É normal passar por períodos depressivos que podem durar semanas, seguidos por períodos de humor est

33 respostas
É normal passar por períodos depressivos que podem durar semanas, seguidos por períodos de humor estável diversas vezes no ano?
Olá! É natural que em nossa vida a gente tenha momentos em ficamos tristes, com a energia mais baixa, mas que a gente consiga se reestabelecer e voltar a nossa estabilidade. Passar por períodos depressivos longos várias vezes ao ano é um sinal de alerta de que algo precisa ser cuidado! A depressão se mostra de maneiras diferentes e precisa ser diagnosticada e tratada. Eu indico você procurar, uma psicóloga para iniciar um processo de psicoterapia, assim você pode identificar o que está acontecendo e se é necessário iniciar um acompanhamento psiquiátrico em conjunto. Indico que você faça exames de rotina, para verificar como está a sua saúde física também!! Espero ter ajudado! Desejo que fique bem!!

Olá! Acho importante entender o que você chama de período depressivo e diferenciar isso de tristeza, ou de respostas emocionais a eventos da sua vida. Pois é natural que tenhamos respostas emocionais diferentes conforme nos relacionamos com as pessoas e com os acontecimentos da nossa vida.
Acredito que se você está fazendo esta pergunta, está incomodado com este fato e pode se beneficiar de uma psicoterapia para entender melhor o que acontece com você nesses momentos.
Um profissional vai poder avaliar se há uma patologia a ser tratada, e se não houver, o autoconhecimento pode te ajudar a passar por esses momentos com mais tranquilidade.
É normal ter alterações de humor ao longo do ano. É preciso diferenciar se essa tristeza vem de situações especificas da sua vida ou sem uma causa, e de como vem sendo a frequência dessas alterações. Recomendo fazer exames de rotina buscar uma psicoterapia, até mesmo para te ajudar a lidar com esses períodos de tristeza
Caríssima, o normal é se sentir bem, se você esta com esses sintomas busque auxílio psicológico, não se prive de pedir ajuda. Depressão é uma doença terrível, não existe um tempo médio para a durabilidade dessa doença. Ela pode durar meses ou anos. A durabilidade está associada a vários fatores, como intensidade, demora em buscar o tratamento, falta de apoio de familiares e amigos, genética, existência de outras doenças, enfim são vários fatores. Te estimo sabedoria e saúde, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Esses momentos depressivos que você diz tem causa aparente, isto é, aconteceram situações que pudessem ter te deixado mal? E os momentos que você diz estar bem? Vc fica muito euforica, eu agitada demais? De quanto em quanto tempo você percebe que intercala esses momentos?
Se for constante, e não tiver causa aparente dos sintomas depressivos, busque um psiquiatra para poder avaliar como estão seus hormônios e também um psicólogo para te ajudar a trabalhar a causa desses sintomas. Boa sorte!
Oi. Espero que esteja tudo bem com vc. A vida é uma montanha russa e normalmente temos períodos de baixa e de alta. Isso é bastante normal e aceitável. Procure um psicólogo especializado para uma avaliação mais assertiva sobre seus sintomas e se existe algum tipo de transtorno associado. Mas vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, desejo poder contribuir de alguma maneira. É bastante comum enfrentar este tipo de alteração no humor ao longo do tempo. Cabe ressaltar que, com bastante frequência, estas oscilações possuem um significado mais profundo, de difícil acesso para a percepção consciente, de modo que podem estar sinalizando que algo não está indo bem, possivelmente em virtude de alguns processos que podem estar ocorrendo em um nível mais inacessível da mente. É fundamental procurar um profissional da psicologia e/ou da psicanálise para te ajudar a compreender o que está verdadeiramente ocorrendo a nível interno, numa tentativa de simbolizar e poder pensar estes sinais. Um abraço!
Em nossa vida a gente tem momentos em que ficamos tristes, com a energia mais baixa, mas que a gente consiga se reestabelecer e voltar a nossa estabilidade. Passar por períodos depressivos longos várias vezes ao ano é um sinal de alerta de que algo precisa ser cuidado! A depressão se mostra de maneiras diferentes e precisa ser diagnosticada e tratada. Eu indico você procurar, uma psicóloga para iniciar um processo de psicoterapia. Espero ter te ajudado.
Boa noite! É natural se sentir triste em momentos difíceis da vida. A tristeza é uma emoção básica, e assim como outras emoções, ela ajuda a comunicar algo que precisamos e nos direciona para alguma ação. A tristeza, em especial, está associada a percepção de perda. É muito importante saber se esses períodos que você descreve como depressivos fazem parte da reação natural que apresentamos às adversidades da vida, ou se está configurando algo a mais, como um transtorno. É importante buscar um profissional capacitado para avaliar o que está acontecendo, e assim contribuir para o aumento do seu bem estar. Espero ter ajudado!
Olá, sim. É normal que a nosso humor varie durante as semanas e meses da vida. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!
Que bacana sua preocupação com essa variação de humor. É bom avaliar isso mais de perto, porém, consigo te adiantar que é bem comum, e até saudável que o nosso humor varie durante o dia. Uma preocupação que eu acho bacana é a de desenvolver uma Função Psicológica Superior (FPS), a regulação emocional. As nossas emoções sempre vão flutuar durante o dia e é essa FPS que nos ajuda a lidar com essas alterações e não desenvolver estados disfuncionais. Essa regulação emocional pode ser desenvolvida de várias formas, mas uma das mais eficazes, na minha opinião, é a psicoterapia. Me manda uma mensagem que eu consigo te explicar um pouco melhor como funciona as FPS e posso tirar outras dúvidas também, fico no teu aguardo
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Pode ser comum, mas nunca normal. Busque por um atendimento.
É comum transitar pelas emoções, pois a vida não é linear. Agora, se você está com dificuldades para lidar com as oscilações, percebendo que essas alterações lhe apresentam algum prejuízo, atrapalhando sua rotina, com impacto importante em sua vida, seria um bom momento para você procurar por uma ajuda profissional. Espero ter contribuído de alguma forma.
Tudo depende do que está acontecendo na sua vida. Pode estar acontecendo no momento presente que está te deixando assim, pode ser tristeza por diversos motivos, que devem ser descobertas em sessões de psicoterapia psicanalítica. Você pode estar de luto por alguma coisa, ou pessoa, ou relacionamento, ou emprego e etc., que perdeu... Enfim, pode ser uma infinidade de coisas que podem estar ocorrendo com você e queriam muito interessantes você trabalhar nas sessões. Estou disponível para fazermos essa investigação!
A tristeza é uma emoção inerente a condição humana.
Durante o nosso cotidiano experimentamos várias emoções.
Se esses episódios se tornam persistentes, sugiro buscar a psicoterapia para investigar.
Olá, é natural sim, mas é importante entender se isso é o seu modo operante de se comportar ou se possui uma doença mental preexistente. Procure uma psicóloga para poder te ajudar nessa te ajudar.
Olá, na depressão é comum a instabilidade de humor, desesperança, tristeza profunda. E existem os gatilhos que ativam a crise, podendo ser uma predisposição genética, acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico ou alguma doença sistêmica (hipotireoidismo).
Os quadros variam de intensidade e duração e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves.
Depressão é uma doença que exige acompanhamento médico sistemático. Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade, a indicação é o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise.
Fico a disposição caso sinta-se a vontade. Um abraço.
Olá, bom dia, como você está?

Pois bem, é comum que em diversos momentos da vida, nos apresentemos com humor mais "depressivo", ou triste, a depender das circunstâncias da vida, ou até mesmo, em relação à desregulação hormonal. No entanto, se essa intercalação entre sintomas depressivos e bem-estar e estabilidade tem ocorrido de forma persistente e ocorrente, seguindo até mesmo um padrão, um intervalo de tempo, é, sim, um sinal preocupante, e você deve buscar ajuda.
Muitas das vezes, esse sinais representam o início de algum transtorno depressivo, e que deve ser melhor investigado.
Procure um bom profissional da saúde mental, um psicólogo, e se necessário, um psiquiatra, que irão fazer uma investigação adequada através da sua história clínica e da manifestação dos sintomas aliados à sua história de vida.
Esses profissionais irão oferecer um tratamento adequado ao seu caso, com algum diagnóstico, se for necessário, e te acompanharão nesse processo.
Espero ter te ajudado, e não esqueça de buscar um auxílio.

Estou à disposição.

Abraço.
Se entendermos 'normal' por algo saudável, então não é normal, melhor se consultar com um psicólogo para entender o que está acontecendo e desenvolver sua personalidade.
Olá .. Recomendo que procure um Psicologo ou Psiquiatra para avaliação. Existe na nomenclatura do DSM o que indicamos como transtorno depressivo recorrente, é caracterizado pela presença de 3 ou mais episódios de transtornos depressivos maiores prévios. Ou seja, ter transtorno depressivo recorrente significa apresentar 3 quadros de depressão. O nosso humor é como um pêndulo. Há dias que estamos mais felizes, dias mais cabisbaixos. Isso tudo é normal.
No entanto, quando a tristeza persiste por mais de duas semanas, é necessário procurar ajuda de um profissional da saúde mental, pois pode se tratar de um episódio depressivo.
Além de passar por um psiquiatra que irá receitar os antidepressivos adequados para cada caso, é importantíssimo buscar amparo por meio da terapia.

As sessões de psicoterapias tem o poder de estruturar a vida de alguém que está sofrendo com a depressão, lançando luz e leveza para a vida.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da depressão - R$ 120
Olá! Obrigado por compartilhar sua preocupação. A depressão é uma condição que pode se manifestar de diferentes maneiras em diferentes pessoas. É comum que alguns indivíduos experimentem períodos depressivos intercalados com períodos de humor estável, embora cada caso seja único. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde mental para uma avaliação mais detalhada do seu quadro. Eles podem ajudá-lo a entender melhor suas experiências e a desenvolver estratégias para gerenciar quaisquer sintomas de forma eficaz.
Olá! É comum ter alterações no humor ao longo do ano, entretanto é importante sabermos diferenciar bem a que nível este humor deprimido está e nos atentarmos a uma investigação sobre estes momentos, com isso é possível através de análise e processo terapêutico trabalharmos como melhorar o humor e fortalece-lo, aumentando sua saúde mental e qualidade de vida. Recomendo que busque realizar exames de rotina e que procure um profissional para psicoterapia, espero que fique bem!
É natural se sentir triste diante de alguns acontecimentos da vida, mas a tristeza é passageira, por isso é importante se atentar e procurar ajuda profissional caso esse sentimento venha a se tornar frequente e se perdurar por muito tempo.
Sim, é possível passar por períodos depressivos que durem algumas semanas, seguidos por períodos de humor estável. Isso é conhecido como transtorno depressivo recorrente ou transtorno afetivo bipolar, dependendo da presença ou não de episódios de mania ou hipomania. É importante buscar ajuda profissional se esses períodos depressivos estiverem afetando sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Um profissional de saúde mental pode avaliar seus sintomas e ajudá-lo a encontrar o tratamento adequado para seus sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Se isso está prejudicando sua vida ou deixando preocupada com a situação, procure ajuda - psicólogo e psiquiatra para avaliar, orientar e realizar o tratamento adequado.
Oi! Sinto muito pelo que está passando. Mas também nós seres humanos temos uma avalanche de emoções, então é normal que tenhamos inconstâncias em nosso estado emocional. É muito importante saber se esses períodos que você descreve como depressivos fazem parte da reação natural que apresentamos às adversidades da vida, Porém se esses episódios forem muito persistentes, sugiro buscar ajuda profissional para uma melhor análise e tratamento. Busque um profissional que se sinta bem e acolhido. Espero ter ajudado, me coloco à disposição. Forte abraço!
Olá! É natural ter oscilações de humor sim ao longo do tempo, entretanto, depressão não é natural, embora seja comum. Abraço
Normal não é, mas é algo que muitas pessoas passam e que possui tratamento para resolver as questões por trás desses períodos depressivo.
Um dos tratamentos pode ser uma psicoterapia com um profissional que você se sinta acolhido (a) e bem ouvido (a), além de outras saídas que você mesmo pode se propor com o passar do tempo para lidar melhor e desvendar um pouco mais as questões em torno desses períodos.
Explorar também e desvendar mais sobre como são os períodos mais estáveis e o que estão por trás deles também pode fazer parte dos temas de uma possível psicoterapia.
Espero ter ajudado, até.
Sim, é possível passar por períodos depressivos seguidos por períodos de humor estável ao longo do ano. Pode ser considerada depressão sazonal, que em alguns períodos do ano tendem a se repetir.

Procure ajuda profissional, tanto psicológica quanto psiquiátrico.
Olá! As experiências emocionais podem variar de pessoa para pessoa e nem sempre seguem um padrão linear. Algumas pessoas podem passar por períodos de humor deprimido, seguidos por períodos de humor estável. Essas flutuações podem ocorrer ao longo do tempo e podem variar em duração e intensidade para cada indivíduo.

No entanto, é importante ressaltar que períodos depressivos recorrentes e flutuações significativas no humor podem ser indicativos de um transtorno de humor, como o transtorno bipolar. O diagnóstico e o tratamento adequado devem ser feitos por um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, que possa avaliar sua situação individualmente.

Se você está preocupado com seus períodos depressivos e flutuações de humor, recomendo que procure ajuda profissional. Um profissional de saúde mental poderá realizar uma avaliação completa, levando em consideração seus sintomas, histórico médico e outras informações relevantes, para fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento adequado, se necessário.

Lembre-se de que buscar apoio profissional é fundamental para obter um diagnóstico correto e receber o suporte adequado para lidar com suas emoções e bem-estar emocional.
Com carinho... Sammy Carralas

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá, tudo bem? É comum passarmos por períodos que nos geram mais sentimentos de "tristeza", mais baixa autoestima, enquanto em outros estamos mais "felizes", isso é o normal a vida não é algo retilíneo temos muitas ondulações com altos e baixos. Agora quando nesse momentos mais para baixo está nos causando prejuízos mais sérios, em setores importantes na nossa vida se torna importante a busca por ajuda para podermos trabalhar da melhor forma possível com o que esta acontecendo procurando minimizar os prejuízos e buscar soluções para as aflições. Se você estiver se perguntando se há algum transtorno com essa caraterística, é importante buscar uma avaliação pois parece ser algo envolvendo um quadro bipolar, mas isso deve ser feito por um profissional psicólogo ou psiquiatra e preferência. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Sim, é possível experimentar momentos de melhora e bem-estar intercalados com episódios depressivos dentro do quadro de depressão. Essas variações no humor são uma característica relativamente comum da depressão. Nem todos experimentam da mesma forma o processo depressivo.
A depressão não é uma condição de humor constante que a pessoa sofre a todo o momento. Muitos pacientes com depressão relatam períodos de tristeza, desinteresse, fadiga e outros sintomas característicos e outros momentos de humor mais estável. Há momentos em que uma pessoa com depressão pode experimentar alguma melhora em seu humor ou energia, não necessariamente que a depressão tenha desaparecido.
É importante entender que a depressão é uma condição que varia de pessoa para pessoa, e as flutuações no humor são normais nesse contexto.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando essas variações de humor dentro do quadro de depressão, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde mental. Estou à disposição, conte comigo. O tratamento envolve uma boa avaliação, suporte e orientação para melhor escolha de técnicas mais adequadas para lidar com a depressão, emoções, escolhas e melhoria na qualidade de vida. Sucesso naquilo que busca e até breve!
Ola, boa tarde. Sinto que tenha passado por isto, mas que bom que esta aqui procurando ajuda. Olha, apesar de ser normal sentirmos tristeza em alguns momentos, passar por períodos longos depressiva é sinal de alerta para a depressão e não é comum. Não é normal que você sinta-se depressiva e em sofrimento com esta recorrência, é necessário investigar o motivo, o que tem te causado, como que este quadro tem afetado sua vida, e tratar com a terapia e psiquiatra. Cuide de você, procure um profissional que sinta-se acolhida e se identifique. Espero que fique bem e em remissão dos sintomas. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho, Um abraço @psiluanamarys