Dificuldade de aprendizado como tratar?

22 respostas
Dificuldade de aprendizado como tratar?
Boa noite. Procure um psicólogo com especialização em psicopedagogia. Esse profissional poderá avaliar a natureza e o grau das dificuldades, sugerindo intervenções específicas para a melhoria do rendimento escolar. Abraços!

olá!

As dificuldades de aprendizado podem ter diversas causas: _Situações emocionais que podem influenciar nos estudos;
_Questões neurológicas que afetam o aprendizado;
_Conteúdo mais complexo para determinadas pessoas;
_Metodologia de ensino (escola e/ou professor);
entre outras.
Por isso, é necessário investigar as causas da queixa. Uma avaliação neuropsicológica completa, pode trazer resultados sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional e assim, conseguir orientar a família e a escola sobre a melhor forma de lidar com esse aluno, ou ainda, verificar se é necessário modificar a metodologia ou material de apoio para facilitar a aprendizagem.
Fico à disposição caso tenha alguma dúvida.
E fundamental descobrir as causas desta dificuldade , onde se tratando da adolescência onde esta e uma fase da vida da qual muitas questões pontuais estão acontecendo proporciona uma gama de possibilidades para que estas dificuldades surjam assim sendo um psicólogo poderia ajudar neste problema e sendo um auxílio na resolução deste.
A princípio é importante investigar se há indícios de desatenção, ou algum distúrbio de memória. Sintomas que geralmente podem ser identificados através de uma avaliação neuropsicológica. Logo, dependendo da demanda, busque um neurologista para avaliar os resultados e se for o caso, prescrever medicações necessárias.
A hipnose também se mostra como um eficaz recurso para o aprimoramento da aprendizagem.
Outra método que pode auxiliar é através de terapia cognitivo-comportamental que dispõe de técnicas que podem reduzir a ansiedade associada aos contextos de estudo e também no combate a procrastinação.
Espero ter ajudado. Abraço!
Boa noite a dificuldade de aprendizado pode ter varias causas e precisam ser indagadas todas, em primeiro lugar pode ser consultado um neuropsicólogo para aplicar testes que podem identificar as dificuldades neurológicas, depois é bom consultar uma psicopedagoga/o para ter um plano metodológico que facilite o aprendizado, e em terceiro lugar frequentar uma psicoterapia para controlar as emoções e ansiedades que a convivência na escola com outros colegas pode acarretar. As questões emocionais não podem ser colocadas em segundo plano porque a frequência na escola sempre pode causar inibição e dificuldade de se expor.
A dificuldade de aprendizagem pode está ligada a vários fatores. Deve ser realizado uma Avaliação Neuropsicológica para primeiro identificar o que pode está relacionado a dificuldade de aprendizagem. A partir daí poderá ser direcionado a melhor forma de orientação para os pais e tratamento para criança/adolescente.
Vários fatores podem desencadear as dificuldades de aprendizagem. É necessária uma avaliação com psicopedagogo, que irá detectar estas dificuldades e intervir com atividades específicas para que essas dificuldades sejam sanadas.
Olá, a dificuldade de aprendizado pode estar relacionado tanto a questões neurológicas, quanto emocionais, procure um profissional de psicopedagogia, ele vai avaliar esse contexto e direcionar para um melhor tratamento.
Olá, a dificuldade de aprendizado para ser tratado precisa ser observado vários fatores, com idade, vinculo social, históricos de outros aspectos que se aprende na infância como, o engatinhar, o pegar objetos. Todos os elementos que consiste em um fortalecimento de aprendizagem humana precisa ser avaliado. Em alguns casos alguns demoram mais para aprender determinadas coisas, e pode ser normal para aquela criança, porem há a necessidade de um acompanhamento com um psicólogo, para que possa ter um analise clinico, com finalidade de uma cooperação jun to a família.
A aprendizagem, a princípio, está relacionada ao papel do aluno e do estudante, como diferenciar estas duas funções; ao desempenho de como lida com as informações explanadas pelo professor quando na situação de aluno, como trabalha os temas abordados e em qual espaço de tempo na função de estudante, entender o que é memória de curto prazo e longo prazo, a influência dos fatores ambientais e biopsicossociais, e o fator de como está dormindo, pois é durante o sono que se consolida a memória.

Um profissional da área da psicologia e/ou psicopedagogia pode ser de grande auxilio para uma avaliação criteriosa, pois cada caso é um caso, a fim de que se possa contribuir para o retorno ao desempenho desejado da sua demanda.

Atenciosamente,
As dificuldades de aprendizado podem surgir por "n" motivos, desde questões biológicas, quanto emocionais e até mesmo sociais. Encontrar o que contribuindo para a dificuldade de aprendizado de uma pessoa exige a avaliação de um profissional de psicologia, procure um.
Sim, dificuldades de aprendizagem podem ser trabalhadas. Todos nós temos limites cognitivos, emocionais e físicos. Mas o acompanhamento e os corretos estímulos são importantes para que possamos desenvolver nossas capacidades ao máximo.
Ola, com uma avaliação neuropsicológica, acompanhamento com psicologo e psicopedagogo, acredito que os resultados serão satisfatórios
As questões de aprendizagem precisam ser bem diagnosticadas para que tratamentos de apoio possam ser definidos. É importante uma avaliação que delimite a abrangência da situação. Um psicopedagogo pode realizar uma avaliação completa e traçar tratamento e se necessário encaminhar para outros profissionais conforme seja necessário, como psicólogo ou neurologista.
Olá. Primeiramente é necessário reconhecer as dificuldades. Você não mencionou se é criança ou adolescente, más é importante que haja uma proximidade de uma equipe interdisciplinar como: professores, gestores da escola, pais e um psicologo ou psicopedagogo para compartilhar informações e dificuldades da criança ou adolescente. Juntos vocês irão encontrar o melhor método de aprendizado.
A dificuldade de aprendizado pode ocorrer por vários fatores, sejam eles sociais até neurológicos. Contudo, procure um psicólogo especializado em psicopedagogia.
Olá. Muito obrigada por compartilhar conosco a sua dúvida. Para a questão relatada por você, especialmente quando traz reflexos à vida escolar, minha recomendação é sempre pela via da intervenção multidisciplinar. Minha sugestão é que a princípio você busque por um neurologista e um neuropsicólogo para uma avaliação conjunta. Para além da busca por esses profissionais também se faz imprescindível que você procure a escola de seu filho para conversar sobre essas dificuldades. Relate sua percepção à equipe pedagógica, ouça o que eles tem a dizer sobre a rotina escolar de seu filho e solicite orientações de como ajudá-la com as questões escolares. É importantíssimo estreitar a parceria entre os profissionais de saúde que acompanharão seu filho e a escola, uma vez que a troca de informações pode contribuir muito para um trabalho mais efetivo das duas partes, além de trazer orientações que podem ajudar muito a família em seu cuidado cotidiano com a criança. Um abraço!
Caso seja uma dificuldade específica, sem a presença de um transtorno de aprendizagem, pode ser trabalhada com intervençoes psicopedagógicas. Caso seja um transtorno de aprendizagem, é necessário investigar quais aspectos cognitivos estão prejudicados e os motivos, para somente então partir para um programa interdisciplinar de estimulaçao e ou reabilitaçao neurocognitivos.
A dificuldade de aprendizado pode estar relacionada a muitos fatores, tanto fisiológicos como emocionais. Seria necessário uma avaliação mais detalhada para podermos chegar a uma conclusão. Procure um especialista! Pode ser tanto um psicólogo, neurologista ou psiquiatra.
Olá! A maior parte dos casos de Dificuldade de Aprendizagem pode ser solucionada até mesmo no ambiente escolar, por meio de tratamento psicopedagógicos. Além do mais, caso seja necessária há a possibilidade de Intervenção psicopedagógica; psicológica, Intervenção fonoaudiológica; Programas educativos especiais; Medicamentos (para casos mais acentuados).
O tratamento é individual e leva em consideração as especificidades de cada caso. De moro geral, pode envolver medicação e psicoterapia.
Um dos principais pontos a serem observados é em primeiro lugar tenha uma qualidade de sono adequada, alimentação saudável para que possa em seu dia a dia criar uma rotina de estudos, se na escola ou na faculdade há grupos ou mesmo professores que realizam encontros para orientações e troca de informações, participe ativamente tirando todas as dúvidas, participe e seja ativa; busque alternativas de adquirir o conhecimento através de vídeo aluas, leituras de materiais complementares, assistindo filmes e documentários sobre o assunto....se ainda não conseguir ter melhorias com essas dicas, busca uma ajuda profissional para te orientar e ajudar a manter o foco nos estudos e melhorar sua qualidade de ensino e aprendizagem.