de avaliação geram ansiedade e entre elas está a prova do Detran. A ansiedade gerada muitas vezes se torna um empecilho para a execução de uma boa prova, levando a falhas de memória, ou dificuldades de atenção e concentração causando a reprovação. Um dos recursos que utilizo no consultório é trabalhar os significados e a interpretação que este candidato tem da prova. Se a ansiedade começa com o pensamento é justamente ele que tem que ser modificado. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá, boa noite!
Nossa, que chato. Infelizmente é bastante comum a ansiedade subir em situações onde somos ou nos sentimos avaliados como prova do Detran, Enem, vestibular, entrevista de emprego, primeiro encontro com alguém interessante, falar em público, enfim...
Sugiro que você faça exercícios de respiração (existem vários tutoriais na internet, eu indico bastante a técnica de respiração diafragmática), meditação também ajuda bastante (indico como prática para o dia a dia para não deixar a ansiedade com a prova subir muito e não para ser realizado momentos antes da prova quando você já está muito ansiosa).
Essas duas técnicas vão te ajudar bastante se o único problema for essa prova especificamente, porém, se você se sente ansiosa com frequência, ou se tem histórico de ansiedade, recomendo que procure um psicólogo(a) e inicie um bom processo psicoterapêutico para que você possa compreender quais padrões estão causando esses sintomas e fazer as mudanças necessárias para se reequilibrar e ter mas qualidade de vida.
Na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sessões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Espero ter ajudado :D
Olá! Seja bem-vinda! A ansiedade neste caso é esperada, é uma ocasião estressante. O nervosismo virá, respire, se concentre no seu momento, no que você esta fazendo e converse com você mentalmente, eu sei , eu treinei eu estou apta a realizar o teste. Mentalize as etapas na sua cabeça antes e durante o teste. Será como num dia de treinamento, a questão de estar sendo avaliada precisa sair do seu foco. Espero ter auxiliado na sua questão. Araços
Olá. Acredito que os colegas já tenham sugerido ótimas explicações e técnicas para o manejo da ansiedade.
Eu gostaria de ampliar a questão com você. Além da situação de avaliação, o que mais significa essa prova para você? Dirigir um carro representa o que na sua vida neste momento?
Muitas vezes a ansiedade da prova é apenas a ponta do iceberg, e no processo de psicoterapia descobrimos muitos significados que estão impedindo você de assumir a direção da sua vida.
A ansiedade é uma reação normal de nosso organismo frente a situações importantes, ela vem com o intuíto de nos preparar para a situação. O ruim é quando ela vem de forma disfuncional e acaba nos atrapalhando ao invés de ajudar. Mas, se veio de forma tão intensa é pelo fato do significado, mesmo que inconsciente, que estamoso dando para as situações, que pode ser que nem seja a situação real, mas o que estamos projetando nela de forma distorcida, que não pertence a situação do aqui e agora de fato. A psicoterapia ajuda você com tecnicas para lidar com o momento agudo da ansiedade, muitas delas baseadas em tirar seu foco do sintoma físico e te acalmar, mas além disso é importante trabalhar o que existe além da ansiedade, pois ela é apenas um sintoma, dando sinal que há algo de sensação de desamparo a ser visto e trabalhado.
ooi! Como vc está hj?
A ansiedade pode ser entendida como um excesso de pensamentos no futuro, juntamente com o medo de não passa na prova, o que está te impedindo de passar, não é mesmo?
Agora, aqui de pronto posso te dar uma ideia, como quando estamos em pânico não vivenciamos o presente, é interessante na crise você tentar voltar para o “aqui agora “ estale os dedos , conte até 10 respirando profundamente, comece a narrar em voz alta ou somente para você os objetos presentes no cômodo que está .essas técnicas ajudam você a se observar melhor e a facilitar a saída da crise .Mas sugiro vc buscar uma terapia com um psicólogo para ajuda-,ló a entender as causas desse processo. Estou a disposição caso decida por esse caminho. Sou a letícia, e sou psicóloga .Grande abraço. @psi.leticiaaa
Olá, como tem passado?
Nesse seu questionamento é importante pensar em várias coisas, como é essa ansiedade, em quais momentos ela surge, quando ela surge, na companhia de quais pessoas e como ela se desenrola.
Você relatou um evento específico, a prova do Detran, mas será que em outros momentos também acontece?
Esses momentos de ansiedade são comuns e recorrentes na vida de todas as pessoas, talvez seja interessante conversar com um psicólogo para falar mais e perceber se é algo pontual ou um ansiedade patológica que também se apresenta em outros momentos de sua vida.
Espero ter ajudado.
Olá, é preciso buscar autoconhecimento para conseguir controlar suas emoções e sentimentos. A ansiedade interfere muito nesses casos de prova, e na terapia conseguimos trabalhar com exercícios que lhe auxiliem na hora de fazer a prova, lhe auxilia em sua ansiedade.
Se precisar da minha ajuda para trabalharmos isso, conte comigo.
A forma mais eficaz é fazendo terapia, pois você vai conseguir identificar como a ansiedade funciona para você e descobrir recursos personalizados para lidar com ela. Abraço
Olá! Tudo bem? É muito comum que a ansiedade se manifeste em situações de pressão, como é o caso de fazer uma prova importante, como a do Detran. A sensação de nervosismo pode desencadear uma série de reações físicas, como tremores, sudorese e dificuldade de concentração, afetando de modo significativo o desempenho.
Ao se deparar com uma situação desafiadora, como dirigir durante um exame de direção, é natural que o medo de errar e a autocobrança por um bom desempenho sejam intensificados. As expectativas elevadas podem contribuir para aumentar a ansiedade e dificultar ainda mais a execução das tarefas.
Para lidar com a ansiedade nesses momentos, é importante adotar algumas estratégias que ajudem a acalmar e focar no momento presente. Algumas indicações gerais:
- Respiração profunda: a prática de exercícios de respiração profunda para ajudar a acalmar o corpo e a mente.
- Visualização positiva: antes de qualquer prova, visualize-se realizando as manobras com sucesso e se sentindo confiante ao volante.
- Mindfulness: a prática de meditação focando sua atenção no momento presente e nas sensações físicas enquanto dirige pode contribuir para evitar pensamentos invasivos e intrusivos.
Além disso, considerando que a ansiedade pode estar relacionada a questões mais profundas, como o medo de errar e a autocobrança, buscar ajuda de um psicólogo pode ser muito útil. A psicoterapia pode ajudar a identificar as origens desses sentimentos, aprender a lidar com eles de forma mais saudável e desenvolver estratégias para enfrentar desafios futuros com mais tranquilidade e confiança.
Havendo interesse, entre em contato, marque uma consulta, estou à disposição para lhe ajudar a superar esses desafios e a alcançar um maior bem-estar emocional. Sou autora de 2 livros sobre medo e um deles sobre superação de medo, ansiedade e preocupação ao dirigir. Posso lhe afirmar que um tratamento direcionado as suas necessidades poderá ser muito benéfico. Aguardo sua mensagem! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Adriana de Araújo
psicologaadrianadearaujo